x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23

    Frente Pulando e semi-eixo quebrado




    Pessoal,

    Reparei que meu jeep pula muito a frente qdo em uma situação de "enrrosco" (subida ou erosão) em que as rodas da frente fiquem derrapando. Na ultima trilha em uma situação dessas o semi-eixo dianteiro quebrou.

    Me falaram que em função dos jumelos altos, seria necessário colocar uma cunha nos feixes para melhorar o angulo e pular menos. Pode ser isso?

    Outra coisa que verifiquei ontem ao desmontar, foi que o eixo dianteiro não tem rzepa (acho que é assim que escreve), uma espécie de homocinética antiga, nem cruzeta! E sim uma esfera com 2 sulcos que se encaixam na ponta dos eixos (depois ponho uma foto), nunca tinha visto nada igual! Essa esfera e os encaixes estão com grande desgaste e isso resulta em uma folga absurda e consequentemente um tranco qdo tracionada. Seria esse o problema?

    Trata-se de um CJ3A com motor de opala, feixes e diferencias originais e jumelos um pouco maiores (não lembro a medida), desses vendidos em todas as lojas 4x4 com 2 opções de altura (original e mais alto).

    []'s

  • #2
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Pessoal,

    Reparei que meu jeep pula muito a frente qdo em uma situação de "enrrosco" (subida ou erosão) em que as rodas da frente fiquem derrapando. Na ultima trilha em uma situação dessas o semi-eixo dianteiro quebrou.

    Me falaram que em função dos jumelos altos, seria necessário colocar uma cunha nos feixes para melhorar o angulo e pular menos. Pode ser isso?

    Outra coisa que verifiquei ontem ao desmontar, foi que o eixo dianteiro não tem rzepa (acho que é assim que escreve), uma espécie de homocinética antiga, nem cruzeta! E sim uma esfera com 2 sulcos que se encaixam na ponta dos eixos (depois ponho uma foto), nunca tinha visto nada igual! Essa esfera e os encaixes estão com grande desgaste e isso resulta em uma folga absurda e consequentemente um tranco qdo tracionada. Seria esse o problema?

    Trata-se de um CJ3A com motor de opala, feixes e diferencias originais e jumelos um pouco maiores (não lembro a medida), desses vendidos em todas as lojas 4x4 com 2 opções de altura (original e mais alto).

    []'s
    Olá Rodrigo!

    Vamos por partes:

    A frente pula muito - não é por causa dos jumelos um pouco mais altos.
    - pode ser por causa da pressão excessiva dos pneus e folgas no munhão, direção e suspensão.

    A necessidade de cunhas para ajustar o caster do eixo dianteiro é percebida quando fica difícil de voltar a direção para a posição normal após uma curva.

    Pelo que vi até hoje, o Jeep CJ3A tinha três tipos de juntas universais, no munhão, para transferir torque para as rodas: tipo Rzeppa, tipo Bendix e a cruzeta. No seu caso é a Bendix, que era ligada por 5 esferas, uma no centro e 4 nas bordas, unindo as duas partes maiores. A Rzeppa tinha 6 esferas nas bordas. Tanto as Rzeppa quanto as Bendix, não é prático fazer sua recuperação, é mais simples substituí-las por cruzetas, que apesar de serem menos robustas, dão conta do recado direitinho e são fáceis de encontrar.

    Veja as imagens anexas e confirme se a sua é uma Bendix.

    Um abraço,

    Otávio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Frente Pulando e semi-eixo quebrado-bendix.jpg  
    Frente Pulando e semi-eixo quebrado Imagens Anexas Frente Pulando e semi-eixo quebrado-rzeppa.gif 

  • #3
    rodrigo, o jeep tem este problema da frente ficar balançando e pulando que nam touro bravo! isso realmente é um saco.
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #4
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Otavio,

    Haja folga então!! Pois como disse o Victor parece um touro bravo.

    Tb tinha a mesma informação que vc sobre as juntas, o Fernandão por exemplo usa Rzeppa, mas essa é diferente de todas, pois trata-se de uma unica esfera grande.
    Pensei que fosse uma gambiara, mas não tem marca de soldas nos eixos, se for gambiarra é uma "bela gambiarra" pois forjaram e usinaram as peças.
    A noite coloco as fotos.

    Detalhe, o eixo quebrou dentro do diferencial, nas estrias. Vou ter que tirar a tampa e empurrar com um arame o pedaço por dentro do tubo.....ou tombar e balançar o jeep para o pedaço cair!!! hehehe

    [] e aguardo os e-mails dos manuais!

  • #5
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Grande Rodrigo,

    Bom, vamos por partes:

    1- A frente estar "pulando" pode ser uma série de fatores : molas alteradas, amortecedores, pneus e etc, além do mais, o fato do CJ 3 possuir jumelos "para frente" aumenta ainda mais este fator.

    Bom, quanto à cunha, esta é uma maneira de acerta o cáster sem ter de mexer em sapatas do eixo, tanto é que os caminhões mercedes saem com as mesmas de fábrica. posso estar falando uma grande besteira, mas o cáster não influencia em nada no quesito conforto, e sim na dinamica veicular, facilitando o retorno da direção em uma curva ..... Certo que os jeeps não são veículos com "muito caster", mas quando se pensa em protótipos que exijam altos angulos de esterçamento para favorecer sua manobrabilidade, o caster é fundamental. ( Apenas uma comparação : Pelo manual, o Jeep tem caster na casa dos 3º, já o nosso mini baja aqui na faculdade deve beirar os 20º)

    Quanto ao semi eixo, acho que sei qual é o modelo por vc citado, é um na qual a articulação é feita por uma esfera grande com dois "sulcos " perpendiculares feitos nos "equadores" da mesma. Aí os semi eixos são encaixados nos mesmos sulcos por um par de "garfos" ..... Pelo que sei, este é um modelo que saiu pouco na linha Jeep. Se for trocar o semi eixo quebrado, me dá uma ligada que eu coto aqui perto de casa....Pois semi eixo de 10 estrias novo não sei vai achar pra comprar novo.
    Ah, e não que eu seja pessimista, mas se vc rodou com rola livre ou tração ligada com esse "teco" de eixo dentro da caixa de satelites, corre o risco de ter danificado a mesma, digo isso pois já ocorreu o mesmo com um caminhão nosso, e detalhe, num trajeto de 50 metros .

    Abraço
    Denis

  • #6
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23
    Blz Denis,

    1 - Pulos => estou chegando à conclusão que é assim mesmo!!

    2 - Junta e eixo => Vc matou a pau, a junta é essa mesma, ainda diferente do modelo Tracta que acabei de descobrir e que tb foi fabricada para os CJ3A, ou seja, já temos 5 modelos diferentes (cruzeta, Bendix, Rzeppa, Tracta e "Rótula") de juntas universais nos CJ3A.

    Deixando a história de lado e indo para o problema, se vc achar alguma coisa por ai eu agradeço, pois além de ser 10 estrias descobri que essas estrias têm 2 tamanhos diferentes...
    Contatei 2 mecânicos que falaram que têm por 250 latinhas, mas tem que conferir a medida das estrias, depois te envio.
    O que vc achou do preço?

    Ainda não tirei a tampa para conferir as planetarias, mas não andei nenhum centimetro com a tração e roda livre ligados.

    []

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    É por essas e outros motivos que não ligo em colocar um pesado gm 6cil no meu jeep!!

    Quando tento subir em algum lugar, e o jeep nao sobe [mesmo com bloqueio 100% traseiro], na maioria das vezes é pelo fato da frente empinar muito facil, fazendo com que perca traçao!

    É a minha opinião.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #8
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    pois eh lucas, eu jah vejo a resolução do problema mais com o esticar o jeep do que peso de motor

    com o jeep mais esticado vc melhora tudo isso, por causa do espaço do entre eixos, que muda bastante tirando o eixo traseiro debaixo (praticamente) do assento do motorista, ganhando espaço interno e podendo jogar a motorização também mais para trás centralizando melho o peso.

    bom mas isso é minha opinião... pra ficar melhor eixos de rural eheheheh

  • #9
    Usuário Avatar de Denis Takashi
    Entrada
    04/02/2006
    Local
    Itapecerica da Serra/SP
    Idade
    35
    Posts
    897
    Agradecimentos: 0
    Só complementando :

    Tinha um tópico à muito tempo que o Bill havia postado uma imagem com os tipos de articulações existentes



    Então, à grosso modo temos a Homocinética( Rzeppa) , essa "esfera" doida, a Bendix ( pelo que vejo na foto, é esta que tem no meu Cj e não a Rzeppa) e por fim, a cruzeta ( deve ter saído mais nos CJ5 com D27 na frente ).

    O que me foi dito pelo Pepe (Que desmonta Jeep à 50 anos só), é que as Rzeppa saíram apenas nos Jeeps mais antigos ( GPW e MB) e são as mais resistentes. Em seguida vieram as Bendix e essa esfera, esta última que segundo o mesmo Pepe, tinham o problema de "calejar" deixando a direção do carro com uns "tranquinhos" ao esterçar, e como antigamente ninguém tinha roda livre, o nego trocava umas 10 caixas de direção pra saber que o defeito era no munhão

    Lucas,

    O fato da frente do Cj levantar não tem nada à ver com o peso do motor, é tudo uma questão de distribuição e massas, entre eixos e etc.... Pense que um guincho na ponta do chassis pode ser um "contrapeso" bem maior do que um 4,1 no entre eixos.....o 4,1 ajuda sim na subida de barrancos..... Se pisar fundo ele nem sente que ali tinha uma parede

    Abraços
    Denis

  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    Lucas,

    O fato da frente do Cj levantar não tem nada à ver com o peso do motor, é tudo uma questão de distribuição e massas, entre eixos e etc.... Pense que um guincho na ponta do chassis pode ser um "contrapeso" bem maior do que um 4,1 no entre eixos.....o 4,1 ajuda sim na subida de barrancos..... Se pisar fundo ele nem sente que ali tinha uma parede

    Abraços
    Verdade, mas se já vou trocar de motor, e vou colocar um gm6, isso já vai me ajudar bastante!! Bobagem seria alguem trocar de motor só pra resolver esse problema!!

    Uma das mudanças que fiz e que já ajudou muito, foi a troca das liguiças 600x16 pelos 750x16! Como o pneu é mais pesado, a frente pula bem menos, mas ainda sente falta e um pesinho a mais na frente.

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #11
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23

    Vulgo "Rótula"

    Pessoal,

    O problema dos pulos continua e não acho tão normal os pulos do meu jeep, pois em um deles quebrou o semi-eixo!!

    Mas fica a curiosidade da junta universal e segue a foto da "Rótula" pelo menos foi o nome que um mecanico a chamou quando a descrevi hj.

    []
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Frente Pulando e semi-eixo quebrado-dsc01131.jpg   Frente Pulando e semi-eixo quebrado-dsc01132.jpg   Frente Pulando e semi-eixo quebrado-dsc01133.jpg   Frente Pulando e semi-eixo quebrado-dsc01134.jpg  

  • #12
    Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Idade
    46
    Posts
    1,735
    Agradecimentos: 4

    rotula

    Citação Postado originalmente por Rodrigo Baratti Ver Post
    Pessoal,

    O problema dos pulos continua e não acho tão normal os pulos do meu jeep, pois em um deles quebrou o semi-eixo!!

    Mas fica a curiosidade da junta universal e segue a foto da "Rótula" pelo menos foi o nome que um mecanico a chamou quando a descrevi hj.

    []
    Rodrigo tudo bom,

    Olha eu não conhecia esse sistema aí, achei bem interessante...não sei quanto a funcionalidade.
    Sabe estive analisando as fotos, e principalmente aquele da ponta quebrada, e bem provavel que nessa rotula esteja com uma folga excesiva, pois a roda pode ter levado um tranco e ai a ponta de eixo não aguentou. Bom isso eu estou supondo, da uma conferida ai e veja se tem folga na rotula.
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade