Neilson,
como disse anteriormente, não sou um profundo conhecedor de carros. Antes de comprar o meu atual, uma Pajero Sport 2008/2009, li bastante a respeito dele. Em parte, graças às respostas que obtive por aqui, estou hoje completando dois anos com a viatura sem qualquer tipo de arrependimento.
Como chegou a hora de trocá-lo, decidi novamente buscar a ajuda de pessoas mais experts nesse assunto do que eu. Entre alguns tópicos que já li, vi que você sempre se mostra equilibrado e sensato nas suas opiniões. Por isso, isso me faz ter ainda mais certeza do que eu vou adquirir logo à frente.
Com relação a Dakar, lembro de um post que você disse que ela era melhor - de uma forma geral - que a SW4. Então, resumo da ópera: a Pajero Dakar ficaria acima da SW4 e abaixo da Disco, certo?
Sobre a Disco 3, esse sempre foi o meu sonho de consumo. Acontece que procurei informações nestas páginas marrons, e não tive tanta disposição e $$$ de ir atrás dele. Conversei inclusive com Matsunai, chefe da oficina da PG Prime - Concessionária Land Rover, em Natal. Ele já havia afastado alguns "poréns" das minhas impressões. Mesmo assim, diante de alguns posts, fiquei com um pé atrás. Por isso, reduzi meu "teto" e fui atrás de algo que girasse em torno de 135K.
Sei que são dois carros bem distintos, Nielson. Mas, olhando pelo preço do mercado aqui da cidade e da webmotors, vejo que a média de uma Disco 3, SE, 2008/2009, é algo em torno de 155k. E, me corrija se estiver errado, estamos falando de um modelo que não será mais fabricado, já que a 4 veio para substitui-lo. Ou seja, com relação a Dakar 2009/2010 que está pintando como uma oportunidade, teria que desembolsar mais 20k. Pra tentar solucionar esse dilema, fiz um test-drive nas duas. Adiantou em saber que a Disco é mais carro do que a Dakar. Por outro lado, não sei se vale perder um ano do carro e talvez ganhar alguns cabelos brancos a mais com ele.
Como disse um cara por aqui, "Disco 3 é como um cachorro. Precisa ser cuidado todos os dias". Eis a bronca...
O meu racional e o meu bolso continuam me deixando em cima do muro.
Enfim, continuo na dúvida.

Abraços