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  • #169
    Usuário Avatar de leogc
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    só aumentando a lista...eu uso um 2.7 (ou 2.8, sei lá qual número) no meu jota e mesmo no platinado e com a weber enxarcando ainda...ele anda que nem o capeta....mas bebe na mesma proporção.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #170
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por JP CJ-5 Ver Post
    Fabiano Carraro, Só não entendi essa de o Gm151 2.7 ser chamado de gm quadradão, muda oque exatamente no comportamento do motor? apenas vibra mais?

    Paulo Martins, beleza? o seu já está rodando então? legal, toca os 35" de boa?

    Abçs
    JP,

    Não sou o fabiano, mas essa eu sei : Quando se diz que o motor é " quadrado", refere-se à relação R/L do mesmo, Best Cars Web Site - Atualidades , Como nessa adaptação usa-se a biela do 250, que é mais curta, essa relação é autementada e causa maiores vibrações.

    Até certo tempo atrás usava um motor parecido com esse : Vira153+pistões 151 cortados+ comando gasolina funcionando com uma H34 no alcool - Ele tem uma "pegada" diferente dos 151 , pois possui mais torque em baixa, entrando antes .... porém esse motor bebeu agua em uma trilha e estou usando um 151 provisoriamente( ou definitivamente ) , a diferença é bem grande, enquanto o 2.7 dá menos rotação, o 2.5 sobe o giro bem mais, além do fator torque que citei anteriormente ....

    ()´s
    Denis

  • #171
    Tudo bom Fabiano... pior que é, a 1ª nem uso, talves troque a relação por 9/44 também, quanto ao pistão segui a receita de um amigo, ele rodou com o pistão até precisar fazer a retifica do motor, mas achei mesmo que ficou um pouco fino, caso de problema, refaço o serviço pois superou minhas expectativas, abraço.

    Beleza João? To rodando com ele já, na verdade estou fazendo os acertos devido a quantidade de adaptações, mas muito satisfeito. Se tiver interesse de montar um motor nessa configuração da uma ligada ou manda uma MP e combinamos de dar uma volta para ver o resultado. Abraço.
    _CJ-5 1956 2.7,
    _SW4 98 2.7 16V.

  • #172
    Usuário Avatar de JP CJ-5
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    Citação Postado originalmente por Denis Takashi Ver Post
    JP,

    Não sou o fabiano, mas essa eu sei : Quando se diz que o motor é " quadrado", refere-se à relação R/L do mesmo, Best Cars Web Site - Atualidades , Como nessa adaptação usa-se a biela do 250, que é mais curta, essa relação é autementada e causa maiores vibrações.

    Até certo tempo atrás usava um motor parecido com esse : Vira153+pistões 151 cortados+ comando gasolina funcionando com uma H34 no alcool - Ele tem uma "pegada" diferente dos 151 , pois possui mais torque em baixa, entrando antes .... porém esse motor bebeu agua em uma trilha e estou usando um 151 provisoriamente( ou definitivamente ) , a diferença é bem grande, enquanto o 2.7 dá menos rotação, o 2.5 sobe o giro bem mais, além do fator torque que citei anteriormente ....
    ()´s
    Denis, excelente matéria, obrigado por indicar.

    Então se baseando em dados e na matéria, o limite para uma relação R/L correta é 0,3. Podemos dizer que quanto mais alta esta R/L mais áspero o funcionamento do motor, correto?

    Calculando teríamos:

    Gm151 2.5 (biela 6" original) Curso: 76,2mm Biela: 152,4mm Relação R/L=0,25
    Gm153 2.3 (biela 5.7" original) Curso: 82,5mm Biela: 144,78mm Relação R/L=0,2849

    Gm 2.8 (Gm151, Biela original 6" + Virabrequim do GM153)
    Curso: 82,5mm Biela: 152,4mm Relação R/L= 0,27

    Gm 2.8 (Gm151, Biela 5.7" do Gm153 + Virabrequim do GM153)
    Curso: 82.5mm Biela: 144,78mm Relação R/L= 0,2849

    Ou seja, em todos os casos a R/L ficou abaixo do limite correto de 0.3

    Como comparação, abaixo temos a R/L de outros motores para temos uma base:
    Chevrolet Astra 1.8 R/L 0,277
    Chevrolet Astra 2.0 R/L 0,3
    Chevrolet Blazer/S10 2.4 R/L 0,337

    Concluo que: GM 2.8 (Gm151, Bielas 6" + Vira 153)
    Vantagem: R/L um pouco mais baixa em relação ao uso das bielas de 5.7" no mesmo motor.
    Desvantagem: Retrabalho nos Pistões. (que não teria usando as bielas de 5.7").

    Enfim, são apenas dados.
    Nunca ví 2.8 montado, mas como já lí em outros fóruns, se ele vibra é possível que não seja por causa da sua R/L, pode ser outros fatores, como balanceamento do conjunto em geral.

    abçs
    Sds,
    João Paulo

  • #173
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    Citação Postado originalmente por Paulo Martins Ver Post
    Beleza João? To rodando com ele já, na verdade estou fazendo os acertos devido a quantidade de adaptações, mas muito satisfeito. Se tiver interesse de montar um motor nessa configuração da uma ligada ou manda uma MP e combinamos de dar uma volta para ver o resultado. Abraço.
    Valeu Paulo! eu ainda estou mechendo nos eixos, logo mais é a vez do motor, se eu decidir montar um desses dou um alô! obrigado.

    Abçs
    Sds,
    João Paulo

  • #174
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    Limpando a poeira desse trem, tem mais alguem que montou 2,7 ou 3,0????? Estou com 2 motores completos, 1 153 e 1 151 pra poder brincar, fora o que ta rodando na minha Jaby.

    É somente troca de peças??? Tem mais algum macete??

  • #175
    Usuário Avatar de zemirto
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    Motor Opala 4 cil, 3.0

    Estou montando um 3.0 desse, depois de muitas pesquisas e duvidas, conversei com um preparador de Curitiba que tem um montado e turbo, anda muito forte(segundo ele), então procurei o caminho para o vira, ai foi mais complicado, não encontrei aqui no Brasil, então importei dos EUA, lá esse motor é usado em embarcações, é muito comum, OMC, VOLVO PENTA, MERCURY e outros, hj ele é produzido pela VORTEC, podem verificar no site. Duas dicas importantes para montar esse motor; o virabrequim é muito diferente de tudo, tem compensadores de massa grandes pra tirar a vibração, as bielas são especiais, pois os colos são maiores que as do 2.5, tem que comprar as bielas tbm, já pistão, anéis e outras peças são idênticas. no futuro planejo trazer um cabeçote do Vortec moderno, já vem com as entradas para bico injetor(lá eles são produzidos; carburados e injetados), imagine um 3.0 desse injetado e com uma Fulltech ou Pandoo, mais a diante passo as novidades....

    Abs, Zé Mirto

  • #176
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    Zemirto, desculpe a minha indiscrição, mas quanto pagou no vira + bielas?? Preço final com importação e tudo?

  • #177
    Usuário Avatar de leogc
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    Citação Postado originalmente por Bruno Mosso Ver Post
    Zemirto, desculpe a minha indiscrição, mas quanto pagou no vira + bielas?? Preço final com importação e tudo?
    oi zemirto, poderia colocar o link do site dessas peças?! para mim esse 3.0 é mito, mas tendo um caminho onde comprar já começo a acreditar.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #178
    Usuário Avatar de fugger
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    oi zemirto, poderia colocar o link do site dessas peças?! para mim esse 3.0 é mito, mas tendo um caminho onde comprar já começo a acreditar.
    Também pensava assim, mas esse motor existe mesmo.
    Aí no RJ deve ter sobrando em alguma marina.

    Untitled Document

    Mercruiser 3.0L / 4 Cylinder Remanufactured Long Block [714-805052R 5] - $2,670.94 : Lang Marine: Fishing, Boat Repair, Parts, Fresno, Clovis, Fowler, Madera, Sanger, Madera, Merced

    []´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #179
    Usuário Avatar de leogc
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    Citação Postado originalmente por fugger Ver Post
    vou dar uma sondada...mas acho bem difícil. um cabeçote desses seria bem legal.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #180
    Usuário Avatar de mali9ski
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    Citação Postado originalmente por JP CJ-5 Ver Post
    Denis, excelente matéria, obrigado por indicar.

    Então se baseando em dados e na matéria, o limite para uma relação R/L correta é 0,3. Podemos dizer que quanto mais alta esta R/L mais áspero o funcionamento do motor, correto?

    Calculando teríamos:

    Gm151 2.5 (biela 6" original) Curso: 76,2mm Biela: 152,4mm Relação R/L=0,25
    Gm153 2.3 (biela 5.7" original) Curso: 82,5mm Biela: 144,78mm Relação R/L=0,2849

    Gm 2.8 (Gm151, Biela original 6" + Virabrequim do GM153)
    Curso: 82,5mm Biela: 152,4mm Relação R/L= 0,27

    Gm 2.8 (Gm151, Biela 5.7" do Gm153 + Virabrequim do GM153)
    Curso: 82.5mm Biela: 144,78mm Relação R/L= 0,2849

    Ou seja, em todos os casos a R/L ficou abaixo do limite correto de 0.3

    Como comparação, abaixo temos a R/L de outros motores para temos uma base:
    Chevrolet Astra 1.8 R/L 0,277
    Chevrolet Astra 2.0 R/L 0,3
    Chevrolet Blazer/S10 2.4 R/L 0,337

    Concluo que: GM 2.8 (Gm151, Bielas 6" + Vira 153)
    Vantagem: R/L um pouco mais baixa em relação ao uso das bielas de 5.7" no mesmo motor.
    Desvantagem: Retrabalho nos Pistões. (que não teria usando as bielas de 5.7").

    Enfim, são apenas dados.
    Nunca ví 2.8 montado, mas como já lí em outros fóruns, se ele vibra é possível que não seja por causa da sua R/L, pode ser outros fatores, como balanceamento do conjunto em geral.

    abçs
    quanto ao R/L provavelmente não é o motivo de girar pouco ou vibrar, o ideal é até 0,3 então como fica abaixo....

    eu tenho um Ap 2100 em bloco baixo para funcionar com virabrequim do 2.0 e pistão de 84mm e chegar perto de 2100 usamos bielas do MD 270 de 136mm retrabalhadas o R/L ficou com 0,34 mas os pitões e bielas foram equalizados todos com o mesmo peso a vibração ficou bem pequena até 6000 rpm's ele passa facil dessa rotação e chega muito rapido nela mas fica perigoso para os pitões e então eu limito em 5500 rpm por segurança.... e não fica como uma maquina de lavar roupa fuiciona normal apenas uma pequena vibração digonal que da para centir na subida de rotação....

    o problema do 2.7 que chamam de 2.8 não alcançar deve ser a alimentação de ar combustivel que aumenta e o cabeçote o carburador e o escapamento ou talvez o filtro não permitem rotações maiores.....

    se der uma trabalhada nos pistões e bielas uma trabalhada no cabeçote e escapamento uma taxa generosa no alcool e um conciente na gasolina e alimenta-lo bem deve ficar um motor de dar agua na boca de bão e se feito no caprixo durar bem pois o opala se não faltar a agua e oleo funciona pra sempre...hahahah

    nós temos uns pedaços de opala por aqui, eum virabreuim do 153 em vista, meu pai quer um desses para o willys dele, se conseguirmos montar ou quando conseguirmos motar posto o resultado final, pena que tera que ser gasolina e carburado no 3e se fosse mais barato uma injeção para ele, sairia com uns 14 de taxa no alcool ai ia ficar com um torque do cão.... quase um fogão 6 bocas.....hahahah
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

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