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Convex Datacenter
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  • #1

    4 link calculator




    PessoALL,

    Alguns já devem ter lido esse tópico no pirate4x4, porém acho interessante dividirmos a informação e discutirmos com mestres das suspensões no Brasil, como Bill, Leopoldo, Marcel... etc...

    O link para o tópico no pirate é esse http://www.pirate4x4.com/forum/showt...=204893&page=1 - especificamente sobre um 4 link calculator (link p/ software: http://home.earthlink.net/~triaged/...BarLinkV3.0.zip), parece tabajara mas funciona muito bem e já se tornou referência no próprio pirate.

    Não sou nenhum especialista, portanto vou deixar as explicações de Anti-squat, Roll center height e Roll axis angle com os especialistas que logo aparecerão. A pergunta que não quer calar é quais são os números ideais para uma suspensão adequada para uso extremo em off-road / trial / rockcrawling ?

    Um exemplo do que o software pode gerar é o design abaixo.

    []’s esperando as pedradas !!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4 link calculator-pbb1_110.jpg   4 link calculator-pbb2_179.jpg  
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #2
    Fernando,

    Não existe mágica, nem números ideais....

    A calculadora não adianta nada se vc não entender qual o impacto de uma modificação.

    Sempre que vc for projetar uma suspensão, vc vai ter que comprometer alguns parametros em prol de outros, cabe a vc determinar aqueles que são importantes para vc.

    Poucos tem equipamentos para determinar o CG (lembrando que tem que ser o CG sem considerar tudo o que está para baixo das molas)

    A reação do carro efetivamente pronto pode ser diferente do esperado por conta de os pneus estarem murchos e etc.

    Abraços

  • #3
    Regis,

    Valew por responder... estava esperando alguém para começar a desenvolver um raciocínio sobre isso e divulgar o conceito de como um 4 link trabalha.

    Tb sei que não existem números mágicos nem ideais, mas que um parâmetro existe isto é fato, afinal isto não passa de um modelo numérico. E tb sei que não existe almoço grátis !!!

    A questão do CG é um caso sério sim, mas podemos estimar, assim como o peso distribuído para frente e traseira do veículo.

    Para começar, tenho que o anti-squat se comporta da seguinte forma (fonte: Pirate):

    1% vai render anti-squat (a suspensão vai levantar mas não muito)
    100% vai render nenhum squat (mas ainda pode sob aceleração levantar a frente)
    101% vai fazer com que levanta a traseira (somente um pouco) e qto maior mais se levanta a traseira
    -1% vai fazer com que o carro abaixe mais do que no caso neutro (AS = 0)
    0% é geralmente referido como Pro-Squat ou neutro - normalmente só alcançado por carros de corrida
    --> Uma referência é manter o anti-squat entre 70 e 90% o que traria um ótimo resultado

    O mesmo acontece com o Rollcenter Height e Roll axis angle que qto menor melhor, ou seja, mais estável.

    São só essas suposições que podemos adotar para desenhar uma suspensão e que este seja um primeiro esboço da sua suspensão sem utilizar software avançados para desenho em 3D e assim ser mais acessível para não engenheiros... pronto !!!

    De qq forma acho que isso já ficou complexo demais, é melhor continuarmos em um SOA / SPOA que já tá de bom tamanho !!!

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #4
    Fernando,

    O que vc leu está errado. Pesquise um pouco mais lá no Pirate que tem boa informação.

    Corrigindo o que vc escreveu

    - 100% é neutro (no squat, no anti squat) significa que quando vc acelerar, a suspensão (traseira pois é squat, se fosse a dianteira seria dive) não vai subir nem descer

    - Acima de 100% é Anti Squat, significa que a suspensão vai abrir quando vc traciona o carro (a força está sendo aplicada acima do CG

    - Abaixo de 100% é Squat, significa que a suspensão vai fechar quando vc traciona o carro, pois a força está sendo aplicada abaixo do CG

    Vc vai ver que mesmo no Pirate ainda existem pessoas que não fazem ideia das implicações das reações em uma suspensão, mas existem outros poucos que conhecem bem sobre o assunto

    Dá uma pesquisada lá que tem umas figurinhas legais que explicam sobre o Anti-squat (acho que até ja foi postada aqui no 4x4Brasil)

    A altura do Roll Center e o Angulo do Roll Axis vão depender de qual reação vc prefere para seu veículo.

    Basicamente, quanto mais próximo do CG estiver o RC, menos rolagem de carroceria vc vai ter. E quanto mais próximo da horizontal o Roll Axis é, menos seu eixo vai virar quando a suspensão trabalhar.

    []s

  • #5
    Regis,

    OK, e já li o tópico de anti squat e anti dive aqui no fórum, só que no final não havia nenhuma explicação dessa forma.

    E o q vc disse é a mesma coisa q eu disse... Com exceção do anti squat 100% q é praticamente um neutro mas q gera um efeito sobre a suspensão dianteira.

    Do mais, agora é só usar a planilha e brincar com as opções de construção de uma suspensão considerando mensurar o efeito que diferentes designs fazem no comportamento do carro.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #6
    Fernando,

    O Erros estão aqui:

    Citação Postado originalmente por Frisso
    1% vai render anti-squat (a suspensão vai levantar mas não muito)
    1 % é SQUAT.. a suspensão vai abaixar

    Citação Postado originalmente por Frisso
    100% vai render nenhum squat (mas ainda pode sob aceleração levantar a frente)
    A frente pode levantar ou não, depende do design da suspensão dianteira... afirmar isso é o mesmo que dizer que pode chover hoje

    Citação Postado originalmente por Frisso
    -1% vai fazer com que o carro abaixe mais do que no caso neutro (AS = 0)
    Não existe squat negativo.

    Citação Postado originalmente por Frisso
    0% é geralmente referido como Pro-Squat ou neutro - normalmente só alcançado por carros de corrida
    0% é absurdo de squat.... a traseira vai abaixar e muito.

    []s

    Régis

  • #7
    A frente pode levantar ou não, depende do design da suspensão dianteira... afirmar isso é o mesmo que dizer que pode chover hoje
    Regis, HOJE, eu garanto, não vai chover em SP !!! Até pq tem Ibira !!!

    Não existe squat negativo.
    Será ?!?!?

    Anyway, indo pelo lado prático é ideal que o AS esteja sempre próximo aos 100%, pronto... teremos um carro equilibrado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4 link calculator-as_-19__a_171.jpg   4 link calculator-as_-19__b_764.jpg  
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #8
    Posso estar errado, mas se vou escalar algo posso quere um compotamento, mas sempre diferente do 100%.
    Menos de 100%, se não me engano, se vou escalar algo que não tenho o risco de capotar para trás.
    Mais de 100%, se não me engano, se vou escalar algo quando tenho o risco de capotar para trás.

  • #9
    Não existe squat negativo.
    Será ?!?!?

    Anyway, indo pelo lado prático é ideal que o AS esteja sempre próximo aos 100%, pronto... teremos um carro equilibrado.
    Tá vendo..... olha o que dá não falar as coisas direito a calculadora é o calculo da geometria da suspensão, e foi desenvolvida para trabalhar com o 4-link triangulado e com o IC na frente do eixo traseiro. Não sei se ela comporta as reações quando vc inverte o IC (talvez uma boa pergunta pra mandar pro Triaged, mas em todo caso eu não gostaria do IC da suspensão traseira sendo colocado atras do eixo por questões de tração), mas vamos lá:

    Anti-Squat é um valor em porcentagem que é independente da massa do veículo, e ele determina se a traseira do carro vai subir, descer ou ficar parada em uma aceleração.

    Quando a traseira desce, vc perde parte da força de tração que estava sendo enviada ao pneu, a qual atua comprimindo a suspensão, por isso o nome de anti-squat.

    Se vc tem 100% disso, então vc tem no-squat (não abaixa) e se for mais que isso, na verdade vc está aproveitando mais forças para jogar tração nas rodas traseiras.

    Por outro lado, muito anti squat pode deixar o carro ruim de controlar quando vc acelera em lugares esburacados, em velocidade.

    Com relação ao anti squat "negativo", sinceramente eu não sei te responder como seriam as reações dele, pois vejo que dá pra "projetar algo com -1000% de anti-squat e não sei dizer se isso faria o carro levantar ou não a traseira (para mim não iria, mas precisaria estudar mais para entender), então ponto pra vc sobre o anti-squat negativo.

    Agora quanto ao AS ser sempre próximo de 100% é algo que pode ser rebatido. Como disse antes, depende muito da aplicação.

    tem gente que diz que mais de 100% pode atrapalhar em inclinações laterais, uma vez que levanta mais ainda a suspensão, mas por outro lado pode ser bom para passar um degrau.

    No momento eu estou curioso para entender melhor como funciona a transferencia da capacidade trativa da traseira para a frente, pois em algumas situações isso pode ajudar.

    Tem gente no pirate que fala sobre algo de 30 a 70% ser bom, assim como tem outros que falam que 100% é bom e outros falam que 120%..... acho que é uma questão de construir algo com ajustabilidade e testar na prática.

    Abraços

  • #10
    Regis,

    Temos um ponto em comum, essa discussão de Anti squat é um grande mistério !!! Empate !!!

    Estou desenhando minha suspensão traseira, um 1/4 c/ anti-squat entre 97% e 70% c/ alguns ajustes para o suporte dos uppers e dos lowers, acredito q dessa forma vou conseguir "brincar" um pouco com as configurações para testar qual o melhor funcionamento da suspensão em diferentes momentos, tanto on-road como off-road. Lendo o q vc escreveu, vou tentar ter pelo menos um ajuste para um AS >100%, só para testar e ver como isso funciona... afinal os gringos fazem seus brinquedos c/ muitas regulagens principalmente para o suporte dos uppers no chassis.

    De qq forma, obrigado pelas explicações e pelo progresso, acredito que esta é a única forma de trazermos um tópico mais técnico para o fórum e trazer informações agrupadas para a evolução do esporte, afinal existem muitos pensando em fazer 3 ou 4 links para seus jeeps e provavelmente nem sabem por onde começar !!!

    Agora, podemos passar para o próximo passo e pensar em designs diferentes como: XX, |\/|, / \/ \, /| |\... e assim por diante... ?? Qual o mais simples de ser feito (lembrando q nenhum é 8) )? Qual o que traz melhor resultado ?

    E tb gostaria de saber se alguém que fez o download da planilha conseguiu usar ? Não existem dúvidas ? Ou ninguém fez o download !!!

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos 4 link calculator-uppers_938.jpg  
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #11
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Idade
    39
    Posts
    1,496
    Agradecimento: 1
    Friso,

    Da uma pesquisasa por aí, eu tenho uma 4Wheel, que "ensina" você a projetar a sua suspensão 4 link...assim que chegar a bagaça nova, escaneio e ponho por aqui...mas adianto, o desenho é: l\/l, mas é meio complicads de fazer por causa do CG...pindura o jipe no teto e vai mudando o cabo de aço de lugar até achar o equlíbrio...hehehe

    []'s

  • #12
    Guto,

    Eu entendo as teorias e já li todos os materiais sobre 4 link, tanto no pirate qto em revistas gringas e vou fazer um design desta forma /\ /\. Já usei o 4 link calculator e já encontrei os #s que acredito que vão funcionar para mim. Sei que cada um dos designs tem vantagens e desvantagens, como por exemplo o Bill usa um assim /| |\ e funciona muito bem, é td questão de o que vc tem espaço para fazer e qual a melhor forma.

    Só estou estimulando para criar um tópico interessante e promover discussão.

    []'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

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