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Convex Datacenter
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  • #1

    Arranhando a pintura




    Amigos,

    nesse feriado passei por caminhos com mata fechada e como sempre, os riscos na pintura aconteceram...
    Costumo encerar o carro e normalmente resolve para os riscos menos profundos.

    Em motos o pessoal costuma usar Contact, mas em pick-up não é viável.

    Alguém tem algum macete, tipo proteção para evitar os riscos ou é só no polimento mesmo ?

    [ ]s

  • #2
    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    Amigos,

    nesse feriado passei por caminhos com mata fechada e como sempre, os riscos na pintura aconteceram...
    Costumo encerar o carro e normalmente resolve para os riscos menos profundos.

    Em motos o pessoal costuma usar Contact, mas em pick-up não é viável.

    Alguém tem algum macete, tipo proteção para evitar os riscos ou é só no polimento mesmo ?

    [ ]s
    deixa arranhada... é coisa de macho...
    esse negócio de ficar "alisando" carro é coisa de frutinha....
    quando vejo fotos daquelas pickups do Bruno Sander, Waldir Carlos, Pequeno JR e outros, fico imaginando se esses caras não tem outra coisa pra esfregar a não ser o carro......

    hehehehe brincadeira....

    pois é, dá dó de arranhar carro enceradinho.... a minha defender nem tem mais tinta (tá só no alumínio) e a hilux num boto nessas encrencas não...
    em arranhào mais fundo uso a massa de polir n.2 e depois cera por cima....
    papela contact também usei em moto, mas em carro a área é muito grande...
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #3
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    08/01/2007
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    Cê tá de sacanagem né tchê. Macho também tem carro zelado... he, he, he. Espere para ver... estou quase comprando uma novinha. Juro que dessa vez vou sujar de lama. A não ser que seja uma Hilux SRV AT [...preta!!] he, he, he. Ah, outra coisa: ter carro limpo e sem arranhões é coisa de boiola, né?



    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
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    29/03/2006
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    Itamar,

    Procura uma empresa especializada em sinalização de frotas. Manda colocar vinil nela toda. Se quiser, coloca transparente. Senão, coloca a cor que qauiser...
    Aqui em Curitiba, o pessoal cobra uns R$400 pra cobrir o carro inteiro. Fica imperceptível, e não risca a pintura original. Na hora de tirar, uma boa lavada, limpeza com produto especifico e um polimento resolvem.
    Se o material usado for bem, dura bem mais de 1 ano.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #5
    Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Itamar,

    Procura uma empresa especializada em sinalização de frotas. Manda colocar vinil nela toda. Se quiser, coloca transparente. Senão, coloca a cor que qauiser...
    Aqui em Curitiba, o pessoal cobra uns R$400 pra cobrir o carro inteiro. Fica imperceptível, e não risca a pintura original. Na hora de tirar, uma boa lavada, limpeza com produto especifico e um polimento resolvem.
    Se o material usado for bem, dura bem mais de 1 ano.

    []'s
    Atualmente eu não me importo mais com arranhões (não sou gaúcho, esse negócio de deixar o negocio áspero , é só p/ macho valente, úi!), o que eu faço é parar uma vez por ano e dar uma geral, se ficar correndo atrás no dia a dia, vc fica louco.

    []'s
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #6
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    Citação Postado originalmente por itamar.vieira Ver Post
    Amigos,

    nesse feriado passei por caminhos com mata fechada e como sempre, os riscos na pintura aconteceram...
    Costumo encerar o carro e normalmente resolve para os riscos menos profundos.

    Em motos o pessoal costuma usar Contact, mas em pick-up não é viável.

    Alguém tem algum macete, tipo proteção para evitar os riscos ou é só no polimento mesmo ?

    [ ]s
    Caro Itamar,

    Sua preocupação é algo que nem todos os participantes deste renomado Fórum tem a humildade ou consideração de levar em consideração, afinal de contas não foram eles que trabalharam horas a fio para adquirir o tão desejado sonho, que no seu caso está sob a forma de uma bela Nissan Frontier.

    Vamos lá:
    O mais importante de tudo neste caso, e como tudo na vida, é a prevenção, afinal prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?
    Sugiro que leve a sua Frontier a algum especialista em micro pintura p/ remover toda e quaisquer cicatriz por ela adquirida ao longo das trilhas e uso cotidiano.
    Ao receber novamente a Nissan, deixe-a ao sol, durante 6 dias e 4 noites para uma cura total da pintura aplicada nos retoques. É muito importante que a pintura seja protegida do orvalho durante a noite, pois o mesmo contem uma grande concentração de agentes abrasivos e corrosivos. Vale resaltar tambem que a utilização de capas durante a noite está absolutamente descartada, pois a pintura precisa respirar.
    Após este período, lave o carro com sabonete Dove com micro esfoliante(utilize um sabonete p/ cada peça do carro, para evitar eventuais contaminações de pigmentos) e enchague abundantemente com água livre de cloro e metais pesados e com PH entre 6,8 e 7,2 e temperatura ambiente, obviamente este processo deve ser realizado sob a proteção dos raios solares(a água funciona com uma lente e sob o sol pode ocasionar manchas irremovíveis).
    Seque o veículo com um pano de algodão macio (Flanela escocesa na cor cru é a mais recomendada). Deixe secar por mais 7 horas sob o sol matutino.
    Remova impurezas com um espanador de penas de ganso.
    Prepare uma mistura com:
    1 lata de cera Grand Prix Off Road
    627ml de Solupan
    9 gotas de Groselha Milani
    2 colheres das de sopa de Margarina Becel sem sal
    350ml de Benzina farmaceutica
    Gliter prata a gosto.
    Misture tudo em um pote de cerâmica barroca curada e uma colher de madeira haste longa (o Solupan pode causar irritação na pele da mão) e mexa da seguinte forma: a cada 3 1/4 voltas no sentido horário, 2 1/7 no sentido anti-horário, valido somente p/ o hemisfério Sul.

    Aplique a mistura com pompons de algodão puro e virgem (Algodão Egipcio é o mais recomendado).
    Do lado do motorista deve ser aplicado em movimentos circulares no sentido horário, de cima para baixo e do lado do passagueiro, ao contrário, mantendo-se de cima p/ baixo.
    No capo e tampa traseira escolha um dos processos e faça a peça por inteiro até tirar o brilho desejado.
    Após a plaicação, deixe assentar por 9 horas sob a lua cheia e aplique a proteção que explico a seguir.

    Se voce for uma pessoa Eco-consciente utilize a opção 1, que embora mais trabalhosa, não agride o meio ambiente, e sim somente as abelhas:
    Compre entre 6 e 9 colméias de abelhas Africanas.
    Com a ajuda de uma luva de algodão (pode ser egípcio) pegue uma abelha por vez e esfregue a bundinha da abelha com cuidado (para não machucar a abelha e tampouco a lataria da Frontier) sobre a lata. Observe a camada de cera deixada sobre a pintura ao longo desta etapa. Este processo é um tanto quanto demorado, pois cada abelha cobre aproximadamente 0,6cm2 de pintura.
    Repita este processo até que a pintura esteja totalmente recoberta pela cera.
    Deixe a cera secar sob o sol vespertino de inverno.
    Repita a operação 5 vezes, para garantir uma camada robusta de cera.

    Após a cura da 5a camada de cera, realize um polimento com papel manteiga até adquirir brilho a contento.

    Caso queira utilizar produtos químicos adote esta opção:
    500ml de verniz industrial p/ tornos Heavy Duty
    56 gotas de selante p/ madeiras tropicais
    3 bisnagas de catalizador de massa plástica
    3gr de Urânio enriquecido
    Misture tudo no liquidificador durante 6 horas em ambiente lacrado e com umidade abaixo de 3%.
    Aplique a mistura com uma espátual de Inox. Deixe secar durante 19 segundos e realize o polimento com palha de aço.

    Pronto!
    Sua viatura está laqueada p/ qualque trilha!

    Boa sorte!
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #7
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    08/01/2007
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    Thumbs down Licença para um [quase] desabafo!

    Primeiro, peço desculpas ao criador do tópico [itamar.vieira] por "atravessá-lo" para contar meu drama.


    Falando [bem] sério agora:

    Sempre zelei dos carros que tive. A velhota L200 foi minha primeira picape [... cansei de perder grana em sedans!]. Estou sentindo na própria pele que NÃO compensa cuidar com exageros. Tá phoda vender minha relíquia por um preço justo... NÃO! não estou pedindo fortunas; apenas achava que poderia vendê-la "facilmente", devido ao estado de conservação impecável.

    Foi um ledo engano! Como bem disse os nosso colegas murilloaquino, Pequeno jr e outros: o mercado NÃO enxerga esses cuidados "excessivos". Sou obrigado a concordar, afinal me deparo com gente que desdenha quando afirmo que minha caminhoneta está com apenas 55 mil quilômetros reais [...livreto de revisões e tal!].


    Não queria adiantar, mas estava praticamente decidido pela escolha da picape nova. Essa semana, fui novamente em uma das concessionárias disposto a "fechar negócio". Me frustei quando "provoquei" um dos vendedores. Falei todo entusiasmado que queria encomendar a picape [... definir a cor, os acessórios e tal].

    Um aviso aos navegantes: Não sou rico; essa "insanidade" foi incentivada pela "muié" que tem uns trocados e sabedora do meu sonho de consumo, liberou a graninha... he, he, he.
    A recepção foi um "tanque de água gelada": "Senhor, acabamos de sair de uma reunião com a gerência da loja. A nova orientação é para que esclareçamos os clientes que veículos usados NÃO devam ser recebidos como entrada; em hipótese alguma. Além disso, o prazo de entrega agora ficou mais elástico: passou de cinqüenta para sesssenta e cinco dias, em média".

    Decepcionado e puto da vida ainda arrisquei essa: e se o pagamento [diferença] for à vista, podemos levar "o caso" à gerência? Que burrice e ingenuidade dessa anta aqui!

    A resposta [sic]:

    "Tudo bem Senhor, podemos levá-lo à diretoria, mas adianto que NÃO muda nada o fato de ser com pagamento à vista". Temos cerca de sessenta veículos iguais a esse para entregar; não está sendo fácil".


    Bom, concluo esse meu relato, abrindo a sexta latinha de skol, mas tô sóbrio e prometo não chorar. Acho que me denunciei qual seria a picape [...sonho de consumo], né? Era uma surpresa para essa galera que tanto me ajudou na escolha, mas não me contive e o "coração' não pode segurar mais a emoção. Putz, acho que vou me contentar com a "fraquinha" Mit Outdoor de 121cv... talvez eu espere a Ranger TGV e tal, mas tá brabo suportar e controlar a ansiedade.



    Tô voltando a ser criança! Hoje vou dormir "bebum" [... ATENÇÃO!! Bebam com moderação].Tenham todos um ótimo final de semana.

    Um grande abraço
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
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  • #8
    x2 Ramiro.

    Só não pode esquecer que após aplicar o Dove, precisa deixar a espuma secar por 10 minutos para perfeita reação com o polímero Carboximetilcelulose presente no verniz da pintura.

  • #9
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    Eu não dou bola para arranhões, até porque a minha Ranger serve de cama para os meus 2 gatos (felino pequeno que faz "miau", ahahaha!), e assim os pára-lamas, capô e parachoque estão sempre arranhados. O melhor remédio é não lavar nunca. Deixa sujo que os arranhões não aparecem e fica evidente também que o proprietário é MACHO e gasta o tempo escrevendo nesse site em vez de esfregar o carro... A esfregação na mulher diminui depois de 10 anos de casamento... ahahahaha!!!!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
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    Talquinho na bundinha também ajuda

    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Caro Itamar,

    Sua preocupação é algo que nem todos os participantes deste renomado Fórum tem a humildade ou consideração de levar em consideração, afinal de contas não foram eles que trabalharam horas a fio para adquirir o tão desejado sonho, que no seu caso está sob a forma de uma bela Nissan Frontier.

    Vamos lá:
    O mais importante de tudo neste caso, e como tudo na vida, é a prevenção, afinal prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?
    Sugiro que leve a sua Frontier a algum especialista em micro pintura p/ remover toda e quaisquer cicatriz por ela adquirida ao longo das trilhas e uso cotidiano.
    Ao receber novamente a Nissan, deixe-a ao sol, durante 6 dias e 4 noites para uma cura total da pintura aplicada nos retoques. É muito importante que a pintura seja protegida do orvalho durante a noite, pois o mesmo contem uma grande concentração de agentes abrasivos e corrosivos. Vale resaltar tambem que a utilização de capas durante a noite está absolutamente descartada, pois a pintura precisa respirar.
    Após este período, lave o carro com sabonete Dove com micro esfoliante(utilize um sabonete p/ cada peça do carro, para evitar eventuais contaminações de pigmentos) e enchague abundantemente com água livre de cloro e metais pesados e com PH entre 6,8 e 7,2 e temperatura ambiente, obviamente este processo deve ser realizado sob a proteção dos raios solares(a água funciona com uma lente e sob o sol pode ocasionar manchas irremovíveis).
    Seque o veículo com um pano de algodão macio (Flanela escocesa na cor cru é a mais recomendada). Deixe secar por mais 7 horas sob o sol matutino.
    Remova impurezas com um espanador de penas de ganso.
    Prepare uma mistura com:
    1 lata de cera Grand Prix Off Road
    627ml de Solupan
    9 gotas de Groselha Milani
    2 colheres das de sopa de Margarina Becel sem sal
    350ml de Benzina farmaceutica
    Gliter prata a gosto.
    Misture tudo em um pote de cerâmica barroca curada e uma colher de madeira haste longa (o Solupan pode causar irritação na pele da mão) e mexa da seguinte forma: a cada 3 1/4 voltas no sentido horário, 2 1/7 no sentido anti-horário, valido somente p/ o hemisfério Sul.

    Aplique a mistura com pompons de algodão puro e virgem (Algodão Egipcio é o mais recomendado).
    Do lado do motorista deve ser aplicado em movimentos circulares no sentido horário, de cima para baixo e do lado do passagueiro, ao contrário, mantendo-se de cima p/ baixo.
    No capo e tampa traseira escolha um dos processos e faça a peça por inteiro até tirar o brilho desejado.
    Após a plaicação, deixe assentar por 9 horas sob a lua cheia e aplique a proteção que explico a seguir.

    Se voce for uma pessoa Eco-consciente utilize a opção 1, que embora mais trabalhosa, não agride o meio ambiente, e sim somente as abelhas:
    Compre entre 6 e 9 colméias de abelhas Africanas.
    Com a ajuda de uma luva de algodão (pode ser egípcio) pegue uma abelha por vez e esfregue a bundinha da abelha com cuidado (para não machucar a abelha e tampouco a lataria da Frontier) sobre a lata. Observe a camada de cera deixada sobre a pintura ao longo desta etapa. Este processo é um tanto quanto demorado, pois cada abelha cobre aproximadamente 0,6cm2 de pintura.
    Repita este processo até que a pintura esteja totalmente recoberta pela cera.
    Deixe a cera secar sob o sol vespertino de inverno.
    Repita a operação 5 vezes, para garantir uma camada robusta de cera.

    Após a cura da 5a camada de cera, realize um polimento com papel manteiga até adquirir brilho a contento.

    Caso queira utilizar produtos químicos adote esta opção:
    500ml de verniz industrial p/ tornos Heavy Duty
    56 gotas de selante p/ madeiras tropicais
    3 bisnagas de catalizador de massa plástica
    3gr de Urânio enriquecido
    Misture tudo no liquidificador durante 6 horas em ambiente lacrado e com umidade abaixo de 3%.
    Aplique a mistura com uma espátual de Inox. Deixe secar durante 19 segundos e realize o polimento com palha de aço.

    Pronto!
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    Boa sorte!
    ELIana , devo dizer que alguns dos componentes podem ser substituídos por Ácidos Sulfídrico , Clorídrico e Sulfúrico .
    Mas , depois do tratamento de beleza , recomenda-se substituir trilhas por passei no shopping

  • #11
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Caro Itamar,

    Sua preocupação é algo que nem todos os participantes deste renomado Fórum tem a humildade ou consideração de levar em consideração, afinal de contas não foram eles que trabalharam horas a fio para adquirir o tão desejado sonho, que no seu caso está sob a forma de uma bela Nissan Frontier.

    Vamos lá:
    O mais importante de tudo neste caso, e como tudo na vida, é a prevenção, afinal prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?
    Sugiro que leve a sua Frontier a algum especialista em micro pintura p/ remover toda e quaisquer cicatriz por ela adquirida ao longo das trilhas e uso cotidiano.
    Ao receber novamente a Nissan, deixe-a ao sol, durante 6 dias e 4 noites para uma cura total da pintura aplicada nos retoques. É muito importante que a pintura seja protegida do orvalho durante a noite, pois o mesmo contem uma grande concentração de agentes abrasivos e corrosivos. Vale resaltar tambem que a utilização de capas durante a noite está absolutamente descartada, pois a pintura precisa respirar.
    Após este período, lave o carro com sabonete Dove com micro esfoliante(utilize um sabonete p/ cada peça do carro, para evitar eventuais contaminações de pigmentos) e enchague abundantemente com água livre de cloro e metais pesados e com PH entre 6,8 e 7,2 e temperatura ambiente, obviamente este processo deve ser realizado sob a proteção dos raios solares(a água funciona com uma lente e sob o sol pode ocasionar manchas irremovíveis).
    Seque o veículo com um pano de algodão macio (Flanela escocesa na cor cru é a mais recomendada). Deixe secar por mais 7 horas sob o sol matutino.
    Remova impurezas com um espanador de penas de ganso.
    Prepare uma mistura com:
    1 lata de cera Grand Prix Off Road
    627ml de Solupan
    9 gotas de Groselha Milani
    2 colheres das de sopa de Margarina Becel sem sal
    350ml de Benzina farmaceutica
    Gliter prata a gosto.
    Misture tudo em um pote de cerâmica barroca curada e uma colher de madeira haste longa (o Solupan pode causar irritação na pele da mão) e mexa da seguinte forma: a cada 3 1/4 voltas no sentido horário, 2 1/7 no sentido anti-horário, valido somente p/ o hemisfério Sul.

    Aplique a mistura com pompons de algodão puro e virgem (Algodão Egipcio é o mais recomendado).
    Do lado do motorista deve ser aplicado em movimentos circulares no sentido horário, de cima para baixo e do lado do passagueiro, ao contrário, mantendo-se de cima p/ baixo.
    No capo e tampa traseira escolha um dos processos e faça a peça por inteiro até tirar o brilho desejado.
    Após a plaicação, deixe assentar por 9 horas sob a lua cheia e aplique a proteção que explico a seguir.

    Se voce for uma pessoa Eco-consciente utilize a opção 1, que embora mais trabalhosa, não agride o meio ambiente, e sim somente as abelhas:
    Compre entre 6 e 9 colméias de abelhas Africanas.
    Com a ajuda de uma luva de algodão (pode ser egípcio) pegue uma abelha por vez e esfregue a bundinha da abelha com cuidado (para não machucar a abelha e tampouco a lataria da Frontier) sobre a lata. Observe a camada de cera deixada sobre a pintura ao longo desta etapa. Este processo é um tanto quanto demorado, pois cada abelha cobre aproximadamente 0,6cm2 de pintura.
    Repita este processo até que a pintura esteja totalmente recoberta pela cera.
    Deixe a cera secar sob o sol vespertino de inverno.
    Repita a operação 5 vezes, para garantir uma camada robusta de cera.

    Após a cura da 5a camada de cera, realize um polimento com papel manteiga até adquirir brilho a contento.

    Caso queira utilizar produtos químicos adote esta opção:
    500ml de verniz industrial p/ tornos Heavy Duty
    56 gotas de selante p/ madeiras tropicais
    3 bisnagas de catalizador de massa plástica
    3gr de Urânio enriquecido
    Misture tudo no liquidificador durante 6 horas em ambiente lacrado e com umidade abaixo de 3%.
    Aplique a mistura com uma espátual de Inox. Deixe secar durante 19 segundos e realize o polimento com palha de aço.

    Pronto!
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    Boa sorte!
    Depois da uma voltinha na rocinha he he he he he .....
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
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  • #12
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    Ramiro, também me aborreço muito com estes pequenos arranhões e procuro sempre lavar e proteger a pintura, mas algodão egípicio e bundinha de abelha......é sensacional.

    Abs,
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

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