Antes de abrir a tampa superior o mecânico disse que não era tucho como os demais mecânicos haviam mencionado e disse ser corrente com folga ou problema nos tensores da mesma.
Pegou uma ferramenta que parece um estetoscópio só que com uma vareta na ponta e começou a identificar o som.
E garantiu que era corrente, aí após a confiança que ele me passou e a garantia que era mesmo corrente, pedi que abrisse a tampa superior e a corrente estava com folga como podem ver nas fotos.
Mas ele disse que precisava abrir a frente para ter certeza e pedi para abrir - vejam vídeo.
Pois ele elogiou o estado do carro "esse carro não é pra acontecer isso, ele tá ótimo de lata, por baixo, não tem carbonização e nem borra, etc, não faz sentido, o que será que a ex-dona fez".
Disse nessa Km baixo "pode" ter acontecido o seguinte:
- óleo fora da especificação e/ou trocado acima do Km ou superior a 6 meses ou
- mau uso do veículo, forçando o carro com marchas leves, enfim pode ter outros fatores, o certo seria ver com a ex-dona.
Mas isso são hipóteses apenas como ele disse, já que estou afirmando que a Km é original.
Ele me disse exatamente o relato do link abaixo post 13 - oleo ruim, falta de manutenção, gasolina ruim - não lubrifica adequadamente os tensores da corrente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-vitara-2.html
Bom, a recomendação do mecânico é pela compra:
- kit de corrente original;
- junta da tampa superior/válvula
Acho que vou aproveitar e comprar - segundo a lista de peças do forum:
- velas NGK-BKR6E11;
- correias poli-v 5PK1650
- correia do ventilador: 3PK500
- filtro de ar Mann C2337
- filtro de combustível wega jfc-823
Em todo caso me ferrei bonito, acabei de comprar o carro e paguei até um pouco a mais pelo estado de conservação e dancei, mas faz parte, agora e bola pra frente e levantar a grana pra arrumar e procurar um kit de qualidade.
Acredito que ficará quase novo, talvez de pra ir na china depois dessa bronca.
Daqui a pouco eu edito e posto o link do video que fiz.