Postado originalmente por
Leo - Beethoven
Alguns aqui provavelmente vão cair matando

no que eu vou dizer, mas sou obrigado....
Temho um CJ-5 a mais de 15 anos, e todo o tipo de adaptação que alguém puder imaginar eu já fiz ou pelo menos tentei.....´quando pensei em um sistema de suspensão mais eficiente pro meu CJ, fui de cara no sistema da Toyota, pensei: É um sistema "mais moderno", consiável e relativamente barato.....pois bem...lá fui eu encarar essa briga....hoje tem muita gente fazendo isso, mas na época, a uns 7, 8 anos atrás, não havia ninguém que pudesse dar umas dicas.....(uma pena que este fórum não era dessa época)....me chamaram de louco e tudo mais, quando propuz algo assim, mas fui a luta......depois de uns 3 anos de modificações e ajustes, cheguei a conclusão que só ganhei em uma coisa efetivamente: Robustez.....curso, conforto e desenpenho, não foram tão significativos assim.....Peço desculpas, mas por toda a experiência que passei, posso recomendar uma coisa áqueles que pensam em mudar de suspensão: Exitem kits Americanos que são muito melhores e se pode encontrar aqui no Brasil por uns U$1.000,00 (alguns aqui no fórum que comercializam e possuem boa reputação) e que realmente valem a pena, não só por atingirem o desempenho que queremos em um Jeep, mas por não descaracterizar tanto quanto instalar uma suspensão de Toyota. Esses Kit são uma moleza de instalar e alguns nem há necessidade de soldagem......só depois que apanhei por muito tempo, descobri que comercializam no Brasil a um custo que valia a pena....
Para aqueles que já optaram por este caminnho, tudo bem, acho muito válido (e sou assim tbém), mas para os que ainda estão pensando....pesquisem....de uma volta em um Jeep antes com a suspensõ que vc acha que vai ficar bem seu, antes de se decidir....
Abs.