
Postado originalmente por
JP CJ-5
Denis, excelente matéria, obrigado por indicar.
Então se baseando em dados e na matéria, o limite para uma relação R/L correta é 0,3. Podemos dizer que quanto mais alta esta R/L mais áspero o funcionamento do motor, correto?
Calculando teríamos:
Gm151 2.5 (biela 6" original) Curso: 76,2mm Biela: 152,4mm Relação R/L=0,25
Gm153 2.3 (biela 5.7" original) Curso: 82,5mm Biela: 144,78mm Relação R/L=0,2849
Gm 2.8 (Gm151, Biela original 6" + Virabrequim do GM153)
Curso: 82,5mm Biela: 152,4mm Relação R/L= 0,27
Gm 2.8 (Gm151, Biela 5.7" do Gm153 + Virabrequim do GM153)
Curso: 82.5mm Biela: 144,78mm Relação R/L= 0,2849
Ou seja, em todos os casos a R/L ficou abaixo do limite correto de 0.3
Como comparação, abaixo temos a R/L de outros motores para temos uma base:
Chevrolet Astra 1.8 R/L 0,277
Chevrolet Astra 2.0 R/L 0,3
Chevrolet Blazer/S10 2.4 R/L 0,337
Concluo que: GM 2.8 (Gm151, Bielas 6" + Vira 153)
Vantagem: R/L um pouco mais baixa em relação ao uso das bielas de 5.7" no mesmo motor.
Desvantagem: Retrabalho nos Pistões. (que não teria usando as bielas de 5.7").
Enfim, são apenas dados.
Nunca ví 2.8 montado, mas como já lí em outros fóruns, se ele vibra é possível que não seja por causa da sua R/L, pode ser outros fatores, como balanceamento do conjunto em geral.
abçs