x
Convex Datacenter
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 93
    Usuário
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    lagoa salgada/RN
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Acabei fazendo essa troca em meu GV.
    Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
    O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...
    No grand vitara eu estou usando as rodas livres a um bom tempo e estou gostando por trez motivos, direcao mais leve, menos desgaste em todo conjunto, e um pouco de diminuicao no consumo.

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
    A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo???

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
    A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
    O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Ou não tou entendendo nada ou tá todo mundo louco!
    A roda livre do Gv/Tracker não é automática? A única diferença pra essa manual seria descer do carro na hora de acionar? Como assim diminuir o consumo???

Vocês tão falando num desgaste como se o carro não tivesse roda livre. Tem! Só que é AUTOMÁTICA.
    A vantagem da manual é a confiabilidade, por não precisar de sistema de vácuo pra acoplar automaticamente.
    O meu já quebrou duas vezes. Mas tem conserto.

Caro amigo, quando se você tirar sua roda dianteira vai notar que não tem roda livre, e sim como chamamos queicho duro.

Os GV e Tracker são iguais, o carro se movimenta e as homocinéticas também, mas o diferencial fica parado......

Eu uso roda livre do Vitarinha as originais....e carrego comigo os queicho duro junto, se falhar é só trocar....

Espero tenha entendido como funciona,

abs.

Rodrigo

Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Olá à todos, eu uso a roda livre automática do vitara 95, só notei o volante um pouco mais leve, mas acho desnecessário as homocinéticas rodarem sem uso.

Coloquei no verão, pois fiz 2000km de férias encima de asfalto, mas carrego as tampas embaixo do banco.
    Olá RMORELLI!
    To pensando em colocar as RLs manuais visando poupar as homocineticas/semieixos/etc.. ainda mais que tenho calço de 2" e não rebaixei o diferencial, sei que o ideal seria rebaixá-lo, mas como uso muito pouco a 4x4 (uso o carro basicamente para expedições), achei que seria mais interessante a RL e poupar todo o conjunto. Somando a isso a direção mais leve então, estou mais interessado ainda. Em fim, a minha pergunta é a seguinte. A gente sabe que a "RL" original dos GVs é pelo diafragma, ou seja, automática. Como funciona esta roda livre automática do vitara 95 que vc instalou? Ela acopla a roda na ponta do eixo assim que vc engata a 4x4? Tem detalhes de como funciona e tal?
    Fico muitissimo grato pela ajuda!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por RMORELLI Ver Post
    Executor.

Pelo seu relato, pode usar sim, eu também não rebaixei o diferencial, em trilha pesada elas quebram.

Eu só tenho feito passeios leves e rodo todos os dias.

Em relação ao diafragma, ele fica dentro do diferencial e não nas tampas.

Tem que retirar as tampas e colocar as automáticas, quando você acionar o 4x4 elas engatam, e para desengatar tem que dar ré e elas estralam, sinal que desengatou e fica tudo normal.

Qualquer dúvida estou às ordens

Rodrigo
    RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
    Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Oi pessoall

No meu usei as RL AVM manuais.
    Mais recentemente troquei a cx de satélites dianteira por uma de vitara (97 - 26 estrias).
    Tenho hoje todo o conjunto manual, pode não ser muito prático descer do carro quando for usar a 4x4, mas a confiabilidade de ter tudo mecanico vale a pena.
    No meu estava queimando um rele que faz conexão com a bomba de vácuo, não foi identificado o problema, mas agora não tem mais rele, bomba e o "medo" daquele troço me deixar na mão...
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam () com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    RMORELLI, isso mesmo, o diafragma é no diferencial. Justamente por isso que me bateu a curiosidade de como funciona a roda livre automática que fica nas pontas dos eixos. Mas agora pensei que pode ser um sistema parecido com o de um pião de bicicleta, ou seja, quando há tração nos eixos a roda engata (igual a quando pedalamos na bicicleta) e quando não há tração nos eixos a roda fica solta (igual a quando paramos de pedalar e a bicicleta continua indo...). Mas isso significaria que não é possível usar a 4x4 de ré. É isso msm?

Pesquisei mais um pouquino e vi que realmente essas RLs automáticas são mais frágeis. Não faço uso pesado do 4x4 nem nada (pelo menos por enquato), mas nunca se sabe, então tratei de comprar a RL manual msm (além de ser bem mais barata, é claro). Acho que o preço está bacana, ainda mais se tratando do modelo high performance:
    Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam () com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.

Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).

Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.

Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.

Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...

Abraços

Clemente
    CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
    Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
    Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
    Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Então,

as RLs originais nos Toyotas e afins, geralmente AISIN, costumam vir presas com arruelas em forma de cone, aniquilando assim a folga entre os prisioneiros do cubo e a roda livre, chamam elas de "cone washers". Uma vez apertadas, são ultra difíceis de remover, motivo pelo qual muitos mecânicos as jogam fora. Veja as fotos:

Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-2011-02-04_222238_hub.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-vented_rotor03.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-hubstudkit640.jpg

Fato é, se o prisioneiro for de diâmetro exatamente idêntico aos furos da RL, não haverá espaço para folga, logo a peça não soltará. Assim é feito nas flanges (tulipas) dos Land Rovers e afins. Nos Bands e Trollers é bastante comum a quebra destes prisioneiros/parafusos, geralmente por abuso, falta de torque ou escolha de parafuso de aço errado, quando não simples ferro.

Na web existem kits prontos, jogue no Google Images: free wheeling hub cone washer

Aqui tem alguns vídeos que explicma como fazer o job:

O ideal é escolher parafusos ou prisioneiros em aço 12.9. Jamais utilize os comuns 8.8. Feito isso aplique trava-rosca Loctite azul 242 e aplique o torque. Pronto, jamais deveria soltar. Isso vale para qualquer sistema de eixo flutuante.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Veja o transtorno que é quando estes prisioneiros quebram, melhor expedição já, minha honesta opinião. Se possível comecem na página 1. Nem que tenham que usar o Google translate; vale ler cada uma das 60 páginas iniciais! Melhor que qualquer Camel Trophy:

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 29 - Expedition Portal

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 40 - Expedition Portal

Abraços

Clemente

CGAUER,

Muito obrigado pela sua excelente explicação! Agora está tudo claro como água!
    Antes de comprar a RL Manual estava pensando se não seria interesante comprar a automática, mas andei pesquisando e vc acabou de confirmar que elas não aguentam o tranco, além do preço ser hiper salgado, então não há dúvida de que a RL manual é a melhor escolha.
    Outro problema de que ouvi falar é que as RLs, com o uso contínuo, costumam simplismente soltar das rodas devido ao esforço exercido sobre elas. Ou os parafusos vão folgando gradualmente ou cizalham (me pergunto porque isso não acontece com a flange original)! Embora isso seja mais comum em sistema de eixos traseiros flutuantes, onde o esforço sobre a RL é contínuo.
    Achei bem legal esse sistema do Jimny, não sabia que era assim! No GV, além de ter o prolema dos eixos em movimento mesmo quando a 4x4 não está em uso, o responsável pela ação pneumática é aquele famigerado compressorzinho que vive dando problema! Quando comprei minha tracker ele não estava funcionando, tive que abrir, limprar e consertar uma trilha da placa que estava frita!

VLW!!
    4X4 Brasil

Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Então,

as RLs originais nos Toyotas e afins, geralmente AISIN, costumam vir presas com arruelas em forma de cone, aniquilando assim a folga entre os prisioneiros do cubo e a roda livre, chamam elas de "cone washers". Uma vez apertadas, são ultra difíceis de remover, motivo pelo qual muitos mecânicos as jogam fora. Veja as fotos:

Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-2011-02-04_222238_hub.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-vented_rotor03.jpgRoda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara-hubstudkit640.jpg

Fato é, se o prisioneiro for de diâmetro exatamente idêntico aos furos da RL, não haverá espaço para folga, logo a peça não soltará. Assim é feito nas flanges (tulipas) dos Land Rovers e afins. Nos Bands e Trollers é bastante comum a quebra destes prisioneiros/parafusos, geralmente por abuso, falta de torque ou escolha de parafuso de aço errado, quando não simples ferro.

Na web existem kits prontos, jogue no Google Images: free wheeling hub cone washer

Aqui tem alguns vídeos que explicma como fazer o job:

O ideal é escolher parafusos ou prisioneiros em aço 12.9. Jamais utilize os comuns 8.8. Feito isso aplique trava-rosca Loctite azul 242 e aplique o torque. Pronto, jamais deveria soltar. Isso vale para qualquer sistema de eixo flutuante.

http://tds.loctite.com/tds5/docs/242-BZ.PDF

Veja o transtorno que é quando estes prisioneiros quebram, melhor expedição já, minha honesta opinião. Se possível comecem na página 1. Nem que tenham que usar o Google translate; vale ler cada uma das 60 páginas iniciais! Melhor que qualquer Camel Trophy:

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 29 - Expedition Portal

Democratic Republic of Congo: Lubumbashi to Kinshasa - Page 40 - Expedition Portal

Abraços

Clemente
    CGAUER,

Notável explicação!

Dou muito valor ao tempo que os colegas do fórum dedicam a elucidar as dúvidas de leigos como eu, por tanto, muito obrigado pela sua ajuda!

Sem querer abusar, sua explicação me gerou outra dúvida, dessa vez especificamente relativa a fixação da RL.
    Eu observei que nos prisioneiros da imagem, a parte sem rosca é um pouco mais grossa e imagino que essa parte corresponda justamente à que vai ficar acomodada dentro do furo do cubo da RL. Neste caso, se no lugar do prisioneiro houvesse um parafuso todo de rosca, realmente haveria uma folga.
    No tracker a tulipa (ou queixo duro) é fixada com parafusos e não prisioneiros com porcas e não ocorre esse problema de folgar. Eu pretendia fixar a roda livre com estes mesmos parafusos e colocando um teco de trava química nos mesmos, só para garantir (má idéia?). Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL. Se o diâmetro for o mesmo, imagino que a roda livre irá se comportar como a tulipa e não irá folgar. Se o diâmetro do furo da RL for alguma coisa maior, devo providenciar prisioneiros para colocar no lugar dos parafusos? Ou existe alguma coisa que desfavoreça os parafusos em relação aos prisioneiros e a susbstituição é aconselhada de qualquer jeito? Vou estar com a roda livre na mão amanhã e devo conseguir verificar melhor estas questões.

Amigos, muito obrigado pelas orientações/explicações.

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Então,

o ideal é usar prisioneiros, garantindo que o apoio da RL ou da arruela cônica aconteça sobre a parte lisa do corpo do prisioneiro, evitando assim qualquer movimento radial.

Sim, pode usar parafusos, mas o ideal é usar aqueles que tenham alguns mm de corpo liso depois da cabeça. É importante que tudo fique com o mínimo de folga. Provavelmente os originais serão os mais adequados, se não foram curtos demais...

Costuma-se usar prisioneiros pois estes oferecem maior firmeza lateral que um parafuso. A razão é porque primeiro aperta e cola-se o prisioneiro junto ao cubo. Depois vem a RL e suas arruelas cônicas, tudo novamente apertado sobre o já fixo prisioneiro. São dois estágios de fixação. Mesmo que as porcas se soltem os prisioneiros estarão alí firmes.

Um parafuso oferece menor torque lateral pois na menor evidência de falta de aperto, ficarão soltos e lateralmente instáveis.

Todo modo, no Tracker não será um problema, o torque sobre o conjunto não será violento como nos Toyotas e afins, onde tudo conspira contra; peso, torque do motor, relação da reduzida, inércia do powertrain, diâmetro total do pneu e eixos rígidos. Neste brutamontes tudo é crítico...

Vale ressaltar que a maior parte do torque é transmitida pelo contado da face da RL com o cubo. Por isso é imperativo que todos os parafusos estejam devidamente apertados e travados com Loctite azul (não use use o vermelho, que poderia imobilizar definitivamente).

Apesar de parecer improvável, a junta de papel que vai entre a RL e o cubo, termina por servir de "cola", fazendo com que o torque seja transmitido de maneira uniforme entre as peças, evitando que estas deslizem sobrecarregando os parafusos ou prisioneiros.

Novamente, Tracker é leve, você não terá problemas! Fosse um Bandeirante, não existiria tolerância para folgas ou sequer uso de parafusos. Por sorte nos LRs resolveram a questão com fortes parafusos M10 em aço 12.9. Nunca ouvi falar de um ter uma quebra nesta região...

Abraços

Clemente

CGAUER,

Notável explicação!

Dou muito valor ao tempo que os colegas do fórum dedicam a elucidar as dúvidas de leigos como eu, por tanto, muito obrigado pela sua ajuda!

Sem querer abusar, sua explicação me gerou outra dúvida, dessa vez especificamente relativa a fixação da RL.
    Eu observei que nos prisioneiros da imagem, a parte sem rosca é um pouco mais grossa e imagino que essa parte corresponda justamente à que vai ficar acomodada dentro do furo do cubo da RL. Neste caso, se no lugar do prisioneiro houvesse um parafuso todo de rosca, realmente haveria uma folga.
    No tracker a tulipa (ou queixo duro) é fixada com parafusos e não prisioneiros com porcas e não ocorre esse problema de folgar. Eu pretendia fixar a roda livre com estes mesmos parafusos e colocando um teco de trava química nos mesmos, só para garantir (má idéia?). Assim que realizar a instalação, vou verificar se o diâmetro do furo da tulipa acomoda perfeitamente o parafuso sem nenhuma folga, em seguida, com um paquimetro vou comparar o diâmetro do furo da tulipa com o furo do cubo da RL. Se o diâmetro for o mesmo, imagino que a roda livre irá se comportar como a tulipa e não irá folgar. Se o diâmetro do furo da RL for alguma coisa maior, devo providenciar prisioneiros para colocar no lugar dos parafusos? Ou existe alguma coisa que desfavoreça os parafusos em relação aos prisioneiros e a susbstituição é aconselhada de qualquer jeito? Vou estar com a roda livre na mão amanhã e devo conseguir verificar melhor estas questões.

Amigos, muito obrigado pelas orientações/explicações.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem