Boa noite.
Achei na internet um "Press Release" de 2001 da GM sobre a tracker, explicando um pouco o sistema de tracao.
A reportagem abaixo pode ser lida atraves do link:
http://www.media.gm.com/division/bra...r11032001.html
Vejam abaixo o trecho sobre a tracao.
Jornalista Responsável: Chico Lelis
Texto: Percy Faro
Data: 11/03/2001
Transmissão com opção 4x4
A transmissão do Chevrolet Tracker utiliza uma caixa de mudanças manual convencional, posicionada longitudinalmente em relação ao chassi do veículo. São cinco marchas sincronizadas para frente. O sistema de sincronismo na caixa de transferência, para acionar a tração nas quatro rodas, é feito por bomba de ar para engrenamento do diferencial dianteiro.
Ao selecionar a opção 4x4, utilizando a alavanca de tração, ocorrem duas ações: o acionamento do eixo propulsor dianteiro e o acoplamento dos eixos dianteiros à caixa de satélites do diferencial. Para acionar o eixo propulsor dianteiro, a alavanca desloca o conjunto de sincronismo e, por meio de uma corrente especial, transfere a rotação da árvore de saída deste mesmo eixo.
A alavanca de câmbio, com cinco marchas sincronizadas, tem engates suaves e precisos; a da caixa de transferência, que permite acionar a tração 4x4 e reduzida, posicionada enter os bancos, é de fácil manuseio
Simultaneamente a esta ação, é ligado um interruptor elétrico que libera um sinal para o módulo 4x4. O módulo, então, aciona a lâmpada de aviso do painel e a bomba de ar cria uma pressão positiva que desloca o atuador interno no diferencial para ligar, mecanicamente, os eixos dianteiros à caixa de satélites do eixo propulsor.
A caixa de transferência é composta por um eixo principal e um conjunto secundário de engrenagens. O eixo principal é dividido em dois semi-eixos, um de entrada e outro de saída de potência. Na tração normal, o movimento de rotação do eixo de entrada é transmitido ao eixo de saída por uma luva. Ao selecionar a opção 4x4 Reduzida, a alavanca de tração desloca a luva, permitindo que a rotação do eixo de entrada passe a ser transmitida para as engrenagens secundárias as quais, por sua vez, transmitem a potência novamente para o eixo de saída.
A alavanca de acionamento da tração para quatro rodas. Ela pode ser operada mesmo com o veículo em movimento, desde que as rodas dianteiras estejam em linha reta e a velocidade do veículo seja uma luz indicadora que informa que o sistema 4x4 foi acionado. Também no painel de instrumentos um tacômetro ou conta-giros demonstra o nível correto para melhor aproveitar a rotação no momento das trocas de marchas, evitando possíveis desgastes do motor.
[]'s