Postado originalmente por
freitasjr
Bem, bom dia amigos, respondendo as perguntas do forista "drbart" que irão servir p/ todos:
Pergunta 1) A tração 4H pode ser usada no asfalto, no caso de dias de chuva ou da pista está melada de óleo, etc.. ou piso de piçarra escorregadia... com a finalidade de se evitar que o carro escorrege, saia de lado, ou seja, dar maior estabilidade.
A tração 4HLC pode ser usada em lama leve(daquelas fininhas) e p/ andar em Dunas. O segredo de se andar em dunas é baixar bem a pressão dos pneus. De 20 a 15 libras, dependendo das condições que a areia esteja. Se o areião estiver fofo, usa-se a 4HLC e pé embaixo(45, 50, 60 Km/h p/ cima). Com em 3ª marcha(overdrive Off).
Agora se a areia estiver muito fofa e for andar devagar entre 20 a 40 Km/h, colocasse a tração 4LLC(reduzida) e o câmbio em Drive.
Se for subir duna bem íngrime, porém curta, câmbio na posição 2 e reduzida(4LLC)
Se for subir duna um pouco íngrime, porém longa, tração em 4HLC e câmbio na 2ª ou 3ª marcha(od off)
Se for andar naquela areia de praia durinha(próxima ao mar) tração em 4H ou 4HLC e câmbio em D, pois vc pode desenvolver velocidades maiores como 70 Km/h.
Pergunta 2) Não, Não é obrigado usa o câmbio sempre em D, quando se usar a tração, depende da situação. P/ lama(daquela grossa tipo mingaú) por exemplo, usa-se a 4LLC(reduzida) com o câmbio na posição 2.
Se for atravessar um alagado muito profundo e longo, 4LLC(reduzida) e câmbio na posição L(1ª marcha)
Se for Descer uma duna ou barranco muito íngrime, evita-se usar o freio de pé, e utiliza-se o freio motor, p/ isso, tração 4LLC e câmbio na posição L.
Pergunta 3) O overdrive, nada mais é do que a 3ª marcha do carro, ou seja, nada mais é do que vc reduzir da 4ª marcha(em drive) p/ a 3ª quando vc aperta aquele botão que fica na alavanca.
Pergunta 4) Já foi respondido acima, e é claro depois de se vencer o desafio(subir a duna) pode-se voltar a tração p/ 4HLC e posicionar o câmbio na 3ª marcha(od off) p/ continuar a andar na areia.
Pergunta 5) Quando o carro atola, a pior coisa que se pode fazer é continuar acelerando, pois os pneus vão cavar mais ainda e enterrar mais o carro.
Deve-se sair do carro, cavar em volta dos pneus e debaixo do carro(p/ liberar os diferenciais da areia), procurar calçar os pneus com galhos, vegetação ou até mesmo os tapetes do carro, reduzir(se for o caso) posicionar o câmbio em R(de preferência) ou em D, e tentar sair suavemente, acelerando gradativamente, aos poucos(no caso se for areia/dunas).
Pergunta 6) No dia a dia no asfalto em 4x2 ou no asfalto molhado em 4H, usa-se sempre o câmbio na posição D, afinal vc comprou um carro automático, e não faz sentido, ficar mudando de marcha p/ guiar o carro.
Na estrada também em D, porém no caso de uma ultrapassagem(por exemplo quando se está atrás de um caminhão) pode-se desligar o overdrive(od-off) p/ se reduzir p/ a 3ª marcha e depois que fizer a ultrapassagem, liga-se o overdrive p/ que o carro fique em 4ª marcha(D) e tenha uma economia maior de combustível.
Pergunta 7) Sim, nunca segure o carro(em uma ladeira por exemplo) com o câmbio em P - ao estacionar, primeiro vc puxa o freio de mão e depois põe o câmbio em P.
Ao sair, tire primeiro o câmbio da posição P e depois abaixe o freio de mão.
Note que algumas pessoas fazem ERRADO de primeiro colocar o câmbio em "P" para segurar o carro e depois puxar o freio de mão. Ao fazer isso, note que quando for mexer na alavanca de câmbio novamente p/ retira-lo da posição P, a alavanca estará bem DURA de se puxar, e isso poderá dar uma "trava de torque" e danificar algo. Não é algo que vá danificar na 1ª ou 2ª vez que vc proceder assim, mais com o uso frequente poderá causar algum problema; por isso, prefira proceder da forma como expliquei no parágrafo anterior.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...