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  • #1
    Usuário Avatar de Allan.Lacerda
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    Question Tracker/GV 2009 - Ar não esfria com o carro funcionando e parado, só em movimento.




    Prezados,

    De uns tempos para cá, tem acontecido um problema com o Ar Condicionado do meu Grand Vitara de gravata, que esta me chateando.

    Outro dia, fui fazer uma vistoria no Detran da minha cidade e fiquei numa fila debaixo do sol. Em situações normais, tudo bem. Liga-se o ar condicionado e paciência. Acontece que o Ar Condicionado funcionou por todo o trajeto até chegar ao pátio do lugar. Deixei o carro no neutro e no freio de mão, mas o Ar Condicionado, mesmo com o botão do AC ligado, simplesmente não esfriava. Fiquei me iludindo com um ventinho meio ameno, mas que não era o frio de ar condicionado, até que me enchi da paciência e abri as janelas, esperando a minha vez.

    Então, depois de realizada a vistoria, entrei no carro, dei a partida, fechei os vidros e acionei o AC, mas com ele ainda parado. Segui de volta para casa e o ar condicionado, mesmo com o carro começando a ter movimento, parecia não funcionar, mas na medida que eu ia ganhando velocidade, começou a esfriar e ficou numa temperatura agradável, não tão gelada como sempre era de se esperar num horário de meio dia (mesmo com o ventilador no máximo).

    Faço todas as revisões em concessionária Chevrolet, desde quando eu comprei o carro e a última foi de 100 mil km.

    Já vinha percebendo algo de estranho quanto a temperatura do ar que parecia oscilar, mas devido morar a beira mar e numa cidade que considero um tanto quente (média de 26°C a 33°C nos meses de outubro), não tinha notado que algo de errado estava acontecendo.

    Enfim, parece que ficou pior, pois numa situação dessas em que você tem que ficar parado dentro do carro e debaixo de um sol de meio dia, parece que a coisa piorou de vez.

    Alguém teria alguma teoria para o que poderá estar acontecendo? Pretendo levar na concessionária, mas antes disso gostaria de saber algumas opiniões, pois o carro acabou de sair de uma revisão e de lá para cá, não rodou nem 2000km.

    Atenciosamente.

    Allan Lacerda

  • #2
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    14/06/2011
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    Acredito ser algo relacionado a colmeia de alumínio que faz o resfriamento do gás do AC. É a colmeia antes do radiador, que só serve pro AC. Ela tem um grande ventilador elétrico, pode ser ele tb. Se a circulação de fluido na colmeia está ok, pode ser que tenha algum vazamento. Se fez revisão, pode ser os dois registros onde conectaram as 2 mangueiras de maquina de manutenção do ac. De tudo isso, eu suspeito da ventoinha. Repare se o ventilador na posição 2 pra cima aciona a ventoinha. Na posição 1 ela só é acionada qdo a coisa tá feia/qte demais. Na 2 pra cima tem q ligar direto. Se não ligar e o carro só resfria em movimento, ou seja, com vento batendo na colmeia pra refrigerar, é a ventoinha. boa sorte [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #3
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    Vem duvida e o ventilador elétrico. Veja que ele adiciona quando liga o ar condicionado
    Suzuki grand Vitara 1999 / Can Am Outlander Max 650 xt camo 2015
    Ex Grand Cherokee V8 1998 (Original) / Ex Honda Fourtrax 420 2011

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Allan.Lacerda Ver Post
    Prezados,

    De uns tempos para cá, tem acontecido um problema com o Ar Condicionado do meu Grand Vitara de gravata, que esta me chateando.
    Olá Allan, Grande abraço Chuva!

    aconteceu comigo a mesma coisa.
    Antes de levar à algum "especialista em AC", verifique se com o carro parado e sem ligar o AC, a ventoinha da frente gira só com a força do vento da ventoinha do motor. Acelerar para gerar mais vento.
    Pela descrição, é problema de arrefecimento da colmeia do AC, que fica na frente do radiador e há grande chance de ser com a ventoinha, que pode estar queimado ou com desgaste das escovas e o mesmo acionava de forma irregular.
    Nos 2 casos, um bom eletricista faz a troca sem problemas, inclusive pode-se adaptar outro motor, pois uma ventoinha dessas é muito cara.
    Quando o carro andava, o AC funcionava direito, mas se pegasse um engarrafamento, meu amigo, a coisa ficava feia. E com o calor de Belém, piorava.
    Levei numa firma "especializada" em AC e a mesma disse que não mexia pq era coisa de eletricista e mesmo que fosse mexer para tirar a ventoinha tinha que afastar o radiador, retirar o gás e se bobear rezar para não furar o condensador, tudo pq tinha um ferro embaixo que impedia do ventilador sair.
    Fui num "eletricista" e o mesmo não mexia, pois era coisa de AC.
    Fiquei p. da vida e chegando em casa, verifiquei que são 4 porcas que prendem a ventoinha. Desmontei a mesma em menos de 5 min!
    O tal ferro é um que prende o parachoque embaixo e após um leve amasso foi fácil retirar.
    Olhando pela grade de acabamento, vê-se as 4 porcas e com uma chave L soltam-se as 4, amassando-se o ferro embaixo e retirando-se a ventoinha. Se quiser facilitar, pode retirar esta grade de acabamento.
    A ventoinha tem dois lados: o da hélice, que fica em contato com o condensador e a parte que fica pra frente, com uma tampa de ferro com presilhas laterais dobráveis.
    Após retirar a ventoinha deve-se soltar 3 parafusos pelo lado da hélice.
    Após isso, dobra-se para fora as presilhas da tampa de ferro, utilizando-se uma chave philips.
    Retira-se esta tampa de ferro e terá acesso ao suporte das escovas do motor.
    Verificar o estado delas e trocar se for necessário, comprando as mesmas em loja de material eletrico.
    É interessante que seja feita uma limpeza do pó que se acumula e lubrificação com limpa contatos.
    Quem quiser, pode levar a ventoinha em um eletricista que ele faz esse serviço bem rápido.
    Aproveitem para verificar a espuma na volta da ventoinha. Colar ou substituir.
    Depois voce mesmo monta no sentido inverso.
    Minha ventoinha está poderosa agora.
    Não tirei fotos, mas acho que assim que o pessoal olhar a venoinha no carro verão que não tem mistério.
    Detalhe: o eletricista cobrou 30,00 reais para limpar e trocar as escovas, que ele forneceu. Como acompanhei todo o serviço, hoje eu sei trocar em casa mesmo.
    Dê uma olhada no link abaixo, que tem muita coisa interessante:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1882586
    Boa sorte.
    4X4 Brasil
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #5
    Usuário Avatar de Allan.Lacerda
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    20/10/2008
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    Boa noite, Bispo! Vi e segui as instruções para verificar tudo o que você me descreveu. Até pensei em remover a peça, pois parece que ela realmente não esta acionando. Vou a uma concessionária da Chevrolet onde faço as revisões, mesmo que fiquem mais caras tenho garantia de 6 meses e sou cliente Premium ! Vou pedir para que eles resolvam o problema, pois ficar no verão com o carro num transito parado e sem ar, ninguém merece. Obrigado, mesmo a todos vocês que postaram e compartilharam conhecimentos comigo. Allan.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Olá Allan, Grande abraço Chuva!

    aconteceu comigo a mesma coisa.
    Antes de levar à algum "especialista em AC", verifique se com o carro parado e sem ligar o AC, a ventoinha da frente gira só com a força do vento da ventoinha do motor. Acelerar para gerar mais vento.
    Pela descrição, é problema de arrefecimento da colmeia do AC, que fica na frente do radiador e há grande chance de ser com a ventoinha, que pode estar queimado ou com desgaste das escovas e o mesmo acionava de forma irregular.
    Nos 2 casos, um bom eletricista faz a troca sem problemas, inclusive pode-se adaptar outro motor, pois uma ventoinha dessas é muito cara.
    Quando o carro andava, o AC funcionava direito, mas se pegasse um engarrafamento, meu amigo, a coisa ficava feia. E com o calor de Belém, piorava.
    Levei numa firma "especializada" em AC e a mesma disse que não mexia pq era coisa de eletricista e mesmo que fosse mexer para tirar a ventoinha tinha que afastar o radiador, retirar o gás e se bobear rezar para não furar o condensador, tudo pq tinha um ferro embaixo que impedia do ventilador sair.
    Fui num "eletricista" e o mesmo não mexia, pois era coisa de AC.
    Fiquei p. da vida e chegando em casa, verifiquei que são 4 porcas que prendem a ventoinha. Desmontei a mesma em menos de 5 min!
    O tal ferro é um que prende o parachoque embaixo e após um leve amasso foi fácil retirar.
    Olhando pela grade de acabamento, vê-se as 4 porcas e com uma chave L soltam-se as 4, amassando-se o ferro embaixo e retirando-se a ventoinha. Se quiser facilitar, pode retirar esta grade de acabamento.
    A ventoinha tem dois lados: o da hélice, que fica em contato com o condensador e a parte que fica pra frente, com uma tampa de ferro com presilhas laterais dobráveis.
    Após retirar a ventoinha deve-se soltar 3 parafusos pelo lado da hélice.
    Após isso, dobra-se para fora as presilhas da tampa de ferro, utilizando-se uma chave philips.
    Retira-se esta tampa de ferro e terá acesso ao suporte das escovas do motor.
    Verificar o estado delas e trocar se for necessário, comprando as mesmas em loja de material eletrico.
    É interessante que seja feita uma limpeza do pó que se acumula e lubrificação com limpa contatos.
    Quem quiser, pode levar a ventoinha em um eletricista que ele faz esse serviço bem rápido.
    Aproveitem para verificar a espuma na volta da ventoinha. Colar ou substituir.
    Depois voce mesmo monta no sentido inverso.
    Minha ventoinha está poderosa agora.
    Não tirei fotos, mas acho que assim que o pessoal olhar a venoinha no carro verão que não tem mistério.
    Detalhe: o eletricista cobrou 30,00 reais para limpar e trocar as escovas, que ele forneceu. Como acompanhei todo o serviço, hoje eu sei trocar em casa mesmo.
    Dê uma olhada no link abaixo, que tem muita coisa interessante:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1882586
    Boa sorte.

    Fala Bispo, blz cara. Sempre acompanho os posts, mas fico mais na escuta. Sou de Brasília, tô pegando um TK terça feira em sampa, com apenas 59.000km novinha novinha, já é minha segunda GV/TK e conheço bem o carro. Tave precisando falar com vc pra tirar uma dúvida sobre um post teu sobre flush... Será que tu pode me dar uma força via wpp? 61 92097119? Abração e desculpem galera pelo post off topic.

  • #7
    Usuário Avatar de PHMello
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    Citação Postado originalmente por jllmourao Ver Post
    Fala Bispo, blz cara. Sempre acompanho os posts, mas fico mais na escuta. Sou de Brasília, tô pegando um TK terça feira em sampa, com apenas 59.000km novinha novinha, já é minha segunda GV/TK e conheço bem o carro. Tave precisando falar com vc pra tirar uma dúvida sobre um post teu sobre flush... Será que tu pode me dar uma força via wpp? 61 92097119? Abração e desculpem galera pelo post off topic.
    É o mourão do CT-DF? Que tem ou tinha um GV 3p ?
    Se for, tá sumido cara. Tem andado por onde? Sou eu o PH, lembra?
    Ex:Tracker 08 - Bala de Prata - lift 2'' + proteções + dif diant ferro + snorkel + VHF e BF AT 225/75/16;
    Atual: GV3 2.0 AT com VHF e ainda original

  • #8
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    Ventilador elétrico

    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Olá Allan, Grande abraço Chuva!

    aconteceu comigo a mesma coisa.
    Antes de levar à algum "especialista em AC", verifique se com o carro parado e sem ligar o AC, a ventoinha da frente gira só com a força do vento da ventoinha do motor. Acelerar para gerar mais vento.
    Pela descrição, é problema de arrefecimento da colmeia do AC, que fica na frente do radiador e há grande chance de ser com a ventoinha, que pode estar queimado ou com desgaste das escovas e o mesmo acionava de forma irregular.
    Nos 2 casos, um bom eletricista faz a troca sem problemas, inclusive pode-se adaptar outro motor, pois uma ventoinha dessas é muito cara.
    Quando o carro andava, o AC funcionava direito, mas se pegasse um engarrafamento, meu amigo, a coisa ficava feia. E com o calor de Belém, piorava.
    Levei numa firma "especializada" em AC e a mesma disse que não mexia pq era coisa de eletricista e mesmo que fosse mexer para tirar a ventoinha tinha que afastar o radiador, retirar o gás e se bobear rezar para não furar o condensador, tudo pq tinha um ferro embaixo que impedia do ventilador sair.
    Fui num "eletricista" e o mesmo não mexia, pois era coisa de AC.
    Fiquei p. da vida e chegando em casa, verifiquei que são 4 porcas que prendem a ventoinha. Desmontei a mesma em menos de 5 min!
    O tal ferro é um que prende o parachoque embaixo e após um leve amasso foi fácil retirar.
    Olhando pela grade de acabamento, vê-se as 4 porcas e com uma chave L soltam-se as 4, amassando-se o ferro embaixo e retirando-se a ventoinha. Se quiser facilitar, pode retirar esta grade de acabamento.
    A ventoinha tem dois lados: o da hélice, que fica em contato com o condensador e a parte que fica pra frente, com uma tampa de ferro com presilhas laterais dobráveis.
    Após retirar a ventoinha deve-se soltar 3 parafusos pelo lado da hélice.
    Após isso, dobra-se para fora as presilhas da tampa de ferro, utilizando-se uma chave philips.
    Retira-se esta tampa de ferro e terá acesso ao suporte das escovas do motor.
    Verificar o estado delas e trocar se for necessário, comprando as mesmas em loja de material eletrico.
    É interessante que seja feita uma limpeza do pó que se acumula e lubrificação com limpa contatos.
    Quem quiser, pode levar a ventoinha em um eletricista que ele faz esse serviço bem rápido.
    Aproveitem para verificar a espuma na volta da ventoinha. Colar ou substituir.
    Depois voce mesmo monta no sentido inverso.
    Minha ventoinha está poderosa agora.
    Não tirei fotos, mas acho que assim que o pessoal olhar a venoinha no carro verão que não tem mistério.
    Detalhe: o eletricista cobrou 30,00 reais para limpar e trocar as escovas, que ele forneceu. Como acompanhei todo o serviço, hoje eu sei trocar em casa mesmo.
    Dê uma olhada no link abaixo, que tem muita coisa interessante:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1882586
    Boa sorte.

    Alguém sabe me dizer onde posso achar a escova para o ventilador elétrico, o do meu Tracker está dando problemas já.

  • #9
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    10/01/2011
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    Macapá/AP
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    Onde posso achar o eletroventilador interno para o GM Tracker 2.0 16v 2008/2009 gasolina?

    Fotos da Peça
    -2017-08-05-photo-00005644.jpg-2017-08-05-photo-00005645.jpg-2017-08-05-photo-00005643.jpg

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