x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Tópico: Motor do VW Bora

Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Agradecimentos: 0

Motor do VW Bora

Olá a todos,

Desisti de adaptar um motor diesel no CJ depois de levantar os custos .

Resolvi estudar a idéia do Giovani sobre adaptar um AP no jeep e comecei a pesquisar aqui no fórum quais seriam as vantagens e desvantagens dessa adaptação.

Como quase tudo relacionado a jeeps, há os que gostam e os que não gostam. A única (quase) unanimidade é o fato do torque só aparecer em altas rotações.

Fiquei fuçando as fichas técnicas de vários motores e achei um que talvez sirva bem à utilização que pretendo dar ao CJ (uso na cidade e em trilhas leves e médias).

Estou pensando em adaptar o motor 2.0 do VW Bora no jeep. Ele atinge o torque de 17,3 kgfm a 2.200 RPM. O velho AP 2.0 a álcool do santana só alcança os 17,3 kgfm a 3.400 RPM e 3.200 na versão à gasolina.

O motor do Golf novo - 2001 pra frente se não me engano - também serviria, apesar de só alacançar o mesmo torque a 2.400 RPM.

Parece uma boa escolha? Caso a resposta seja negativa, por quê? Será que a adaptação é a mesma dos AP?

Também gostaria de sugestões para o câmbio. Qual eu poderia usar? Ele deve ser 4 ou 5 marchas?

Abraços

Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11
    É um ótimo motor!!! do Bora... Mesmo do Golf, Polo, New Beetle,etc... Só que não é AP !!! São motores mais modernos se não me engano é o EA113... ou algo assim, não tenho certeza...

Se for querer um AP de Golf, que seja do Golf antigo, até 98 Só que tem que fazer um suporte que prende no bloco especial, pq são motores transversais, o coxim do motor é diferente... Sei disso pq no meu foi assim. Detalhe, esse motor é mais robusto que o AP nacional, detalhe que o AP nacional é bloco "curto" do Golf é bloco longo, que fica muito melhor em torque 8) em baixas...

Uso no meu um AP 2.0 16v do Golf/Gol GTI. Tenho certeza que saiu de um Golf ou uma Audi, pq os suportes do motor são para instalação transversal.

[s]

la na empresa tem uma minivam da volks,,

o motor nao pode ver uma pocinha dagua que ele apaga.

tive que mexer no motor de arranque, quase 800 paus ,,,

sem contar que pecas para eles sao muito dificeis..

eu iria de ap 2.0 e turbo.

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Se quizer, tem esse tópico, que vc pode utilizar no lugar deste !!!!

Tem muito mais informações!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...er=asc&start=0

[s]

Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Hederi, você tem certeza que o motor da minivan é o mesmo do Bora/Golf? Estou perguntando porque tenho um Bora 2001 desde 0km. Já cansei de pegar chuvas que mais pareciam dilúvios sem rigorosamente nenhum problema. Aliás, nunca troquei nenhuma peça deste motor além dos filtros e da correia dentada aos 40mil km.

Meus conhecimentos de mecânica são tão profundos quanto os pensamentos da Luciana Gimenez, mas se o motor do opala 4cc (17,1 kgfm a 2.500 RPM) é tão largamente utilizado creio que o do Bora teria um desempenho semelhante, até com alguma vantagem.

Abraços

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Citação Postado originalmente por Luciano Faria
    Meus conhecimentos de mecânica são tão profundos quanto os pensamentos da Luciana Gimenez, mas se o motor do opala 4cc (17,1 kgfm a 2.500 RPM) é tão largamente utilizado creio que o do Bora teria um desempenho semelhante, até com alguma vantagem.

Abraços
    Nem se compara um motor de Opala com um de Bora 8) !!!! É apelação. Só alegria com meu motor!!! Até agora. Já estou usando até para ir trampar. Coisa que dificilmente fazia com o motor original 8) .

[s]

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Luciano,

Acho que deve pensar no uso que dará. Se usar muito na ciade, estrada e eventualmente trilha beleza, mas do contrário vá de motor maior, estes motores modernos são bons também, mas 1.8 ou 2.0 vai ter que subir o giro, vai forçar na trilha.

Abraços Du.

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Luciano,

Acho os motores VW excelentes, porém no meu CJ coloquei o GM151 a álcool e não me arrependo, mas claro que isso depende do uso que cada um faz. Quando digo que não me arrependo é porque é um motor que possui um torque razoável e um consumo não muito elevado, em torno de 5km/l mesmo sendo a álcool, e um custo benefício muito bom, além das peças de reposição serem fáceis de encontrar e terem um custo baixo. O ponto fraco que eu vejo no GM151 é que não é um motor que possibilite uma alta velocidade final, ele anda bem em baixa, não em alta, mas prá quem tem um CJ, não é prá correr, certo ??

[]´s

Usuário
    Entrada
    17/03/2005
    Acho que deve pensar no uso que dará. Se usar muito na ciade, estrada e eventualmente trilha beleza, mas do contrário vá de motor maior, estes motores modernos são bons também, mas 1.8 ou 2.0 vai ter que subir o giro, vai forçar na trilha.
    Fala Carlos,

Essa parece ser a vantagem do motor do Bora! Ele tem o mesmo torque de um AP 2.0, só que 1.200 rotações abaixo. É praticamente o mesmo regime de rotações dos motores 4cc que originalmente equipavam os CJ's!

O motor GM 151 a álcool também parece ser uma boa escolha. Só me incomoda aquela coisa de motor a álcool antigo de não pegar de manhã cedo e etc... A favor tem o fato de ser uma adaptação mais simples, barata e de fácil manutenção.

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por hederi
    la na empresa tem uma minivam da volks,,

o motor nao pode ver uma pocinha dagua que ele apaga.

tive que mexer no motor de arranque, quase 800 paus ,,,

sem contar que pecas para eles sao muito dificeis..

eu iria de ap 2.0 e turbo.
    Salve Galera!!!

AP Turbo???? Pra trilha???? Viajou.... :P Isso é pra quem faz Jeep Cross....

Olha essa foto. Nela eu estava com o AP 2.0. Vedação? Só um silica na tampa do distribuidor... Foi tirar da água, abrir a distribuição, esperar secar e sair na boa... 8)

Não sei sobre esse motor do Bora, será que a manutenção não seria mais cara que de um AP?
    Com o motor AP, é melhor ter uma relação de diferenciais bem curta (8/43) e não usar pneus maiores que 31".

[]'s

Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Grd Giovani

Dá para usar pneus maiores, se instalar um câmbio mais curto que do Jeep, um Clark4m ou 5m, sá conta sim... Estou usando no meu 8x43 e pneus 35 e clark 5m, e tem mais um CJ 51 do mesmo jeito, 8x43, pneus 35 e clark 4m. Toca bem sim, mesmo no dia a dia... Quando usava os 31, praticamente não usava a primeira, msm em subidas mais pesadas... Agora uso, mas só para embalar, já mando 2ª e 3ª e 4ª, são as marchas que mais uso na cidade... Na trilha é reduzida acionada direto... então não tem problemas

[s]

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Thiago Rodeghel
    Dá para usar pneus maiores, se instalar um câmbio mais curto que do Jeep, um Clark4m ou 5m, sá conta sim... Estou usando no meu 8x43 e pneus 35 e clark 5m, e tem mais um CJ 51 do mesmo jeito, 8x43, pneus 35 e clark 4m.
    Grande Thiago!!!

Aí é outro papo, mas com câmbio original, fica xôxo! Eu tinha 9/44 e pneus 7.50x16 recapados Frontiera (umas 33"). Desligado, na 1ª marcha ele não segurava o jeep, só com freio de mão. Uma vez carreguei a caçamba do jeep com umas manilhas de barro e fui arrancar, numa subida bem íngreme. Nem mexeu! Tive que engatar 4x4 e reduzida! Eu ia trocar o diferencial, mas depois de andar um tempo, achei melhor voltar ao 6 cil.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 1238
      Última resposta: 30/09/2009, 08:12

Permissões de Postagem