Galera, estou em fase intermediária da colocação de um segundo tanque de combustível (álcool) em meu Niva devido minha pouca autonomia com o álcool com o tanque original.
PASSO A PASSO
1. Tanque perfeito: Kombi qualquer ano, ele é retangular, cabem uns 45 lts tem a boca voltada para a lateral e saída em baixo do tanque por gravidade.
2. Local: ficará sob o assoalho do porta mala, mas tem que retirar o silencioso que fica ali e colocarei ele no meio do cano de escape no local onde tem um abafador menos, ficando então somente com UM silencioso. A saida do cano será provavelmente do lado oposto ao original mas sairá mesmo para trás do carro (não gosto de saida do escape pela lateral)
3. Bocal: comprei o paralama direito da Brasília com aquela portinhola e o bocal do tanque e a tampa original de rosca até a mangueira de ligação com o tanque da Brasília. Aquele pedaço de mangueira servirá de ligação entre o bocal e o tanque da kombi.
4. Assoalho do Porta Mala do Niva: Tem que fazer um furo de uns 8 a 10 cm de diâmetro que será a passagem do cano de abastecimento, do lado direito, bem encostado com a longarina longitudinal direita.
5. Portinhola de abastecimento: Coloquei no paralama traseiro do lado direito. Corta-se a lataria no tamanho da portinhola e depois solda-se e dá o acabamento de funilaria.
6. Marcador de combustível: No meu caso não vou usar outro marcador de combustível deste tanque por não ter onde colocá-lo no painel pois não quero modificar a originalidade do painel. Nosso amigo Cavalcante fez um painel novo para o Niva adicionando outro relógio. Se alguem gostar da idéia ele orientará a modificação. Para retirar e utilizar o combustível deste tanque optei por um T e uma torneirinha de duas vias antes da entrada do tanque original. Assim quando este estiver no fim, viro a torneirinha no sentido do outro tanque e sei que tenho mais 45 lt até chegar no meu destino. Como o consumo do Niva é de 5.5 km/l tenho autonomia pra mais 200 km até o outro posto de abastecimento.
7. Ainda pendente:
a. Onde colocar a torneirinha no interior do carro.
b. Como vedar o furo no assoalho do Niva, sem que seja com solda.
c. Se usarei a saida original do tanque por gravidade ou colocarei um pescador pelo local da boia de combustível.
d. como será e onde será fixado as cintas de aço para prender o tanque.
Veja neste link as fotos até o momento:
http://manfredi.fotos.net.br/tanqueextra/
Grande abraço e qualquer dúvida é só perguntarem.