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  • #1
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    Instalação do alternador Bosch N1 no BF161




    Bom dia prezados ! estava a procura de um alternador para substituir o antigo Wapsa de 40 A que estava instalado no BF161 (foto 1 ), não que 40 A não atenda no momento, mas o guincho já está comprado e não foi instalado, e quando instalá-lo ficaria sub dimensionado, cogitei o do Corsa/Celta mas ele não me agradou muito por causa dessas aberturas de refrigeração ( foto 2) além do que seria necessário também fazer sua adaptação como já foi discutido em outro tópico, acabei escolhendo o do Santana/Tempra de 90 A ( N1 da Bosch ), que é bem fechado e ainda possui uma tampa de proteção na traseira ( foto 3 ) coloquei também o ventilador do Wapsa que me pareceu proteger mais e ventilar melhor que o ventilador original do Bosch, meu erro foi comprar o alternador no ferro velho, pois, assim que o desmontei parcialmente para conferir o regulador para confirmar sua corrente, constatei que os anéis do rotor já estavam bastante desgastados (foto 4 ), rodei alguns dias e ele pifou de vez, tive que fazer sua revisão e trocar o regulador e recondicionar os anéis coletores, deveria ter tirado o escorpião do bolso e comprado um novo ou pelo menos recondicionado, cheguei a ensaiar a instalação de um Arno de 65A de Opala que ganhei de um amigo, mas ao contrário do que li nos tópicos sobre esse alternador, sua instalação é bem trabalhosa e ficaria meio gambiarrada .
    -alternador-antigo-comentado.jpg-alternador-corsa_vectra.jpg-traseira-alternador.jpg-alternador1.jpg
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #2
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    Como a plaqueta de identificação do Bosch estava ilegível a única forma de confirmar que era o de 90 A ( no catálogo descobri que existem N1 para correntes menores ) foi retirando o regulador de tensão confirmando que o regulador 1.197.311.032 é o regulador para 90 A, os BF originalmente vinham equipados com dínamos, a grande vantagem do alternador sobre o dínamo é que a corrente de excitação é que passa pelas escovas ( cerca de 4 A no máximo ), no dínamo é a corrente gerada é que passa pelas escovas provocando seu rápido desgaste, sem falar que o dínamo precisava de rotações mais altas para gerar a mesma corrente, antigamente os proprietários de Jeeps, adaptavam o alternador do Corcel/Maverick , sabendo disso, não esperava encontrar a montagem original ( suportes ) no meu motor, o que foi confirmado quando retirei o Wapsa e observei os furos alongados e um monte de porcas utilizadas como espaçador no suporte traseiro (foto 5), mas parece que em alguns anos os Jeeps foram originalmente equipados com esse alternador também, como o peso do Bosch é um pouco maior (foto 6 ) que o do Wapsa ( foto 7 ) resolvi manter o suporte traseiro, rodei alguns meses sem fixar o Wapsa por trás e não tive nenhum problema, mas com certeza o fabricante colocou o suporte lá não foi à tôa !

    -suporte1.jpg-bosch-bal...jpg-wapsa-bal...jpg
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #3
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    Como eu queria evitar mexer com torneiro mecânico, preferi refurar os suportes ao invés de embuchar o alternador, e ao invés de utilizar parafusos para fixá-lo utilizei um pedaço de tirante de ½ polegada e cerca de 18 cm de comprimento, para poder “jogar” o alternador mais para a frente ( foto 8 ) e alinhar as polias (foto 9 ), como o olhal de fixação do N1 é mais curto que a do Wapsa foi necessário fazer um novo furo no suporte dianteiro e reposicionar o traseiro (foto 10) do contrário o ajuste da correia ficaria comprometido pois o alternador não bascularia o suficiente, com isso consegui uma boa possibilidade de ajuste (foto 11 e 12 ), quando for apertar as porcas devo ter o cuidado de apertar todas por igual, de forma a não forçar desnecessariamente a carcaça do alternador ou os suportes, na realidade poderia ter separado o tirante após a fixação do suporte traseiro, mas como tenho planos para a ponta que sobrou preferi deixá-lo inteiro e ganhar rigidez.


    -parafuso-...jpg -lateral-2.jpg -suportes2.jpg -alt-direita-1.jpg -alt-esquerda-2.jpg



    Pode-se ver também as arruelas que utilizei para corrigir o posicionamento do esticador, ao invés de entortar o esticador, e o alternador já instalado e o suporte antes de refurar . . .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -lateral-sem-helice-3.jpg   -lateral-1.jpg   -suporte-frontal-3.jpg  
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #4
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    O esticador ficou desalinhado com o novo alternador alguns preferem entortar o esticador, optei pela utilização de arruelas para acertá-lo, ao contrário do que fiz com o suporte traseiro, no qual utilizei porcas . Como minha bomba d’água já estava vazando, aproveitei para trocá-la também, utilizei parafusos novos pois, uma vez fui trocar a bomba d’água do CJ58 da minha exposa e o parafuso quebrou dentro do bloco e não vale a pena arriscar por uma peça tão barata, com a alteração da posição relativa do alternador ( agora ele está mais alto em relação ao motor ) foi necessário esmerilhar o esticador um pouco (foto 13 ) para não comprometer o ajuste da correia, aproveitei também para instalar um interruptor de temperatura de 2 estágios no radiador no futuro ele vai acionar um ventilador elétrico, mas por enquanto vou usá-lo apenas para fazer a sinalização de temperatura normal ( verde ) ou alta ( vermelho ) no painel, já que meus instrumentos não funcionam.


    -esticador.jpg


    Ao fazer uma fixação mais sólida percebi que as polias ficaram desalinhadas no sentido transversal foi resolvido abaixando o suporte traseiro, foi fácil porque os furos já estavam ovais, obra de quem instalou o Wapsa no passado, percebi também que a correia estavam trabalhando no fundo das polias do motor e da bomba d’àgua, isso não é correto pois é o efeito cunha que garante a tração no sistema, no futuro vou trocar por uma correia um pouco mais larga e trocar a polia do alternador, por enquanto está bom, é fácil perceber o problema observando que o fundo das polias é que devem ficar “sujos” e as laterais limpas (foto 14 ) e não o contrário.

    -polia-bb-dagua.jpg
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  • #5
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    Quanto a parte elétrica, falta a substituição do cabo que vai do alternador à bateria, liguei o cabo que vem da lâmpada do painel ao regulador que agora é embutido no alternador (foto 15 ), o resto da fiação do regulador antigo é totalmente eliminada, não fiz definitivo porque pretendo transferir a bateria para a caixa de ferramentas, talvez usar duas em paralelo para aumentar o CCA. Não sei se por ser um alternador já velho, quando ligo o motor, a luz de bateria fica acesa na lenta mas carrega normalmente, e apaga definitivamente quando se acelera um pouquinho, tenho uma Bonanza que faz isso também e não vejo problema, pode ser também porque o regime em lenta do BF é menor que dos motores para os quais o alternador foi projetado e o alternador não está ainda devidamente excitado.


    Gostei do resultado final, para um leigo em mecânica ficou razoável . . . o alternador antigo já estava tão ruim que não conseguia recarregar a bateria quando os faróis estavam acesos ! cheguei a fazer um orçamento para o reparo mas como ele não atenderia quando instalar o guincho, preferi substituí-lo e agora esse problema não existe mais, bem, espero que as informações ajudem quem precisar fazer esse tipo de adaptação e qualquer dúvida ou sugestão é só falar, pensei em colocar essas informações em um tópico já aberto, mas acho que da forma que está facilita a pesquisa e a informação não se perde dentro de tópicos intermináveis e que as vezes desvirtuam, gostaria de agradecer aos colegas do fórum e ao próprio fórum, que disponibiliza muita informação, sem as quais não teria condições de executar a empreitada ! um abraço a todos !


    -traseira-bosch-n1-comentado.jpg
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  • #6
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    Jacimar, parabéns pela iniciativa em compartilhar sua adaptação!

    Sabe me dizer qual a especificação desta correia que esta utilizando?? estou com um problema com a correia utilizada na minha adaptação... to precisando de uma correia de 13x1100 ate 13x1110... ta complicado pra encontrar...

    abraço!
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Jacimar, parabéns pela iniciativa em compartilhar sua adaptação!

    Sabe me dizer qual a especificação desta correia que esta utilizando?? estou com um problema com a correia utilizada na minha adaptação... to precisando de uma correia de 13x1100 ate 13x1110... ta complicado pra encontrar...

    abraço!
    Boa tarde prezado ! desculpe a demora mas estava fazendo a "siesta" do feriadão . . . eu estou usando essa correia da foto, mas não está perfeita ainda, como você pode observar nas fotos da adaptação, no alternador a correia está grande para a polia, vou trocar a polia em breve e na bomba d'agua e virabrequim ela está trabalhando muito no fundo, mas não chega a virar a correia como no seu caso, um abraço e boa sorte !


    -correia-goodyear.jpg
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #8
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    Jacimar,
    Acabei de instalar um alternador Bosch, também de Santana, mas diferente do seu. Na verdade, levei em uma oficina especializada em eletricidade e eles instalaram da mesma forma que voce fez, mas sem o ventilador. ainda estou testando, mas notei que alguma coisa esta estranha com os macadores de temperatura e combustível. Eles estào oscilando mais do que o normal. Minha suspeita é de alguma ligaçao do antigo regulador não tenha sido desfeita. Voce poderia postar um desenho da ligação que está no seu motor?
    Notei também que voce tem uma adaptação muito bem feita no filtro de óleo. voce poderia nos passar os detalhes desta adaptação?
    Parabens pelo serviço bem feito e obrigado pelas dicas.
    Abraço.
    4X4 Brasil

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Rene Abreu Ver Post
    Jacimar,
    Acabei de instalar um alternador Bosch, também de Santana, mas diferente do seu. Na verdade, levei em uma oficina especializada em eletricidade e eles instalaram da mesma forma que voce fez, mas sem o ventilador. ainda estou testando, mas notei que alguma coisa esta estranha com os macadores de temperatura e combustível. Eles estào oscilando mais do que o normal. Minha suspeita é de alguma ligaçao do antigo regulador não tenha sido desfeita. Voce poderia postar um desenho da ligação que está no seu motor?
    Notei também que voce tem uma adaptação muito bem feita no filtro de óleo. voce poderia nos passar os detalhes desta adaptação?
    Parabens pelo serviço bem feito e obrigado pelas dicas.
    Abraço.

    Bom dia prezado ! quando fiz essa adaptação eu havia feito um desenho da instalação original para que, em caso de problema eu pudesse reverter a instalação, mas como funcionou bem eu descartei o desenho, mas não tem segredo, da instalação antiga - qualquer que seja ela - o fio que vem da luz do alternador é o único que se aproveita, além do positivo e negativo da bateria claro ! o resto pode descartar . . . essa luz do alternador é a que faz a polarização do alternador, o caminho é o seguinte : positivo da bateria -> chave de ignição -> lâmpada -> teminal +D do alternador, simples assim. Quanto aos instrumentos, se eles forem originais pode estar aí o problema, os alternadores modernos geram tensões mais altas que os antigos e os instrumentos antigos não eram preparados para lidar com essas tensões mais altas, ou o regulador de voltagem do painel - se houver - pode estar com problema, com relação ao filtro de óleo está no tópico em anexo :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-parte-ii.html (Filtro de oleo CJ5 parte II)

    Boa sorte e qualquer coisa é só falar ! um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
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    Muito agradecido pela dica. As ligações do alternador serão revisadas agora mesmo. Já o filtro, ficará para o próximo fim de semana. Grande abraço.

  • #11
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    19/01/2011
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    Citação Postado originalmente por Jacimar Ver Post
    -traseira-bosch-n1-comentado.jpg

    Estou instalando o alternador no jeep, porém, meu alternador não veio com esse capacitor!

    Alguém teria o código pra eu poder comprar?
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #12
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    Boa tarde prezado ! quando comprei o alternador o capacitor veio junto, talvez seja mais fácil comprar em um auto elétrico, boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

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