Postado originalmente por
Newton Guerra
Depois de 2 anos com o Tracker resolvi encarar a troca do câmbio. Tinha um GV auto e quando comprei o Tracker foi a única coisa que senti falta.
O Edvaldo da Suzucar fez a besteira de me mostrar há um tempo uma beleza que ele tinha por lá: um câmbio auto zero, na caixa. Incluindo conversor de torque e cabo do kickdown. Desde então não tenho dormido, hehehe.
Para encarar a troca, a primeira coisa a conseguir é um módulo compatível. O "doador" tem que ter ABS e air-bag, e logicamente, ser automático. Foi aí que o grande X encontrou um módulo no ebay e me avisou. Comprei e liguei no Tracker, ainda manual, para testar e funcionou na boa.
Todo o serviço da troca foi feito pelo Capitão, que trabalha na Suzucar. Serviço de primeira, o cara conhece cada parafuso do carro e é muito caprichoso. São muitos detalhes que devem ser levados em conta: troca da pedaleira, cardãs, alavancas, caixa inferior do radiador ou radiador completo, painel, chicotes do câmbio, etc..
Mas no fim, não foi feita nenhuma adaptação. Todas as peças são originais do GV auto. O Tracker tem encaixes para tudo o que for necessário para receber o câmbio automático.
O único porém (sempre tem um):
-desvantagens de módulo americano: o carro deles em 2 sensores a mais. Um chamado CKP (crankshaft position), que mede as rotações na alavanca do motor e outro relativo às emissões de poluentes, mede a pressão dos gases dentro do tanque de combustível. O primeiro é fácil resolver, nosso Tracker tem um tampão e no chicote tem o plug para ele. Já o segundo não dá, pelo que andei pesquisando até o tanque é diferente. Esses sensores não colocam o módulo em modo de segurança. O funcionamento está normal, só a luz do check engine fica acesa.
- massssss: vantagens do módulo americano: essa belezinha funciona:
http://www.scangauge.com/
O padrão de comunicação do módulo é OBDII, e não o Tech2. O scangauge é muito legal, lê o módulo o tempo todo, indicando erros, consumo instantâneo, velocidade, temperatura do ar, da água, ponto de ignição, quantidade de combustível no tanque e muitas coisas mais.
Resumindo, tirei a lâmpada do check engine e estou monitorando o carro pelo scangauge, comprado do amigo Mário Iwakura (valeu Mário!)
Tô pobre mas feliz feito criança com brinquedo novo!
Abraços