Bem amigos, bom dia!
Estou começando no mundo 4x4 (se forem ver minha assinatura, vão ver que só conheço os carros alheios...) e pretendo comprar minha viatura.
Sou iniciante, mas nem tanto assim: já li vários tópicos aqui do fórum (só aprendendo) - problemas de aquecimento L200 (e soluções), problemas com os motores eletrônicos Common Rail e muitos outros tópicos. Como vão poder ver, é meu primeiro post, que decidi fazer depois de ler muito pra não escrever besteira.
Enfim, vou dispor no fim do ano de R$ 45.000~55.000 para comprar um carro. De antemão, afirmo que meu sonho 8-) era comprar uma L200. Mas depois de ler alguns tópicos do fórum, fiquei receoso, principalmente porque deu pra ver que é um veículo com história, então é preciso ter muuita certeza de como foi utilizado e como não tenho $$ pra comprar uma nova, esse sonho vai ficar pra depois.
Nas minhas pesquisas, inclusive pela faixa de preço, cheguei aos seguintes carros:
1 - Ford Ranger 2.8 (queria comprar uma com a frente nova, mas com o motor antigo, que seria 2004/2005).
Fiquei meio receoso com os novos motores eletrônicos, principalmente com os problemas do Common Rail (apesar também de conhecer as inúmeras virtudes). Não é brincadeira comprar um carro e gastar 4, 5 mil ou + só pra consertar a injeção. Então, pra mim acho que motor mecânico será melhor.
2 - Nissan Frontier 2003/2006
Li o tópico sobre as Frontiers e fiquei bastante impressionado. Acreditava que era um carro bem mais frágil. Minha dúvida é sobre a questão de manutenção dela, preço de peças e disponibilidade das mesmas. Ela apresenta algum problema crônico?
3 - Nissan XTerra
Nunca passou na minha cabeça ela. Agora dei a olhada em uma e achei realmente um grande carro. A mecânica dela é a mesma da Frontier? Questão de peças e disponibilidade é a mesma coisa? Durabilidade do carro?
Meu uso será aproximadamente 60% cidade, 40% estrada. 4x4 mesmo, muito raramente.
Pretendo ficar com o carro um bom tempo, até ter dinheiro para tirar uma 0km da concessionária 
Se tiver falado alguma besteira, não hesitem em falar.
Desde já agradecendo a todos que se prontificarem a ajudar.