Também sou novato no "ramo", pois também fui "picado" pelo bichinho e comprei a minha há quatro meses (hse - tdv6 - 2008).
O que já posso te dizer:
1 - A quilometragem não assusta. 57 k para Discovery, ainda mais V8, é nada. Parachoque troca fácil, na concessionária ($$$) ou importando a peça, como explicam os tópicos específicos aqui no forum.
2 - Quanto ao GPS, já vem de fábrica, mas a base de dados fornecida pela LR é PÉSSIMA. Comprei um Garmin e coloquei no vidro e pronto. A tela central fica de decoração, com os parâmetros off-road (é bonitinho de ver). Tem bluetooth, mas poucos modelos compatíveis. TV Digital só se trocar a tela original e colocar kit multimídia. Não faria jamais. A eletrônica do carro é muito complexa para deixar na mão de instaladores. O som da HSE é ótimo. Recomendo não fazer NADA em relação à parte elétrica. O carro já é mais que completo.
3. Suspensão. As buchas desgastam rápido, especialmente em uso urbano.
4. Aqui na minha região (interior SP) a diesel tem muita procura. Não passa mais que 15 dias na loja. Raríssimas gasolina, embora tenham menos risco de 'engasgar' com o combustível nacional (eu já rodei 15 k, inclusive indo à Bahia, e não tive qualquer problema com combustível).
Quanto à parte boa, já tive Ranger, Pajero, Vitara (ainda tenho um 2009), Jetta, e não tem nada que se compare. Carro bom a gente conhece depois de 10 horas de estrada ou trilha, o estado que vc sai (risos). A v8 deve ser ainda mais confortável, pois não há qualquer ruído de motor.
Cuidado ao fazer test drive, pois leva o carro e o carnê junto . . .
Abs.