Pessoal,
Como ja ouvi algumas pessoas em dúvida sobre quais as diferenças nos motores da Silverado, do Omega e do Opalão, fiz uma pesquisa na Internet e o resultado é o que se segue...
Silverado X Omega ...
Os dois motores são basicamente os mesmos, a diferença é que o commando de válvula da Silverado é bem mais "manso", alem dos módulos de injeção e ignição serem devidamente ajustados para este comando. Com isso, a Silverado tem menor potência, no entanto maior torque em rotações mais baixas... Outra diferença esta no corte de combustivel, que no Omega ocorre a 6000 RPM e na Silverado ocorre a 5000 RPM
Vejam os Números:
- Omega: 168cv e 29.1Kgf a 4500 RPM
- Silverado: 138cv e 30.7Kgf a 2500 RPM
Conclusão:
O Motor de Silverado, alem de apresentar uma durabilidade maior, é mais indicado para o uso em jipes, pois ele despeja a cavalaria toda a um giro bem baixo...
Omega e Silverado X Opala 6 Cil...
O motor de 4,1 litros deriva do utilizado por décadas no Opala, mas sofreu alterações significativas no sistema de gerenciamento, com injeção multiponto seqüencial Bosch Motronic e ignição direta sem distribuidor; cabeçote, com dutos de admissão individuais em vez de geminados; comando de válvulas, com maior duração e cruzamento; pistões, mais leves e com bielas forjadas; molas e varetas de válvula, mais resistentes. Isso explica o ganho de potência de 38% diante dos últimos Opala a gasolina, produzidos em 1992
Re: Diferenças entre o Motor da Silverado e do Omega
Mestre Luis Gustavo,
Postado originalmente por lassis
Os dois motores são basicamente os mesmos, o que muda? Comando de válvulas e programação da Injeção. E no Omega a gasolina corta com 6000 RPM e na Silverado a 5000 RPM Resultado, Motor da silverado com maior torque em baixo giro...
Está realmente meio confusa essa discussão. Será que não seria o momento de dar uma resumida - ou criar um FAQ - do assunto? E já que é de interesse geral, depois posta-lo numa área mais abrangente?
O tópico "motores' é sempre um assunto bem controverso - cada um dos que conhece a respeito (teoria e pratica) tem sempre uma opinião válida a colocar.
Outra diferença do motor do OmegaX Silverado é que o primeiro possui carter com reservatório ( e bomba de oleo) virado para frente do eixo dianteiro, necessitando ser mudado para que possa ficar atras do diferencial, enquanto o da Silverado é igual ao BF-161 que possui carter com reservatorio (e bomba de oleo) na parte de tras.
Estou interessado em adaptar este motor em meu Jeep, mas tenho medo da eletronica embarcada por desconhece-la acabando por ficar na mão dos "profficionas" da area. Assim resolvi entrar em numa "cruzada" e me embrenhei na net em busca do esquema desta I.E.. Depois de muitos Cade?, Radix, e etc, localizei um site www.webmecauto.com , que possui um forum semelhante a este para os aficcionados ou profissionais de I.E. trocarem ideias e problemas, onde postei uma mensagem solicitando o tal esquema.
Para minha surpresa recebi resposta e adivinhem o cara era jipeiro (só podia)!!!
Ele me postou o tal esquema que estou anexando agora, não tive tempo ainda de analisa-lo mas parece que é tranquilo de entender.
Por motivos de limitações tecnicas (ainda não descobri se do forum ou do usuario) o esquema foi postado na seção de download do forum.
como o topico da mensagem incluia o 6cil do Opala tbem, vale ressaltar que este possuia cabaçote de ferro fundido e os d+ (omega e silverado) são de alumínio. Assim como os pistões e bielas são mais leves que os anteriores.
PessoALL,
Ainda no assunto motores GM 6 Cil ( Silverado, Omega e Opala ), gostaria de saber se alguem tem, ou onde posso encontrar a curva de torque destes propulsores...
Obrigado,
Gustavo
Novamente não consegui postar aqui, mas jah esta disponivel na area de download os arquivos com a curva de torque e de potencia do motor 250S e da Silverado.
Novamente não consegui postar aqui, mas jah esta disponivel na area de download os arquivos com a curva de torque e de potencia do motor 250S e da Silverado.
Valeu??
Onde voce acha estas coisas que eu quase viro a noite nos sites de busca e não acho de jeito maneira!!!!!!!
Mas todo caso, valeu!!!!
[]'s
Gustavo
MOTOR DE OPALA COM INJECÃO ELETRONICA NUNCA EXISTIU, APROVEITANDO O TOPICO ALGUÉM SABE SE EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE OS MOTORES DO OAPALA 6CC 92 E OS DA C20 FABRICADOS A PARTIR DE 93 A 97 SE NÃO ME ENGANO?
se não estou enganado, os da C-20 ja saíam de fábrica com tuchos mecânicos. quanto ao comando, não sei mas acho que é o do 250s.
ou seja.... saía com o 250s....
ah, a embreagem é maior, o motor de arranque é diferente e a capa tb.
isso é certeza pq meu motor é esse aí...