x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2

Ligar A T-case com cardã...

Colegas Venho aqui perguntar sobre essa adaptação com a T-case willys.
    Fazer o acoplqamento de uma caixa cinco marchas e a redução original.
    Minha dúvida é quento a vibraçoes pois vou viajar com o veículo.
    Tamqueria saber se é necessario´que o pequeno cardã que liga a reduçaõ a caixa deve ter a parte móvel no eixo axial,e talvez ser menor..
    Assim como o esquema do Cícero:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rural-20.jpg   -rural-19.jpg   -rural-22.jpg  
    4X4 Brasil

ZEPI estou a tempos querendo criar este tipo de adptaçao aq em curitiba,aq temos uma f-75 com esta montagem cambio 5 marchas do opala e reduzida afastada,o sistema nunca foi aberto mas é bastante funcional visto que o motor da f é um 4.1 turbo,e nem vazamentos apresentou até agora ,quanto a vibraçoes acho que vai depender do balançeamento feito no conjunto todo ç vai ter rolamentos bons ,etc.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.

E ......

É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).

É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.

Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:

1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
    2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
    3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
    SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.

E ......

É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).

É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.

Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:

1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
    2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
    3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
    SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens
    o LEOPOLDO,a minha duvida é exatamente esta,ç ao montar o eixo eu teria de faze-lo apoiado dos dois lados!!!!!!, ao faze-lo,como ficaria o "travamento" da engrenagem?????,visto que o ideal seria confeccionar um eixo passante pela engrenagem e q ç apoiasse na tampa(modificada em espessura pra receber um rolamento) ,algo tipo o "kit pro long",de um lado ficaria o entalhado apoiado sobre um rolamento pra receber a luva do cardã, envolto em uma flange com retentor parecido com a foto postada,no meio a engrenagem devidamente centrada e travada com dois aneis trava,em seguida o eixo vai apoiado na tampa trazeira por outro rolamento ,seria mais ou menos isto ,até aq nada demais ,masss o custo pra fabricar o entalhado novo acho q vai complicar,em relaçao as flanges????

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Sim e não.

Sim , um eixo bi-apoiado em 2 rolamentos.

e

Não, não um prolong que baseia-se num apoio na rosca.

O eixo tem de transpassar a engrenagem e ser apoiado nas 2 pontas. Em cada ponta, um rolamento conico. Os 2 em pré-carga.

O eixo candidato já existe: o próprio de saída da transferência. Tem os colos dos mancais de rolamento, o entalhado da flange, a rosca, a área de assento de retentores, os rolamentos já definidos, e o melhor de tudo, a engrenagem pode ser mandrilhada para o entalhado novo. Uma adaptação a ser estudada.

OU

vc pode desenhar e mandar fabricar um eixo específicamente para isso.

Ambas as opções são candidatas e cada uma tem suas qualidades e desafios.

E esqueça a opção de anel trava. A engrenagem tem de encostar num batente físico e ser firmada com ... quem sabe ... um espaçador que trabalhe junto com o rolamento.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Denilsom
    Entrada
    20/08/2006
    Local
    Betim/MG
    Agradecimento: 1
    Bom dia pessoal ja existe para vender o kit para ligar a cx 5M na reduzida da willys fica melhor sem adaptaçao nao sei se por ai tem porque o cara que fabrica e aqui de Belo horizonte da novo progresso 4x4 .

Denilsom
    RURAL 4x4 Maxiom HS
    Mariana

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Denilsom,
    Só conheço da deeptec,que custa os olhos da cara!

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Muito importante o que o Leopoldo falou sobre o eixo bi-apoiado.
    Se não vai cag@#$ tudo!hehehe

Leopoldo,
    Sobre o eixo "candidato",é interessante sua idéia mas no meu caso acho que a ranhura não "casa" coma a engrenagem,pois me lembro a estria é bem grossa,e a minha engrenagem tem estria fina.Será que a engrenagem de estria grossa "casa" certinho?
    Tem dois tipos de ranhura(engrenagem primária),uma grossa e uma fina,estou certo?

Abs

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Não casa nem num nem noutro.

O que é possível é brochar o entalhado no corpo da engrenagem, que tem material de sobra ... e não se mexe no eixo.

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Bah beleza Leopoldo!

Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
    Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
    Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)

Muito interessante!

Abs

Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Bah beleza Leopoldo!

Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
    Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
    Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)

Muito interessante!

Abs
    desenhos,desenhos,desenhos,preciso de imagens meu cerebro travou por causa da gripe que estou!!!!!!!!

ZEPI, TA SAINDO O ACOPLAMENTO DA CX 5 MARCHAS PRA REDUÇAO WILLIS,EM BREVE COLOCO FOTOS,VOU TESTAR EM MEU JEEP COM CAMBIO 5 M F-1000, E 3.0 TURBO COM 0,7DE PRESSAO Ç GUENTAR A TRILHA MAIS PESADA QUE TEMOS AQ EM CURITIBA PASSO A LETRA ,BELESA.COPIEI DA F-75 QUE TEMOS AQ NA OFICINA E APERFEICOEI O TROÇO TODO MAS JA DEU SINAL DE RESOLVER O PROBLEMA DE ADAPTAÇAO DE CAMBIO DA GALERA.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem