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  • #1

    Aperto do cabeçote e regulagem das valvulas do Samurai




    Pessoal, tenho um Samurai 97 e gostaria de saber se alguém tem as especificações para o aperto do cabeçote e a regulagem das valvulas deste carro?

  • #2
    Aperto dos parafusos do cabeçote = 63 - 70 N-m. Começa com os parafusos no meio do cabeçote.........

    regyulagem das válvulas (condição fria)

    Admissão = 0,13 - 0,17 mm
    Escape = 0,16 - 0,20 mm

    Abraços,

  • #3
    Valeu amigo.

  • #4
    Ressuscitando...

    Bill, o mesmo vale pro 91 carburado?

    Obrigado pela força
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #5
    Sim....

  • #6
    Citação Postado originalmente por billj Ver Post
    Sim....
    Tks Bill
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #7
    Galera, retomando o assunto, nao consigo de jeito nenhum deixar as valvulas do samurai macias. Regulei 2 vezes, em dois mecas diferentes. As duas vezes aconteceu a mesma coisa: quando o carro ta frio, fica redondinho e ate anda bem! Depois que esquenta, parece que os balancins vao sair pela tampa e o carro fica mais amarrado que quando esta frio. Estou pensando em deixar com a "regulagem quente" especificada no manual de manutencao Suzuki, que copio abaixo:

    VALVE CLEARANCE SPECIFICATIONS TABLE
    Application In - (mm)
    Samurai, Sidekick (TBI) & Swift SOHC
    Engine Cold

    Intake ........................................ .005-.007 (.13-.18
    Exhaust ....................................... .006-.008 (.15-.20)
    Engine Hot
    Intake ........................................ .009-.011 (.23-.28
    Exhaust ....................................... .010-.012 (.25-.30)

    O que vcs acham?

    Billj e all, aguardo comentários

    Abraços a todos.
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #8
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Talvez não estejam regulando direito... não é só a medida que importa, na hora da regulagem tem que prestar atenção na posição dos cames do comando, tem que estar em "balanço", se algum deles estiver um pouco adiantado ou atrasado a regulagem já era.

    Tem que fazer o negócio com carinho... rsrsrs

    Até mais.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    Talvez não estejam regulando direito... não é só a medida que importa, na hora da regulagem tem que prestar atenção na posição dos cames do comando, tem que estar em "balanço", se algum deles estiver um pouco adiantado ou atrasado a regulagem já era.

    Tem que fazer o negócio com carinho... rsrsrs

    Até mais.
    Na veia, Juliano, tem que fazer com carinho. Cara, eu sou chato pra caralho, nunca vai estar 100%. O meca andou fora da linha e to pensando em meter a mão na massa eu mesmo. Como ja falei, pra fazer cagad@, eu faço em casa. Vou atrás de comprar um cálibre e estudar um pouco sobre como proceder. A junta da tampa - nova - tá guardadinha aqui . Se eu descobrisse pelo menos qual valvula é intake e qual é exaust, ajudaria muuuuito. Hehehehehe...
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Na veia, Juliano, tem que fazer com carinho. Cara, eu sou chato pra caralho, nunca vai estar 100%. O meca andou fora da linha e to pensando em meter a mão na massa eu mesmo. Como ja falei, pra fazer cagad@, eu faço em casa. Vou atrás de comprar um cálibre e estudar um pouco sobre como proceder. A junta da tampa - nova - tá guardadinha aqui . Se eu descobrisse pelo menos qual valvula é intake e qual é exaust, ajudaria muuuuito. Hehehehehe...
    Caca a fileira de válvulas do lado do coletor de admissão são as "intake" e as fileira do lado do escapamento são as "exaust", resumindo... olhando de frente para o motor as 4 válvulas da esquerda são de admissão e as 4 da direita logicamente a de escapamento.

    Se vc for regular só preste atenção na posição dos cames do comando, para poder ter certeza que as válvulas estão totalmente fechadas.

    Até mais...

  • #11
    Citação Postado originalmente por Juliano Nitsch Ver Post
    Caca a fileira de válvulas do lado do coletor de admissão são as "intake" e as fileira do lado do escapamento são as "exaust", resumindo... olhando de frente para o motor as 4 válvulas da esquerda são de admissão e as 4 da direita logicamente a de escapamento.

    Se vc for regular só preste atenção na posição dos cames do comando, para poder ter certeza que as válvulas estão totalmente fechadas.

    Até mais...
    Hahahaha, como eu sou burro, as válvulas do lado do escape, sao exhaust, lógico. Cara, então com uma chave 10, uma fenda e um calibre eu faço a festa? Sera que tirando as velas eu giro o comando com a mão? Aí fica bico, hein? é só pegar cada balancim no ressalto do comando??? Pô, brigadão pelo apoio técnico Juliano
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #12
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Hahahaha, como eu sou burro, as válvulas do lado do escape, sao exhaust, lógico. Cara, então com uma chave 10, uma fenda e um calibre eu faço a festa? Sera que tirando as velas eu giro o comando com a mão? Aí fica bico, hein? é só pegar cada balancim no ressalto do comando??? Pô, brigadão pelo apoio técnico Juliano
    De nada, enquanto eu puder ajudar...

    Com certeza sem as velas fica mais fácil, mas mesmo assim acho que não consegue virar com a mão, aí é o seguinte, vc coloca uma chave 17 no parafuso da polia do virabrequim ou engata uma 4 ou 5 e vai dando uns tranquinhos até chegar na posição que vc quer.

    Vc entendeu errado quanto ao ressalto... na verdade o balancim deve tocar o lado oposto do ressalto quando estiver regulando a folga da válvula, pois o ressalto do comando tocando o balancim, estará abrindo a válvula entendeu... e para regular a folga, a válvula tem que estar totalmente fechada, vc ira perceber quando estiver fazendo. Vai regular sempre um cilindro por vez, a admissão e escape, assim por diante, não é a fileira, é banco a banco. Coloca o primeiro cilindro em balanço (valvulas de admissão e escape fechada) e regula, aí vai para o segundo e mesma coisa... até o quarto... com a prática vai na sequência 1 - 3 - 4 - 2.

    Até...
    4X4 Brasil

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