x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 55

Tópico: Tração Tracker

Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    como é que funciona o LSD do GV III ?...
    Vixe, to passando a impressão de entendido?

O diferencial central do GV tem escorregamento limitado por sensibilidade ao torque. Pelo que sei, o padrão é 47:53 (eixo dianteiro:eixo traseiro), e conforme muda o torque nos eixos, ele consegue enviar mais ou menos força. Eu acho que no limite ele funciona como um diferencial aberto.

Eu não consegui encontrar qual mecanismo é utilizado. Mas normalmente é mecânico, os viscosos ou eletrônicos são sensíveis à velocidade, não ao torque. Também não entendo muito...

Mas, além do modo HI (4WD com LSD), você pode colocar no HI-LOCK, que trava o diferencial para 50:50, além do LOW, que é a reduzida (e parece que nessa caixa do novo é 1.97:1, um pouco mais que o nosso). A mudança na caixa de transferência é elétrica (botão), não por alavanca.

Outras mudanças importantes em relação à nossa geração:

- Chassi integrado ao monobloco (no body lift, Sir!);
    - Suspensão independente (MacPherson na frente, 5-link atrás);

Os motores são praticamente os mesmos (J20A ou H27A - do XL-7), exceto o diesel, que é da Renault.

Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...

O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).

Abraços,

Márcio.

Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Diz a lenda que esse ano eles atualizarão para 2.4L e 3.2L... Não sei qual viriam para cá, provavelmente os atuais, já que Brasil é mercado secundário...

O GV compartilha alguma coisa da plataforma Theta (XL7 novo, GM Equinox, GM Captiva, etc), mas ela originalmente é para motores transversais (e portanto tração dianteira, com opcional de AWD, normalmente sem caixa de transferência, sem lock, sem reduzida, algo parecido com o EcoSport, etc).
    Aliás, se a Suzuki colocar mesmo esses motores, imagino eu que serão os da GM (hoje, o motor da XL7 é fabricado sob pela Suzuki, mas sob licenciamento da GM). O 2.4 seria o D-TEC, que é praticamente o nosso 2.4 8V e 2.4 16V, atualizados para flex no Brasil. Com o 2.4 8V no lugar do J20A, eles conseguem manter a mesma potência, praticamente, mas numa curva melhor, só que bem mais torque, 22 x 18.

M.

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -chassisjiii.jpg  
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Ajudando a desvirtuar o tópico...Uma foto do monobloco da JIII:
    Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.

Usuário Avatar de Fred Bailune
    Entrada
    18/04/2007
    Local
    SP / RJ/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Boa noite Newton. Valeu pela foto. Me parece que chega a ser mais robusto do que os GV antigos, será? Abçs.
    vbeltram,

Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...

Abs
    Pajero Full 3D 3.2D - 2014 (de trilha...)
    BMW X3 35 M 4WD - 2015
    http://www.youtube.com/user/bailune1?feature=mhw5

Citação Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post
    Concordo com vc, alias esse monobloco parece muito com os da Mit, posso te dizer que se nao é mais robusco que o atual tambem nao é menos robusto, a Suzuki nao ia fazer isso com o carro se nao fosse para melhorar ...
    Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.

O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.

E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas!

M.

Usuário Avatar de Fred Bailune
    Entrada
    18/04/2007
    Local
    SP / RJ/SP
    Citação Postado originalmente por Carneiro Ver Post
    Certamente, monoblocos com chassi integrado se têm mostrado ótimos, desde Cherokee a Mitsubishi.

O único ruim é não ter opção de levantar carroceria - tem que atacar a suspensão de maneira mais eficiente.

E o ruim mesmo é o carro vir com pneus pequenos e colados às caixas de rodas!

M.

Concordo 100% com vc, minha Pajero antiga era chassi e essa monobloco, acho que a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...

Sobre o espaco para as rodas na minha antiga eu tinha BF Mud 33 (suspensao original) nessa agora o maior que cabe é o 32 ... com o 33 nao deu nem para andar com o carro !!!!! Tomara que no suzuki vcs nao tenham essa perda de espaco

Abs
    Pajero Full 3D 3.2D - 2014 (de trilha...)
    BMW X3 35 M 4WD - 2015
    http://www.youtube.com/user/bailune1?feature=mhw5

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fred Bailune Ver Post

a única coisa pior é o fato de nao ter essa opcao de levantar a carroceria ...
    realmente... e com isso nao poder botar pneu maiores...

[]s
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

Usuário Avatar de Tamanduá
    Entrada
    20/11/2008
    Boa noite.

Achei na internet um "Press Release" de 2001 da GM sobre a tracker, explicando um pouco o sistema de tracao.

A reportagem abaixo pode ser lida atraves do link:
    http://www.media.gm.com/division/bra...r11032001.html

Vejam abaixo o trecho sobre a tracao.

Jornalista Responsável: Chico Lelis
    Texto: Percy Faro
    Data: 11/03/2001

Transmissão com opção 4x4
    A transmissão do Chevrolet Tracker utiliza uma caixa de mudanças manual convencional, posicionada longitudinalmente em relação ao chassi do veículo. São cinco marchas sincronizadas para frente. O sistema de sincronismo na caixa de transferência, para acionar a tração nas quatro rodas, é feito por bomba de ar para engrenamento do diferencial dianteiro.
    Ao selecionar a opção 4x4, utilizando a alavanca de tração, ocorrem duas ações: o acionamento do eixo propulsor dianteiro e o acoplamento dos eixos dianteiros à caixa de satélites do diferencial. Para acionar o eixo propulsor dianteiro, a alavanca desloca o conjunto de sincronismo e, por meio de uma corrente especial, transfere a rotação da árvore de saída deste mesmo eixo.

A alavanca de câmbio, com cinco marchas sincronizadas, tem engates suaves e precisos; a da caixa de transferência, que permite acionar a tração 4x4 e reduzida, posicionada enter os bancos, é de fácil manuseio
    Simultaneamente a esta ação, é ligado um interruptor elétrico que libera um sinal para o módulo 4x4. O módulo, então, aciona a lâmpada de aviso do painel e a bomba de ar cria uma pressão positiva que desloca o atuador interno no diferencial para ligar, mecanicamente, os eixos dianteiros à caixa de satélites do eixo propulsor.
    A caixa de transferência é composta por um eixo principal e um conjunto secundário de engrenagens. O eixo principal é dividido em dois semi-eixos, um de entrada e outro de saída de potência. Na tração normal, o movimento de rotação do eixo de entrada é transmitido ao eixo de saída por uma luva. Ao selecionar a opção 4x4 Reduzida, a alavanca de tração desloca a luva, permitindo que a rotação do eixo de entrada passe a ser transmitida para as engrenagens secundárias as quais, por sua vez, transmitem a potência novamente para o eixo de saída.
    A alavanca de acionamento da tração para quatro rodas. Ela pode ser operada mesmo com o veículo em movimento, desde que as rodas dianteiras estejam em linha reta e a velocidade do veículo seja uma luz indicadora que informa que o sistema 4x4 foi acionado. Também no painel de instrumentos um tacômetro ou conta-giros demonstra o nível correto para melhor aproveitar a rotação no momento das trocas de marchas, evitando possíveis desgastes do motor.

[]'s

Usuário Avatar de Tamanduá
    Entrada
    20/11/2008
    Outras informacoes:

No site clubedotraker.com.br tem um link sobre as especificacoes tecnicas do tracker, com uma imagem do sistema de tracao.

Para ler, basta acessar:

http://caranddriverbrasil.uol.com.br...igo92963-9.asp

Fonte:
    Car and drive Brasil
    EDUARDO HIROSHI / FOTOS JOÃO MANTOVANI

Quando menos é mais
    O Tracker usa o sistema mais conhecido de tração 4x4, que usa acoplamento por engrenagens. No modo 4x2, a força que vem do motor (1) é toda direcionada para o eixo cardã (2), que, por sua vez, faz girar o diferencial traseiro. Ao ligar o sistema 4x4, um compressor de ar aciona um atuador (3) que, por sua vez, engrena um cubo (4) que transmite a força em direção ao eixo dianteiro (5) por meio de uma correia de alta resistência. Ao engatar a reduzida, a tração do motor passa por uma engrenagem adicional (6) que reduz as rotações para aumentar a força – daí o nome.

[]'s

Usuário
    Entrada
    02/03/2009
    minha tracker zerinho travou a roda:

estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
    dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.

sera que estraguei algo?

posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
    ainda estou apavorado.

Citação Postado originalmente por ricardo_bh Ver Post
    minha tracker zerinho travou a roda:

estava numa subida de terra.com a 4x4 reduzida engatada.
    dai dei ré e sai num plato inclinado de asfalto.ao manobrar 100% as rodas , com a 4x4 engatada uma das rodas ficou presa o que causou um friso no chao de marca do pneu.foi coisa de andar 2 metros com o carro.dai eu notei que estava duro, que ele nao descia,que estava forçando.desliguei a tração e tudo se normalizou.mas fiquei apavorado com medo de ter estragado algo.nehuma advertencia existe no manual sobre isso.

sera que estraguei algo?
    Se foi 2 metros, pouquíssimo provável. Mas acontece isso mesmo, você força a caixa de transferência e o carro faz a curva freando, por isso a marca de pneu.

A questão é: nosso carro, como as caminhonetes, é 4x4 part time. Não existe diferencial central (a caixa de trasferência divide em 50% para cada eixo quando em 4x4), e portanto não dá para usar em piso com aderência.

Se você rodar no asfalto com a tração ligada, ou sofre um acidente, ou quebra a caixa de transferência.

posso manobrar em curvas fechadas na terra com a 4x4 ligada?pq se na terra nao puder de nada me adianta.to eu la numa estrada horrivel cheia de degraus e eu preciso virar o volante 100% dar uma ré acertar o carro e subir o barranquinho a minha frente.se nao puder girar o volante todo ta danado.
    ainda estou apavorado.
    Claro que pode. Na terra, como o piso não tem muita aderência, não tem estresse.

E por que caminhonetes e nosso carro não tem diferencial central para rodar em 4x4 no asfalto? Pois custaria bem mais caro: teria que ter o diferencial central bloqueável, como é o da TR4. Tem muita vantagem? Acho que pouca... Um pouco de estabilidade no asfalto com maior consumo! Imagino que a maioria dos proprietários de TR4 não usem 4x4 nem no asfalto, nem bloqueado na terra .

Abraços,

Márcio.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem