x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23

Tópico: GASOLINA X COBRE

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2

GASOLINA X COBRE

Olá Pessoal!!!

Amigos, gostaria de saber de existe algum problema em usar cano de cobre para passar gasolina. São trechos pequenos, tipo 10 cm (carburabor) e uns 5 cm (saída do tanque) e uns 15 cm (retorno na gasolina). O restante do sistema de combustível é com canos de borracha... Sei que de ferro seria melhor, mas não encontro aqui em minha cidade...só tubo de cobre.

Gostaria de opiniões de mais pessoas, pois encontrei opiniões diferentes...

Um amigo aqui do forum, disse que o cobre reage com a gasolina e cria uma borra... o que isso poderia causar de prejudicial?

O cara da auto-peças disse que no opalões é de cobre os condutores de gasolina...Será?

O que existe de fato em relação ao cobre x gasolina?

[]'s

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

tubos corretos

Sobre o cobre reagir com a gasolina....eu não sei....pode até ser com a água que fica depositada no fundo do tanque.

Mas afinal, porque é que você não usa de plástico? não de mangueira de chuveiro como muitos fazem....nem de plástico cristal.....vê se arruma mangueiras de teflon.....dá uma olhada nas lojas que vendem material para caminhões.

Os tubos de aço com proteção bi-cromatizada(aqueles amarelados) são obrigatórios só na instalação de freio.

Outro cuidado é na junção do tubo com a mangueira.....nada de amarrar arame, nem abraçadeiras seguram direito mangueira sobre tubo liso. Pense nisso também.

O ideal seria ir até uma loja que fabrica essas mangueiras especiais para máquinas hidráulicas onde se prensam ou aparafusam os niples correspondentes ao do fundo do tanque e da rosca da bomba e da bomba para o carburador.

Caso o carburador não tenha rosca, mas tubo abaulado, nesse sim a abraçadeira funciona.

Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 11
    Fala Fabiano

Como o Leopoldo já falou, tbm desconheço tal influência , o meu já peguei assim, tá com canos de cobre nunca deu nenhum problema 8) no carburador, ou no tanque ou de vazamentos E esse motor já deve estar assim há uns 5 anos

[s]

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    O meu estou usando mangueiras de combustível de um sanduíche de borracha, aço e um outro material liso por dentro, não eram muito caras e conforme indicado era especificamente para gasolina..

Agora, quanto a usar abraçadeiras, utilizei na ponta das conexões bicos com rosca de cobre também, como as da imagem, um lado é roscado e outro é com um "anel" onde as duas abraçadeiras prendem (sim, uso duas abraçadeiras em cada conexão.. não custa garantir )

[ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Usuário Avatar de marcelo nunes
    Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Agradecimentos: 7
    O cobre é o catalisador de oxidação da gasolina.
    Gasolina oxidada é facilmente reconhecível: fica escura, cheira mal e forma uma goma que pode chegar a travar as válvulas do motor.

Antigamente, até 1976, essa oxidação não existia pois o aditivo anti-detonante da gasolina era o chumbo tetra-etila, que inibe a catalisação dessa oxidação.

Mas por ser altamente poluente e cancerígeno, esse aditivo deixou de ser usado praticamente em todo o mundo. No Brasil foi substituído pelo álcool anidro, que polui menos mas não inibe a oxidação.

Portanto, JAMAIS UTILIZE DUTOS OU CONEXÕES DE COBRE OU LATÃO EM CONTATO COM A GASOLINA.

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

catalisador

Marcelo

Sobre o cobre ser catalisador (acelera uma reação química sem tomar parte dos produtos de reação) pode até ser, não sou químico e nunca tinha ouvido falar nesse efeito, mas sobre o latão....aí chutou o pau......só resta então mangueiras de teflon e conecções de aço inox.

Como o preço e disponibilidade das conecções de aço inox são outras tantas, acho que a moçada vai usar de latão mesmo.

Agora, só me confirme uma coisa.... você escreveu que o cobre catalisa a reação de gasolina com oque? a água misturada na gasolina ou o oxigênio do ar?

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP

Re: catalisador

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Marcelo

Sobre o cobre ser catalisador (acelera uma reação química sem tomar parte dos produtos de reação) pode até ser, não sou químico e nunca tinha ouvido falar nesse efeito, mas sobre o latão....aí chutou o pau......só resta então mangueiras de teflon e conecções de aço inox.

Como o preço e disponibilidade das conecções de aço inox são outras tantas, acho que a moçada vai usar de latão mesmo.

Agora, só me confirme uma coisa.... você escreveu que o cobre catalisa a reação de gasolina com oque? a água misturada na gasolina ou o oxigênio do ar?
    Como o cobre é o catalisador, o latão, que é liga de cobre com zinco , também o é.
    Por isso que as válvulas de bóia, giclês, etc., fabricados pela Weber e Brosol não são feitos de latão, mas de metais similares ou em inox.

Catalisa a oxidação com contaminantes, como a água (até com a umidade do ar) ou álcool hidratado, e também com o enxofre e o nitrogênio presentes no combustível. Com o oxigênio livre nem é necessário catalisador.

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS

Oxidação

Acredito que seja possível a oxidação do combustível no interior do tanque. Mas não ficou claro de quanto tempo é necessário para que isto ocorra.
    Particularmente até hoje nunca tive problemas com oxidação ou formação de gomas nos componentes do sistema de alimentação, mesmo no caso de utilização peças de cobre/latão.
    Acredito que o efeito se torne perceptível após o veículo permanecer por longos períodos sem utilização.

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP

Re: Oxidação

Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Acredito que seja possível a oxidação do combustível no interior do tanque. Mas não ficou claro de quanto tempo é necessário para que isto ocorra.
    Particularmente até hoje nunca tive problemas com oxidação ou formação de gomas nos componentes do sistema de alimentação, mesmo no caso de utilização peças de cobre/latão.
    Acredito que o efeito se torne perceptível após o veículo permanecer por longos períodos sem utilização.

Sendo suficiente a quantidade de catalisador e de umidade atmosférica a oxidação começa a ocorrer de imediato.

Uma arruela de 3 g cobre sob umidade relativa do ar de 80% (um dia algo chuvoso) será suficiente para catalisar a oxidação de toda a gasolina um tanque de um automóvel de aproximadamente 45 litros em 48 horas, quando a formação de goma começará a ser visível a olho nu.

Em 7 dias esta gasolina estará totalmente comprometida.

Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Três de Maio/RS
    Agradecimentos: 8
    Marcelo, onde já se viu gasolina durar 7 dias no tanque de um jeep!

[ ]´s com alto consumo de gasosa
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

"Hold my beer and watch this"

Entrada
    14/01/2004
    Local
    Santo André/SP
    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Marcelo, onde já se viu gasolina durar 7 dias no tanque de um jeep!

[ ]´s com alto consumo de gasosa
    Bom, aqui em casa não dura mesmo porque Jeep aqui não é lazer, é carro de uso diário.

Falei pensando naqueles abonados que enchem o tanque de inox de 150 litros e usam o Jeep uma vez por mês.
    Mas pra estes afortunados existe fácil solução : usar gasolina aditivada, baratinha, que oxida muitíssimo menos (Premium não adianta).

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Olá pessoal!

Marcelo Nunes:

Vejo neste tópico o uso prático de tubos de cobre p/ gasolina "sem problemas", no entanto, vejo também seu ótimo conhecimento no assunto.... então:

Qual seria a solução para os dutos de gasolina de nossos jeeps? O que vc usa em seu jeep? se possível coloque algumas fotos do seu sistema...

Leopoldo:

A idéia é ótima (teflon), mas como fazer as junções com o nípel e tubo abaulado? No caso do meu jeep eu tenho um sistema misto (nipel e dutos abaulados, tudo com abraçadeiras é claro...). Qual o sistema de alimentação do seu jeep, caso ele seja a gasolina?

Pessoal me lembrei que teve um tópico a algum tempo atrás, de um amigo aqui do forum que disse que tinha uma gosma em seu tanque e que cheirava mal... será a reação do cobre??

Aguardo mais sugestões e depoimentos sobre o tema...

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

Permissões de Postagem