x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21
  • #13
    Usuário
    Entrada
    15/01/2011
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Mudança de tração na TR$




    Galera.

    Ontem (15/01/2011) comprei meu primeiro automático e meu primeiro 4x4, uma TR4 08/09. Não vejo a hora de pegar a danada.
    Sempre lia coisas muito interessantes nesse fórum e agora já me cadastrei.
    Nem sei se estou no lugar certo, mas só 2 dúvidas.
    Ela está bem rodada (75000 km), mas o valor estava bom e muuuito bem conversada, entao mesmo estando com a km alta, sei que esse motor aguenta muito, acho q só na hora da revenda como km alta q desvaloriza, correto? (mas nao venderei tão cedo rs).
    Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???

    Tks

  • #14
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Biska Ver Post
    ...Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???
    Excetuando-se a reduzida, dar p/ mudar a tração com o carro em movimento(até 100 Km/h), desde que em linha reta e sem acelerar.

    Agora p/ acionar a redução(4LLc), e retirar tb, veículo deve estar parado e câmbio na posição Neutro.

    Abraço, atencioasmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #15
    Usuário Avatar de carlos abatepaulo
    Entrada
    29/07/2009
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Posts
    36
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Biska Ver Post
    Galera.

    Ontem (15/01/2011) comprei meu primeiro automático e meu primeiro 4x4, uma TR4 08/09. Não vejo a hora de pegar a danada.
    Sempre lia coisas muito interessantes nesse fórum e agora já me cadastrei.
    Nem sei se estou no lugar certo, mas só 2 dúvidas.
    Ela está bem rodada (75000 km), mas o valor estava bom e muuuito bem conversada, entao mesmo estando com a km alta, sei que esse motor aguenta muito, acho q só na hora da revenda como km alta q desvaloriza, correto? (mas nao venderei tão cedo rs).
    Outra coisa, pra mudar a alavanca de tração, sempre com o veículo parado certo ou pode mudar em movimento???

    Tks
    Sugiro que com esta quilometragem você troque o óleo do hidramático, só fique com o atual se tiver certeza absoluta que já foi trocado, você deve gastar uns R$ 700,00 mas ficara tranqüilo por uns 60.000 Km.
    Pajero TR4 2007 AT Gasolina
    www.abatepaulo.com.br

  • #16
    Usuário
    Entrada
    27/03/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    40
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    bem explicativo suas respostas "freitasjr" me ajudou bastante! comprei meu primeiro 4x4 e não veio com manual logo estou bem perdido hehe

  • #17
    Citação Postado originalmente por luci Ver Post
    Oi Francisco de Freitas, ou quem puder ajudar
    Tenho vontade de comprar uma TR4, nunca usei 4x4, tenho vontade de começar, porem uso muito o carro em asfalto, rodo uns 3000 km mes, gostaria de saber se a TR 4 seria uma boa opção para unico carro? Qual o consumo de combustivel? Se anda bem no asfalto? Tem estabilidade satisfatoria? Ouvi desser que em serras/subida (por exemplo serra de lorena sp) ela fica fraca e nao passa 70 80 km/h, é verdade isso? Queria uma com cambio automatico, e uma boa opção? desde ja agradeço.
    Luci,

    Se vc vai usar o carro no asfalto e de vez em quando vai pegar uma estrada de terra ou um caminho ruim pra chegar a uma praia ou sítio eu recomendo o GVIII. É um pouco mais caro, mas é muito mais confortável, tem mais espaço e mimos. Se for pra família, não vá de TR4 pq vai faltar espaço e motor.

    Se vc quer um pouco mais de agressividade no off road, vá de TR4. O carro roda muito bem no asfalto e no dia a dia na cidade. Eu tenho uma manual 09 e não tenho do que reclamar. Serve muito bem pra mim. Mas eu a uso com no máximo duas pessoas no carro.

    As novas não têm mais opção de 4x4 com cambio manual. Então vc não tem muito o que escolher. Se quiser uma 4x4 vai ter que pegar uma automática. O cambio automático é muito ultrapassado. Erra marcha, deixa o carro lento, além de barulhento já que só tem 4 marchas e o motor 2.0 16V "gosta" de trabalhar com rotações mirabolantes.

    A escolha depende muito do que vc está esperando do carro. No meu caso o carro me atende bem, mas sinto falta de esportividade na condução (o motor é ok para levar duas pessoas, mas não tem nada de divertido em conduzir a TR4 com esse motor no asfalto. Na terra é outra história).

    Já estou como carro há 3 anos. Está na hora de trocar e eu já decidi que não vou trocar. Não vejo nenhuma vantagem na TR4 nova (ainda mais com esse cambio automático jurássico). Vou comprar um outro carro (sedã ou esportivo) e deixar a TR4 para os passeios off road já que não encontrei nenhuma alternativa que valesse a pena.

    Abs

  • #18
    Muito bem explicado Freitas! Só faço dois comentários. A tração 4H pode ser usada em qualquer situação, sem restrições (esse é o grande diferencial que eu vejo na TR4 e na Dakar). Mesmo que não esteja chovendo, vc poderá usá-la no asfalto como se fosse um carro com tração integral (Defender por exemplo). Para engatar a reduzida o carro deve estar sempre parado e com o cambio no Neutro (ponto morto).

    ABs

    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Bem, bom dia amigos, respondendo as perguntas do forista "drbart" que irão servir p/ todos:

    Pergunta 1) A tração 4H pode ser usada no asfalto, no caso de dias de chuva ou da pista está melada de óleo, etc.. ou piso de piçarra escorregadia... com a finalidade de se evitar que o carro escorrege, saia de lado, ou seja, dar maior estabilidade.

    A tração 4HLC pode ser usada em lama leve(daquelas fininhas) e p/ andar em Dunas. O segredo de se andar em dunas é baixar bem a pressão dos pneus. De 20 a 15 libras, dependendo das condições que a areia esteja. Se o areião estiver fofo, usa-se a 4HLC e pé embaixo(45, 50, 60 Km/h p/ cima). Com em 3ª marcha(overdrive Off).
    Agora se a areia estiver muito fofa e for andar devagar entre 20 a 40 Km/h, colocasse a tração 4LLC(reduzida) e o câmbio em Drive.

    Se for subir duna bem íngrime, porém curta, câmbio na posição 2 e reduzida(4LLC)
    Se for subir duna um pouco íngrime, porém longa, tração em 4HLC e câmbio na 2ª ou 3ª marcha(od off)

    Se for andar naquela areia de praia durinha(próxima ao mar) tração em 4H ou 4HLC e câmbio em D, pois vc pode desenvolver velocidades maiores como 70 Km/h.

    Pergunta 2) Não, Não é obrigado usa o câmbio sempre em D, quando se usar a tração, depende da situação. P/ lama(daquela grossa tipo mingaú) por exemplo, usa-se a 4LLC(reduzida) com o câmbio na posição 2.

    Se for atravessar um alagado muito profundo e longo, 4LLC(reduzida) e câmbio na posição L(1ª marcha)
    Se for Descer uma duna ou barranco muito íngrime, evita-se usar o freio de pé, e utiliza-se o freio motor, p/ isso, tração 4LLC e câmbio na posição L.

    Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.

    Pergunta 4) Já foi respondido acima, e é claro depois de se vencer o desafio(subir a duna) pode-se voltar a tração p/ 4HLC e posicionar o câmbio na 3ª marcha(od off) p/ continuar a andar na areia.

    Pergunta 5) Quando o carro atola, a pior coisa que se pode fazer é continuar acelerando, pois os pneus vão cavar mais ainda e enterrar mais o carro.
    Deve-se sair do carro, cavar em volta dos pneus e debaixo do carro(p/ liberar os diferenciais da areia), procurar calçar os pneus com galhos, vegetação ou até mesmo os tapetes do carro, reduzir(se for o caso) posicionar o câmbio em R(de preferência) ou em D, e tentar sair suavemente, acelerando gradativamente, aos poucos(no caso se for areia/dunas).

    Pergunta 6) No dia a dia no asfalto em 4x2 ou no asfalto molhado em 4H, usa-se sempre o câmbio na posição D, afinal vc comprou um carro automático, e não faz sentido, ficar mudando de marcha p/ guiar o carro.
    Na estrada também em D, porém no caso de uma ultrapassagem(por exemplo quando se está atrás de um caminhão) pode-se desligar o overdrive(od-off) p/ se reduzir p/ a 3ª marcha e depois que fizer a ultrapassagem, liga-se o overdrive p/ que o carro fique em 4ª marcha(D) e tenha uma economia maior de combustível.

    Pergunta 7) Sim, nunca segure o carro(em uma ladeira por exemplo) com o câmbio em P - ao estacionar, primeiro vc puxa o freio de mão e depois põe o câmbio em P.
    Ao sair, tire primeiro o câmbio da posição P e depois abaixe o freio de mão.

    Note que algumas pessoas fazem ERRADO de primeiro colocar o câmbio em "P" para segurar o carro e depois puxar o freio de mão. Ao fazer isso, note que quando for mexer na alavanca de câmbio novamente p/ retira-lo da posição P, a alavanca estará bem DURA de se puxar, e isso poderá dar uma "trava de torque" e danificar algo. Não é algo que vá danificar na 1ª ou 2ª vez que vc proceder assim, mais com o uso frequente poderá causar algum problema; por isso, prefira proceder da forma como expliquei no parágrafo anterior.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

  • #19
    Usuário
    Entrada
    04/08/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    74
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Caro freitasjr. Perdoe-me se entro na tua orientação de como deixar o carro freado com o freio de mão. É que o carro deve estar em "N" para aliviar o peso do câmbio. Então: colocar em "N", acionar o freio de mão e depois colocar o câmbio em "P". Este procedimento vale para qqer carro com câmbio automático.

  • #20
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Eduardo Torres Ver Post
    Caro freitasjr. Perdoe-me se entro na tua orientação de como deixar o carro freado com o freio de mão. É que o carro deve estar em "N" para aliviar o peso do câmbio. Então: colocar em "N", acionar o freio de mão e depois colocar o câmbio em "P". Este procedimento vale para qqer carro com câmbio automático.
    Vc estar certíssimo

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #21
    Usuário
    Entrada
    03/11/2015
    Local
    Gaúcha do Norte/MT
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Bom dia, tenho uma TR4 2010 e, ao contrário da maioria dos comentários, a minha não está engatando 4x4, alguém pode me ajudar?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade