
Postado originalmente por
CGAUER
As RLs automáticas mecânicas (Vitaras mais antigos) funcionam (

) com uma trava mecânica interna, trava que segura o semi eixo ao receber força proveniente do diferencial.
Elas costumam destravar na primeira ré em 4x2, isso é, quando sentem que é necessário empurrar o difernecial (caixa desengatada).
Infelizmente seu funcionamento é bastante irregular. Em situações de declive ou grande estresse, podem falhar, geralmente falhas anunciadas sob forma de estalos. Não são muito "adoradas" no off-road pesado.
Para quem interessar, o Jimny por sua vez possui RLs automáticas muito interessante. RLs com acionamento pneumático, onde o vácuo produzido pelo coletor desloca um estriado dentro das RLs junto aos cubos de roda, do mesmo modo que RLs manuais. Este acionamento normalmente é seguido de um sonoro e pesado "clack" em cada uma das pontas do eixo. Sua resistência é idêntica ao sistema manual, dada a mesma forma de construção e operação. Neste caso porém o único ponto passível de falha são as eletroválvulas que comandam o vácuo e a tubulação que leva o vácuo até os cubos de roda. Em alguns casos a graxa envelhecida pode dificultar a ação do engate, problema geralmente resolvido com uma limpeza.
Fato é, eu prefiro as manuais, de preferência as originais AISIN Made in Japan. Nada melhor e mais simples. O único porém é ter que sair do carro para girar para o "Lock" e ainda constantemente verificar se nenhuma criança andou brincando com o botãozinho vermelho...
Abraços
Clemente