
Postado originalmente por
ramiro_eli
Caro Itamar,
Sua preocupação é algo que nem todos os participantes deste renomado Fórum tem a humildade ou consideração de levar em consideração, afinal de contas não foram eles que trabalharam horas a fio para adquirir o tão desejado sonho, que no seu caso está sob a forma de uma bela Nissan Frontier.
Vamos lá:
O mais importante de tudo neste caso, e como tudo na vida, é a prevenção, afinal prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?
Sugiro que leve a sua Frontier a algum especialista em micro pintura p/ remover toda e quaisquer cicatriz por ela adquirida ao longo das trilhas e uso cotidiano.
Ao receber novamente a Nissan, deixe-a ao sol, durante 6 dias e 4 noites para uma cura total da pintura aplicada nos retoques. É muito importante que a pintura seja protegida do orvalho durante a noite, pois o mesmo contem uma grande concentração de agentes abrasivos e corrosivos. Vale resaltar tambem que a utilização de capas durante a noite está absolutamente descartada, pois a pintura precisa respirar.
Após este período, lave o carro com sabonete Dove com micro esfoliante(utilize um sabonete p/ cada peça do carro, para evitar eventuais contaminações de pigmentos) e enchague abundantemente com água livre de cloro e metais pesados e com PH entre 6,8 e 7,2 e temperatura ambiente, obviamente este processo deve ser realizado sob a proteção dos raios solares(a água funciona com uma lente e sob o sol pode ocasionar manchas irremovíveis).
Seque o veículo com um pano de algodão macio (Flanela escocesa na cor cru é a mais recomendada). Deixe secar por mais 7 horas sob o sol matutino.
Remova impurezas com um espanador de penas de ganso.
Prepare uma mistura com:
1 lata de cera Grand Prix Off Road
627ml de Solupan
9 gotas de Groselha Milani
2 colheres das de sopa de Margarina Becel sem sal
350ml de Benzina farmaceutica
Gliter prata a gosto.
Misture tudo em um pote de cerâmica barroca curada e uma colher de madeira haste longa (o Solupan pode causar irritação na pele da mão) e mexa da seguinte forma: a cada 3 1/4 voltas no sentido horário, 2 1/7 no sentido anti-horário, valido somente p/ o hemisfério Sul.
Aplique a mistura com pompons de algodão puro e virgem (Algodão Egipcio é o mais recomendado).
Do lado do motorista deve ser aplicado em movimentos circulares no sentido horário, de cima para baixo e do lado do passagueiro, ao contrário, mantendo-se de cima p/ baixo.
No capo e tampa traseira escolha um dos processos e faça a peça por inteiro até tirar o brilho desejado.
Após a plaicação, deixe assentar por 9 horas sob a lua cheia e aplique a proteção que explico a seguir.
Se voce for uma pessoa Eco-consciente utilize a opção 1, que embora mais trabalhosa, não agride o meio ambiente, e sim somente as abelhas:
Compre entre 6 e 9 colméias de abelhas Africanas.
Com a ajuda de uma luva de algodão (pode ser egípcio) pegue uma abelha por vez e esfregue a bundinha da abelha com cuidado (para não machucar a abelha e tampouco a lataria da Frontier) sobre a lata. Observe a camada de cera deixada sobre a pintura ao longo desta etapa. Este processo é um tanto quanto demorado, pois cada abelha cobre aproximadamente 0,6cm2 de pintura.
Repita este processo até que a pintura esteja totalmente recoberta pela cera.
Deixe a cera secar sob o sol vespertino de inverno.
Repita a operação 5 vezes, para garantir uma camada robusta de cera.
Após a cura da 5a camada de cera, realize um polimento com papel manteiga até adquirir brilho a contento.
Caso queira utilizar produtos químicos adote esta opção:
500ml de verniz industrial p/ tornos Heavy Duty
56 gotas de selante p/ madeiras tropicais
3 bisnagas de catalizador de massa plástica
3gr de Urânio enriquecido
Misture tudo no liquidificador durante 6 horas em ambiente lacrado e com umidade abaixo de 3%.
Aplique a mistura com uma espátual de Inox. Deixe secar durante 19 segundos e realize o polimento com palha de aço.
Pronto!
Sua viatura está laqueada p/ qualque trilha!
Boa sorte!