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  • #1
    Usuário Avatar de Trilhoteiro
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    NIVA - Dúvida específica de utilização.




    Pessoal,

    Atualmente moro em Goiânia, e faz muito tempo que elegi o Niva como melhor aquisição custoXbenefício (para mim) para uso como diversão e um pouco no dia-a-dia. Não tenho dúvidas quanto a manutenção, durabilidade, etc, etc... já andei em Nivas e me sinto muito amparado pelo veículo em todos os aspéctos.

    Agora chegou a hora de colocar em prática a real aquisição para uso pessoal.

    Porém, com meu atual trabalho, surgiu a necessidade de percorrer grandes distâncias entre os estados de GO, TO e MT, e em muitos casos rodarei em estradas de terra em época de chuva. Nada muito "punk", mas sei que enfrentarei trechos com muitos caminhões carregados com soja atolados até o nabo. Isso me motivou a comprar logo um Niva, mas por outro lado me deixou a dúvida quanto aos custos desta "nova utilização" para minha nova realidade.

    Bom, o trabalho me pagarão um valor por km rodado que em média será de R$ 0,60. Isso cobre os custos de um veículo normal, tanto de combustível quanto de manutenção preventiva e ainda sobra uma poupança para uma manutenção de emergência.

    Obviamente, um "veículo normal" não me levará pelas estradas que deverei enfrentar, e não quero de maneira nenhuma comparar um Niva ou outro 4x4 com um carro popular. Não cometeria tal equívoco. Mas é fato que fico limitado ao que vão me pagar. Tentarei negociar uma diferença, mas não sei se conseguirei.

    Então, recorro aos especialistas em Niva do fórum para me ajudar nessa conta:

    a) Seu que o Niva consome gasolina proporcionalmente ao seu desempenho em terreno off-road. O problema é que não sei quanto em média. Sei que depende de manutenção, do pé do condutor, da estrada, mas há de haver uma variação média para se ter uma noção. Será?

    b) Vejo muitos adaptando motores AP flex (1.6? 1.8?). Seria esta uma saída para meu caso? Acredito que perca a robustêz do motor original, mas possa ser mais adequado para minha necessidade de percorrer longas distâncias, considerando o preço do alcool e a ijeção eletrônica (motor moderno). Sera?

    O que acham?

    O Niva atenderá minhas necessidades no trabalho?

    Agradeço à todos antecipadamente pelo apoio!

    Sds

    Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO

  • #2
    Bom amigo vou falar a minha opniao
    O niva em si é um carro para enfrentar essa sua rotina (se voce pegar um em bom estado e revisar sempre) o meu utiliza motor ap 2.0 etanol carburado e esta fazendo cerca de 6 a 7 km na cidade com pneus grandes só que chego a 100km/h facil e com os outros pneus All terain ficava estavel, hoje com os pneus que uso ando a 80 ou 90 no max (falta de controle com segurança)
    acredito que um motor original fara uns 5km/l de gasolina, e o problema na minha opniao fica em cargo de voce conseguir achar um NIVA em ordem mesmo, sem maquiagem.
    abraço e boa sorte

  • #3
    Vc Já tem o carro ?

    Pois se não tem, acredito que a compra de um a diesel seja uma boa opção, ate mesmo com motor Ap 1.6 (que algumas pessoas falam mal, mas eu já andei em um e achei ele bem razoável para o uso que vc quer dar a ele)

    Quanto ao consumo como Motor original em grandes viagens acho que o Gil podera lhe dar informações precisas, pois é o cara que mais viaja com Niva que eu saiba... mas acho que deve ficar em 7 a 8 khm por litro

  • #4
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    28/03/2010
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    boa pergunta !!!

    niva é igual mulher , nunca c sabe qdo e como vai incomodar , mas na minha opnião ele é guerreiro , ainda mais q o percurso vai ser digno para ele , faça um teste antes , uma viajem , vc deve saber os limites do sua viatura. resolvi meu problema de consumo adaptando um ap 2.0 alcool, força bem menos e o carro e anda bem mais leve.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Crasher Ver Post
    Bom amigo vou falar a minha opniao
    O niva em si é um carro para enfrentar essa sua rotina (se voce pegar um em bom estado e revisar sempre) o meu utiliza motor ap 2.0 etanol carburado e esta fazendo cerca de 6 a 7 km na cidade com pneus grandes só que chego a 100km/h facil e com os outros pneus All terain ficava estavel, hoje com os pneus que uso ando a 80 ou 90 no max (falta de controle com segurança)
    acredito que um motor original fara uns 5km/l de gasolina, e o problema na minha opniao fica em cargo de voce conseguir achar um NIVA em ordem mesmo, sem maquiagem.
    abraço e boa sorte
    Blz Crasher!

    Na verdade quero rodar de 80-100km/h e usar rodas originais de ferro com pneus militares. Será que dá?

    Seu consumo está bom... se fizer 10 no alcool na estrada asfalto/terra (boa) a 80-100km/h está excelente, pelo menos para mim.

    Estou com dois Nivas em negociação, ambos originais, sem maquiagem. Aqui ainda se consegue isso se garimpar um pouco.

    Valeu pela força!

    Daniel - Trilhoteiro
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Vc Já tem o carro ?

    Pois se não tem, acredito que a compra de um a diesel seja uma boa opção, ate mesmo com motor Ap 1.6 (que algumas pessoas falam mal, mas eu já andei em um e achei ele bem razoável para o uso que vc quer dar a ele)

    Quanto ao consumo como Motor original em grandes viagens acho que o Gil podera lhe dar informações precisas, pois é o cara que mais viaja com Niva que eu saiba... mas acho que deve ficar em 7 a 8 khm por litro
    Afajoses,

    Não comprei o Niva ainda. Estou com 2 em negociação, ambos bem originais, sem adaptações, apenas um está bem mais rodado, merecendo uma reforma e o outro necessita apenas de uma revisão de praxe.

    No caso, o diesel é um "sonho" pra mim. Seria o ideal se levarmos em conta os locais que terei que andar (existem lugares que não se encontra alcool e por vezes nem gasolina... deve-se levar um galão), pela economia de consumo e de preço do combustível, pois motores à diesel fazem 12km/L. Mas, o investimento é algo que fugiria dos meus limites no momento. Se comprar um Niva já adaptado à diesel, ficarei com o pé atrás quanto a sua confiabilidade, e se eventualmente der "pau", o custo do motor à diesel é bem maior. Se eu partir para o "faça vc mesmo" terei que investir algum extra não previsto no fluxo de caixa.

    Considero que no futuro eu ainda terei um Niva à diesel, mas isso terá de ser bem planejado e bem para o futuro mesmo...

    Se fosse partir para uma adaptação no momento, certamente seria para um motor flex.

    Valeu!

    Daniel - Trilhoteiro
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por dalbor Ver Post
    niva é igual mulher , nunca c sabe qdo e como vai incomodar , mas na minha opnião ele é guerreiro , ainda mais q o percurso vai ser digno para ele , faça um teste antes , uma viajem , vc deve saber os limites do sua viatura. resolvi meu problema de consumo adaptando um ap 2.0 alcool, força bem menos e o carro e anda bem mais leve.
    Escolhi o Niva porque tenho convicção de que ele é realmente um guerreiro... e quanto a problemas, isso todos os carros podem dar, assim como qualquer mulher pode dar.....rs...rs.

    Quanto teu Niva está fazendo com o motor 2.0 a alcool? É carburado?

    Vc roda com tranquilidade a 80-100km/h de cruzeiro?

    Valeu!

    Daniel - Trilhoteiro
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Trilhoteiro Ver Post
    Pessoal,

    Atualmente moro em Goiânia, e faz muito tempo que elegi o Niva como melhor aquisição custoXbenefício (para mim) para uso como diversão e um pouco no dia-a-dia. Não tenho dúvidas quanto a manutenção, durabilidade, etc, etc... já andei em Nivas e me sinto muito amparado pelo veículo em todos os aspéctos.

    Agora chegou a hora de colocar em prática a real aquisição para uso pessoal.

    Porém, com meu atual trabalho, surgiu a necessidade de percorrer grandes distâncias entre os estados de GO, TO e MT, e em muitos casos rodarei em estradas de terra em época de chuva. Nada muito "punk", mas sei que enfrentarei trechos com muitos caminhões carregados com soja atolados até o nabo. Isso me motivou a comprar logo um Niva, mas por outro lado me deixou a dúvida quanto aos custos desta "nova utilização" para minha nova realidade.

    Bom, o trabalho me pagarão um valor por km rodado que em média será de R$ 0,60. Isso cobre os custos de um veículo normal, tanto de combustível quanto de manutenção preventiva e ainda sobra uma poupança para uma manutenção de emergência.

    Obviamente, um "veículo normal" não me levará pelas estradas que deverei enfrentar, e não quero de maneira nenhuma comparar um Niva ou outro 4x4 com um carro popular. Não cometeria tal equívoco. Mas é fato que fico limitado ao que vão me pagar. Tentarei negociar uma diferença, mas não sei se conseguirei.

    Então, recorro aos especialistas em Niva do fórum para me ajudar nessa conta:

    a) Seu que o Niva consome gasolina proporcionalmente ao seu desempenho em terreno off-road. O problema é que não sei quanto em média. Sei que depende de manutenção, do pé do condutor, da estrada, mas há de haver uma variação média para se ter uma noção. Será?

    b) Vejo muitos adaptando motores AP flex (1.6? 1.8?). Seria esta uma saída para meu caso? Acredito que perca a robustêz do motor original, mas possa ser mais adequado para minha necessidade de percorrer longas distâncias, considerando o preço do alcool e a ijeção eletrônica (motor moderno). Sera?

    O que acham?

    O Niva atenderá minhas necessidades no trabalho?

    Agradeço à todos antecipadamente pelo apoio!

    Sds

    Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO
    Olá, Daniel!

    Há um paradoxo em suas mensagens, na mensagem #1 você fala em estradas de terra com caminhões atolados, mas em outras você fala em velocidade cruzeiro entre 80 e 100 Km/h. Estas são velocidades impensáveis em estradas nas quais os caminhões estão atolando, em estradas assim você provavelmente vai ficar feliz se conseguir andar a 40-50 Km/h. Na dúvida, vou considerar as duas possibilidades em separado.

    Vamos lá: o Niva consome bastante, em parte devido ao fato de seu motor estar mais voltado à robustez do que ao bom desempenho e à economia, em parte devido ao fato de ter tração integral, o que faz com que a inércia a ser vencida seja maior. Em compensação, o seu motor é muito robusto, agüenta muito desaforo, e, se feita a correta manutenção, pode chegar a 200 ou 300.000 Km sem abrir o bico.
    Quanto ao consumo, é importante saber se as estradas que você pretende percorrer têm muitas subidas e descidas. Se a resposta for "sim", você poderá contar com um consumo entre uns 5,5 Km/l (em condições de subidas fortes com muito barro, nas quais você talvez precise usar a reduzida) e uns 8,0 Km/l (subidas suaves, pouca necessidade de marchas baixas).
    Se as estradas forem planas e relativamente livres, o consumo deverá ficar entre uns 9,0 e uns 10,5 Km/l, a uma velocidade em torno de 80 a 90 Km/h.

    Se o carro rodar muito carregado, o consumo, é claro, será maior. Pneus muito grandes e/ou largos também irão aumentar o consumo.

    Não recomendo os Nivas modificados (motor diesel, AP, etc...), pois você não acompanhou a adaptação, portanto não sabe se foi bem feita. Desconfie ainda mais se a adaptação foi feita há pouco tempo, pois isto pode significar que ela não deu certo e o dono está se querendo se livar do "mico". Fuja também de pechinchas, é melhor pagar mais por um carro bem conservado do que comprar um baratinho para reformar, pois você não saberá o tamanho desta reforma que pode até não ser possível (problemas insolúveis).

    Considere a possibilidade de comprar um Fiat Mille Way. É muito econômico no consumo, sua manutenção é simples, e sua suspensão algo elevada. Obviamente não é um 4x4, mas talvez seja o suficiente para você, se você adquirir um jogo de correntes para instalar nas rodas dianteiras, em situações de aperto (sou testemunha dos "milagres" que as correntes fazem no barro, o carro vira um trator!)

    É isso aí, boa sorte!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #9
    Corrente nos pneus, realmente um milagre, ja utilizei em um gol que eu tinha quando tinha um sitio em embu das artes, o Gil disse tudo o carro vira um trator.

    o Uno (MINEIRO) UAI, ops way é uma opçao otima, baixo custo, baixo xonsumo e mais elevado que os outros.

    abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Trilhoteiro
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá, Daniel!

    Há um paradoxo em suas mensagens, na mensagem #1 você fala em estradas de terra com caminhões atolados, mas em outras você fala em velocidade cruzeiro entre 80 e 100 Km/h. Estas são velocidades impensáveis em estradas nas quais os caminhões estão atolando, em estradas assim você provavelmente vai ficar feliz se conseguir andar a 40-50 Km/h. Na dúvida, vou considerar as duas possibilidades em separado.

    Vamos lá: o Niva consome bastante, em parte devido ao fato de seu motor estar mais voltado à robustez do que ao bom desempenho e à economia, em parte devido ao fato de ter tração integral, o que faz com que a inércia a ser vencida seja maior. Em compensação, o seu motor é muito robusto, agüenta muito desaforo, e, se feita a correta manutenção, pode chegar a 200 ou 300.000 Km sem abrir o bico.
    Quanto ao consumo, é importante saber se as estradas que você pretende percorrer têm muitas subidas e descidas. Se a resposta for "sim", você poderá contar com um consumo entre uns 5,5 Km/l (em condições de subidas fortes com muito barro, nas quais você talvez precise usar a reduzida) e uns 8,0 Km/l (subidas suaves, pouca necessidade de marchas baixas).
    Se as estradas forem planas e relativamente livres, o consumo deverá ficar entre uns 9,0 e uns 10,5 Km/l, a uma velocidade em torno de 80 a 90 Km/h.

    Se o carro rodar muito carregado, o consumo, é claro, será maior. Pneus muito grandes e/ou largos também irão aumentar o consumo.

    Não recomendo os Nivas modificados (motor diesel, AP, etc...), pois você não acompanhou a adaptação, portanto não sabe se foi bem feita. Desconfie ainda mais se a adaptação foi feita há pouco tempo, pois isto pode significar que ela não deu certo e o dono está se querendo se livar do "mico". Fuja também de pechinchas, é melhor pagar mais por um carro bem conservado do que comprar um baratinho para reformar, pois você não saberá o tamanho desta reforma que pode até não ser possível (problemas insolúveis).

    Considere a possibilidade de comprar um Fiat Mille Way. É muito econômico no consumo, sua manutenção é simples, e sua suspensão algo elevada. Obviamente não é um 4x4, mas talvez seja o suficiente para você, se você adquirir um jogo de correntes para instalar nas rodas dianteiras, em situações de aperto (sou testemunha dos "milagres" que as correntes fazem no barro, o carro vira um trator!)

    É isso aí, boa sorte!
    Gil, vc tem razão... existe este paradoxo ... Trocar idéias com os colisteiros acaba organizando nossas próprias idéias, acaba clareando nosso caminho. Sobre o paradoxo, acredito que o problema ocorre porque eu tenho a expectativa de rodar no mínimo 5.000 km por mês, e com essa quantidade de kms não existe uma homogenidade de condições... teremos asfalto, estrada de terra de BR (terraplanada), estrada de terra menores e de fazendas (mais complicadas), atoleiros, areia, serra, plano, e assim por diante... Logo, não existe um padrão predominate, temos que esperar de tudo um pouco.

    Por não existir este "padrão predominate" de condições da estrada, procuro por um veículo robusto capaz de me dar certa tranquilidade de saber que terei chance de traspor os caminhos que terei pela frente, mas para isso é fundamental encontrar um veículo equilibrado.

    Digo equilibrado porque se considerar a opção do Uno Way estou privilegiando demais a economia e abrindo mão da confiança do 4x4, da altura do solo, etc, além de ter um investimento inicial bem maior. Se considerar a opção Niva original, privilegio a confiança no 4x4 dentre outros atributos, mas em tese abro mão da economia. Como sou limitado a R$ 0,60 por km preciso considerar isso tb.

    Fazendo as contas rapidamente, se eu encontrasse um Niva que fizesse 10km/L de alcool em velocidade de cruzeiro no asfalto e uns 7 km/L de alcool em condições mais severas, já estaria de bom tamanho. Neste caso, não pensaria duas vezes em trocar um milagroso consumo de combustível de um Uno Way com sua fragilidade de carro popular e alto investimento inicial (financiamento, juros), por um Niva com todos seus atributos off-road.

    Acredito que não estou esperando um milagre de consumo do Niva (7 - 10 km/L no alcool)... ou estou?

    Agradeço sua colaboração!

    Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO

  • #11
    em condiçoes mais severas voce esta esperando um milagre duvido o niva que em açao 4x4 reduzida faça 7km/l tbm pois o motor original é gasolina o meu que é Ap 2.0 alcool faz 7 na cidade e andando bem na manha. É caro Trilhoteiro voce esta realmente com um
    "dilema" nas maos, pois acredito que se pegar um niva confiavel original e realmente inteiro por menos de 15 mil voce nao acha entao digamos que voce ache um por 10 vai ter que gastar um dinheiro nele para deixa-lo confiavel e mesmo assim o consumo em uma estrada terraplanada com chuva vai cair para os 5 km ou até menos se precisar forçar.
    []"

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Trilhoteiro Ver Post
    Pessoal,

    Atualmente moro em Goiânia, e faz muito tempo que elegi o Niva como melhor aquisição custoXbenefício (para mim) para uso como diversão e um pouco no dia-a-dia. Não tenho dúvidas quanto a manutenção, durabilidade, etc, etc... já andei em Nivas e me sinto muito amparado pelo veículo em todos os aspéctos.

    Agora chegou a hora de colocar em prática a real aquisição para uso pessoal.

    Porém, com meu atual trabalho, surgiu a necessidade de percorrer grandes distâncias entre os estados de GO, TO e MT, e em muitos casos rodarei em estradas de terra em época de chuva. Nada muito "punk", mas sei que enfrentarei trechos com muitos caminhões carregados com soja atolados até o nabo. Isso me motivou a comprar logo um Niva, mas por outro lado me deixou a dúvida quanto aos custos desta "nova utilização" para minha nova realidade.

    Bom, o trabalho me pagarão um valor por km rodado que em média será de R$ 0,60. Isso cobre os custos de um veículo normal, tanto de combustível quanto de manutenção preventiva e ainda sobra uma poupança para uma manutenção de emergência.

    Obviamente, um "veículo normal" não me levará pelas estradas que deverei enfrentar, e não quero de maneira nenhuma comparar um Niva ou outro 4x4 com um carro popular. Não cometeria tal equívoco. Mas é fato que fico limitado ao que vão me pagar. Tentarei negociar uma diferença, mas não sei se conseguirei.

    Então, recorro aos especialistas em Niva do fórum para me ajudar nessa conta:

    a) Seu que o Niva consome gasolina proporcionalmente ao seu desempenho em terreno off-road. O problema é que não sei quanto em média. Sei que depende de manutenção, do pé do condutor, da estrada, mas há de haver uma variação média para se ter uma noção. Será?

    b) Vejo muitos adaptando motores AP flex (1.6? 1.8?). Seria esta uma saída para meu caso? Acredito que perca a robustêz do motor original, mas possa ser mais adequado para minha necessidade de percorrer longas distâncias, considerando o preço do alcool e a ijeção eletrônica (motor moderno). Sera?

    O que acham?

    O Niva atenderá minhas necessidades no trabalho?

    Agradeço à todos antecipadamente pelo apoio!

    Sds

    Daniel - Trilhoteiro
    Goiânia/GO

    Rapaz, não aconselho por uma série de fatores: alto consumo de combustível seja lá qual for (gasolina, álcool ou diesel); por andar nas condições descritas - as piores estradas do Brasil no período de Chuvas; baixíssima autonomia; pela necessidade de manutenção crítica e constante justamente nos pontos mais fracos do Niva: aperto da suspensão, fixação da transmissão nos famosos prisioneiros, dentre outras coisas; a "robustez" do motor não pode ser considerada como um diferencial nesse caso, vai ser tão robusto qto qualquer outro motor a gasolina submetido a uso massivo; espaço interno tão apertado e de ergonomia tão sofrível que você vai se arrepender muito cedo, sem contar com a ausência de no mínimo uma ventilação forçada eficiente - nem falei de ar-condicionado; além da total e completa inexistência das peças de reposição que serão mais do que necessárias, nos estados do país citados (destaco rolamentos do câmbio e do diferencial, mais as homocinéticas externas, sem falar das as internas) - te imagino atolado no meio do cerrado de GO esperando o Sedex da Sarancar.

    Poderia ficar o domingo de páscoa inteiro aqui elencando mais pontos negativos, lógico que levando em conta o tipo de uso que você tão bem descreveu acima e entendendo que queres um Niva ORIGINAL, ainda sem as 1001 famosas adaptações ou "adaptraições" em todas as peças citadas.

    Palavra de "uma-vez-Niveiro-sempre-Niveiro".

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