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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de RICARDO SP
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    17/10/2006
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    HILUX AT com 4x4 acionado....qual melhor posicao do cambio




    pessoal

    estive usando o 4x4 high em trilhas leves mas com subidas e descidas ingremes e com facoes....o cambio automatico me pareceu melhor na posicao L do que na D..achei que na D a forca dela diminuiu e no L aumentou ...alguem tem mais experiencia de como usar o cambio auto em situacoes de 4x4

    valeu

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    13/12/2006
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    Se não me engano, ao usar o câmbio no D, pode acontecer o seguinte: vc embala pra subir em algum lugar, e quando vc precisa de giro alto, o cambio joga 2a marcha e o motor perde força e o embalo.

    Então, jogando o câmbio direto no L, vc só vai andar de 1a, ou seja, tudo que quiser fazer vai ser em 1a marcha. O câmbio não vai passar para as outras marchas.


    T+
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Ricardo,
    Vc tem que mudar de acordo com a necessidade. Este fds usei muito a reduzida da minha pkp e tinha horas que andava apenas em primeira, outras em segunda e outras em terceira. Tudo depende do terreno. Basicamente, em descidas que precisava do freio motor, usava primeira ou segunda (para ir um pouco mais rápido).
    Em subidas com erosão que precisava de força, subia em primeira reduzida.
    Fica difícil dizer uma regra. Tudo depende do terreno e da velocidade / força q você precisa.

    Abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #4
    Usar o L 2 ou 3 e não o D nessas condições você evita que o óleo de câmbio superaqueça...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Usuário Avatar de Loyer
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    08/02/2006
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Usar o L 2 ou 3 e não o D nessas condições você evita que o óleo de câmbio superaqueça...
    E eu achava o contrário.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #6
    Na Hilux, é indiferente usar D ou 3 quando reduzido, pois nesta situação, a quarta marcha não existe. Ficam disponíveis apenas a 1, 2 e 3.
    Alexandre K
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  • #7
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    pessoal

    estive usando o 4x4 high em trilhas leves mas com subidas e descidas ingremes e com facoes....o cambio automatico me pareceu melhor na posicao L do que na D..achei que na D a forca dela diminuiu e no L aumentou ...alguem tem mais experiencia de como usar o cambio auto em situacoes de 4x4

    valeu
    Depende da velocidade que vc quer andar e da força que vai precisar.
    Fácil, não?

    Qdo uso a Hilux por estrads ruins na fazenda, se vou andar devagar, sempre uso a reduzida, para n'ao forçar o conversor de torque e aquecer o cambio e tbem porque assim temos um controle muito maior do carro.
    Se vai andar a mais de 30 ou 40 km/h, não tem sentido usar a reduzida.
    É sempre usada em baixa velocidade, em lugares difíceis e ou íngremes.

    Abs

    Ronaldo

  • #8
    Usuário Avatar de RICARDO SP
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    17/10/2006
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    pessoal usei o D numa subida ingreme com 4x4,,,superaqueceu o oleo AT como foi falado e aachei que o motor nao rendia o suficiente(queria uma explicacao pra isso ..pq aqueceu o oleo,,),,,,depois parei e coloquei no L (primeira marcha) e o motor rendeu mais e a luz do oleo apagou por isso a minha pergunta sobre esse cambio automatico com 4x4,,,,ainda nao sei extamente como usar nessas situacoes de trilha,,,

    mas vamos testando...

    abracos

  • #9
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    pessoal usei o D numa subida ingreme com 4x4,,,superaqueceu o oleo AT como foi falado e aachei que o motor nao rendia o suficiente(queria uma explicacao pra isso ..pq aqueceu o oleo,,),,,,depois parei e coloquei no L (primeira marcha) e o motor rendeu mais e a luz do oleo apagou por isso a minha pergunta sobre esse cambio automatico com 4x4,,,,ainda nao sei extamente como usar nessas situacoes de trilha,,,

    mas vamos testando...
    Eu não seu especialista em câmbio AT, mas do jeito a coisa caminha vou acabar me tornando um. Então o que acho que acontece é o seguinte:

    Normalmente o câmbio AT tem menos marchas, 4 marchas com relações bem mais longas se comparado com um câmbio MT. Isso é possível porque o conversor de torque consegue duplicar o torque quando está deslizando.

    O conversor de torque funciona com parte do óleo do câmbio e deslisa tanto quanto menor for a rotação até a rotação de stall a partir da qual ele praticamente não desliza transferindo 98% da rotação do motor pro câmbio.

    Então, quando se está em baixa velocidade e usando um marcha mais longa o conversor de torque tem que deslizar mais pra gerar mais torque e isso gera calor. Usando as marcha mais reduzidas L ou 2, o motor pode girar em rotações acima da velocidade de stall do conversor e este não desliza e não gera tanto calor como antes.

    A vida do câmbio depende da qualidade do óleo e principalmente da temperatura dele. Existe até uma tabela temperatura X durabilidade do câmbio. Então o módulo de controle do câmbio monitora constantemente a temperatura do câmbio e quando a temperatura entra numa faixa perigosa ele passa evitar as marchas mais longas e reduz a potência do motor.

    O câmbio da Hilux é inteligente mas nem tanto. Então imagino que quando se está em baixa velocidade estando ou não em 4x4 e com a alavanca em D, o câmbio entende que se esta tentando economizar combustível e passa a dar preferência as marchas mais longas e por isso o câmbio aquece.

    Se a luz do câmbio acender, pare o picape, coloque o câmbio em N e mantenha o motor levemente acelerado. O óleo vai circular e resfriar mais rapidamente...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Usuário Avatar de RICARDO SP
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    17/10/2006
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    muito obrigado walter

    com a sua explicacao ficou claro o que aconteceu comigo naquela situacao..uma aula...parabens...agora entendi 4x4 em subida ingreme so na posicao L....exige muito torque mesmo e o cambio no D acho que nao entende isso.....mas o sistema de protecao da temperatura do oleo do cambio atuou perfeitamente.....

    acho que em subidas ingremes off tb poderia ter usado o L com o 4x4 low.......vc acha que forcaria menos ou mais o motor e o cambio....(penso eu entao que forcaria menos o cambio auto)

    valeu...

  • #11
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    muito obrigado walter

    com a sua explicacao ficou claro o que aconteceu comigo naquela situacao..uma aula...parabens...agora entendi 4x4 em subida ingreme so na posicao L....exige muito torque mesmo e o cambio no D acho que nao entende isso.....mas o sistema de protecao da temperatura do oleo do cambio atuou perfeitamente.....

    acho que em subidas ingremes off tb poderia ter usado o L com o 4x4 low.......vc acha que forcaria menos ou mais o motor e o cambio....(penso eu entao que forcaria menos o cambio auto)

    valeu...
    Acho que se tentar manter o motor entre 2000 e 3000RPM não vai ter problema...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Citação Postado originalmente por RICARDO SP Ver Post
    muito obrigado walter

    com a sua explicacao ficou claro o que aconteceu comigo naquela situacao..uma aula...parabens...agora entendi 4x4 em subida ingreme so na posicao L....exige muito torque mesmo e o cambio no D acho que nao entende isso.....mas o sistema de protecao da temperatura do oleo do cambio atuou perfeitamente.....

    acho que em subidas ingremes off tb poderia ter usado o L com o 4x4 low.......vc acha que forcaria menos ou mais o motor e o cambio....(penso eu entao que forcaria menos o cambio auto)

    valeu...
    Se a estrada tem muitas subidas e vai forçar o carro e se o carro está carregado, eu uso o LOW. Força menos o conjunto todo.
    Alexandre K
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