
Postado originalmente por
Luciano SHAKALL
Carlos Alberto, tem uma galera discutindo sobre o lance do "espirro" aqui no Fórum, lá em:
Como fazer a Ranger 3.0 espirrar? Dá uma sacada lá!
PS. Vocês não tão confundindo "assovio" com "espirro" não?
Espirro, pra mim, é aquele barulho da
Válvula de Prioridade liberando o ar comrimido pela turbina para atmosfera, ao cortar a aceleração - por exemplo, nas trocas de marcha -, onde o ar comprimido pelo turbo forçaria as "borboletas" fechadas - que, por sua vez, "frearia" os rotores da turbina, aumentando o "turbo lag" e, em casos de pressão muito alta, favorecendo quebras. É um barulho "único" e, relativamente, breve.
Alguns carros turbinados (com pressão baixa) podem suprimir tal válvula e, os originalmente turbinados (de fábrica), não liberam o "espirro" na atmosfera, e sim, de volta ao escapamento, reduzindo - ou anulando o barulho.
Assovio - ou Assobio (Silvo) - seria aquele barulho da turbina "enchendo" o motor - ou em plena carga - quando a
válvula de Alívio libera o excedente de pressão (de acordo com a regulagem do preparador). Por exemplo, para pressões de 0.8 bar, a turbina enche até essa pressão e o exedente é liberado pela válvula de alívio (gerando um assovio constante e bem mais discreto que o da válvula de prioridade), mantendo a pressão estável em (no caso desse exemplo) em 0.8 bar, pois sem tal válvula, a pressão subiria "indefinidamente" até "estourar" o motor. Algumas turbinas possuem a válvula de alívio incorporadas, outras necessitam que seja instalada uma avulsa; mas TODOS OS CARROS TURBINADOS - ADAPTADOS OU ORIGINAIS - POSSUEM ESSA VÁLVULA. Com a diferença que, na maioria dos turbinados de fábrica, o excedente da pressão, não é liberado diretamente na atmosfera, e sim dspejadp no escapameto ou reconduzido ao turbo, mais uma vez, reduzindo - ou anulando - o barulho.
[] Esperando não ter confundido mais do que ajudado...