Casos extremos, capotamentos, batidas e etc, devem ser analisadas com bastante calma. Cada caso é um caso. Os Defenders realmente amassam muito num capotamento, fato. Gaiola resolve.
Na trilha, genericamente falando, ele vai muito bem obrigado. Se algum Defender não passar em algum obstáculo, certamente a maioria dos outros veículos tb não passará. Não é vergonha nenhuma ter um guincho instalado no Defender ou em qualquer outro 'jipe'. Resolvido.
Agora se vc visa expedições, com certeza o Defender é uma excelente opção. Por todos os motivos já listados pelos colegas. Manutenção simples e facilidade de encontrar peças por exemplo.
Só gostaria de ressaltar o espaço interno. Tenho um Defender 110, e te falo meu caro, cabe muita, mas muita coisa mesmo.
Óbvio que se vc optar pelo T4 existem alternativas para a 'falta' de bagageiro interno. Acredito ser viável usar um no teto ou até mesmo botar uma carretinha pra puxar as bagagens.
E pra finalizar te digo que gosto muito do T4, se pudesse eu teria um tb.
Abraço,