Postado originalmente por
Girti
Olá, Daniel!
Há um paradoxo em suas mensagens, na mensagem #1 você fala em estradas de terra com caminhões atolados, mas em outras você fala em velocidade cruzeiro entre 80 e 100 Km/h. Estas são velocidades impensáveis em estradas nas quais os caminhões estão atolando, em estradas assim você provavelmente vai ficar feliz se conseguir andar a 40-50 Km/h. Na dúvida, vou considerar as duas possibilidades em separado.
Vamos lá: o Niva consome bastante, em parte devido ao fato de seu motor estar mais voltado à robustez do que ao bom desempenho e à economia, em parte devido ao fato de ter tração integral, o que faz com que a inércia a ser vencida seja maior. Em compensação, o seu motor é muito robusto, agüenta muito desaforo, e, se feita a correta manutenção, pode chegar a 200 ou 300.000 Km sem abrir o bico.
Quanto ao consumo, é importante saber se as estradas que você pretende percorrer têm muitas subidas e descidas. Se a resposta for "sim", você poderá contar com um consumo entre uns 5,5 Km/l (em condições de subidas fortes com muito barro, nas quais você talvez precise usar a reduzida) e uns 8,0 Km/l (subidas suaves, pouca necessidade de marchas baixas).
Se as estradas forem planas e relativamente livres, o consumo deverá ficar entre uns 9,0 e uns 10,5 Km/l, a uma velocidade em torno de 80 a 90 Km/h.
Se o carro rodar muito carregado, o consumo, é claro, será maior. Pneus muito grandes e/ou largos também irão aumentar o consumo.
Não recomendo os Nivas modificados (motor diesel, AP, etc...), pois você não acompanhou a adaptação, portanto não sabe se foi bem feita. Desconfie ainda mais se a adaptação foi feita há pouco tempo, pois isto pode significar que ela não deu certo e o dono está se querendo se livar do "mico". Fuja também de pechinchas, é melhor pagar mais por um carro bem conservado do que comprar um baratinho para reformar, pois você não saberá o tamanho desta reforma que pode até não ser possível (problemas insolúveis).
Considere a possibilidade de comprar um Fiat Mille Way. É muito econômico no consumo, sua manutenção é simples, e sua suspensão algo elevada. Obviamente não é um 4x4, mas talvez seja o suficiente para você, se você adquirir um jogo de correntes para instalar nas rodas dianteiras, em situações de aperto (sou testemunha dos "milagres" que as correntes fazem no barro, o carro vira um trator!)
É isso aí, boa sorte!