x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 66
    Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Agradecimentos: 5

CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer

Bom, ai vai um tópico que espero acabe sendo útil.

Posto aqui pois creio que deva ser util para outros veiculos que não jeeps

Criticas são muito bem vindas, afinal, só porque eu fiz assim não quer dizer que esta certo.

Tenho meu CJ5 ha muitos anos e desde que conheço o forum e as historias de acidentes com fratura de semi-eixo traseiro fiquei preocupado com uma possibilidade destas, afinal, normalmente trafego com 4 ou 5 passageiros fora os demais motoristas e pedestres.

Sempre usei pneus originais (600x16) e só recentemente havia trocado por 650x16. Mas com a reforma que comecei ha uns 2 anos atras resolvi ir para pneus 235x75x15. Nada muito grande, a inteção era somente ter uma area de contato maior com o asfalto, pois aqui em Curitiba que vai dirigir o jeep vai ser minha filha e normalmente na cidade.

Ja com as ideias clareadas pelo famoso tópico do Leopoldo "CUIDADO SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR", resolvi tomar uma atitude, afinal o pior e saber e não se prevenir.

Quanto às possibilidades manter o sistema original, comprando semi-eixos novos que a propria enfer fabrica ou mandar fazer um exame de particulas magneticas fluorescentes nos antigos, fiz meus cálculos e cheguei a conclusão que não vale a pena, afinal, o exame nos semi-eixos velhos talvez desse ruim....ai seria dinheiro do teste jogado fora....comprar semi-eixos novos era uma ideia mais plausivel, mas com as novas configurações, como kit gás (um peso constante sobre o eixo traseiro) e uso diferente do original projetado pela fabrica, cheguei a conclusão que o flutuante seria mais seguro e talvez mais duravel.

Comprei novos:
    * os rolamentos, 2 peças por roda, codigo 18590/18520, na roda direita ficaram 2 pç SKF e na roda esquerda vão ficar 2 pç Timken.
    * os retentores, 1 pç por roda, marca SAV, argentinos, modelo 5826LZ. (usei esta marca pois tinha em estoque na loja e são muito mais baratos que os sabó)
    * os semi-eixos da enfer, um curto e outro comprido.
    * as mangas de eixo da enfer
    * os cubos de roda, fui procurar usados, mas não ha garantia que não estejam ovalizados nos alojamentos dos rolamentos ou com roscas danificadas
    * prisioneiros de roda novos
    * Parafusos 3/8"x2" rosca fina (6pç por roda) com as respectivas porcas e arruelas de pressão e lisas para fixar os espelhos de freio
    * papelão para juntas....sim, sim, eu uso juntas de papelão e inclisive eu faço as juntas
    * porcas de regulagem dos rolamentos, usei o sistema de duas porcas por roda com uma arruela no meio (2 porcas e uma arruela por roda)
    * 1 kg de graxa (usei graxa timken EP, que tinha um pote sobrando na loja)

O sistema de freio é um caso separado, atualizei o sistema simplex para duo-servo, assim removi o sistema do jeep e estou instalando o sistema da F75. Pelo que aprendi no forum deverá ser mais eficiente. Não instalei servo-freio (hidrovacuo) e não instalei pedaleira suspensa pois acho muito feio e demanda muita gambiarra, ajustes que nunca ficam 100%.

Na primeira foto, uma mera ilustração de como é o cubo dianteiro, logo abaixo da roda livre, nas seguintes imagens do sistema do meu jeep 1961, chavetado e com rolamento conico.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-001-roda-dianteira.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-01-original.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-02-original-com-roda.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03-original-sem-roda.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03a-original-sem-roda-2.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

continuação

Na primeira foto, o cubo/panela de freio original ja removido, note que ainda era do sistema que para mexer no freio tinha que sacar todo o conjunto,
    na segunda e terceira foto, o mesmo conjunto
    na quarta foto o sistema de freio simplex do jeep, ja com o cabo de freio de mão solto, veja só a inhaca do sistema....para revisar/lavar o freio tinha que mexer no retentor da roda...expondo o rolamento ao pó de freio....um perigo de contaminação enorme
    Na quinta foto, só foi removida uma lata em forma de cone que protege o retentor do pó e creio que tambem ajude a evitar que algum vazamento de graxa se espalha pelo sistema de freio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03aa-cubo-panela_sist-antigo-1.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ab-cubo-panela_sist-antigo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ac-cubo-panela_sist-antigo-3.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ad-freio-original-jeep.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03ae-sem-protetor-do-retentor.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

sistema de cubo/panela de freio não tão antigo

só para ilustrar, vai algumas imagens de um eixo que estava desmontado, fora do jeep para estudar o sistema flutuante e um bloqueio de diferencial "made in home"

na primeira foto, que esta sem a panela de freio, ja da para ver a vantagem do sistema menos velho, não danifica o retentor ao arrumar o freio (sei, sei esta sujo que é o capeta....este eixo estava enterrado num quintal)

na segunda foto, uma vista de cima...o espelho de freio é identico ao anterior, o unico detalhe é a falta do sistema de freio

na terceira foto, o cubo ja solto....não sai com a mão não....

na quarta foto, a imagem é basicamente a mesma do post anterior...o protetor do retentor e o retentor la dentro ( se bem que neste caso, o que tinha lá era o retentor original, carcaça de ferro e labio de fletro)

na quinta foto, o cubo propriamente dito com a chaveta ainda ali dentro
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03b-panela-de-freio-separada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03c-panela-de-freio-seprada-do-cubo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03d-cubo-ja-solto.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03f-protetor-do-retentor-.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03g-cubo-de-roda-modelo-novo.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

final da desmontagem

Nesta primeira foto, aparece a parte de tras do cubo, onde corre o labio do retentor, talvez esta seja uma parte um pouco despezada as vezes...se a pista do retentor estiver machucada, é por ali que vai entrar pó de freio, agua e terra para esmerilhar o rolamento da roda.

Na foto 2 ja esta sem o espelho de freio, só foram removidos os seis parafusos que estavam em volta do retentor e olto o cano de freio,

Na foto 3, aparece o rolamento da roda e o semi-eixo, dei uma boa olhada nele...depois de 9 anos os rolamentos estão bons, os semi-eixos estão visualmente perfeitos...mas vai saber né ?

Na foto 4 e 5 ja comecei a montagem....mesmo existindo um retentor de tamanho adequado para colocar ali, estava em falta na loja e eu não estava com muita vontade de esperar uma nova encomenda chegar, dai parti para o bacalhau...fiz uma capa para um retentor menor (que é o anel prateado em volta do retentor preto)

Aproveitei e dei um cheirinho de tinta ali, afinal não vai mais ter graxa ali e não seria interessante juntar algum liquido estranho ali e começar a corroer tudo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03h-cubo-de-roda-modelo-novo_atras_chaveta.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03i-semi-eixo-antigo-e-rolamento-conico.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-03j-rolamento-e-semi-eixo-removidos.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04a_retentor-novo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04b_retentor-novo_1.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

montagem

Na primeira foto, a manga de eixo enfer, nova como foi recebida, sem a bucha que iria no eixo dianteiro, e com o resalto que encaixa no munhão dianteiro. Este resalto tem que ser usinado na medida da capa do rolamento traseiro, afinal (de acordo com o Leopoldo) a manga deve ficar encaixada na ponta do tubo do eixo

Na segunda foto o resalto da manga ja usinado (qualquer torneiro faz), da para ver onde esta arranhado o metal

na terceira e quarta foto, a manga (ja com a flange pintada) encaixada na ponta da tuberia. E la esta a junta de papelão atras dela.

na quinta foto o cubo da roda, onde vão so rolamentos e os prisioneiros de roda. Os furos menores seriam usados para parafusar a roda livre, ou um queixo-duro e neste caso serão utilizados para parafusar a flange do novo semi-eixo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04c_manga-de-eixo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-04d_manga-usinada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05-manga-instalada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05a-manga-instalada.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05b-cubo_sem-prisioneios.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

montagem 2

Nas fotos 1, 2 e 3 é o freio duo-servo da F75, comprado novo de um colega aqui do forum, ele optou por discos.....
    Veja que um resalto que tem na manga encaixa perfeitamente no furo do espelho, Se fosse utilizar o espelho original do jeep, (fiz esta montagem tambem, mas não tenho fotos) encaixa perfeitamente tambem.
    Assim, se o teu freio traseiro é original e esta bom, é só fazer uma pequena revisão e recolocar o prato de freio ali e religar o cano de freio.

Na foto 4, temos a foto do semi-eixo da enfer, não sei se este é o longo ou o curto, mas são identicos exceto pelo comprimento

na foto 5 da para ver a canaletinha onde fica um anel oring que vai servir de vedação para não entrar agua na junta entre o cubo e a flange do semi-eixo. Ainda não me decidi se vou colocar ali uma junta de papelão também.

Ha, o anel oring que veio junto era um pouco ruim...dai comprei um novo por 50 cents...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05c-novo-prato-freio-f75.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05d-novo-prato-freio-f75_a.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05e-novo-prato-freio-f75_b.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05f-ponta-eixo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05g-flange-ponta-eixo.jpg  

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR

montagem 3

a primeira foto, são as estrias do semi-eixo, estão sujas pois eu estava montando no meu eixo de testes e ele é naturalmente todo lambrecado de gaxa e oleo

na segunda foto, temos um enorme pulo, ja coloquei o cubo com os rolamentos, sobre a manga de eixo e por fim a panela de freio por cima.

Na terceira foto, da para ver entre as duas juntas de papelão, a flange da manga de eixo. Ou seja, tem uma junta entre a tuberia e a manga e uma junta entre a manga e o espelho de freio. Nada de cola.

Os parafusos que prendem o espelho de freio apertei com torque inicial de 30Nm, depois 40Nm e finalmente 50Nm, sempre em sequencia de estrela.

Sabado que vem, vou montar a outra roda, dai tiro mais umas fotos desta ultima etapa que ficou faltando, antes de colocra a panela de freio

Quanto a panela de freio, comprei novas....as usadas que os colegas tinham eram muito pesadas, as do ferro velho somadas com o valor de um pase no torneiro ficava quase igual em questão de preço e ainda por cima, ficavam na ultima medida e com o agravante de eventualmente o torneiro matar a panela ao deixá-lo descentralizada ou eu ter que ir buscar outra no caso de estar fora de medida
    Somando estes possiveis vai e vem de ferro velho e vai em vem de torneiro....a nova acaba sendo mais barata
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-05h-estriado-semi-eixo.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-06-flut-sem-pneu.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-07-flut-por-tras.jpg   CJ5 1961 - Eixo Flutuante - Enfer-09-flutuante-montado.jpg  

Usuário Avatar de Dic3
    Entrada
    08/06/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Com sua licença Edgar, seu topico foi inteiro copiado e colado para um documento e sera devidamente guardado, uma aula dessas nao se tem todo dia e ainda de graça.

Tenho uma pergunta, só a troca dos semi eixos para aqueles semi eixos 60% mais resistentes fabricados pela ensimec ja daria uma ajuda? Ou voce acha melhor partir pra flutuante de uma vez?

Quero dar os parabens pelo topico mas prefiro fazer isso pessoalmente, afinal voce trabalha a 2 quadras da casa dos meus pais e to devendo uma visita rsss.
    CJ-5 1961 Verde- Gm151S-5m, 35", DH, Winch 9000, HID
    GPW 1942 Ex EB - Gm151S-5m, 33", DH, Ramsey 8000
    Xterra 2004 + Ups

Usuário Avatar de edgar
    Entrada
    21/03/2005
    Local
    curitiba/PR
    Boas tardes Dic !

Os semi eixos da ensimec que voce fala, são flutuantes da ensimec....

Até tinha pensado em escrever sobre isto, mas, esqueci ! Boa lembrança

Creio, pelo que vi na Fenajeep, a instalação dos semi-eixos da ensimec, só ficariam diferente em:

eles usam um retentor malefico preso dentro de um biscoito de aluminio muito doido que vai dentro do eixo....no lugar daquele meu pequenininho e sua camisa de aço

eles colocam uma bolacha de aluminio entre a flange do eixo e a flange da manga de eixo o que da um pouco mais de espaço para os pneus maiores não baterem na caixa do paralama

Fora isto, as peças devem ser as mesas e o processo de montagem quase igual e o resultado só vai diferir efetivamente, na propagandeada resistencia superior da ensimec, que no meu ponto de vista, eu não preciso.

Não quis montar algo indestrutivel...só coerente com meu uso e com o conjunto motor cx de cambio que uso atualmente

Obrigado

abs
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Edgar!

Parabéns pelo passo-a-passo!

Ainda mais com ilustrações!

Usuário
    Entrada
    18/02/2004
    Local
    Sao Paulo/
    Parabéns pela aula Edgar, muito bem explanado. Isso (e o tópico que citou do semi-eixo) é de leitura obrigatória pra qqr um que tenha um 4x4 como os nossos.

Se eu tivesse visto um tópico desses uns 4 anos atrás, talvez não teria visto a roda com semi-eixo e tudo me ultrapassar na Marechal Rondon... rs

[]s
    Caio

Usuário Avatar de junior braga
    Entrada
    24/08/2007
    Local
    moc/MG
    Agradecimentos: 4
    edgar boa noite,

Primeiramente parabens pela sua atitude e colaboração, como vc ja disse anteriormente, vc fez um sistema eficaz para o seu uso, ou seja, de acordo com sua utilização do jeep;
    Agora faço uma pergunta, como ja li e reli aquele topico > cuidado seu eixo flutuante pode matar< do Leopoldo, fiquei pensando qual seria então a solução para nossos jeep´s;
    pois segundo entendi, nesse sistema o ponto fraco passa a ser ali nos parafusos de fixação do semi-eixo, veja bem, não estou dizendo que é o seu caso, quero que, diante desse sistema que vc fez, esclarecer essa duvida.

Pois se for o caso de montar um sistema desse com um powertrain mais parrudo, será que aguenta?

Abraço
    Smurff - CJ 5 1959 monstrinho 6 cil. + 3m seca

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem