como grande parte de vocês devem saber, ao se colocar calços, molas maiores, e qualquer outra alteração feita entre os pontos de fixação da suspensão dianteira do vitara, a cambagem é alterada, e na maioria das vezes para pior.
Gostaria que alguém pudesse me informar para qual ângulo vai o câmber ao se instalar um calço de 2", considerando o amortecedor original, sem retrabalho nos furos de fixação.
eu tbm gostaria de saber este procedimento para a correção do defeito que fica, pois meu vitara está com calços de 2", porem com calços nos amortecedores, e as rodas ficam inclinadas (fechadas embaixo e mais abertas em cima) além de perigoso fica muito feio!!
Não acho interessante colocar parafuso de menor diâmetro e nem alargar os furos. Em ambos os casos pode acontecer de criar folga na fixação e compromoter a segurança.
A solução mais indicada é fazer o oblongo no furo inferior e colocar uma pequena cremalheira que fará a regulagem e travamento da posição adequada para o câmber (entre 0° e 1,5°).
Caso queiram, posso enviar fotos na próxima semana.
Outra opção menos complicada e também segura é fazer o oblongo no furo, ajustar o câmber, marcando a posição e em seguida soldar uma arruela marcando o correto posicionamento do amortecedor para a cambagem desejada. Com isso não existe a possibilidade de ocorrer folga entre as partes.
a soluçao de fazer um furo obilongo ajustar a cambagem e soltar uma arruela p/ travar na posicao é interessante e barata..
a maioria dos vitaras com kit de 2" que conheco aqui em BH é obilongado o furo DE CIMA do amortecedor , mantendo o mesmo parafuso original e sem usar nada p/ travar.. nunca ouvi relatos de danos ou afrouxamento do parafuso ..
Tiago, pq vc recomenda obilongar o furo de baixo?
T+
Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
Renegade Sport 2.0TD
acabamos de nos mudar para a br101 km 198, em biguaçu.
Você fica nesta região?
Moro em Caopinas, São José.
Tenho um Sidekicki 05 ptas, com o kit suspensão da alternativa 4x4...
Não sei se foi feito o ajuste do câmber de forma correta.
Sua oficina trabalha com suspensão de jipe?
Marcos.
Não acho interessante colocar parafuso de menor diâmetro e nem alargar os furos. Em ambos os casos pode acontecer de criar folga na fixação e compromoter a segurança.
A solução mais indicada é fazer o oblongo no furo inferior e colocar uma pequena cremalheira que fará a regulagem e travamento da posição adequada para o câmber (entre 0° e 1,5°).
Caso queiram, posso enviar fotos na próxima semana.
amigo, desculpe a falta de conhecimento em mecanica, mas gostaria de poder visualizar a solução a ser feita, para poder entender melhor o que é o "oblongo"
grato!