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  • #1

    Radiador de cobre ou alumínio?




    Preciso substituir meu radiador e gostaria de saber qual é melhor, o de cobre ou o de alumínio? Mandei fabricar um sob medida mas estou na dúvida sobre qual material usar.

    O que devo considerar:
    - calor específico do cobre 0,094 cal/g °C , alumínio 0,22 cal/g °C;
    - capacidade térmica;
    - dissipação de calor;
    - condutividade térmica..............

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Aqui nesse topico alguns foristas defendem o aluminio: Radiadores de latão

    Lendo o Fórum picapesgm encontrei gente favoravel ao cobre: Radiador: Alumínio ou Cobre?

    Na minha viatura preferi o de cobre.

    []'s

  • #3
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    Radiador?

    Caro colega, qual motor você está usando?

    Sou partidário do uso do radiador de acordo com o motor que se usa.

    Por exemplo, aqui se usa muito motor AP em jeep, antigamente se usava o radiador original, com grande volume de agua. O motor AP precisa trabalhar em uma temperatura de 90 graus para ser eficiente, com o grande radiador ele demorava muito a esquentar.
    Outro detalhe é que muita água demora a esquentar, o que nao é bom para o motor, e quando ele esquenta, demora muito a esfriar também.
    Se olhar para os carros modernos, os radiadores sao pequenos, em alumínio e com pouco volume de água justamente com esse intuito.

    Meu motor hoje é diesel VW 1.9 Tdi e uso o radiador do santana do modelo sem ar condicionado. Esses dias andei trocando a água dele com o aditivo para ver quanto de agua o sistema pegava. Soltei as mangueiras, claro que ainda fica agua no bloco, mas ele pegou os 2L de aditivo e mais 1,5 L de água apenas, isso incluindo e reservatório de expanção.
    Sugiro se usar esse tipos de radiador com sistema fechado e reservatório fora, usar um com boia de nível. Nesse meu caso um mangote rasgue e a água vase, antes do motor superaquecer ele avisa que a água baixou, mesmo por que sem agua o ponteiro de temperatura não marcará adequadamente.

    Abraços

    João Luis

  • #4
    Pergunta!!!!

    A válvula termostatica não tem como função manter o motor em sua temperatura de trabalho ideal?
    Ou seja, quando a temperatura da água no bloco ultrapassar a ideal ela abre e resfria o suficiente para a válvula fechar novamente...

    Está certo ou estou moscando?

    []'s refrigerados

  • #5
    Meu motor é um Falcon 3.6 da F1000. Entrei em contato com um fabricante de radiadores e ele me disse que o radiador de alumínio troca calor mais rápido, isto é, ele é mais eficiente do que o de cobre, porém é mais difícil de reformar.

  • #6
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    Realmente a termostática faz essa função de bloquear a circulação para que o aquecimento seja mais rápido.
    Mas quando aquece que a agua circula, mas ela não abre a 90 graus que é a temperatura de trabalho do motor AP abre antes e já deixa a agua circular, e esfriando conseguentemente o motor. Nesse caso o motor vai ser mais demorar mais aquecer até a temperatura ideal. Caso ele aqueça mais do que deveria, para resfriar vais ser mais dificil também.

    Concordo também com o colega que a troca de calor do de alúminio seja mais eficiente.

    João Luis

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Eu não conseguí entender essa explicação aí em cima.

    Mas,

    1- Sobre a termoválvula: Pagani, ela tem a função de impedir que a água (ainda fria) passe pelo radiador nos primeiros minutos depois de acionado o motor.

    Isso é um fator de conveniência, uma vez que as temperaturas equalizem o mais rápido possível para aumentar a vida do motor. Senão o pistão expande mas as paredes dos cilindros estão frios e temos ... desgaste.

    Alcançada uma certa temperatura, ela abre e fica aberta. Não fica modulando feito borboleta de carburador, afinal a agua fica quente um bom tempo lá dentro.

    Porém os motores sempre tem um By-Pass pois a bomba não deixa de circular água com o motor frio. A água sempre ciircula no motor.

    2- Sobre Cobre X Alumínio: há N discussões sobre quem é melhor. O problema sempre é a comparação de peças iguais em dimensões, numero de canaletas, volume interno, etc. Tem sites que garantem que o de Al é inferior.

    Eu pessoalmente gosto do de liga de cobre pois posso soldar quando quiser. Os de Al são mais limitados em reparo. Normalmente são descartáveis. Os de Al aparentemente são mais baratos e leves. Só isso.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #8
    O radiador de alumínio é mais eficiente pois o calor específico do alumínio é = 0,22cal/gºC, isto é, são necessárias 0,22calorias para variar a temperatura do alumínio em 1ºC e então ele retira da água 0,22cal e como o cobre tem calor específico= 0,094cal/gºC ele retira da água 0,094cal da água que é menos da metade se comparado com o alumínio. As grandes máquinas (caminhões e tratores) hoje em dia saem de fábrica com radiadores de alumínio. Eu mandei fabricar um de alumínio sob medida hoje para meu Jeep e a fabricação é toda com solda TIG custou R$450,00. A grande vantagem é que se pode usar um radiador menor de alumínio com a mesma eficiência de um maior de cobre.

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Leocasagrande, boa noite:

    não é bem assim:

    Quanto maior seu calor específico, mais lentamente ocorrerá as trocas de calor. Por outro lado, quanto menor o calor específico de uma substância, com mais facilidade ela perderá ou receberá calor.

    http://br.geocities.com/galileon/2/t...uant_calor.htm



    Se isso não serve, aqui tem alguma coisa sobre essa discussão:

    http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html

    http://www.usradiator.com/testing.htm

    http://www.copper.org/applications/a...x_history.html

    http://nprradiator.com/about-all-alu...radiators.html

    http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
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    Levemos em conta que a condutibilidade termica do cobre é bem maior do que a do aluminio, isso ja conta muitos pontos a favor do cobre.
    Se analizarmos os computadores (eu trabalho com assistencia tecnica de notebooks) onde o espaco interno é reduzido e obrigatoriamente os dissipadores de calor sao pequenos é imperativo o uso do cobre pois o aluminio nao da conta de dissipar o calor.

    Ao meu ver o cobre leva muita vantagem em relacao ao aluminio, nao só na conducao termica mas tbm na facilidade em soda-lo.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

  • #11
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    Eu,modestamente aconcelharia usar o radiador apropriado para cada motor.Se vc usa motor AP, use o radiador do AP, e assim com todos os outros.Agora se desejar usar um diferente, vai ter que fazer testes ou cáculos se souber(coisa pra engeheiro) verificando se o motor se comporta normal ou não (muito frio ou muito quente) . Aproveitando que estamos falando de sistema de arrefecimento, eu chamaria a atenção para a "TERMOVÁLVULA" em especial nos AP's que aqui no Nordeste é absolutamente dispensável. Muitas pessoas retiram a mesma, como eu, mas observo que manteém o mangote "S" funcionado normalmente, ou seja a àgua quente vinda do cabeçote, bifurca-se (desvia) parte para o radiador, e parte para a bomba via mangote "S" fazendo com que o motor trabalhe mais quente . Observei isso no meu, pois mesmo com tudo funcionado bem o motor parecia mais quente do que o normal. Resolvi clipar o mangote para fazer o teste, e o resultado foi positivo. O motor estava mais quente do que deveria . Observem se não estão com o mesmo problema .

  • #12
    ........................

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