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  • #25
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    -img_20140723_074700659.jpg -img_20140723_075311032.jpg

    Enfim.. começou a busca do problema de arrefecimento, espero que seja apenas a junta do cabeçote.
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  • #26
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    o mecânico me ligou:

    mecânico: já resolvi o problema.
    eu: ótimo, o que aconteceu?
    mecânico: o cabeçote empenou.. você deve ter esquentado ele. Empenou e não trincou, que bom.
    eu: eita! e agora... é bom empenar o cabeçote?!
    mecânico: sim, mandei pra retífica. Já está aqui plainado.
    eu: já?! to indo aí conversar com você.

    Cheguei lá.. já estava começando a montar o cabeçote que foi "plainado", com a junta do cabeçote novo e sei la mais o que que precisava.

    Custos em peças/serviços:
    plaina/retifica -> 100
    junta cabeçote -> 150
    sei la oq -> 70

    Fiquei intrigado, e não sabia da possibilidade de "empenar" ou "torcer" o cabeçote... diz o mecânico que o ar escapava para o sistema de arrefecimento nessa fresta que causou entre junta e cabeçote.

    Enfim.. com o motor ok de novo, colocarei aditivo no arrefecimento, troca de óleo/filtro e crer que dê tudo certo. O que acham?

    fotos:
    -img_20140723_144439574.jpg -img_20140723_144447893.jpg
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  • #27
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    Certifique-se de que TODA a linha de arrefecimento está livre de sujeira ou vazamentos. Incluindo o radiador e a tampa.


    Eu no seu lugar, trocaria logo todas as mangueiras pequenas ( vc compra mangueiras de alta pressão para água-óleo no metro ).


    Eu lembro que comprei 1,5m por uns 50 reais, deu que sobrou pra todo o motor.


    As mangueiras superior e inferior tb são baratas, troque logo.
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  • #28
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Errado.

    A tampa do radiador trabalha com uma pressão máxima em torno de 0,9 psi, o excedente disso ela libera para o reservatório de expansão, independente se é ar ou água. Quando o sistema esfria, tanto a água quanto o ar interno diminuem de volume, criando um vácuo no sistema, o qual "puxa" a água do reservatório novamente pela válvula de retorno da tampa. Não existe pressão acima do normal dentro do arrefecimento caso a tampa esteja funcionando corretamente.
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
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  • #29
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
    Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.

    Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.

  • #30
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    Cara, se a junta está queimada, ela deveria esta fumaçando, ela esta fumaçando "azul"? se estiver, bem provável que seja essa junta, cabeçote trincado? só removendo o mesmo para avaliar. Mas você diz que esta dando pressão, me parece que a válvula termostática não está abrindo, substitua esta válvula, ela deve está abrindo uma vez ou outra. E se você substituiu ou vais substituir a junta, leva em uma pessoa que é sábia do ramo, porque é um saco, e use silicone loctite preto, é o melhor.
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  • #31
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    O "Sei la oque" É o selante Loctite" kkkk
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  • #32
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    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Novamente... errado. A pressão proveniente do vazamento pela junta realmente expulsa a água para o reservatório, mas quando o carro esfria, tanto a água do radiador, como o ar dessa "pressão" excedente, diminuem de volume novamente. Isso permite a volta da água do reservatório, mesmo com pressão excedente dos cilindros no arrefecimento. No caso do Mateus, a água ia embora do próprio reservatório de expansão, e chegava a retornar de lá, mas como tinha ar no arrefecimento, não voltava por completo.

    Não tem a ver com pressão impedindo a volta da água, e sim ar no sistema.


    tanto não tem a ver com uma pressão acumulada no radiador, que quando se abre a tampa, ela é DESPRESSURIZADA para o ambiente ou para o reservatório, caso quem o faça segure um pouco a tampa só a ponto de "dar passagem" para essa pressão. Ar, Sergio, tb é pressão, basta que ele seja comprimido ou não aliviado.

    a água do carro do Matheus podia não voltar por 2 motivos: uma pq o que restou no vaso de expansão foi pouco e pode ter havido transbordamento do vaso, ou a opção 2, que é a já citada.

    a pressão do arrefecimento pode subir tanto acima de 1,2 bar, e expulsar a água do radiador a ponto do reservatório de expansão não ser suficiente e transbordar. a água vai estar quente, mas não fervilhando, por conta da pressão a que ela estiver submetida. (só procurar na net a tabela).
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  • #33
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    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    E num foi isso que eu falei. Se a junta foi pro saco, a pressao acumulada no arrefecimento impede que seja criado o vacuo qdo a temperatura da agua voltar a ambiente.

    Agrimesor, sabe a marca da junta que foi instalada?
    Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/
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  • #34
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    Rapaz.. quando cheguei já estava instalada.. Bastos Juntas o nome da marca. É o que tinha aqui na praça! :/

    Como é??? A marca da junta é "Bastos Juntas" ??? Tem certeza???


    Xiiiiiiiiiiiii...
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  • #35
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    tenho... é o que tinha, e já está lá montada. Quando me ligaram o serviço já estava quase feito

    pergunta: há como trocar o reservatório de expansão da sport hpe por um maior?
    L200 Sport HPE 2.5 4x4 CD DTI Dies. Mec. - A TEMIDA!

  • #36
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    Citação Postado originalmente por Agrimensor Ver Post
    tenho... é o que tinha, e já está lá montada. Quando me ligaram o serviço já estava quase feito

    pergunta: há como trocar o reservatório de expansão da sport hpe por um maior?


    Bom, rezar pra ficar bom....


    Sobre o reservatório, não tem necessidade. Ele é apenas um expansor... Não mantém o líquido sob pressão. Deixa como está...
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