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  • #1

    TANQUE EXTRA DE COMBUSTÍVEL




    Galera, estou em fase intermediária da colocação de um segundo tanque de combustível (álcool) em meu Niva devido minha pouca autonomia com o álcool com o tanque original.

    PASSO A PASSO

    1. Tanque perfeito: Kombi qualquer ano, ele é retangular, cabem uns 45 lts tem a boca voltada para a lateral e saída em baixo do tanque por gravidade.

    2. Local: ficará sob o assoalho do porta mala, mas tem que retirar o silencioso que fica ali e colocarei ele no meio do cano de escape no local onde tem um abafador menos, ficando então somente com UM silencioso. A saida do cano será provavelmente do lado oposto ao original mas sairá mesmo para trás do carro (não gosto de saida do escape pela lateral)

    3. Bocal: comprei o paralama direito da Brasília com aquela portinhola e o bocal do tanque e a tampa original de rosca até a mangueira de ligação com o tanque da Brasília. Aquele pedaço de mangueira servirá de ligação entre o bocal e o tanque da kombi.

    4. Assoalho do Porta Mala do Niva: Tem que fazer um furo de uns 8 a 10 cm de diâmetro que será a passagem do cano de abastecimento, do lado direito, bem encostado com a longarina longitudinal direita.

    5. Portinhola de abastecimento: Coloquei no paralama traseiro do lado direito. Corta-se a lataria no tamanho da portinhola e depois solda-se e dá o acabamento de funilaria.

    6. Marcador de combustível: No meu caso não vou usar outro marcador de combustível deste tanque por não ter onde colocá-lo no painel pois não quero modificar a originalidade do painel. Nosso amigo Cavalcante fez um painel novo para o Niva adicionando outro relógio. Se alguem gostar da idéia ele orientará a modificação. Para retirar e utilizar o combustível deste tanque optei por um T e uma torneirinha de duas vias antes da entrada do tanque original. Assim quando este estiver no fim, viro a torneirinha no sentido do outro tanque e sei que tenho mais 45 lt até chegar no meu destino. Como o consumo do Niva é de 5.5 km/l tenho autonomia pra mais 200 km até o outro posto de abastecimento.

    7. Ainda pendente:
    a. Onde colocar a torneirinha no interior do carro.
    b. Como vedar o furo no assoalho do Niva, sem que seja com solda.
    c. Se usarei a saida original do tanque por gravidade ou colocarei um pescador pelo local da boia de combustível.
    d. como será e onde será fixado as cintas de aço para prender o tanque.

    Veja neste link as fotos até o momento:

    http://manfredi.fotos.net.br/tanqueextra/


    Grande abraço e qualquer dúvida é só perguntarem.

  • #2
    Manfredi

    Duas perguntas:
    1) O fundo dos dois tanques (-o atual e o novo- )estarão no mesmo nivel?
    2) A parte superior dos dois estara na mesma altura?

    Em caso afirmativo,por que não fazer uma interligação(tipo vasos cumunicantes) como se tem na maioria dos caminhões tipo cavalo mecanico ,que utilizam um tanque de ca. 300l de cada lado do chassis.
    O novo bocal poderia até permanecer.No caso de ser possivel esta interligação voce tambem não precisaria se preocupar com o marcador de combustivel,pois se estivesse marcando no É so recalibrar a mente

    Que acha?
    [ ] s
    Peter

  • #3
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    doc,

    siga o peter.
    as mais bonitas formulações matemáticas são sempre as mais simples...

  • #4
    No item 7a sugiro:
    fazer uma chapa retangular ou quadrada externamente de dimensões ca. 20mm maior do que o diametro do bocal do tanque, de maneira a poder aparafusar no assoalho, colocando uma vedação de borracha entre a chapa e o assoalho, e um furo internamente com o diametro do tubo e uma vedação.A chapa tambem poderia ser bi-partida.
    Tem croqui anexo,não sei se tá legivel.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem_107.jpg  
    [ ] s
    Peter

  • #5
    Doctor Manfredi,
    estou adorando sua invenção. Mas eu concordo com nosso amigo Peter. Quando eu te falei do tanque da kombi, eu imaginei que vc poderia instalar ele em um nível um pouco acima do nosso original e depois fazer uma interligação. Não precisaria dessa historia de torneirinha. Tudo seria automático. Quando o nível do tanque original fosse descendo o tanque superior iria supri-lo automaticamente. Falando em termos médicos (que é a sua praia) seria como se fizessemos uma Ponte de Safena entre os dois tanques.
    Abraços,
    André.

  • #6
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    André, temos o seguinte: se o segundo tanque estiver em um nível mais alto, ele não enche. Se estiver em nível mais baixo, é necessária uma bomba para utilização do combustível. Voltamos aos vasos comunicantes.

    A interligação entre os dois tanques é um troço complicado. Diria que o soldador deve ter colhões demais ou neurônios demenos para fazer uma solda em um tanque de combustível...

    Doc, sugestão: utilize um T na mangueira de abastecimento alimentando os dois tanques, que devem estar no mesmo nível (ou o mais próximo disso que você conseguir). Esta parte eu sei que funciona, afinal o combustível desce por gravidade...
    Agora utilize um T na mangueira de alimentação do sistema. Não sei se vai funcionar de primeira, mas você pode testar com uma garrafa como segundo tanque e ver o comportamento. Acho que o ideal seria que os combustíveis de ambos os tanques fossem utilizados, em proporções ± iguais.
    Outra coisa a se pensar é a possibilidade de um tanque esvaziar primeiro que o outro e começar a entrar ar. Mas você pode minorar esse risco com um desborbulhador, que tem de ser colocado acima do nível do carburador.
    Previsão de muitas tentativas e erros...

  • #7
    Bem, vamos as dúvidas:

    1. Foi pensado no sistema de vasos comunicantes, mas há sim uma pequena diferença de altura entre os tanques, inviabilizando o esquema.

    2. Peter, acho que essa idéia da placa vedante e parafusos é uma boa idéia, vou estudar o caso no local, mas acho que resolve sim.

    3. André, como disse os tanques estão em desnível, pequeno mas existe. A torneirinha aqui será como na Pampa 4x4, quando um tanque estiver no final, múda-se para o outro, simplesmente virando a torneirinha, sem entrada de ar no sistema, pois será selado.

    4. Pensamos nesta possibilidade também de abastecer os dois tanques pelo mesmo bocal original, mas inviabilizou pois o Y invertido que seria necessário, e a mangueira até chegar ao outro tanque teria que passar por sobre a caixa da roda traseira e ela primeiro SUBIRIA para depois descer até o tanque, impedindo assim o abastecimento completo do tanque extra.

    A melhor solução mesmo foi fazer outro bocal independente.

    Hoje fui cedo no funileiro que está preparando o fundo pra pintura do Niva e o acabamento do bocal ficou muito aquem doque esperava. Vou tirar fotos a tarde e depois coloco aqui.

    Grande abraço

  • #8
    Prezado Manfredi e demais senhores

    Eu tinha imaginado colocar o segundo bocal de abastecimento atrás da placa, como era nos GM Opala e Ford Del Rey, bastaria um pequeno serviço de funilaria e a própria placa tamparia acesso ao segundo tanque, mas... nunca cheguei a estudar como ficaria a posição do duto dentro da mala, o ideal era que ele ficasse o mais próximo possível do painel traseiro, desta forma minimizando a interferência no porta-malas.

    Dado que o segundo tanque a saída de combustível ser pelo lado inferior, bastaria com que a mangueira conectar-se com a da linha principal bem próximo a bomba de combustível, desta forma minimzando a possibilidade de que sejam formados "sifões" no caminho.

    Imaginando que a linha de combustível passe pelo lado esquerdo do carro, após contornar o câmbio (afinal a bomba fica do lado esquerdo do motor), a solução, para colocar as torneiras de controle seja na lateral do carro, próximo ao pézinho, ao lado do pedal da embreagem.

    A questão do controle de nível do segundo tanque é que ficou em aberto...
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
    Atual Veraneio 87 Meneio/Zero-Dois
    Sonho Discovery LR3 HSE verde / interior bege

  • #9
    Christian, o segundo tanque será uma reserva de 40 lt. Como meu Niva faz 5 km/l tenho autonomia no tanque original de uns 200km. Quando passar para o segundo tanque terei esta mesma autonomia controlada pelo ODÔMETRO PARCIAL, por isso não vejo necessidade de um segundo marcador. Mais pra frente, após o uso poderei pensar em alguma mudança.

    A idéia inicial era de colocar a torneirinha na lata de apóio do banco traseiro, bem no meio dela, como era nos fuscas antigos a chave geral da bateria. Lembra dessa?????????

    Poxa vida se você tivesse me dado essa idéia do bocal atrás da placa antes, acho que dai teria que mudar a entrada do tubo no tanque retirando o tubo original e soldando outro na lateral do tanque.

    Grande abraço.

  • #10
    Manfredi,me lembrei hoje da existencia de uma valvula denominada de transferencia em camihões com dois tanques de combustivel.
    Esta valvula é magnetica e colocada na saida do tanque de combustivel ,que não tem a linha de sução,e ligado com o outro tanque.
    Somente um dos tanques tem sucção e boia.
    Esta valvula é acionada por tecla no painel.
    Esta valvula poderia ser colocada no lugar da torneira e em qualquer lugar.Não me pergunte o preço!
    Mas não custa verificar na loja de acessorios ou desmanche de caminhões
    Não esqueça(estou so lembrando) que o teu tanque adicional deve ter respiro,semelhante ao do Niva.
    Se eu estiver cometendo algum erro,por favor ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -tanque_128.jpg  
    [ ] s
    Peter

  • #11
    Peter, seus desenhos são uma obra prima.

    Essa idéia de válvula de transferencia é show hein.

    Vou procurar saber sobre isso e se você achar algo mais por favor me avise.

    Quanto ao respiro este já vem no cano de abastecimento.

    Grande abraço

    NÃO SE OFENDA COM A BRINCADEIRA DOS DESENHOS, OK?

  • #12
    Manfredi

    A chave geral (da parte elétrica) do meu Niva fica dentro do porta-luvas, pois lá fica pertinho da bateria e não tive que furar a lata (já havia um furo)...

    A idéia do local do bocal atrás da placa eu vi em uma foto que rola na net. A chance do acabamento não ficar bem feito nesta hipótese é muito menor , pois bastaria transplantar pedaço do painel traseiro do Opala para o niva, como os dois são retos fica muito mais fácil do que cortar a lateral do carro e o acabamento ficar 100%.

    Pela foto do tanque que vc postou, eu imaginei fazer o abastecimento pelo local onde hoje é bóia (partindo do princípio que ela não seria necessária) e tamparia o local original de abastecimento.

    O suspiro é essencial, ainda mais se a linha de abastecimento do tanque tiver curvas muito fechadas. Bom, já conhecemos muito bem o problema da falta de suspiro no tanque....

    A válvula de transferência pode ser substituida por uma bomba elétrica, comandada pela boía do tanque original, quando baixar o nível ela liga, transferindo a gasolina do segundo tanque para o principal (só que teria que colocar uma boia no segundo tanque para que a bomba não funcione a seco (afinal ela é resfriada pela gasolina...)...

    Complicando mais ainda...
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