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  • #1
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    23/03/2003
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    Passando motor opala para alcool




    Boa Tarde Pessoal

    Estou adiquirindo um motor opala 4cc a gasolina e gostaria de saber o que e recomendado fazer para passa-lo a alcool

    Grato
    Wel.

  • #2
    Usuário Avatar de Vinicius_4x4
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    Pergunta: Já que tah comprando, porque não compra já à álcool?

    No caso de já ter comprado . O que eu sei que tu vai ter que trocar é o carburador, que parece que para álcool ele tem uma preparação melhor, e tem o giclê (ou sei lá com o se escreve diferente), o carburador tem também um esquema de "esquentamento" ( que português hein) do combustível. Tem que aumentar a taxa de compressão (provavelmente rebaixar o cabeçote), só que, aí é que vem a parte que se eu estiver certo vai ser ruim pra ti me parece que o pistão dos motores de opala à álcool é o chamado bolhado, ou seja, em cima dele tem uma espécie de bolha que faz com que aumente a taxa de compressão. Pelo menos eu que tava procurando motores vi um opala 6 cilindro à álcool (na cor amarela) com os pistão "bolhado" .

    Mas vamos esperar para ver o que os mais entedidos vão nos dizer. Porque eu além de estar "achando" ainda estou sem sorte !!

    []´s

  • #3
    Vai ter que colocar também um sistema de partida a frio, como aquele de antigamente, que injetam gasolina quando o motor tá frio. O carburadosr, recomendo trocar inteiro, pois além dos "gicleurs", tem um revestimento especial para resistir ao alcool. Trocar também a bomba de combustível, e tomar cuidado com o tanque de combustível do Jeep, que pode começar a apresentar corrosão.

    Sem querer azedar a caipirinha, faz umas contas antes de começar a transformação, pois com o preço atual do alcool, vai ser difícil pagar o investimento. E adaptação já viu né, sempre tem alguma coisa que agente esquece que lá na frente dá m...

    Abraço

  • #4
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    Se você optar por esta transformação, e seu motor for de 4 Cil, tenho o coletor de admissão e carburador para alcool em perfeito estado e estou vendendo. podemos chegar a um bom acordo em termos de preço.

    Abraços.

    Furlan

  • #5

    Furlan

    Bom dia Furlan qual é seu carburador, o colotor possui aquecimento do alcool, os dois são compativeis e quanto esta pedindo.
    Caso prefira pode mandar para carlaoferraz@yahoo.com.br

  • #6
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Estou fazendo o mesmo, comprei um motor a gasolina (porque tava na mão e barato ) e estou passando para o álcool, mais potente e mais limpo.
    Carburador h-34 (Solex) corpo duplo niquelado (para o álcool) que equipou os Opalas 4 e 6 cil. com maior potencia.
    Além do carburador e do coletor aquecido tem que aumentar a taxa de compressão, ou coloca-se o pistão cabeçudo e mantêm o cabeçote como está ou utiliza-se o pistão moderno (mesmo para álcool e gasolina cabeça lisa), só que tem que rebaixar o cabeçote (em torno de 1,5 mm).
    Obs.: Para se conseguir taxas maiores que 11,0:1 só com junta de lata e rebaixado no toco (bloco e cabeçote).
    Comando de válvulas muda muito pouco mas se quiser mais torque em baixas rotações usa o do álcool. Se trocar o comando lembre-se de trocar também os tuchos, comando novo e tucho velho vai pro saco logo.
    []s
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  • #7
    Usuário Avatar de Eduardo Coelho
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    02/11/2005
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    Oi,
    Sou Eduardo de Natal e estou montando o meu e também optei pelo motor de opala. Quanto gataria pra fazer esse serviço ; Onde encontro uma ignição eletronica pra ele

  • #8
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Carburador h-34 (álcool) = R$ 250,00 revisado.
    Cabeçote revisado e rebaixado = R$ 250 a R$ 300,00 (só para baixar uns R$ 80,00).
    Jogo de juntas (só vende o jogo) = Não lembro + naum eh caro.
    Coletor aquecido = R$ 150 a R$ 200,00
    Comando (se for trocar) do álcool e do gás encontrei pelo mesmo preço qualquer um, (no meu caso troquei pro álcool) = R$ 92,00 em Sampa.
    Tuchos hidráulicos novos (pra acompanhar o comando novo) = R$ 40,00 cada tbm em Sampa.
    A ignição usada encontra-se em qquer desmanche que se preze, nova em qualquer auto-elétrica que se preste. (lembrando que bobina, bateria e velas também mudam)
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #9
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Re: Passando motor opala para alcool

    Citação Postado originalmente por engesa
    Boa Tarde Pessoal

    Estou adiquirindo um motor opala 4cc a gasolina e gostaria de saber o que e recomendado fazer para passa-lo a alcool

    Grato
    Wel.
    Wel,

    Mesmo o motor à gasolina fosse de graça, o que você vai gastar prá transfomar ele de forma correta para álcool não vai valer a pena, só o preço do carburador, pistões e coletor já dá o preço de um motor GM151 a álcool, fora a mão de obra e o restante das peças que voc vai ter que gastar. Se o motor que você está comprando estiver bom, deixa na gasolina mesmo, e de jeito nenhum cai nessa de que prá rodar com álccol é so trocar o gilcê do carburador e no máximo as velas, que dá certo, por que isso é papo furado, fica uma merda.

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de Gomes Neto
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo B
    Mesmo o motor à gasolina fosse de graça, o que você vai gastar prá transfomar ele de forma correta para álcool não vai valer a pena, só o preço do carburador, pistões e coletor já dá o preço de um motor GM151 a álcool, fora a mão de obra e o restante das peças que voc vai ter que gastar. Se o motor que você está comprando estiver bom, deixa na gasolina mesmo, e de jeito nenhum cai nessa de que prá rodar com álccol é so trocar o gilcê do carburador e no máximo as velas, que dá certo, por que isso é papo furado, fica uma merda.
    Deve-se levar em consideração q no meu caso o motor precisava ser feito de qualquer forma , nesse caso as peças são na maioria à base de troca e têm o mesmo preço que se fossem a gasolina.
    Agora, entre mandar refazer o motor passando pro álcool e comprar um a álcool retificado "porraí", sem saber como foi feito o serviço, eu prefiro gastar um pouco mais e mandar fazer o motor.
    Dessa forma pelo menos eu sei que o motor tá zero.
    PROJETO E MONTAGEM DE ROLL CAGE, (GAIOLAS).

  • #11
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
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    Agora, entre mandar refazer o motor passando pro álcool e comprar um a álcool retificado "porraí", sem saber como foi feito o serviço, eu prefiro gastar um pouco mais e mandar fazer o motor.
    Dessa forma pelo menos eu sei que o motor tá zero.
    Concordo, mas se estiver comprando o motor, sai mais barato pegar um original a álcool em bom estado que sai por volta de R$ 800,00 a R$ 1.000,00 completo e se for a gasolina no máximo R$ 500,00 a R$ 600,00 completo também, além do mais, a grande vantagem do GM151 é o custoxbenefício e a facilidade de encontrar peças.

    Agora, se for prá converte OHC de gasolina prá álcool trocando tudo que precisa ou se for fazer retífica de BF161 mesmo a gasolina, prepara o bolso porque o custo é bem alto !!!

    []´s

  • #12
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    Gente, para passar o motor do opala gas. para álcool deve-se fazer o seguinte:

    1º - Rebaixar cabeçote (o motor gas. tem 79mm de altura quando original e o álcool 77mm), então se o cabeçote gasolina estiver original e quiser deixar álcool original é só rebaixar 2mm.]

    2º - Trocar os pistões, pois o motor 151 gas. tem uma cavidade na cabeça do pistão para que a taxa de compressão seja ainda inferior. O pistão do motor 151 álcool possui a cabeça quase plana e ajuda a almentar a taxa de compressão, que em conjunto com o cabeçote mais baixo, fornecem a taxa de compressão ideal para o álcool. Claro que se rebaixar mais 1mm (deixar com 76mm) a taxa de compressão se aproxima um pouco mais do que se permite para tal combustível atualmente.

    3º - Trocar o carburador por um duplo com revestimento para álcool. Se o seu carburador for simples, também deve-se trocar o coletor de admissão c/ aquecimento para que receba um carb. duplo. >>>OBS.: Tenho um coletor duplo (para carburador Weber 446) c/ aquecimento para vender, se interessar, entre em contato<<<

    >>>OBS.: É uma besteira muito grande trocar o comando de válvulas do motor a gas. pelo do álcool original. Para justiicar vou contar uma historinha:

    Quando lançou-se o Opala com motor 151 álcool, utilizou-se o comando do antigo motor 153, gerando uma potência de 92hp. Caso fosse utilizado o comando do novo motor 151 (gas.) a potência seria de 102hp (cabeçote 77mm + pistão álcool +comando 151 gas.), portanto superior aos 99hp. Com isso o imposto sobre o carro almentaria, pois seria enquadrado em uma nova categoria, tornando o preço bem mais elevado, deixando de vencer a concorrência. Principalmente para venda para o poder público.

    Se melhorássemos a taxa de compressão, adequando o motor para os atuais padrões do combustível, rebaixando 1mm (76mm), colocando carburador 446 e distribuição eletrônica, a potência atingiria um considerável valor de 130hp.

    Para não dizer que é só conversa, estou apostando nisso e terminando meu motor daqui a alguns dias, ainda não vou colocar distribuição eletrônica pq a grana está curta, já comecei a fuçar no motor, estou o refazendo com tudo zerado. Ainda insisto que tenho mais um coletor mosca branca desses aquecidos para Carb. Weber 446. Qualquer dúvida é só me perguntar.

    Bruno Gomes Rodrigues

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