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Convex Datacenter
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  • #1

    Grandes Duvidas No Cambio Automatico




    Sei que ja tem alguns tópicos relacionado a isso , mas gostaria de mais apoio , tenho um vitara mecanico 97 todo equipado , por força maior terei que devolve-lo pra loja e comprar outro , como irei passar todos os acessórios para o outro , procurei , o melhor que eu achei foi um automatico lindo , mais novo que o meu , carro de madame , me interessei muito , mas irei colocar nele , calços de suspenção de 2,5"" , carroceria de 2" , pneus geninho 1001 235/75 , e parachoques de aço ... no meu vitara ficou show , infelizmente não pude testar em uma trilha de verdade ,... agora fiquei com um pouco de medo , o vitara automatico parece mais delicado , é verdade ?? , será que com 4 pessoas no carro , da´pra encarar uma subida facilmente em estrada de terra ??? , não tenho dinheiro para trocar a relação coroa e pinhão , que dizem que o vitara automatico é mais fraca , então tem que ser a do automatico mesmo , eu achei que o pneu maior no meu vitara deixou ele um pouco mais xoxo na saida , mais depois achei ele até mais confortavel para dirigir , a relação das marchas ficou mais compridas , melhor de passar .... bom , posso ficar sossegado em comprar um automatico ??? , poderei fazer algumas trilhas medias e até pesadas com ele ??? , nem que tenho que usar o guincho ?? ..... agradeço todo mundo que possa me ajudar ...

  • #2
    outra pergunta , e se ele for 16valvulas , isso melhora a situação ?? piora ?? , aumenta o consumo ?? as peças basicas do carro como filtros , muda ?? , encarece a manutenção ??? aguardo

  • #3
    Fala amigo!
    Eu posso dar minha opinião de quem tem as duas opções em casa (um 93 manual e um 98 aut ambos 3p). Cara o manual parece que tem mais gás! Anda mais do que o aut. Fiquei puto pq o aut é meu e o manual da minha avó...Aí chamei ela para um tira teima offroad, levei os dois para as dunas do peró e cheguei a uma conclusão: no 4x4H e 4x4L nas mesmas situações se equiparam, pois na areia ao invés de andar no D (drive) andei na 2... Ambos tem suas vantagens...Aut = conforto, porém vc vai ter uma retomada lenta...Manual: o inverso...
    Nas mesma rotação (3500) no manual em estrada faço quase 110km/h, no aut faço quase 100km/h.
    Sobre a manutenção, meu mecânico (Zézuki, cara phoda! Era chefe de oficina da antiga Raion, concessionária suzuki aqui no rio...) falou que com a manutenção preventiva dificilmente terei problemas com meu aut.
    Para finalizar, meu veredito: Automático APROVADÍSSIMO!!!
    Como não sou um cara de varar os 140km/m nas estradas, só mais o meu aut!!!
    Abs
    qq coisa me manda uma mensagem em PV para trocar umas idéias!

  • #4
    muito obrigado demarques , com meu vitara mecanico com pneus 235 e 1,80m de altura , eu não ando nem a 100km/h , pq parece que o carro vai sair voando , então com relação a velocidade nem é meu problema , ja que vc disse quie é ótimo , estou mais sossegado ... se alguem mais tiver alguma opinião , com relação a consumo e o 16valvulas ??? ....

  • #5
    Mais uma vez vou dar minha opinião. Hj se eu estivesse comprando o carro eu teria escolhido o 16v. Acho que o aumento do consumo compensa os 15 cv a mais...
    Segue informações tiradas do site planetaoffroad.com
    3 portas (81cv)
    Consumo:
    cidade: 9,7 km/l
    estrada: 13,9 km/l
    5 portas (96cv)
    Consumo:
    cidade: 7,9 km/l
    estrada: 12,3 km/l

    Sobre as peças básicas, acredito que não tenha muita diferença de preço entre elas. Já a sobre a manutenção não tenho como opinar. Se quiser entre em contato com o Zé da Zézuki (21-32925104) fale sobre mim (ele é um grande amigo meu) e pergunte sobre a manutenção do 16v, com certeza ele te dará uma resposta sincera (o cara é mt honesto).

  • #6
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Demarques,

    Estes dados de consumo devem ser do carro manual. O automático "bebe" um pouco mais.

    Eu tenho um Vitara 1.6 16V automático, e ele nunca atingiu estes patamares de consumo. Fazia 6,5km/l na cidade e 11km/l na estrada. Depois que coloquei uns pneus 235/75R15 nele, o consumo mudou muuuuiiiiito. Na cidade tá fazendo 5,8km/l e na estrada 8,5km/l (!?). Acho que o arrasto dos pneus maiores, somado à força que o carro tem que fazer pra compensar o aumento do diâmetro fazem com que o motor trabalhe mais carregado, o que aumenta o consumo.

    Quanto à manutenção, não vejo grandes diferenças em relação ao 8V. Claro que se precisar abrir o motor, deve gastar mais. Mas quantas vezes o motor é aberto durante a vida útil do carro? As demais peças são muito parecidas com as do Vitara 8V. Pastilhas custam quase a mesma coisa. Os amortecedores custam a mesma coisa. Velas, filtros, são parecidos. Até hoje não gastei nada de absurdo em manutenção com o meu Vitara (Estou com ele desde abril/06). Já rodei 12mkm.

    A minha decisão pelo 5 portas foi clara. Tenho 2 filhos e preciso de espaço para carregar umas tranqueiras. E tinha preferência por carros que permitissem acesso mais fácil ao banco traseiro, além de permitir que as janelas abrissem totalmente. A idéia era permitir um contato maior com a natureza durante nossos passeios. Já imaginou duas crianças atrás de um vidro, parecendo que estão engaioladas?

    Não me arrependo em nenhum momento da decisão de compra. O automático vai bem em trilhas, mesmo aquelas mais pesadas. O que limita o uso do veículo é o curso de suspensão e a altura em relação ao solo, e não o motor ou tipo de câmbio. Em todas as situações em que fiquei na trilha foi porque o Vitara encostou os diferenciais no chão e não foi possível prosseguir. Já passei por muitos atoleiros em que outros carros ficaram. Como o carro é leve, ele passa tranquilo em lama. Só não pode encostar o fundo...


    Respondendo diretamente ao Jmquiroga:

    O automático tem uma relação de primeira marcha um pouco mais longa que o manual. Isso realmente faz com que o carro seja um pouco mais lento na saída que o manual. Com pneus maiores, realmente o carro vai ficar meio xoxo na saída. Tenho percebido que em trilhas ele parece mais fraco, mas o motor tá dando conta do recado. E em trechos mais íngremes, mesmo sem precisar aumentar a aderência, eu uso a reduzida. Compensa um pouco a perda de torque. Mas que perde, perde. Meu carro tá com pneus 235/75R15 desenho MUD. Tem aproximadamente o mesmo diâmetro dos seus Geninho 1001. E, apesar de sentir que o carro tá fraco, ele tem dado conta do recado.

    O ideal seria trocar a relação de diferenciais ou as engrenagens da T-case. Mas isso custa muitas latinha$... Por enquanto, vou levando do jeito que está...

    Novamente, eu gosto do automático. Não trocaria por um manual, mesmo para uso em trilhas.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #7
    obrigado novamente pelas informações , pelo que vi vcs falam sempre que o 16v é 5 portas , no anuncio do vitara que eu vi , ele é 16v e 3 portas , tmb achei estranho ... mas td bem , ja estou convencido a pegar o automatico se tudo der certo , e quem sabe daqui a um ano eu fincancio com a RC4x4 uma reduzida no diferencial e acaba os problemas , ou coloco um gnv para rodar na cidade , pq esse 5,8km/l que vc citou assusta , ta parecendo o willis 51 , 6 cilindros do meu colega ... abraço ..

  • #8
    Usuário Avatar de Grassmann
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    Citação Postado originalmente por jmquiroga Ver Post
    ...pelo que vi vcs falam sempre que o 16v é 5 portas , no anuncio do vitara que eu vi , ele é 16v e 3 portas...

    Jmquiroga,

    FUJA dos Vitaras 1.6 16V 3 portas!
    FUJA!
    Eles não foram importados diretamente pela Suzuki, e sim por importadores independentes. O motor 16V deles é diferente do motor 16V dos 5 portas. E nestes casos, quando ocorrer problemas, você vai ter que importar peças...
    Já postei por aí, mas vai de novo... Os Vitaras importados pela Suzuki foram:
    3 portas - 1.6 8V (somente)
    5 portas - 1.6 16V e 2.0 V6
    Todas as versões com opção de automático e mecânico.
    O Vitara 5 portas era importado como Sidekick até 95 e como Vitara até 98. Os 3 portas só foram importados com o nome de Vitara. Os Sidekicks 3 portas também eram oriundos de importação independente.

    Veja bem, não estou dizendo que os carros são ruins. Existem dois problemas principais:
    1) Os carros não passavam pela "tropicalização", ou seja, não eram adaptados para nossa gasolina misturada ao álcool. Isso pode acarretar alguns desgastes prematuros em relação aos importados oficialmente;
    2) Falta de peças de reposição. Como motor e acabamentos são diferentes dos importados oficialmente, e o volume de importação destes carros era pequeno, não há peças. É adaptação na certa, ou uma busca sem fim por peças importadas...

    Citação Postado originalmente por jmquiroga Ver Post
    ...ou coloco um gnv para rodar na cidade...
    Veja bem nos tópicos já existentes. Vitara com gás costuma dar muitos problemas de adaptação. Além do que parece que detona o sensor MAF, e essa peça é cara pacas!
    Outra coisa, GNV significa perda de rendimento. Se você já tá preocupado com o carro ficar xoxo com pneus maiores, imagina quando colocar pra rodar no GNV...
    GNV = menos potência, mais peso extra. Vale o investimento? Acho que não. Fiz umas contas esses dias, e pra recuperar o investimento no kit, eu precisaria rodar uns 28.000km. Eu rodo 15.000km por ano. Significa que teria que rodar 2 anos só no GNV, sem porta-malas pra compensar o investimento. No meu caso, definitivamente não valeria a pena. Sei que o kit aqui em Curitiba é mais caro do que em SP ou RJ, mas mesmo assim teria que rodar muito pra compensar...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #9
    graças a deus , era erro de digitação , o vitara não é 16v , é o 8v normal mesmo ..... obrigado por todas as informações

  • #10
    Pessoal, preciso da ajuda de vocês...
    Tô coletando informações com os caras que acho que conhecem mais de jipes e um deles me falou desse tópico.

    Como sei que o pessoal aqui ajuda mesmo, ai vai:

    Tô ha um bom tempo procurando um vitarinha.
    Ontem achei um muito inteiro 97, branco, 8v, 3p, motor sequinho, couro, interior impecável, pneus com 2 meses de uso....
    O cara tá vendendo porque tá com moleque novo e não tem espaço pra carregar a tralha.

    Já seria meu se não fossem dois detalhes que me deixaram meio com pé atrás:

    1 - Tá com 170.000 km rodados.
    2 - É automático 3x.

    O que vocês acham???

  • #11
    Usuário Avatar de nanito
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    rpm a 100km/h

    Aí pessoal!! Peguei um Vitara automático a pouquíssimo tempo e estou desvendando todas as mãnhas do carro. Mas tenho uma dúvida qto ao rpm dele a 100km/h que chega a 3800. Isso é normal?! Os pneus dele são 235/75 R15.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #12
    Isso é normal

    e pode acelerar mais que ele anda mais
    hehehe

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