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  1. #1
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Cool Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total




    Bom pessoal,

    Depois de muito tempo de pesquisa, eis que "startei" o tópico da minha "F"... Vamos lá.

    Trata-se de uma F-75 ano 76/76 que comprei no inicio de 2012. Eu sabia o que queria mais não sabia como fazer e nem o que fazer.

    Queria uma F-75 com um visual mais original possível, mas com muito conforto e uma mecânica confiável, pois esta será minha pick-up dos fins de semana e para os passeios (pra onde for tem que aguentar).

    Inicialmente pensei em partir pro estilo "Hot" com caçamba Step-side, motor 2.0 AP, cambio de chevette, mas logo desisti da ideia (ainda bem).

    Quando comprei a minha F em 2012, fui em um restaurador aqui na minha cidade e na época ele estava fazendo uma F-1 (sem comentários) e então conversando com ele, me sugeriu passar no FV e comprar um chassi de blazer ( fez a F-1 usando chassi, suspensão e tudo mais da blazer, menos o motor) que havia por lá. Ná época, de imediato descartei esta possibilidade e fui pesquisando, procurando por tudo "qué" lado, ai resolvi partir pro 6L do opala, mas pensei melhor e desisti pelo fato de ser carburado e não achar um motor bom por menos de 3K.

    Por final, estava decidido. Iria comprar uma mecânica da blazer (motor, cambio, direção hidráulica, diferencial traseiro e o sistema de freio), e montar na F-75. Mas ainda faltava um item muito importante pra mim que era a suspensão. Fui em um pessoal que trabalha com 4x4, e iria acertar para primeiro fazer a suspensão semelhante a do Engesa/Troller e depois partir pro restante das adaptações, mas conversa vai, conversa vem, já tinha acertado o valor pra fazer a suspensão, quando comentei que iria pegar em breve a mecânica da blazer. Foi onde mudou tudo de rumo novamente, o cara botou maior pilha pra usar toda a mecânica da blazer, ai meu pai gostou da ideia, eu tbm e começamos a pesquisar.

    Depois de muito pesquisa, mede aqui, mede ali, vai no ferro velho, encontra ficha técnica da blazer, imagina um corte aqui, outro corte ali e o veredito final. Vamos usar tudo da blazer.

    Por fim segue abaixo a ficha técnica do que será a minha F-75 (caso não mude de ideia).

    A Mecânica:

    Mais confiável e confortável possível.

    Motor: V6 4.3
    Cambio: 5M Blazer (modelo não definido).
    Embreagem: Hidráulica Blazer.
    Radiador: se servir, será o da Blazer, caso contrario farei sob medida.
    Direção: Hidráulica Blazer
    Coluna de direção: Escamotiável do Opala .
    Freios: Sistema completo da Blazer ( pinças, pedaleiras, servo).
    Freio traseiro: tambor, Sistema completo da Blazer com acionamento orignal da F-75 para o freio de estacionamento.
    Diferencial traseiro: Blazer (Blazer 1,54)
    Suspensão dianteira: Sistema completo da Blazer.
    Suspensão traseira: feixes de mola, Sistema completo da Blazer.
    Amortecedores: ainda não definidos.
    Rodas: Modelo daytona (offset negativo nas rodas traseiras).
    Pneus: Maxxis 771 Bravo (to na duvida de qual perfil)
    Tanque combustível: Balzer ou irei fazer de inox sob medida.
    Limpadores de parabrisas: não definido.
    Posição do Estepe: Ficará no lugar original, mas provavelmente mudarei o sistema.
    Detalhes que não lembrei, e que vou lembrar.

    O Visual:

    Mais clean e original possível.

    Cor principal: voodoo blue da FJ CRUISER (PU, mas talvez ainda mude a cor pelo amarelo).
    Cor secundária: Branco (teto e os parachoques)
    Cabine: Modelo original F-75.
    Caçamba: Modelo original F-75 (tampa FORD).
    Parachoque dianteiro: Modelo original F-75.
    Parachoque traseiro: Modelo original F-75.
    Acabamento parachoque dianteiro: sim.
    Retrovisores: Modelo original F-75.
    Grade dianteira: quadriculada (que já está nela, inclusive na cor branca).
    Maçanetas externas: C-10.
    Fechaduras: Da Brasilia / Fusca
    Vidros: inteiriços da Stepside.
    Bocal tanque: Kit vendido com tampa da RD350.
    Lona maritima: Sim.
    Farol: De vidro modelo da kombi.
    Pisca dianteiro: Modelo grande F-75.
    Lanternas traseiras: Modelo original F-75.
    Luz de ré: Sim.
    Farol de milha: bem provável (Falta definir como, onde, qual).
    Mola à gás no capô: sim (definir a força necessária)

    O interior:

    Mais confortável possível.

    Bancos: Banco traseiro em couro do Xsara picasso, caso não fique confortável partirei para algum banco inteiriço (talvez até o original, pois quero manter os 03 lugares).
    Forros de porta: Modelo de fibra da Stepside
    Instrumentos: Gostaria de manter os originais, mas o sensor do velocímetro é eletrônico (achei uma solução no eBay que custa $300), mas tentarei adaptar algum mecanismo eletrônico no original.
    Comandos: Seta, limpador, alerta e esguicho irão para a coluna do opala, mas manterei o estilo original no painel deixando liga/desliga farol, luz alta/baixa no painel e um interruptor para os milhas.
    Acendedor de cigarros original: Sim, Falta encontrar.
    Tela proteção alto falante original no painel: sim.
    Cinzeiro no painel: Sim (colocar moedas )
    Porta luvas: sim (muito útil).
    Forração interna: Falta definir.
    Maçanetas internas: Falta definir.
    Ar condicionado: sim falta definir qual, mas já vi alguns que acho que ficará bem discreto.
    Os opcionais que ainda estão por definir: vários


    Bom sendo assim, vou postar algumas fotos ( são poucas), e no decorrer da obra irei postar todo o andamento da "empreitada" que será dura e longa (sem malícias).

    Pretendo também contar com a colaboração de todos e agradecer a todos que eu já incomodei aqui no fórum.

    Dúvidas, sugestões, doações
    e criticas serão bem vindas.

  2. #2
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Algumas fotos

    Segue algumas fotos de quando comprei ela...aparentemente ela estava boa, mas...
    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120318_111233.jpg

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120219_194852.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120219_194914.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120219_195024.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120219_194952.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120318_111044.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120318_111204.jpg

  3. #3
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    Tava na hora de abrir um topico pra tua F kkkkkkkk
    Acompanhando a empreitada.
    Só uma pergunta porque não usar a coluna de direção da blazer que também é escamotiável?

    Abraço

  4. #4
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    Segue fotos de como ela está. Fizemos uma caçamba FLAT BED home-made...

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120421_154838.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120422_091211.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120728_120511.jpg

    Aqui fotos da caçamba e das portas que eu comprei e raspei até a lata.

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120901_095932.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-120901_095955.jpg

    Fotos dos bancos do xsara picasso. Fiz a troca do sistema dos trilhos, e passei pro banco do motorista a regulagem.

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130209_101148.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130209_101159.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130209_101216.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130209_102237.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130209_142527.jpg

  5. #5
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    Revisando a coluna de direção escamotiavel do opala

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_100423.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_101141.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_101220.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_101836.jpg

    Alavanca de seta quebrada

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_123553.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130224_135220.jpg

    Chapa de acabamento do assoalho do opala

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130302_115506.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130302_115520.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130302_115544.jpg

  6. #6
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    Citação Postado originalmente por franciscatto Ver Post
    Tava na hora de abrir um topico pra tua F kkkkkkkk
    Acompanhando a empreitada.
    Só uma pergunta porque não usar a coluna de direção da blazer que também é escamotiável?

    Abraço

    Fala Franciscatto,

    "poise" cara, tava na hr mesmo. Acho que seu tivesse aberto o tópico antes, muitas das respostas que eu procurei por tanto tempo já estariam aqui. Antes tarde do que nunca.

    Bom optei pela coluna do opala por ter um visual mais da época, entendeu? quero manter o visual da F bem original. Mas quem sabe, daqui a uns dias a blazer ta chegando ai e talvez eu acabe usando mesmo.

    Flw abrass e volte sempre...

  7. #7
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    28/03/2012
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    Fotos chassi blazer

    Bom não tem coisa melhor do que entrar em um tópico e ter varias fotos pra ficar olhando.... segue fotos de uma visita ao ferro velho... a medição que levou à tomada de decisão...

    Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_094743.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_094800.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_095225.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_094743.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_095303.jpgFord F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_095243.jpg

    É claro que a medição foi mais precisa do que nas fotos 1 e 2.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ford F-75 4.3L V6 Vortec - Reconstrução total-20130316_095234.jpg  

  8. #8
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    Próximos passos

    Bom os próximos passos são:

    1º Finalizar a documentação da pick up (retirada do GNV, oh processo complicado, carro e estressante)
    2º Depois quando chegar a mecânica da blazer, levar a cabine, caçamba ao restaurador que citei nos posts acima pra ele alongar o chassi (cerca de 28 cm), reposicionar os suportes da caçamba / cabine, cortar a ponta dianteira do chassi e confeccionar uma travessa, alongar a parte traseira do chassi (após o ultimo suporte do jumelo).

    Depois de pronta as 2 etapas iniciais, volta pra casa pra desmontar, revisar e pintar tudo o que for necessário.

  9. #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por Sadlowski Ver Post
    Bom os próximos passos são:

    1º Finalizar a documentação da pick up (retirada do GNV, oh processo complicado, carro e estressante)
    2º Depois quando chegar a mecânica da blazer, levar a cabine, caçamba ao restaurador que citei nos posts acima pra ele alongar o chassi (cerca de 28 cm), reposicionar os suportes da caçamba / cabine, cortar a ponta dianteira do chassi e confeccionar uma travessa, alongar a parte traseira do chassi (após o ultimo suporte do jumelo).

    Depois de pronta as 2 etapas iniciais, volta pra casa pra desmontar, revisar e pintar tudo o que for necessário.
    Vc vai usar o chassis da Blazer. com o documento da F 75 ????

    Eita mais uma F 75 Modernizada na mecanica...... Com certeza vai ficar muito bom..

    até mais.
    abçs/
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  10. #10
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Vc vai usar o chassis da Blazer. com o documento da F 75 ????

    Eita mais uma F 75 Modernizada na mecanica...... Com certeza vai ficar muito bom..

    até mais.
    abçs/

    Positivo Antonio, pesquisei bastante e vi que é possível...
    A ideia é ter um carro confiável e confortável.....acho que consiguirei nessa combinação.

    Volte sempre...

  11. #11
    Usuário Avatar de Angelo Tomachewski
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    04/03/2009
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    Muito bom!
    Estou pensado em fazer isso na minha willis 1951.
    Iria deixar original mas estou mudando de ideia!
    Boa sorte no projeto!!!!
    Vou acompanhar!

  12. #12
    Usuário Avatar de Sadlowski
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    Citação Postado originalmente por Angelo Tomachewski Ver Post
    Muito bom!
    Estou pensado em fazer isso na minha willis 1951.
    Iria deixar original mas estou mudando de ideia!
    Boa sorte no projeto!!!!
    Vou acompanhar!
    Fala Ângelo,

    Se vc fazer uma análise financeira (dependendo da aplicação, quer placa preta?, vai usar na trilha) esta opção pode se tornar mais barata do que uma reforma.

    E também julgo que há algumas vantagens. Vai do teu gosto tbm.

    Abrasss e volte sempre.

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