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Convex Datacenter
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  • #1
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    19/12/2007
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    Question Duas Baterias No Troller Tdi




    All, preparando o Trolha para a Transamazônica em fevereiro/09, pensei em instalar mais uma bateria de apoio em função do guincho elétrico.
    No Engesa tinha esse sistema e funcionava muito bem.
    Alguém já instalou em Troller ? Não acho espaço, alguma dica?
    Abração,
    Badia

  • #2
    Badia,


    Tudo na paz?

    Parceiro vou te dar minha opinião sincera sobre.... Acho besteira duas baterias, compre uma bateria boa e seja feliz! Estou usando e testando uma bateria da Optima que é a melhor coisa que fiz, custa caro mas acho que vale o investimento....

    Ao invés de comprar mais uma, compre um que seja a melhor. Semana passada em um levantamento de trilha eu estava com pouco diesel e entrei em uma erosão, por incríve que pareça o pescador do tanque não pegou diesel, tiver que terminar essa subida no guincho com o carro desligado, após o teste fiz a sangria no sistema e ele pegou na boa!

    Eu indico!


    Um abraço!


    Pavani
    Pavani

  • #3
    Besteira nao eh nem de longe...
    Para um guincho eletrico que vai ser usado severamente, 2 baterias eh praticamente necessario...

    Eu ja usei muito 2 baterias mas nao foi no Troller, nem mesmo para o guincho.
    Foi para som automotivo mesmo...

    A melhor opcao seria instalar ela na mala, no canto...
    Mas faca uma caixa de fibra para bota-la dentro, pois com o balancar do carro e o uso severo do guincho, algumas vezes ela pode vazar solucao, mesmo sendo uma bateria selada. Tive esse problema 2 vezes, em um das vezes pingou o fluido em um dos amplificadores e corroeu a sua carcaca!

    Uma vez instalada, puxe um cabo grosso da bateria original para a auxiliar, com no minimo 21mm (eu usava 35mm).
    Faca um bom aterramento no chassi para a bateria auxliar e ta pronto o servico.

    Ps. Nos vemos na Amazonia! =D

  • #4
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    Ola Abreu, uma dúvida:

    O alternador vai carregar normal as duas baterias fazendo esta ligação?

    Abraço!

  • #5
    No meu caso estou colocando guincho na traseira também então queria outra bateria lá.

    Alguém já comprou aquele "separador" de duas baterias? Sabe se ele é pesado? exatamente quais são as vatagens?

    Já fizemos a caixa de fibra lá atrás, mas queria saber se realmente preciso deste separador e se é viável trazer de fora...

    Desculpe a ignorância mas como se aterra uma segunda bateria?

    Pavani,
    Onde comprou, quanto foi e quais as especificações desta bateria? Depois preciso comprar duas novas iguais para o cojunto ficar "bonito".....

    Detalhe, se pesquisar tem muita informação de duas baterias neste forum...

  • #6
    Abreu, é besteira sim!

    Se pensarmos dessa maniera para termos um som legal teríamos de colocar 10 caixas de som, sendo que hoje vc consegue uma dupla de caixas com a mesma potência e qualidade... Isso serve EXATAMENTE nas baterias!

    Acho que o principal é ter uma bateria que possa confiar, semana passada tive um problema em uma trilha, por falta de diesel (sim, isso mesmo!) estava na reserva e eu entrei em uma erosão e o pescador do diesel não conseguia pegar o diesel.... Conclusão, o Troller morreu e eu terminei de subir a erosão no guincho com o carro desligado, cerca de 50m aproximadamente.... Fiz a sangria no sistema e ele pegou na hora! Uma bateria normal faria isso?

    Vazamentos não existem com a bateria da Optima, afinal ela é seca! Se quiser funciona de ponta cabeça sem problemas....

    Krug, passo o caminho das pedras ano que vem, pois estou sem o contato do cara agora.... OK?


    Um abraço!


    Pavani
    Pavani

  • #7
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    23/01/2008
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    Ô Pavani!!!
    Baterias Optima é no Armazém! ahahahah!
    Gente, pode parecer até besteira mesmo, mas instalei duas Optimas na minha Land. Fiz para não me preocupar, principalmente em expedições, com o uso de equipamentos acessórios. Geladeira, luzes, carregadores, compressor e claro, o próprio guincho. Toca tudo com uma bateria só? Até vai, mas com a preocupação de não acabar a carga. Coloquei um isolador de Warn, que bloqueia o uso de uma bateria quando a outra perdeu a carga ou, traduzindo em modos práticos, posso passar uma noite inteira acampando com a geladeira ligada que, pela manhã, vou ter a certeza que vou dar a partida no carro, e a água e a comida vão estar conservados e gelados e vou ter os faróis em boas condições e um dia interio de viagem pela frente para carregar a outra bateria. O motivo para fazer esta ginástica de baterias é um só: DESPREOCUPAÇÃO!
    Abraço gente!
    Marco

  • #8
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Colocar duas baterias destas normais q se tem no mercado é coisa do passado. Tbm já fiz isso em carros q tive por causa de som .. mas hj em dia .. existem baterias 4, 5, 8x mais fortes do que qualquer top moura da vida.

    O problema é o preço e além da bateria, você deve realizar algumas alterações no alternador para que ele gerar a necessidade da nova bateria.

    Elas sao mais caras, são ... mas nao precisam deste lance de duas baterias como faziamos no passado.

    O Caso do Marco aurelio que esta com duas vejam o q ele escreveu... o cara tem geladeira, compressor e outras coisas.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9
    Gosto muito da marca Heliar, mas agora que voces falaram dessa Optima fiquei interessado, sera que acho dessa bateria em Ribeirão Preto? Alguem compra por algum site que poderia me indicar?
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #10
    Usuário Avatar de Marco Aurélio R Guimarães
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    Essas Optimas são muito antigas... E continuam boas. Há mais de 10 anos estava passeando com minha antiga e valente Bandeirante, dando uma espiadinha em pneus, quando milagrosamente me deparei com uma dessas para vender numa loja aqui em Curitiba. Como já me mantinha informado em revistas importadas, ví que estava diante de uma coisa rara que mesmo quem vendia não tinha conhecimento do patencial dela. Comprei e coloquei para tocar meu guincho na toyota. Me serviu por anos a fio e sempre bem.
    Hoje em dia elas voltaram através de um importador e representante. Estão caríssimas, tanto que nem anunciamos no site do Armazém. Já achei aqui em CTBA em uma loja de som por R$ 1.050,00 e nosso preço não deve fugir disso. Até hoje só vendemos duas, para mim mesmo...
    Existem três tipos diferentes com potências diferentes. Se alguém tiver interesse entre em contato, mas já adianto que a coisa é salgada mesmo...
    Abraços!
    Marco

  • #11
    Citação Postado originalmente por Pavani Ver Post
    Abreu, é besteira sim!

    Se pensarmos dessa maniera para termos um som legal teríamos de colocar 10 caixas de som, sendo que hoje vc consegue uma dupla de caixas com a mesma potência e qualidade... Isso serve EXATAMENTE nas baterias!

    Acho que o principal é ter uma bateria que possa confiar, semana passada tive um problema em uma trilha, por falta de diesel (sim, isso mesmo!) estava na reserva e eu entrei em uma erosão e o pescador do diesel não conseguia pegar o diesel.... Conclusão, o Troller morreu e eu terminei de subir a erosão no guincho com o carro desligado, cerca de 50m aproximadamente.... Fiz a sangria no sistema e ele pegou na hora! Uma bateria normal faria isso?

    Vazamentos não existem com a bateria da Optima, afinal ela é seca! Se quiser funciona de ponta cabeça sem problemas....

    Krug, passo o caminho das pedras ano que vem, pois estou sem o contato do cara agora.... OK?


    Um abraço!


    Pavani
    Não acredito que seja uma besteira não Pavani. Uma bateria de 75Ah tem um CCA de cerca de 700A. Para você conseguir uma bateria de 1400A de CCA o preço vai ser muito superior ao de duas baterias.

    Abraço

    Themoteo

  • #12
    Citação Postado originalmente por guilhermekrug Ver Post
    No meu caso estou colocando guincho na traseira também então queria outra bateria lá.

    Alguém já comprou aquele "separador" de duas baterias? Sabe se ele é pesado? exatamente quais são as vatagens?

    Já fizemos a caixa de fibra lá atrás, mas queria saber se realmente preciso deste separador e se é viável trazer de fora...

    Desculpe a ignorância mas como se aterra uma segunda bateria?

    Pavani,
    Onde comprou, quanto foi e quais as especificações desta bateria? Depois preciso comprar duas novas iguais para o cojunto ficar "bonito".....

    Detalhe, se pesquisar tem muita informação de duas baterias neste forum...
    Krug,

    a principal função do separador é evitar que uma das baterias seja usada até seu esgotamento. Na prática, é como se você isolasse uma das baterias apenas para uma função, o som do carro ou o guincho, por exemplo. Você poderia usar até descarregar a bateria por completo, mas descarregaria apenas uma.

    Ao ligar sem o separador, você tem a vantagem de somar a capacidade de fornecimento de corrente elétrica das duas baterias(ligação em paralelo), mas as duas serão usadas para tudo.

    O alternador do troller é de 100A, a corrente de carga de uma bateria de 75Ah é de no máximo uns 20A e por um curto espaço de tempo porque ela diminue com a carga da bateria. Ou seja, o alternador do troller da conta da carga de duas baterias tranquilamente.

    Eu uso duas baterias de 75Ah da Moura sem usar o separador e não tive problemas com isso.

    Abraços

    Themoteo

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