x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1

    Diesel: adição de querosene no frio




    Sempre viajei pela américa do sul. Agora, em 01/06/07 estou indo para a carreteira austral, em pleno inverno (sul do chile) nevascas direto...

    Sempre ouvi os problemas de congelamento do diesel no inverno. Bem como ouvi sobre a adição de querosene para resolver o problema (aliás, o diesel é formado por querosene).

    Alguém sabe se de fato essa adição ajuda?
    quanto adicionar?
    prejudica esses novos motores eletrônicos?

    Andei lendo algumas coisas pela net, dentre as quais a reportagem em anexo (arquivo pdf). Na página 8 a mistura é até recomendada pela fábrica.

    Alguém tem alguma experiência nessa mistura?
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: pdf diesel.pdf (518.8 KB)

      Número de Download 2342 .

    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #2
    Ramon

    No manual da F-1000 consta esta informação sobre a adição de querosene ao diesel:

    Operação em Baixas Temperaturas

    Em regiões sujeitas a temperaturas baixas durante o inverno - drene os sedimentos acumulados no reservatório de combustível e substitua os filtros de combustível a fim de de prevenir falhas no sistema, por congelamento de combustível com resíduos de água.

    Para evitar a segregação do óleo diesel, que pode ocorrer em temperaturas inferiores a + 8 graus, recomenda-se adicionar querosene ao combustível na proporçaõ de 60% de óleo diesel e 40% de querosene.

    Para uma mistura homogenea quando for abastecer, coloque primeiro o querosene, devido ao seu menor peso específico.


    Fonte: Manual do proprietário / Ford F-1000

  • #3
    Embora aqui na minha cidade o inverno seja (e está sendo) rigoroso, na prática essa alternativa de adicionar querosene em proporções mesmo que pequenas (10L) torna-se bastante "$algada" haja visto que por aqui o litro de querosene está em torno de R$ 4,50/L.

    Vez por outra, adiciono uns 2 a 3 litros mas no intuito de limpar os bicos injetores.

  • #4
    Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Idade
    36
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    eu coloco 10L no tanque da f250 as vezes, das outras pickups nunca fiz...

  • #5
    Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Idade
    46
    Posts
    1,335
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    Andei lendo algumas coisas pela net, dentre as quais a reportagem em anexo (arquivo pdf). Na página 8 a mistura é até recomendada pela fábrica.

    Ramonpoa, muito interessante esse artigo. Se você puder, manda o link de onde você achou esse artigo.

    Com relação a querosene no diesel, o manual da Ranger 3.0 não fala nada sobre colocar ou não aditivos quaisquer no tanque. Também tenho o manual do caminhão MB L-1113 até o L-2013, bem como do Ford F-11000, e eles também não falam nada sobre o assunto.

    Entretanto o manual do motor International Power Stroke 2.8L da Ranger (vide P. 19) manda colocar 20% de querosene de aviação (!) em situações de temperatura ambiente inferior a 0ºC para evitar depósitos de parafina.

    O manual do MWM D-229 recomenda ATÉ NO MÁXIMO 50% de querosene no diesel. Enfim...Tentarei escrever a MWM International...vamos ver se eu tenho sucesso..

    Abraços
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil

  • #6
    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    Andei lendo algumas coisas pela net, dentre as quais a reportagem em anexo (arquivo pdf). Na página 8 a mistura é até recomendada pela fábrica.
    Realmente, Ramon, a mistura é recomendada pela Caterpillar, só que para um tipo de motor que está mais para "D10 trator de esteiras" do que "D10 pick-up".
    A matéria é ótima no que se refere ao combustível, e se atendo aos detalhes dá para perceber que é dirigida à empresas, com vistas ao controle e estocagem de combustível, coisa muito comum de existir em canteiro de obras onde se faz uso de implementos com este tipo de motor e onde o combustível é comprado diretamente da refinaria, mas daí levar tudo o que é recomendado em termos de combustível, do motor Caterpillar para qualquer outro tipo de motor, só porque o ciclo é diesel, pode resultar em problemas.

    Todo o circuito de injeção de qualquer motor diesel trabalha sob altíssima pressão e ajustes pra lá de milimétricos, onde a viscosidade e a capacidade de lubrificação do combustível tem muita influência no funcionamento e na vida útil de diversos componentes, e a alteração destas características deve ser encarada com critério e dirigida a um determinado motor.
    Deixando um pouco de lado a temperatura, tempos atrás era muito comum encontrar bomba de querosene em qualquer posto de abastecimento de beira de estrada, coisa que vem se tornando cada vez mais rara principalmente em função da melhor qualidade do combustível que sai da refinaria (combustível batizado é outra história). Antigamente o diesel era mais "pesado", com outra qualidade de refino, e muitos usavam querosene como aditivo para qualquer "1111 da vida", que de tão parrudo, na falta de diesel aceitava até óleo de mamona.
    O tempo passou mas a idéia ficou, e se um dia a Ford recomendou coisa semelhante para a F1000 temos que contemporizar, tanto o combustível quando o motor, não podemos colocar todos os gatos no mesmo saco.
    Perkins, MWM e Mercedes de duas ou mais décadas atrás ainda possuem suas semelhanças com o Caterpillar do artigo, mas os diesel de alta rotação e common rail de hoje possuem particularidades bem distintas.

    Baixa temperatura realmente é um aspecto crítico para o diesel por causa da aglutinação, mas mesmo isso tem que ser considerado em dois aspectos:

    A medida que o combustível toma contato com o ambiente do motor em sua temperatura normal de funcionamento a aglutinação deixa de existir, e aí vale a densidade e capacidade de lubrificação da eventual mistureba.

    A aglutinação pode se tornar problemática no tanque, sistema de filtragem e partida do motor, e isso pode ser resolvido com aditivo anti-aglutinante. Aqui no Brasil não deve ser coisa muito comum de se encontrar mas na Argentina isso é conhecido como "tratamiento de invierno para diesel" ou aditivo para "mejorar el arranque en frio", que se encontra na maioria dos postos de beira de estrada, pelo menos do sul do país, e acredito que no Chile não seja diferente, e fazendo uso do Google e destas palavras em espanhol (mais Repsol e YPF) acredito que encontrará informação mais precisa sobre este assunto.

    Ah, não tenho como afirmar mas já ouvi de gente do ramo que aí no sul, na época de inverno, o diesel é distribuído com composição mais "leve" e com menor índice de parafina. Se vero...

    Sds,
    Sukys

  • #7
    Temos 2 caminhões ford cargo com motor cummins eletrônico e quando enfrentamos no ano passado, os primeiros problemas com congelamento de óleo nos filtros a Ford disse que não era pra utilizar sob hipótese alguma a mistura de querosene, sob pena de dano ao sistema de injeção.

    Recomendaram a utilização de óleo aditividado com anti-congelante. E como isto era condição para a manutenção da garantia, passamos a proceder dessa forma e pelo menos nestas primeiras geadas ocorridas, os caminhões continuam funcionando normalmente.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    ..... mas na Argentina isso é conhecido como "tratamiento de invierno para diesel" ou aditivo para "mejorar el arranque en frio", que se encontra na maioria dos postos de beira de estrada, pelo menos do sul do país, e acredito que no Chile não seja diferente, e fazendo uso do Google e destas palavras em espanhol (mais Repsol e YPF) acredito que encontrará informação mais precisa sobre este assunto.

    Ah, não tenho como afirmar mas já ouvi de gente do ramo que aí no sul, na época de inverno, o diesel é distribuído com composição mais "leve" e com menor índice de parafina. Se vero...

    Sds,
    Sukys
    Boas dicas. Acho melhor usar os aditivos efetivamente, já que um químico deve entender mais que os pobres mortais... até mesmo pela dica acima de que o querosene prejudicaria o sistema....

    Quanto ao diesel de inverno aqui no sul, até hoje só vi os outdoors da petrobrás na serra do RS e SC, nunca parei num posto para pôlo.
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #9
    pois é... e tá no manual da power-stroke mesmo.... pag 19..

    Operação em Baixas Temperaturas


    3. Em períodos de frio intenso (0ºC ou menos),
    devem ser adicionados ao óleo diesel 20%
    de querosene de aviação. Este procedimento
    evitará que a parafina existente no
    óleo diesel obstrua as tubulações de combustível.
    No abastecimento, coloque primeiro
    o querosene e em seguida adicione o
    combustível.

    Só utilize querosene de aviação
    em situações na qual a temperatura
    ambiente esteja abaixo de zero.
    (0°C).

    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #10
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    oleos

    Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    Boas dicas. Acho melhor usar os aditivos efetivamente, já que um químico deve entender mais que os pobres mortais... até mesmo pela dica acima de que o querosene prejudicaria o sistema....

    Quanto ao diesel de inverno aqui no sul, até hoje só vi os outdoors da petrobrás na serra do RS e SC, nunca parei num posto para pôlo.

    Soh q foi um pobre mortal q fez um motor que queimasse oleos vegetais.. Ai adaptaram p/ queimar diesel.

    Soh q olhando seu funcionamento, percebe-se facilmente q o motor pode queimar tranquilamente qualquer mistura de diesel, gasolina, querosene, álcool anidro, metanol.... No meu eu fazia uma mistura legal de óleo lubrificante queimado de motor (devidamente limpo) + gasolina... Rodei + de 20.000 km com aquele carro e nunca tive problemas.

    O único problema que efetivamente pode ocorrer eh nos sistemas common rail, onde dutos e sistemas de injeção são mais sensíveis a óleos GROSSOS (devido à maior pressão e regulação do tempo de injeção, que eh bem menor e oleos grossos não comportam-se adequadamente), tais como vegetais, oleo lubrificante... Óleos + finos (querosene, gasolina) podem somente "limpar" o sistema e retirar os resíduos, que, friza-se, mais cedo ou mais tarde se existirem vão causar problemas.

  • #11
    No site abaixo dicas simples para motores diesel em temperaturas baixas, tais como sempre manter o tanque cheio.

    http://www.prairietruckandtractor.com/windiestip.html

    Quando morei em Minnesota, achava interessante nos moteis de beira de estrada todos os caminhões funcionando a noite toda no estacionamento enquanto os motoristas dormiam no motel. Neste caso a temperatura girava em torno de -20°C, atingindo as vezes abaixo de -30°C. Outra atenção importante é com o oleo lubrificante, lá havia uma propaganda enorme dos fabricantes para troca do oleo por um apropriado para o inverno.

    Boa sorte

  • #12
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    No site abaixo dicas simples para motores diesel em temperaturas baixas, tais como sempre manter o tanque cheio.

    http://www.prairietruckandtractor.com/windiestip.html

    Quando morei em Minnesota, achava interessante nos moteis de beira de estrada todos os caminhões funcionando a noite toda no estacionamento enquanto os motoristas dormiam no motel. Neste caso a temperatura girava em torno de -20°C, atingindo as vezes abaixo de -30°C. Outra atenção importante é com o oleo lubrificante, lá havia uma propaganda enorme dos fabricantes para troca do oleo por um apropriado para o inverno.

    Boa sorte
    Pessoal, aqui quando esfria muito a noite, +25ºC, o pessoal tem o costume de bater o mofo do casaco velho(normalmente, aquele comprado pelo avô, quando moço), e sai desfilando por aí , agora esse negócio de querosene no diesel, agente nunca ouviu falar, só para limpeza da bomba e bico.

    Agora acredito que não baixe muito o ponto de congelamento.

    Tem muito óleo que congela ou fica muito viscoso, este é um dos motivo dos caminhões ficarem a noite com o motor ligado.

    []’s
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade