x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1

Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel

Desmontei a lateral do meu Vitara hoje pra fuçar um pouco e pensar onde poderia montar um snorkel nele.

Eu já tinha visto que a tomada de ar era realizada dentro do pára-lama dele. Por motivos óbvios, essa entrada de ar é feita fora do cofre do motor, assim não contamina o ar por lama e água.

O que eu não sabia era como a tomada de ar era feita e alguns detalhes desse processo.

Primeira coisa que achei estranho é que a caixa do filtro de ar tem um furo na parte mais baixa. Provavelmente para drenar água que porventura seja aspirada pela tomada de ar.

Segundo que dentro do pára-lama tem uma parafernália de coisas... Dêem uma olhada nas fotos que tirei. Coisa de louco! O ar é captado ao lado do farol, lado do motorista. Depois passa pela lateral do carro e entra para o cofre do motor.

Perguntas:
    - Aquela entrada não estrangula demais?
    - Pra que serve aquela caixa enorme ao final do pára-lamas?
    - Não entra água por aquela entrada? Ela não é baixa demais?
    - Se quiser montar um snorkel, é só emendar no tubo de 2,5" que tem no cofre? E aquele monte de peças, retiro do local?

Alguém que já tenha montado um snorkel poderia se manifestar?

Grato!

Leandro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel-photo_120206_001.jpg   Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel-photo_120206_002.jpg   Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel-photo_120206_003.jpg  
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Meu Vitara é 3 P, e sei que o sistema de filtro de ar é diferente, mas vão algumas dicas:

No 3P existe depois da derivação pro filtro (na passagem da caixa da roda) para o cofre do motor uma peça chamada em espanhol de "resonador de ar".
    Pelo que pude avaliar, essa peça tem duas funções:

Amortecer o fluxo de ar, que é inconstante devido ao ciclo do motor, e talvez realizar uma função parecida com a que há em escapes de motos dois tempos: aumentar a eficiência do fluxo, fazendo que ele entre em resonância com a ciclo do motor.

Servir como um reservatório evitando que a água porventura aspirada não vá para o motor, ficando retida na peça e depois liberada por baixo, por meio de uma válvula de retenção.

Tô mandando um esquema da admissão do ar do 3P, só para servir de orientação.

Se você instalar o snorkel, talvez seja interessante manter o "resonador". Se por acaso, entrar água por alguma junta, a ´gua vai para lá...

Bom... meu carro não tem snorkel, não...

Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tomada de ar - Vitara - futuro local p/ snorkel-filtro_-de_ar.jpg  
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Antunes,

A parte pra dentro do cofre do motor é diferente nos nossos carros, mas a parte dentro do pára-lamas é exatamente igual.

Valeu!
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Estava revendo alguns conceitos da época de faculdade (Mecânica dos Fluídos)...
    Para que a queima do combustível ocorra de maneira uniforme, é necessário que o combustível seja distribuído pela câmara de combustão de maneira homogênea e que o fluxo de ar seja constante, ou pelo menos, com o m[inimo de turbulência possível.
    Aí que entra o tal ressonador. Ele nada mais é do que uma espécie de "amortecedor" para o ar que entra. Já reparou na entrada de ar? Ela é estreita e "alta". Todo o ar que entra passa por um turbilhonamento logo após a entrada. O melhor dos mundos seria uma admissão circular, polida por dentro, com o mínimo de curvas possível. Assim, o ar entraria de maneira uniforme e quase sem perdas (velocidade) no caminho.
    Pois bem, no Vitara, todo o caminho é irregular, cheio de cantos e etapas estranguladas. Quando o ar passa por ali, flui de maneira irregular. O ressonador compensa estas irregularidades, fazendo com que o ar flua de maneira mais uniforme até o motor.
    Acho que é isso...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Essas avaliações (tanto a minha, quanto a sua) sempre são muito superficiais sobre um assunto muito complexo (Mecânica dos Fluidos! Fui monitor do laboratório na faculdade... é a minha "especialidade"). Existem alguns projetos que utilizam a turbulência justamente para misturar melhor o ar e o combustível dentro da câmera de combustão - se lembra do motor CHT? HT é de high turbulence!

Enfim, o resonador está lá não é por nada... se der para manter ele com a montagem do snorkel, acho que você não perde nada...

Abraços!
    Suzuki Jimny Sierra M/T 2020
    Ex-Fiat Toro Volcano 2017 Ex-Land Rover Defender 2001 Ex-Suzuki Vitara 1997

Ressonador

Afinal de contas, alguém sabe qual é a função deste ressonador após o filtro de ar nos motores do Grand Vitara.

Usuário Avatar de Dadolimas
    Entrada
    28/04/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0

Snorkel

Amigos, também sou de Curitiba e recém comprei um Vitara 93 canvas, já tive outro 5D mas vendi há algum tempo. Este que não é o carro principal eu vou mexer um pouco mas não estou convencido do snorkel que somente passa uma serra copo no paralama e pronto, a Suzuki não fez aquela parafernalha a toa. Grassman se precisar de ajuda pra fazer um snorkel to dentro!
    Eduardo Rigitano de Limas
    1993 Vitara Canvas AT 3"+2"LockRightMamuteTank GuinchosAdoJansen
    2010 Pajero Dakar

Usuário Avatar de Wilson Haddad
    Entrada
    01/06/2008
    Local
    Natal/RN
    Bom eu comprei meu vitarinha 97 canvas essa semana e o cara da loja falou q o carro usa um snorkel embutido alguem ja ouviu falar nisso pq eu n. so fi um mangueira grossa sendo q uma das pontas de mangueira fica no meio do painel corta fogo assim axo q se chama, bom n fura lataria nem nada vou tirar umas fotos pra postar

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Reativando o tópico... alguém já pensou em um snorkel saindo justamente do tal do ressonador? Como se fosse a tomada original, só que para cima? Ficaria mais próximo do original do vitara...
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    Reativando o tópico... alguém já pensou em um snorkel saindo justamente do tal do ressonador? Como se fosse a tomada original, só que para cima? Ficaria mais próximo do original do vitara...
    Creio que não haja espaço para isso.
    Abs,
    LFC

Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Acho q da sim... só que a furação vai ter que ser diferente da maioria dos snorkels.
    Ontem levei uma batida no paralama esquerdo. Em breve estarei trocando (já até encomendei) quando o lanterneiro desmontar tiro umas fotos e umas mediadas e posto aqui no fórum.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    Acho q da sim... só que a furação vai ter que ser diferente da maioria dos snorkels.
    Ontem levei uma batida no paralama esquerdo. Em breve estarei trocando (já até encomendei) quando o lanterneiro desmontar tiro umas fotos e umas mediadas e posto aqui no fórum.
    Concordo. A furação será outra de fato, mas vale a pena tentar. Sendo usado com o ressonador original, aquele cachimbo que todos eles tem, com dreno, deixa de existir. O snorkel seria apenas um tubo.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem