Olá amigos! Por favor um dúvida. Estou transformando minha gaiola Ap VW em 4x4, mesmo sem opinar acompanho esse fórum a meses e estou fazendo de acordou com o que li. Porém meu mecânico comentou que ao invés de eu colocar um sistema de engate-desengate na saída da caixa traseira para o cardã eu poderia usar uma caixa inteira na parte da frente( provavelmente do gol bx) com o cardã conectado de forma integral, deixando uma alavanca de marchas para cada caixa. Assim...se eu quisesse andar em 4x2 eu deixaria a caixa dianteira na marcha neutra e usaria apenas a caixa traseira de forma normal, e caso quisesse andar em 4x4, eu deveria engatar a primeira marcha na caixa dianteira e tbm usar apenas a primeira marcha na caixa traseira, assim ficaria 4x4! Usaria isso apenas em atoleiros ou subidas mais fortes, apenas na primeira marcha! Desculpem se estou falando bobagem... mas acho tem lógica! Isso daria certo?
Desde ja agradeço.. abraço!
Léo, possível até é, desde que a quarta marcha ( quase escrevi quinta )da caixa dianteira seja 1:1 ...a saída do eixo cardan é feita no eixo secundário da caixa traseira. E na caixa dianteira a entrada do cardan deverá ser pelo eixo da "prise"...hehehhe espero, eu , não ter falado bobagem....kkkkk
O Vini que é mestre nessas paradas, logo, logo ele aparece.
Melhor é usar so o diferencial na caixa da frete com a coroa e pinhao e cortar o pinhão e usar um rolamento de prise para o pinhao fixsr com um guia no meio e usar a engrenagem da terceira para engatar as duas partes do pinhao. Como ele vai estar partido ao meio.. pofe deixar o sincronizado e engatar a qualquer velocidade.. mas dai precis fazer a tomada de forca pwlo pinhao da caixa de tras.. até o pinhao da caixa da frente. Valeu. (Desculpe os erros de digitação. Mas to no celular e a tela e pequena) valeu!!