x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 41

gestão ambiental e trilhas

Ariel e demais jipeiros,
    Destaco o seguinte:
    1) o "rastro" deixado por babacas que se acham jipeiros prejudicam a imagem de todos.
    ex. restos e lixo degradam a natureza e, deixados pelo caminho, prejudicam o meio ambiente e os demais jipeiros, pois não vão liberar nada novamente.

2) corte e danos à vegetação
    ex. amarrar guinchos em árvores ou derrubá-las é errado. nada a ver

3) banhados
    ex. são locais protegidos, devemos andar em áreas alagadiças, mas não banhados.

4) juncos - vegetação aquática
    tem que respeitar, pois trata-se de um ecossistema riquíssimo e algumas espécies vivem apenas nestes lugares, por isso devemos respeitá-las.

5) bombinhas
    ex. os rojões amolestam os animais, e matam os peixes quando jogados na água. (e não tem graça alguma, né?)

6) APP´s - áreas de preservação permanente
    são beiras de rios, lagos, nascentes, entre outras.
    é possível apenas atravessá-las, em caminhos pré-determinados e com o mínimo de impacto.

Se práticas que desrespeitam o convívio harmônico entre homem-natureza continuarem a ser feitas por alguns, os fiscais ambientais não vão liberar nada mesmo. Os bons pagam pelos maus.

Com o compromisso da organização do evento de fazer uma trilha com um projeto de educação ambiental (como estas dicas, plantio de mudas para recuperar áreas degradadas, p.ex.) e um traçado bem definido, tenho certeza que dá para liberar.

Cabe, assim, a organização da trilha apresentar o traçado do passeio, com os pontos ambientalmente sensíveis, e pedir autorização do órgão ambiental local.

e aí?
    4X4 Brasil

Maurício, novamente concordo com vc.
    No entanto, quanto ao licenciamento municipal, tivemos aqui duas experiências.
    Uma numa cidade próxima, onde a trilha foi feita com licenciamento municipal e o Ministério Público embargou, só depois de muito custo é que a trilha saiu.
    Outro caso foi o nosso contato com a FEPAN pedindo soluções para o problema, quando a bióloga do órgão foi enfática ao dizer que é necessário o licenciamento da FEPAN para trilhas em áreas maiores que 5ha, consideradas esta área a da propriedade em si e não só o percurso da trilha e que este licenciamento demora em média muito mais que um ano.
    Ou seja, concluo que só teremos trilhas se tivermos empresas que se encarreguem (e lucrem) da organização de trilhas, caso contrário, nos de jeeps clubes, não teremos mais condições de fazer nossas trilhas, pois só como exemplo, para o licenciamento estadual é necessário pelo menos (depende da área) laudo de biólogo e de geólogo.
    Mas saliento que concordo com as exigências de cunho preservacional, pois já passou muito da hora de nos preocuparmos e dar o exemplo desde os pequenos casos (trilhas).
    Abraços

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 2

Exclamation

Bom... Só pra aquecer um pouco mais a discussão e agussar a cebeça de cada um!!!

Na minha opinião, cada um deve fazer sua parte! Não adianta apontar construtoras, mineradoras, indústrias, etc... Isso sem falar na agropecuária, que pela falta de conhecimento e manejo adequado, é a maior causadora de degradação ambiental no país (uma degradação "verde" pois para os olhos leigos, está tudo certo pq tá verdinho!!!).

Vamos ao que interessa...

Jipeiro passa no rio com a viatura pingando óleo, causando contaminação??? Sim!

Jipeiro cria aborto (desmatando mais) para passar numa trilha casca grossa? Sim!

Jipeiro acelera o processo de erosões e, por sua vez, o assoreamento de cursos d'água? Sim!

Jipeiro joga latinhas e lixos pra fora dos viaturas ou deixa em pontos de parada? Sim, vários!

Jipeiro derruba árvores com o cabo do guincho, pois não estava com saco de escolher uma árvore mais parruda e usar uma cinta? Sim!

Jipeiro faz várias outras coisas que degradam? Claro!!!(Podemos ficar citando várias)

Apontar para os outros é fácil, mas vamos pensar um pouco mais na gente... Jipeiro causa degradação ambiental sim, mas que pode ser reduzida com um pouco mais de cuidado e consciência!

Não esperem mudança dos engravatados que estão no "comando"... Vamos fazer a nossa parte!!! Não só nas trilhas, mas em casa, no trânsito, no trabalho...

Pela lei, as áreas de preservação permanente tem que ser preservadas, independente da atividade... (Salvo casos de utilidade pública)

E sobre a questão do licenciamento, na minha opinião só é valido para os proprietários das terras. E são estes que estão nos suprindo de várias trilhas boas... Sendo pra construir condomínios, sendo pra minerar, ou até mesmo, somente para preservar! E é um direito deles!!!

[s] com escudo, aguardando as pedradas!!!
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por ariel kleinubing Ver Post
    Maurício, novamente concordo com vc.
    No entanto, quanto ao licenciamento municipal, tivemos aqui duas experiências.
    Uma numa cidade próxima, onde a trilha foi feita com licenciamento municipal e o Ministério Público embargou, só depois de muito custo é que a trilha saiu.
    Outro caso foi o nosso contato com a FEPAN pedindo soluções para o problema, quando a bióloga do órgão foi enfática ao dizer que é necessário o licenciamento da FEPAN para trilhas em áreas maiores que 5ha, consideradas esta área a da propriedade em si e não só o percurso da trilha e que este licenciamento demora em média muito mais que um ano.
    Ou seja, concluo que só teremos trilhas se tivermos empresas que se encarreguem (e lucrem) da organização de trilhas, caso contrário, nos de jeeps clubes, não teremos mais condições de fazer nossas trilhas, pois só como exemplo, para o licenciamento estadual é necessário pelo menos (depende da área) laudo de biólogo e de geólogo.
    Mas saliento que concordo com as exigências de cunho preservacional, pois já passou muito da hora de nos preocuparmos e dar o exemplo desde os pequenos casos (trilhas).
    Abraços
    Vendo por esse lado...

Vai acontecer com as trilhas o mesmo que acontece com várias cachoeiras (pelo menos aqui em MG)... Cobrar para entrar na propriedade...

Eu acho um cúmulo, mas realmente os bons tem que pagar pelos maus...

[s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

prezados, acredito que entre tantos jipeiros, deve ter um biólogo ou engenheiro agrônomo, ou florestal que possa dar um laudo. Feito isso, tem advogado (meu caso), tem outras profissões que podem colaborar.
    Assim, resta definir a propriedade, os caminhos, os impactos e as medidas mitigadoras, assim como educação ambiental.
    Com isso, creio que não cabe licenciamento, mas sim autorização (são coisas diferentes). Penso que o licenciamento é para atividades permanente, enquanto autorização para pontuais (como uma trilha por ano).
    Se tiver um técnico (biólogo ou engenheiro agrônomo, ou florestal que possa dar um laudo) disposto, entro com a parte jurídica e podemos marcar uma reunião da FEPAM para ver isso.
    abração
    mauricio

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Gente, temos que entender o seguinte: preservar é necessário.

Não é pq na Amazônia existe desmatamento que se deve permitir a devastação no resto do Brasil. Lá tb não é permitido a degradação do meio ambiente, porém ocorre por dezenas de motivos. POrtanto se em algum lugar do Brasil ainda se tem controle ambiental, ele deve ser respeitado sim, pois essa proibição não é a toa, e foi criada para o bem coletivo.

[]s

peleje

Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    Feito isso, tem advogado (meu caso), tem outras profissões que podem colaborar.
    .....
    Se tiver um técnico (biólogo ou engenheiro agrônomo, ou florestal que possa dar um laudo) disposto, entro com a parte jurídica e podemos marcar uma reunião da FEPAM para ver isso.
    abração
    mauricio
    X2

Mas ainda acho que não passa como autorização e sim como licenciamento.

Citação Postado originalmente por ariel kleinubing Ver Post
    X2

Mas ainda acho que não passa como autorização e sim como licenciamento.
    tá, mas quem vai dizer isso é o órgão ambiental. se não pedir não leva !

Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Agradecimento: 1
    Mauricio:
    A questao meio ambiente vai ser tratada por aqui né?
    Sobre a idéia de fazer uma operação pente-fino em algum canto de porto alegre temos que definir um local e depois ir atras de parceiros que topem a parada.
    Tenho alguns conhecidos q sao biólogos, de repente eles dão uma boa sugestão.

abraços
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

vamos tocar a idéia sim andré.
    também vou verificar alguns lugares.
    quem sabe abre um tópico para não ofuscar esse?

lei ambiental

O problema não está na lei, que por sinal é muito bem feita, o problema esta na INTERPRETAÇÃO dela. Pega um ambientalista, geralmente vindo do meio hipie, extrema esquerda, ae põe um cara desses para ser tecnico, a interpretação dele vai ser sempre neativo, é o tipo paz e amor e fumo rolando.
    Aqui em Fortaleza tivemos um problema desses e ficou proibido utilizarmos a Sabiaguaba, mas cuidado que isso vai vir fodendo todo mundo, inclusive temos que correr para organizar uma federação para lutarmos por esse direito, afinal a lei preve que pode sim, mas primeiramente tem-se que fazer um estudo para determinar e colocar os limites exigidos. Mas isso não fazem. É como em Natal, Jenipabu ficou toda desorganizada, e olhe que só subia o buggy turismo, fecharam o parque das dunas e pronto. Salvo engano a pressao foi muito grande por parte dos buggeiros profissionaias que vivem diso, e através a justiça chegou-se a um concenso, parece que só sobe 100 carros dia. Como é feito o controle não sei....

Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Realmente seria muito legal se todas as trilhas fossem legalizadas... mapeadas... preservadas... e minimizado o impacto ambiental...

mas isso é o teorico...

na pratica vemos td errado... acho que parte da culpa é nossa, pois muita gente tem um 4x4 e só faz m***...

primeiramente temos que "ficar bem na fita" por isso é importante ser organizado em clubes, associacoes, federacoes... pra depois podermos revindicar os nossos direitos...

outro dia por estas bandas uma turma foi fazer a "TRILHA DA CHESF" a noite... pense num lamaçal... pois bem... estavam passando por um povoado e os moradores começaram a jogar pedras e cocos nos jipes... PORQUE?

Bem, provavelmente alguem com um 4x4 (me recuso a chamar uma pessoa destas de jipeiro) deve ter feito uma cagada monstruosa... no mínimo passou rasgando o local... ai a população fica revoltada e com toda razão...

O mesmo acontece nas praias... cara anda com seu novissimo 4x4 "mamado " a wisky a 100km/h e acaba atropelando algum banhista... que m*** ne!...

me recuso a chamar uma pessoa destas de jipeiro...

ou nos organizamos pra ficar "bem na fita" ou teremos que construir varios indoor... e natureza que é bom ja foi...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem