Esses amortecedores custam em média R$ 120,00.
Alan, no meu caso uso na band curta, carregando o peso normal p ela. Uso jumelos maiores e parou de dar fim de curso, esse foi o principal ganho em relação aos originais. Me falaram para utilizar os amortecedores dos caminhões mercedes 608 ou 709. Não quis justamente pq eles foram projetados para carregar peso e podia ficar duro demais. Para uma PKP que carrega peso, pode ser uma opção.
Amortecedor do MB não prestam, não são de dupla ação, tem pressão apenas pra abrir e fecham sem resistencia nenhuma o que causa bastante desconforto, já usei e não recomendo.
Dos modelos originais o turbogás da ranger é o melhor, mas se tiver bala na agulha pode ir de rancho ou procomp também que são específicos pra off road.
Lembrando que o estado das buchas influencia bastante no comportamento da suspensão.
Elmer para não perguntar no outro tópico, preciso trocar os amortecedores dianteiros da minha band, ela está com altura original foi levantado apenas a carroceria com coxins, então acredito que não foi alterado as medidas originais será que esse amortecedor da ranger pode ser usado na dianteira e na traseira?
Boa tarde galera,
Troquei a pouco na minha band (spoada) os amortecedores originais, por amortecedores do 608....
Ficou um luxo, barato e macio...
Abraço,
Eder
Elmer para não perguntar no outro tópico, preciso trocar os amortecedores dianteiros da minha band, ela está com altura original foi levantado apenas a carroceria com coxins, então acredito que não foi alterado as medidas originais será que esse amortecedor da ranger pode ser usado na dianteira e na traseira?
Existem dois tipos de amortecedor traseiro da ranger, um até 1997 que mede 36x58 e outro após 1998 que mede 40x68, ambos são pressurizados e de dupla ação.
O dianteiro da band tem 31x50
O traseiro da band tem 32x52
Se a suspensão da sua não foi mexida basta medir a distancia entre os pinos de fixação do amortecedor e dai podemos calcular pra ter certeza que algum desses da ranger vão caber sem dar fim de curso quando a suspensão fechar.
Lembrando que os amortecedores da ranger não são plug&play, a bucha inferior é mais fina e tem que ser trocada pra poder montar no pino inferior da band. Geralmente eu troco pela bucha do MB608 que cabe certinho no olhal e uso sem o tubinho de ferro que acompanha originalmente.
Existem dois tipos de amortecedor traseiro da ranger, um até 1997 que mede 36x58 e outro após 1998 que mede 40x68, ambos são pressurizados e de dupla ação.
O dianteiro da band tem 31x50
O traseiro da band tem 32x52
Se a suspensão da sua não foi mexida basta medir a distancia entre os pinos de fixação do amortecedor e dai podemos calcular pra ter certeza que algum desses da ranger vão caber sem dar fim de curso quando a suspensão fechar.
Lembrando que os amortecedores da ranger não são plug&play, a bucha inferior é mais fina e tem que ser trocada pra poder montar no pino inferior da band. Geralmente eu troco pela bucha do MB608 que cabe certinho no olhal e uso sem o tubinho de ferro que acompanha originalmente.
[]'s
Elmer a distância entre os pinos com o carro no chão e sem carga são: na dianteira 42cm e na traseira 45cm.
Elmer a distância entre os pinos com o carro no chão e sem carga são: na dianteira 42cm e na traseira 45cm.
Na traseira cabe tranquilo, pode montar despreocupado.
Na dianteira eu acho que pode dar fim de curso mas dai vc confere antes a distancia entre o batente de borracha e o diferencial, se essa distancia for menor que 8cm pode usar também pois o batente vai encostar antes do amortecedor fechar por completo dai não tem perigo de dar fim de curso fechado.
boa tarde pessoal acabei de comprar os amortecedores da ranger argentina pra colocar na minha band gostaria de saber se é muito complicado pra fazer essa troca,se preciso travar alguma coisa?ou é só tirar e colocar o outro.desde já agradeço.
Pode retirar os amortecedores velhos que o carro continua suspenso, não tem problema.
Porém o olhal inferior do amortecedor da ranger não entra no pino da band.
Não sei como a galera tem feito mas aqui em todos que instalei na band ou no willys troquei a bucha inferior pela do amortecedor do MB608/709
R-3210
MERCEDES BENZ
Substitui Nº Orig. 000.323.0685 / 000.323.6850
Bucha com tubo inferior do olhal do amortecedor do eixo da suspensão dianteira.
MB 709 - 710 - 712 - 712C - 712E - 913 - 914 - 914/42 - 1114 - L 710 - L 710D - L 913D.
Ônibus: LO 610 - LO 809 - LO 812 - LO 813D - LO 814 - LO 912 - OF 809 - OF 812.
Bucha com tubo inferior do olhal do amortecedor do eixo da suspensão traseira.
MB 709 - 710 - 712 - 712C - 912 - 914 - 1114 - L 710.
Ônibus: LO 809 - LO 810 - LO 812 - LO 814 - LO 914 - OF 809 - OF 812.
Usei sem esse tubinho de metal e encaixa certo no pino inferior da band(dianteiro e traseiro)