x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 43 de 43

Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    O que vocês recomendam para aumentar a potência deste motor? Tem remédio? Ele tem cerca de 95cv originais neh?

[]'s,
    Nos representantes International, existe um Kit, que tranfoma o motor em intercoolado, e vai p/ 115 cv. Conciste apenas em radiador, mangueiras e adaptadores, na bomba dve ser apenas regulagem
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Pessoal

Aproveitando que o tema deste tópico é transformação de veículos para Diesel, achei um arquivo que enviei em PVT (a pedido do solicitante) para um participante aqui do fórum (Patrick) que na ocasião tinha interesse em transformar uma F-1000 a gasolina para diesel.

O texto é extenso, por isso tive que seccioná-lo em 2 partes, pois o fórum aceita post´s no máximo de 10.000 carateres.

Caso alguém esteja interessado pode servir pelo menos como um guia de orientação .

Citação Postado originalmente por Dieselboy em PVT - PARTE I

************************************************** ************************************************** *******

Patrick

Para dar inicio ao processo de alteração do motor você deve em primeiro lugar adquirir o modelo da F-1000 mais adequado para esta transformação, portanto não adianta sair “à torto e direito” comprando a primeira que surgir em sua frente.

O modelo mais adequado é a versão 4.9i, se não me engano começou a ser produzida de 96 até 98. Este é o melhor modelo porque será preciso apenas substituir o motor não sendo necessário “mexer” em cambio nem tampouco em diferencial, apenas para você ter uma idéia as duas F-1000 aqui de casa são transformadas e ambas estão praticamente originais somente o motor é que foi trocado, as duas chegam com folga a 150 km/l (isto sem forçar o motor) com certeza ela anda mais um pouco mas para mim isto torna-se inviável pois o consumo passaria à casa dos 6,5 km/l e a estabilidade a uma velocidade destas é praticamente nula.

Meu conselho antes de você adquirir um modelo destes é que você leve a um mecânico que realmente entenda de caminhonetes e sobretudo de sua confiança e pergunte se a versão que você pretende comprar está equipada com o câmbio MAZDA (o mesmo que vem na F-1000 HSD), este é um excelente câmbio de alumínio que à primeira vista engana pelo seu aspecto frágil se comparar com o um câmbio mais bruto tipo Clark ou ZF que são inteiramente feitos em aço. Mas não se preocupe com a aparência frágil que ele transmite pois ele agüenta muito bem o torque do motor MWM 229 TD.

Outro detalhe, o motor mais adequado em termos de custo/beneficio para adaptar nesta configuração será o MWM 229 TD que equipou originalmente as F-1000 de 89 a 95 (se não me engano), mas aqui também é outro setor que você deve tomar muito cuidado, digo isto por experiência própria, NÃO CONFIE EM HIPÓTESE ALGUMA na palavra de quem for te vender o motor, sabe porque?

Porque na maioria das vezes o pessoal que “mexe” com retifica e venda de motores compra um lote de motores fundidos e ao retificá-los reaproveita a maioria das peças que estão no motor fundido, é isto mesmo é “gambiarra” pura!!! Fecham o motor passam uma tinta para melhorar a aparência e colcocam para vender jurando de pés juntos que o motor está zero, que foi tudo trocado, que é tudo novo, etc, etc e etc... e ainda dizem que se você tiver dúvida eles ligam o motor para te mostrar que está tudo perfeito !!!

Meu amigo não cai nessa armada, que é pura picaretagem !!!

Se ligar o motor é claro que ele vai funcionar bem, se instalar desse jeito também vai funcionar bem, a diferença é que daqui um ou dois anos dependendo do nível da gambiarra que foi feito, o motor vai simplesmente “abrir o bico” e quem vai amargar o prejuízo será você, pois com certeza ele já terá saído do período de garantia há vários meses.

Estes PICARETAS fazem isto porque sabem que este motor é quase indestrutível, é tão bom que mesmo reutilizando peças “meia-boca” ele ainda agüenta rodar por um bom tempo ou pelo menos tempo suficiente para que vença a garantia e você não tenha como voltar para pedir satisfações.

Portanto se não quiser levar gato por lebre na hora de comprar o motor te aconselho a adquirir um motor fundido para que você mesmo com a ajuda do mecânico retifiquem o motor por conta própria ou então compra um motor retificado mas antes de levar diz para o vendedor que você só fecha negócio se o TEU MECÂNICO DE CONFIANÇA abrir e conferir se está tudo conforme te prometeram, se concordarem, ótimo pois você estará negociando com pessoal de caráter, se por um acaso te disserem que assim não dá, assim não tem jeito, sai fora que é MUTRETA, é picaretagem mesmo !!!

Uma vez adquirido o motor procura antes de montá-lo na caminhonete retirar a bomba injetora e levá-la para fazer uma regulagem em uma oficina que trabalhe com este tipo de peça, apenas por precaução, pois vai saber lá há quanto tempo esta bomba estava encostada ou mesmo se alguma vez em sua existência ela visitou uma oficina, além do mais a retífica revisa e (quando é idônea) no máximo substitui as peças irrecuperáveis, mas por economia os "picaretas" não levam a bomba para uma revisão, pois o custo da retifica iria aumentar diminuindo a preciosa margem de lucro deles.

************************************************** ************************************************** *******
    4X4 Brasil

Conforme havia mencionado anteriormente, segue a segunda parte.

Citação Postado originalmente por Dieselboy em PVT - PARTE II

Quanto aos trâmites burocráticos é o seguinte:

1º) Você precisará da nota fiscal de venda do motor, com um detalhe, na nota devem constar; a potência, litragem do referido motor, número de cilindros, número do motor e o tipo de combustível por ele utilizado. Na época os FDP do DETRAN aqui da minha cidade não me disseram nada a respeito disso, imagina o trabalho que tive para conseguir uma segunda via da nota com estes “detalhes” faltantes? Outro detalhe é que você deve tomar MUITO CUIDADO para não comprar motor “pinado” (remarcado) com sua numeração adulterada, pois com certeza é roubado, leva junto o mecânico e pede para ele prestar bastante atenção no bloco do motor onde está gravado o número do motor, pois neste local não podem haver raspagens soldas nem emendas. Quando adquiri meu motor no mesmo local vi vários motores Sprint de F-250 “pinados” ou seja estavam com a numeração do bloco raspada certamente esperando a hora ou o comprador “certo” para serem remarcados !!! Não é por acaso que tem varias F-1000 rodando com motores de F-250 pelas ruas, te digo uma coisa vontade de adaptar um destes não faltou, o problema é a encrenca que você arruma depois se cair em uma blitz pesada, daí você perde o motor o veiculo é apreendido e ainda por cima te ficham na delegacia por receptação. Não pense você que motor roubado não passa pela vistoria do DETRAN, porque já tive um mecânico amigo meu que adquiriu ele com nota fiscal, passou na vistoria sem problemas e depois de 4 anos e nas mãos do terceiro proprietário caiu preso em uma blitz por causa do motor, que constava como roubado, portanto MUITO CUIDADO!!!

2º) Antes de iniciar a troca do motor segundo a legislação você teria que pedir autorização para transformação, mas na prática isto é inviável, pois você terá que pagar uma taxa para obter esta autorização e após isto terá que passar por uma vistoria completa para verificar se está tudo OK no veículo se houver algum problema terá que solucioná-lo para que passe por uma nova vistoria. Nas duas caminhonetes aqui de casa fizemos a transformação direto sem pedir autorização nenhuma e quando fomos pedir a alteração de combustível (ou de motor) no DETRAN eles nos disseram que teríamos que pagar uma multa por não pedido a tal autorização antecipada, mas o valor dessa multa na época era de RS 17,00, na prática acabamos poupando tempo e “encheção de saco”, mas isto fica a teu critério, pessoalmente acho que compensa mais fazer a transformação direto, mas checa primeiro no DETRAN do teu estado o valor da tal multa.

3º) Será necessário também a nota fiscal de serviço de mão de obra e das peças caso você opte por retificar pessoalmente o motor. Na época fui com o mecânico no cartório e fizemos uma declaração de serviços prestados na qual constavam o nome do mecânico, endereço, CPF, RG, titulo de eleitor, etc e os meus dados pessoais discriminado que “fulano de tal” efetuou tal serviço para o senhor dieselboy.... também será necessário citar os todos os dados do veículo, tipo, categoria, etc e a natureza do serviço prestado, no caso substituição do motor. Tudo isto deve ser reconhecido em cartório pois terá valor de documento.

4º) Feito isso voce pode ir ao DETRAN e solicitar alteração de combustível, com certeza vai ter que preencher vários formulários e pagar uma taxa no banco, ao trazer de volta o ticket pago o DETRAN irá te encaminhar para a inspeção veicular em algum órgão credenciado junto ao INMETRO.

5º) Neste local de inspeção você terá que agendar um horário para a vistoria e pagar uma taxa referente à inspeção veicular (na época que fiz era R$ 150,00). Contudo não se esqueça de antes de passar pela inspeção solucionar TODOS os problemas da caminhonete, leva bem a sério isto que o pessoal geralmente é muito rigoroso nesta etapa. Checa todos os itens de segurança do veiculo; cintos, extintor, apoio de cabeça, triângulo, luzes alta e baixa, luz de advertência, de freio, setas, pneus, alinhamento, balanceamento, etc, etc e etc...

Apenas para voce ter uma idéia, para testar a suspensão eles colocam a caminhonete em uma esteira de rolamentos e aceleram e freiam bruscamente analisando o comportamento dos freios e da suspensão, e vão marcando tudo em uma prancheta. Ao final desta bateria de testes (se você conversar com o avaliador ele te fala o resultado) eles te dizem que após tantos dias te enviarão a resposta pelo correio.

6º) Com o certificado de aprovação em mãos, basta levá-lo para o DETRAN finalizando assim o processo de alteração de combustível, daí é só esperar (com a caminhonete parada na garagem) a chegada do novo documento.

7º) Com o documento legalizado basta encher o tanque que daí para frente será só alegria!!!

OBS 1) No documento novo emitido pelo DETRAN já constando o motor diesel os dados da versão a gasolina permanecerão inalterados, ou seja mesmo você sabendo que o MWM 229 TD tem 119 CV ou 122 CV (dependendo do ano do motor) a potencia registrada no novo documento será a do motor a gasolina 4.9i de 148 CV. A identificação do veiculo também permanecerá inalterada, ou seja Marca – Ford; Modelo - F-1000 4.9i, esse 4.9i não tem como retirar do documento, para mim é algo estranho o DETRAN não substituir os dados pelo do novo motor, vai saber lá porque motivos não fazem isso.

OBS 2) Na época que decidi realizar este processo de transformação o gasto perfez aproximadamente o seguinte valor:

F-1000 básica – R$ 15.000,00;
    Motor – R$ 5.000,00, o motor veio completo já com turbina alternador e motor de arranque;
    Mão-de-obra do mecânico – Se não me engano ficou em torno de R$ 1.200,00;
    Mão-de-obra do eletricista – algo em torno de R$ 150,00 será necessário contratar um eletricista de confiança para readaptar o chicote projetado originalmente para o motor gasolina para que se adapte ao novo motor diesel.
    Há gastos extras que não foram computados por mim, pois não me recordo exatamente o valor, mas geralmente oriundos da compra de pequenas peças que faziam parte do motor tais como: estrutura do filtro de ar, mangueiras, parafusos, coxins, buchas, abraçadeiras, serviço de torno, etc... mas este gasto “correu” por minha conta porque apenas contratei a mão-de-obra do mecânico.

OBS 3) O comportamento da caminhonete é praticamente o mesmo de uma F-1000 original a diesel, com uma vantagem, a relação de marchas da versão a gasolina é melhor escalonada ou seja não é tão reduzida como nos câmbios Clark originais da F-1000, nas caminhonetes aqui de casa pode-se sair em 1º marcha numa boa, coisa que era impossível de fazer na versão original pois ela praticamente não saia do lugar, era muito reduzida. Por falar nisso com esta configuração é possível deixar para trás em arrancadas qualquer F-1000 ou D-20 original, já cheguei a sair na frente de F-250 e Silverado e até abri uma pequena vantagem o problema é que quando os caras engatam a 4º praticamente “passam por cima” de mim, mas dá pelo menos para tirar uma onda!!!

Bem, acho que isso é tudo, se por um acaso lembrar de algo volto a te informar.

PS – Averigua antecipadamente como esta a legislação atual referente à alteração de combustível no DETRAN, na época que fiz este procedimento era válido somente para veículos com carga superior a 1 Tonelada, do jeito que as coisas são esta legislação pode mudar de uma hora para outra e o que era válido ontem pode não valer hoje, portanto se informa bem antes de colocar a obra em andamento, certo?

Qualquer outra duvida é só entrar em contato, abraço, boa sorte e até mais.

4X4 Brasil

aqui em minas eu transformei uma F100 [estava com 32000km]a alcool em diesel e não tive nenhum problemas pra fazer isso, o que tive que fazer é ter a nota fiscal do motor a ser usado e este tem que ter baixa no detran, no caso de motor usado, o que era o meu caso. e tive que fazer o laudo pericial do imetro, que aprovarão sem restriçoes, porque foram usados peças originais e foi encaminhado o processo ao detran, o que é feito por um despachante e foi escrito no documento veiculo transformado pra diesel, e que passou a fazer parte do prontuario do mesmo. o que eu entendí é que quem aprova ou não é o imetro, logico se o veiculo cumprir com os requesitos pra transformação

ressucitando o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...9&postcount=10 aqui uma gambiarra feita para rodar no diesel com motor gm 6 cilindros...

Usuário
    Entrada
    07/01/2014
    Local
    Ubá/MG
    Agradecimentos: 0

Transformação da c20 para diesel...

Olá Amigos....
    Vi o post do colega ai sobre a A20 e resolvi escrever...
    Acabei de comprar uma c20 1993 cabine dupla em estado de zero. Minha primeira intenção era colocar um motor diesel. Aliás, ia começar a ver junto ao Detran de MG (meu estado) e estados vizinhos sobre a legalização. Acontece que ainda estou gostando muito do funcionamento do motorzão a gasolina. Talvez seja aquela empolgação inicial (rs). Aos colegas que já possuem este tipo de carro, o consumo chega ser absurdo mesmo ou é uma lenda que se propaga ao longo dos anos. Já vi tantos carros modernos com um consumo alto...Enfim, o consumo é alto mesmo para que valha a pena em pensar em um motor diesel? Abs

Usuário Avatar de sallespickup
    Entrada
    23/06/2010
    Local
    sampa capital/SP
    Agradecimentos: 38
    Fcoeli, na gazolina e com carburador 3E que deve ser o seu, cerca de 5 a 6 km/l se aguenta isso, mudar pra que, e ainda a opção de GNV que pra viagens é meio inviavel por causa de não ter onde abastecer, mais dentro da cidade fica com consumo de carro mil cerca de 7 na cidade e 9 na estrada

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4349
      Última resposta: 19/08/2025, 12:40
    2. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    3. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26