x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 76
    Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Agradecimentos: 4

Pajero Sport 99/00 para trilhas leves e expedições.

Senhores,

Depois de ler vários posts, ver muitas fotos e babar bastante resolvi preparar minha viatura para trilhas e expedições. Tenho uma Mitsubishi Pajero Sport V6 3.0 24v Gasolina/GNV. É o carro de dia-a-dia da família, rodamos com ela por volta de 2.000 km por mês.

Meu objetivo para ela é ter um carro preparado para trilha leves e expedições mas que impacte o mínimo possível no uso diário. Como moramos em apartamento e temos apenas uma vaga de garagem, ter dois carros por enquanto está totalmente descartado.

Para as trilhas, penso em começa-las com o pessoal da Rastros. Acompanho a página, vi as fotos, os vídeos e simplesmente nos apaixonamos pela ideia. Eu e minha esposa sempre tivemos o sonho de um dia viajar sem destino exato, mas simplesmente sair. Não claro, sem ter o mínimo de planejamento, de cuidado e de preparo. Mas não ter um destino exato, uma estrada, e por ae vai. Vamos ver se conseguiremos concretizar, ainda mais agora com uma filha pequena de 03 anos.

Enfim, por hora é isto, e vamos aos poucos angariando informações, construindo idéias e fazendo amigos!

Abraços
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Manutenção

Como uso o carro no dia-a-dia e rodo muito, estou começando o projeto com uma revisão geral na viatura, os percalços de encontrar um bom mecânico e peças contei no post INDICAÇÃO DE OFICINA EM CURITIBA.

Não foi fácil achar peças e ainda mais sem preço abusivo. Mas achei: dos R$ 2.806,00 reduzi para R$ 1.341,50. Todas pelo mercado livre, usando SEMPRE o mercado pago. Não deposito e não transfiro direto na conta. E um detalhe: dos vendedores apenas um não era de SP.

Agora é esperar elas chegarem e mandar na RL Motors para trocar, o que deve acontecer semana que vem.

-dsc_0008.jpg

Pneus

Para os novos pneus dela, resolvi ir de BFGoodrich após ler inúmeros posts no fórum e reviews no site pneusfácil. Inicialmente iria com os All Terrain 30x10,5r15 mas acabei comprando os Mud Terrain MK2 32x11,5r15. Na empresa aonde trabalho tem alguns carros 4x4 e eles usam várias marcas e e modelos de pneus, H/T, A/T e MUD e visualmente falando os Mud são muito mais bonitos. Mas tinha medo sobre a durabilidade e dirigibilidade no asfalto, especialmente molhado.

Mas após ler (e ler muito) vi que a escolha entre o Mud Terrain MK2 e o All Terrain era mais por gosto do que escolha técnica, ainda mais com as melhorias que BFG fez nos MT MK2 frente aos MT MK1. Sendo assim, vou de MK2.

Na 2a achei duas unidades na pneusfácil por R$ 786,00 cada (R$ 835,11 com transporte para Curitiba). Comprei imediatamente e chegaram ontem. To mais feliz que mosca em boxta... rsrsrsr

-dsc_0013.jpg-dsc_0011.jpg

Como o antigo "dono" dela colocou pneus 235/75r15 na frente, ela ficou usando duas medidas diferentes nos eixos dianteiros e traseiros:

Dianteiros - Fate Range Runner HT LT235/75R15
    Traseiros - Yokohama Geolandar H/T G031 265/75R15

Vou tirar uma foto para verem como ela esta horrível, com a bunda empinada e a frente se equilibrando nos cambito. Em virtude disto parece os novos pneus irão raspar na frente, mas isto se deve por eles serem menores e estarem gastos, e mesmos assim bem melhores que os traseiros.

Diferença dos dianteiros Fate com BFG

-dsc_0009.jpg

Diferença dos traseiros Yokohama com o BFG.
    -dsc_0012.jpg

Pelas medições porcas que fiz, no zoiômetro com dedômetro, a traseira vai subir 4 dedos (+/- 9 cm) e a frente 5 (+/- 11cm). Ainda vou medir a altura dela com relação ao solo em um terreno plano.

Mas para montá-los, ainda falta comprar mais 2. SE tudo der certo, irei pegá-los na Agis Pneus por R$ 909,00 até final deste mês. Torçam por mim!
    4X4 Brasil
    Digaum

Usuário
    Entrada
    20/03/2013
    Local
    campo bom/RS
    Agradecimentos: 0
    Acompanhando e torcendo, eu tinha uns at 32 na minha PS 2001 2.8 fica o bixo, ótima escolha.

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por Marcelo Schuch Ver Post
    Acompanhando e torcendo, eu tinha uns at 32 na minha PS 2001 2.8 fica o bixo, ótima escolha.
    Obrigado Marcelo. Terminei de comprar as peças hoje. Agora é aguardar... na expectativa!
    Digaum

Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 16
    Já procurou ver no Marisco Offroad aí em Curitiba? Quando comprei meus KM2 foi o melhor que encontrei. Para você sendo local, economiza o frete.
    Land Cruiser 105 (Stormtrooper), SW4 94 (Raposa Vermelha), SW4 97 (Pantera Negra), Samurai 97 (Tatuí), Samurai 92 (Tatu)

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Já procurou ver no Marisco Offroad aí em Curitiba? Quando comprei meus KM2 foi o melhor que encontrei. Para você sendo local, economiza o frete.
    Valeu Supercharger. Liguei no fixo mas ninguém atendeu. Mandei um e-mail, vou aguardar resposta e tentar ligar novamente na 2a-feira.
    Digaum

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    GPS

Para uma correta navegação, é necessário equipamentos e saber usá-los. Pois bem, em 2012 ganhei um GPS do meu pai, marca Tomtom, modelo GO 630. E desde então nunca tinha tido uma oportunidade real de usá-lo. Mas com o projeto em andamento, achei melhor retirar a poeira dele e colocar para funcionar, atualizar e me familiarizar com o dito, antes de realmente precisar.

Pluguei no laptop, baixei o software, atualizei e... travou tudo! Voltei o backup e... nada! Ainda travado. Bom, lá vamos na internet fuçar. Procura daqui, dali, achei um post interessante, testei e... nada! Fiquei das 20 as 23hrs ontem fuçando no bixo, lendo fóruns e nada.

Hoje de manhã, voltei ao batente. Achei o fórum Portal GPS me cadastrei, achei um post de um cidadão com o mesmo erro do meu. Um membro do fórum contou como fazê-lo e porque, fiz e está 100%!

Se alguém tiver dúvida sobre GPS, recomendo o fórum Portal GPS.
    Digaum

Usuário Avatar de André 1943
    Entrada
    08/03/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Agradecimento: 1
    Boa tarde amigo também tenho filho de três anos e também faço uns passeios com minha triton. Estou entrando em contato para dizer que dia 18/10 haverá em joinvile mais uma etapa do mit motorsport e surgiria a vc participar pois é um baita evento entre no site da mit e confira.bons passeios e até mais
    Pajero Dakar hpe ( que máquina)
    Suzuki/GM Tracker 08 o jipinho perfeito
    Ex triton hpe ( coluna não aguentou)

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Citação Postado originalmente por André 1943 Ver Post
    Boa tarde amigo também tenho filho de três anos e também faço uns passeios com minha triton. Estou entrando em contato para dizer que dia 18/10 haverá em joinvile mais uma etapa do mit motorsport e surgiria a vc participar pois é um baita evento entre no site da mit e confira.bons passeios e até mais
    Opa, muito obrigado da dica André. Este vou passar, mas nos próximos tenho interesse. Vou olhar o site da mit, obrigado.
    Digaum

Usuário
    Entrada
    20/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Assinando e acompanhando o tópico ...

Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Agradecimentos: 13
    Acompanhando.. vai fica irado o carro.!

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    GNV

Quando comprei minha vtr, procurava justamente uma picape/suv que fosse 4x4 e que tivesse GNV, pois rodo muito, sou assalariado e o custo maior com combustível impacta bastante na duração do salário. Saí de um Prisma 1.4 09/10 que tirei zero km e passei para um carro 10 anos mais velho.

Confesso que rolou um baita medo, minha esposa não gostou nada pois a única exigência dela que era ter seguro, não consegui concretizar: carro com mais de 10 anos em 2010 não fazia seguro, isto sem contar o gnv. Hoje 04 anos depois, achei. Mesmo assim inviável, mas conto mais em outro post.

Enfim, para ter uma vtr 4x4 e que não impactasse no custo mensal tinha apenas uma opção: gnv. Carros a diesel ainda estão fora do orçamento. Achei esta, com GNV de 2a geração já instalado. Mas recomendo, que se quizerem usar gnv, que procurem e façam a adaptação, é mais seguro.

Desde que peguei ela, ela tem uma perda de 20% da força no GNV, algo normal pelo kit ser aspirado. E além de ter a lenta menor, o que atrapalha ema arrancadas e manobras algumas vezes ela fazia o temido back-fire mas aprendi a dirigir de forma a minimizar ele. Não se consegue extinguir por completo usando o kit aspirado de 2a geração. Desde quando a comprei, notei que estavam faltando uma das presilhas que fecham a caixa do filtro de ar e duas delas estavam sem pressão, mas mesmo assim mantinha a tampa fechada, então bola para frente, não vou mexer no que está quieto.

Quando a recuperei, notei que estava manca demais no gnv. Mas como ia para revisão, não fui pesquisar o porque. Foi, trocou tudo que tinha direito e mais um pouco e ainda assim continuava manca. Achei que fosse falta de costume meu. Afinal estava rodando com um Peugeot 206 1.4 Flex a mais de uma ano, um carro para cidade, caixa curta, muito ágil para o trânsito urbano. E um detalhe: das 06 travas da tampa da caixa de ar, restava apenas uma! Ou seja, a caixa não estava vedada.

Fiquei assim até começo de Agosto. Alguns dias depois do 1o final de semana ela começou a falhar e dar back fire, uns estouros feios. E obviamente que a caixa de ar, que só estava encaixada abriu de vez. Alterei meu modo de dirigir e melhorou os backs, mas ainda assim aconteciam todo dia.

Testei na gasolina e continuou falhando. Bem menos é verdade, mas continuava estranha. Pensei: "se falha na gasolina, obviamente vai no gnv e com maior intensidade". Por incrível que pareça, fiquei mais aliviado, pq se fosse só no gnv indicaria alguma problema no redutor de pressão e como ele é antigo, não sei se tem peças de reposição. E se não tiver, a única solução é a troca por um kit de 5a geração o que custará por volta R$ 4.500,00. As falhas em ambos são sinais de final de vida útil de velas e cabos, muito exigidos usando gnv. E como ela tem revisão programada para final de Setembro, dava para ir levando até lá.

Mas os backfires se intensificaram e ficaram piores. Algo teria que ser feito e o $$ curto. O jeito foi apelar para o "make yourself". Liguei para um amigo que é engenheiro de motores da Renault e grande conhecedor de carros com gnv. Conversamos um pouco, contei o que estava acontecendo (ele conhece o histórico do veículo) e orientou a primeiro fechar a caixa de ar e mecher na regulagem da torneira de gnv no coletor. Velas e cabos, seria um passo dois.

Então fui atrás das presilhas e... nada! Achei somente a caixa de ar completa, com valores variando de R$ 1.500,00 (com sensor maf e tubulação) e R$ 400,00 apenas a caixa. Ainda assim muito, pois nem sabia se realmente vedando ela iria resolver. Sendo assim, o que fazer: estava na casa da sogra, sábado a tarde, lojas fechadas para tentar procurar as ditas e o carro ruim. Vasculhei minha caixa de ferramenta, achei uns parafusos de rosca soberba que sobraram da montagem de um armário. É tu mesmo! Fechei bem a caixa de ar (levei uns 15min, fiz bolhas nos dedos e muita força até achar o jeitinho de como fazê-lo) e passei um parafuso na extremidade inferior da tampa com a superior da base, bem aonde fica o filtro. Como é para testar, vamos lá. Se der certo, mais tarde compro a caixa nova. Enquanto fazia isto, deixei a bateria desligada para zerar a injeção que estava com a luz da mesma acesa, após fazer um back fire.

Feito isto, liguei e o barulho do motor melhorou 70%. A lenta estabilizou e ficou mais alta, fruto do fluxo de ar correto. Mexi levemente na torneirinha e saímos de lá para levar a pequena em uma praça, rodei 150 metros e BUUUUMMM... uma mega back-fire! A luz da injeção acendeu, o carro perdeu a lenta e o torque caiu vertiginosamente. Parecia um carro 1000 sem escape e com os 4 pneus murchos.

Deixei as duas na praça e fui na casa do meu pai que era ali perto para avaliar o estrago. Resultado: a tampa do filtro abriu novamente quebrando uma pequena parte da base do filtro de ar, porque não vi e prendi muito perto da borda. Deixei assim mesmo, passei para gasolina e vamos embora. Peguei as duas na praça e fomos para casa. Na garagem do ap, deixei o motor esfriar e repeti o procedimento: desliguei a bateria para zerar a injeção (ela atrasa o ponto quando identifica o back fire) e fui fechar novamente a caixa de ar. Feito isto, fechei totalmente a torneirinha de gnv no coletor e abri totalmente a da válvula de abastecimento, que fica antes do redutor. Ela estava aberta em 30%.

Como fechei a torneirinha, obviamente quando liguei e passei para gnv o motor morreu. o menos mostra que esta funcionando. Abri meia volta, voltei a ligar e nada. Refiz o procedimento até ter lenta, quase morrendo e fui abrindo de meia em meia volta até ter lenta e ver que não falha. Rodei um pouco e estava muito melhor Com torque em baixa, sem falhar, as marchas entrando legal e a lenta quase igual a gasolina. Ela nunca esteve tão boa, desde que comprei-a.

Algumas vezes noto um falha em baixa rotação o que indica o final da vida útil de cabo de velas e velas, mas dá para levar "trocando de marcha" ao invés de deixar em D. Os cabos e velas já foram comprados, só falta chegar.

A lição que levo é: se quer bem feito, faça você mesmo. Ela passou por alguns mecânicos, tanto de gnv quanto normais e NENHUM havia me dito a importância de ter a dita cuja da caixa de ar lacrada!
    Digaum

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Preparando uma pajero sport para expedições . Ajuda ! ! !
      Por Mukas RJ no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 15
      Última resposta: 05/11/2014, 20:47
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 02/02/2014, 02:20

Permissões de Postagem