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Convex Datacenter
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  • #13
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    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Mais uma coisa....
    eu não vejo motivos para vc não comprar oleos e graxas mais modernos do que o especificado no manual, no meu prefiro comprar GL-5, pois tem alguns aditivos que tornam o oleo mais eficiente (anti espumantes, anti corrosivos, etc) o mesmo ocorre com fluido de freio, oleo de motor, graxas, etc....
    Claro que em alguns casos a diferença de preço fala mais alto. Usar o indicado no manual não é errado, mas...usar produtos modernos deve ser mais vantajoso!!!
    Bom dia prezados ! não tem uma historia que os oleos modernos de cambio, atacam alguns elementos do cambio e reduzida do Jeep . . . um abraço !

  • #14
    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    não tem uma historia que os oleos modernos de cambio, atacam alguns elementos do cambio e reduzida do Jeep
    Pois então, também li isso por aqui. Que os óleos mais modernos, com aditivos GL4 ou GL5 possuem componentes que atacam alguns metais, principalmente de bloqueio de diferencial. Por isso minha preocupação na hora de comprar, embora eu não tenha bloqueio.

    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    O problema de tirar o distribuidor é o seguinte.. Mesmo vc tendo colocado os cabos na posição correta, se o rotor girou (saiu fora do lugar), ja vai da c#@%*a... Vc vai ter que botar o bixo no ponto novamente.
    Tks, tenho o manual do opala e vou ler como ajustar o ponto. Ou é mais confiável levá-lo a um mecânico "de ofício"?

    Citação Postado originalmente por André Luiz Rossetim Ver Post
    Existe um manual de mecanica Wyllis, não sei da onde baixei (19MB), mas da uma procura na internet ou na seção de downloads aki do forum, que vc acha, na pagina 257 tem um esquema mostrando todos os pontos de lubrificação, a cada quantos km lubrificar e com que tipo de oleo.
    Eu tenho esse manual, mas a imagem está com uma péssima resolução, e como eu não conheço as peças muito pelo nome, tem algumas que são difíceis de encontrar (pelo menos prá mim).

    A engraxadeira já entrou prá lista de ferramentas a comprar. Ainda bem que é pequena, a dona da casa já começou a reclamar do espaço que o jeep e as ferramentas começaram a ocupar .



    Eduardo
    4X4 Brasil
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #15
    Usuário Avatar de André Luiz Rossetim
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Pois então, também li isso por aqui. Que os óleos mais modernos, com aditivos GL4 ou GL5 possuem componentes que atacam alguns metais, principalmente de bloqueio de diferencial. Por isso minha preocupação na hora de comprar, embora eu não tenha bloqueio.
    Eduardo
    Eu estava imaginando o que teria mudado na composição quimica dos metais (aços, bronzes, latão, etc) nos ultimos 50anos, o vc me respondeu.... não é os metais que o oleo pode agredir, afinal praticamente sempre foram os mesmo, mas talvez em componentes plasticos e minerais como discos de bloqueio isto possa ocorrer. Bom... como não tenho bloqueio, acho que isto não teria problemas, mas... em caso de duvida cada um deve fazer o que achar mais prudente.
    Willys 1957 - vermelho
    GM151 alcóolico, cx C10, SPOA, distr. elev. (99% homebuild)
    Jeep Willys: Nascido pra GUERRA, criado nas TRILHAS!!!

  • #16
    André,

    O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).


    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #17
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    André,

    O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).


    Eduardo
    Bom dia prezado ! tem uns tópicos em que isso já foi bem discutido, mas resumidamente é o seguinte :

    • Retire as velas
    • Levante uma das rodas trazeiras e engate a terceira por exemplo
    • faça uma bucha de plástico e "arrolhe" o orifício da vela do primeiro cilindro
    • gire a roda que você levantou ( devagar ) até que o pistão cuspa a bucha que estava tampando-o, nesse momento o primeiro cilindro está no PMS, tempo explosão
    • introduza o distribuidor, alinhando o rotor com uma pequena marca que existe no local onde a tampa encaixa, ou seja, o pistão está no tempo explosão e o rotor apontando para ele ( elétricamente falando )
    • recoloque as velas, a tampa, os cabos (desculpe mas não lembro a sequencia mas acho que é 1-4-3-2 ) desça o Jeep e dê partida - deve funcionar

    Antigamente eu girava o motor sem as velas, pela correia, um membro do fórum deu essa sugestão de levantar a roda e achei muito prático, um abraço !

  • #18
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    André,

    O que mais me preocupa agora é acertar o ponto de novo. Em qual mecânico você leva o teu? Ou você mesmo ajusta (uma vez que tb tem motor de opala).


    Eduardo
    o ponto é barbada...
    deixa eu ver se consigo te explicar

    1° na polia do virabequim tem um pontinho,e no bloco do motor tem uma chapinha com um traço. deixa os dois alinhados.

    2° tem que conferir se o primero cilindro esta em cima, tira a vela e coloca uma chave de fenda para conferir se o pistao esta em cima(CUIDADO NÃO COLOCA CHAVE DE QUALQUER JEITO PRA NÃO ARRANAR O PISTAO) se o pistao tiver em cima blz, se nao tiver da mais uma volta no motor para ficar em cima, eo pontinho da polia alinhado com chapinha do motor.

    3° so colocar o distribuidor, com a ponta do rotor apontada para o cabo de vela de vai para 1° cilindro.

    bom ai o motor ja vai pegar, bom dai o certo seria acertar o ponto com uma pistola de ponto.

    abraço

  • #19
    Jacimar,

    Obrigado pelas dicas. Parece fácil. Não sabia que o pistão girava com o CJ desligado.
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #20
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por maico lapschies Ver Post
    o ponto é barbada...
    deixa eu ver se consigo te explicar

    na polia do virabequim tem um pontinho,e no bloco do motor tem uma chapinha com um traço. deixa os dois alinhados.

    2° tem que conferir se o primero cilindro esta em cima, tira a vela e coloca uma chave de fenda para conferir se o pistao esta em cima(CUIDADO NÃO COLOCA CHAVE DE QUALQUER JEITO PRA NÃO ARRANAR O PISTAO) se o pistao tiver em cima blz, se nao tiver da mais uma volta no motor para ficar em cima, eo pontinho da polia alinhado com chapinha do motor.

    3° so colocar o distribuidor, com a ponta do rotor apontada para o cabo de vela de vai para 1° cilindro.

    bom ai o motor ja vai pegar, bom dai o certo seria acertar o ponto com uma pistola de ponto.

    abraço

    Bom dia prezado ! o problema é que o virabrequim passa dus vezes pela marca, PMS tempo explosão e PMS tempo de aspiração, para garantir que está no tempo certo é melhor utilizar a bucha - de maconha não serve - , se fizer errado : Kbummm, eu costumo inclusive ir conectando um cabo de cada vez, e dando partida, para garantir que o motor está alinhado corretamente . . . um abraço !

    Em tempo : A marca na polia e a chapinha, são mais úteis para fazer o ajuste de ponto com pistola, depois que o motor já está funcionando !
    4X4 Brasil Razão: Complemento da resposta

  • #21
    Usuário
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    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Jacimar,

    Obrigado pelas dicas. Parece fácil. Não sabia que o pistão girava com o CJ desligado.
    Olá prezado ! existem diversos métodos, alguns preferem dar partida e desligar a chave rapidamente, eu girava pela correia, e tem esse método de girar a roda em falso com o Jeep engatado . . . o motor estando sem velas fica fácil de girar com as mãos . . . um abraço !

  • #22
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    não tinha visto a msn Jacimar

    intereçante esta maneira levantando a roda, eu fazia dando uma "biliscadas" no arranque, mas quase nunca da certo, como motor movimenta muito rapido. quando solta a "bucha" do pistao não da pra ver certo se esta em PMS.

  • #23
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    Citação Postado originalmente por maico lapschies Ver Post
    não tinha visto a msn Jacimar

    intereçante esta maneira levantando a roda, eu fazia dando uma "biliscadas" no arranque, mas quase nunca da certo, como motor movimenta muito rapido. quando solta a "bucha" do pistao não da pra ver certo se esta em PMS.
    Olá amigo ! aqui no fórum aprendemos muitas coisas essa aprendi aqui, não lembro quem falou e se conhecesse o forum a mais tempo teria evitado muitas cagada$ ! um abraço !

  • #24
    Citação Postado originalmente por fendrich Ver Post
    Pessoal,

    Sou adepto do "aprenda e faça", e ultimamente estou na fase do aprender, principalmente em mecânica.

    Sei que tenho que fazer, e quero lubrificar meu CJ em casa. Baixei o manual de lubrificação, já identifiquei alguns pontos e comprei alguns óleos e graxas, todos das especificações (comprei o SAE90-GL4 porque o indicado não existe mais).

    Aí que surgem as perguntas:

    1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?

    2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?

    3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?

    4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.

    5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?

    6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?

    Obrigado pelos valiosos auxílios, como sempre.




    Eduardo
    J'a vi este filme comecei assim e acabei com um CJ 4.1, automatico feito totalmente em casa por mim.
    Fora o problema com o tal carvao kkkk...

    1 - Tirei o distribuidor (quero isolá-lo corretamente). Quando abri, já vi que tenho que comprar um "carvão" (é assim que chama?), pois o que tá lá já tem as pontas quebradas. No embalo, cabos de vela e velas novos. Pergunto: É só apertar as velas ou tem que ter torquímetro?

    Torqukmetro nunca usei, foi so bom senso mesmo, o carvao pode usar o miolo de uma pilha pequena da certinho...

    2 - Quando tirei o rotor, tinha um pouco de óleo lá. Qual é a especificação desse óleo?
    Oleo? nao vai oleo ai...

    3 - Do distribuidor tem um respiro que está ligado no carburador. Prá que serve?
    Pra nao condensar quando estiver em contato com agua fria, acho que e isso

    4 - Tenho que lubrificar os eixos. Tirei a roda traseira (chavetado) e encontrei uma porca. Tiro aquele "arame" de segurança e quando giro a porca, o eixo mexe, mesmo com a marcha engatada.
    Essa eu nunca vi, pois nao usei chavetado, muito tempo, nao tem um bico pra lubrificar?

    5 - Por mais que leia o manual e ache os pontos, não existe "detalhado para iniciantes" os pontos exatos onde deve acontecer a lubrificação. No eixo, nos feixes de mola... Onde eu encontro esses detalhamentos? Ou vai ser na base do "tire a foto que a gente ajuda"?
    Procure aqui no forum que tem uns topicos bem velhos

    6 - Contei e levei um susto. 12 molas do feixe do lado esquerdo e 13 no lado direito. Mecânico louco? Sei que não dá prá deixar assim, mas agora as L$ estão direcionadas ao herdeiro que está prá chegar. Arrumo e lubrifico isso tudo de uma paulada só ou dá prá conviver com isso sem traumas?
    Isso acontece pra compensar o peso do tanque e do motorista, ja vi assim tambem..


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