x
Convex Datacenter
  • #1549



    Citação Postado originalmente por AugustoRysevasSilveira Ver Post
    Feliz 2017 pessoal!
    Ufa, depois de 129 páginas consegui chegar ao fim do post para agora acompanhar em "tempo real".
    Tio Eddie, parabéns pela Pajero, que exemplo de cuidado e dedicação com o jipão, a vtr merece!
    Alguma novidade da saga por um consumo menos voraz?
    Ao ler o tópico, me veio à cabeça uma tecnologia que eu havia lido a respeito e me interessado há um tempo.
    Se trata de um módulo de hidrogênio que é instalado no carro e complementa a queima da gasolina. Não me lembro exatamente como funciona, mas basicamente existe uma caixa blindada que produz o hidrogênio gasoso sob demanda (não corre o risco de explosão pois nada é armazenado, tudo é consumido na hora), através da eletrólise da água. O hidrogênio gasoso é jogado direto no coletor de admissão ou então na caixa do filtro de ar (não lembro exatamente) e aí ele entra no cilindro junto com a gasolina e o ar. Ele otimiza a queima ao aumentar o corpo de chama, logo se tem mais potência e menor consumo.
    Na época, li que aumentava a potência em uns 20% e o consumo caía uns 30%.
    E para se instalar no veículo, era bem simples, bastava adicionar um reservatório de água (destilada) que irá fornecer o H2, ligar na caixa de eletrólise, que por sua vez era ligada na bateria (através de um relé ou algo do tipo) e o mais complicado, era preciso uma central de injeção programável tipo fueltech pra controlar os sensores.
    Não me lembro qual era o investimento, nem se os ganhos eram reais ou se valia a pena. Apenas li a respeito, vi uns vídeos de uma galera usando e achei muito bacana, pois querendo ou não, acho que o H2 como combustível é o caminho do futuro.
    Abraços a todos.
    Augusto,

    O consumo vem caindo lentamente, mas vem caindo.
    Pequenos ajustes, persistência com base na máxima de que cada pequeno ganho conta.
    os componentes eletrônicos estão ok, agora devo concluir a troca dos que tem desgaste maior e natural com o uso, e alguns que já havia trocado mas que ainda merecem atenção.
    Estou esperando as peças novas chegar para trocar, rodar e analisar antes de postar qualquer impressão.

    Quanto a módulo de hidrogênio e também vapor de gasolina, já li muito a respeito mas até agora penso que não vale a pena o risco das engenhocas.

    Venho procurando remap/chip para a Pajero mas sem sucesso. Só achei chips genéricos e milagrosos, dos quais pretendo manter distância.

    Vale destacar que mesmo bebendo, bate na chave e pega e não deixa na mão.....logo é confiável!

    []
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #1550
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Na viagem feita agora no réveillon a Bonito, onde conheci o Eddie, tive a oportunidade de flagrar o falso bicho-pau na falsa bicha-pau, fazendo falsos bichos-pauzinhos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gopr2731.jpg  

  • #1551


    Não conheci o Tio Eddie, mas estive em Bonito no final do ano e, dia 23/12 pude flagar, provavelmente o mesmo casal de falso bicho-pau (afinal a trilha era a mesma e o guarda-corpo tb...), fazendo falsos bicho-pauzinhos...



    -gopr1928.jpg


    T+

  • #1552
    Táca-lhe pau nesse carrinho!!!




    T+

  • #1553
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Grato pela informação entomológica, sempre agrega ao conhecimento geral e ajuda a tirar as teias de aranha da cabeça.
    VQV

    Abraços

    P.P. o colega é entomólogo por acaso?
    Tio Eddie,

    Não sou entomólogo, mas fiz mestrado em zoologia, com foco em carcinologia (estudo dos crustáceos), mais especificamente, sobre a biologia/ecologia de uma espécie de caranguejo de praia. Aqueles amarelinhos que correm na areia da praia, também chamados de Maria farinha ou caranguejo fantasma. São animais fascinantes!

    Caros colegas Glaicon e Paulo André, bem observado da parte de vocês! Hahahahaha

    Esses falsos bicho pau aí de Bonito são muito transantes! Hahahaha. De falso aí só o bicho, poque o pau... hahahaha.

    Voltando ao Jipão, boa sorte nos ajustes e regulagens, tio. Devagar o carro se ajeita e tira-se o melhor dele!

    Abraços!

  • #1554
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,747
    Agradecimentos: 168
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post


    Não conheci o Tio Eddie, mas estive em Bonito no final do ano e, dia 23/12 pude flagar, provavelmente o mesmo casal de falso bicho-pau (afinal a trilha era a mesma e o guarda-corpo tb...), fazendo falsos bicho-pauzinhos...



    -gopr1928.jpg


    T+
    HAHAHAHAHA.
    Então era uma pauleira só!

  • #1555
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Tio Eddie e demais amigos, boa tarde.

    Acompanho este tópico há alguns dias - com muito interesse - e dele estou absorvendo informações importantes para uma possível futura aquisição de uma Full GLS (3.0 ou 3.5 V6) do final dos anos 90. Fiquei sem frequentar o fórum ativamente por muito tempo, desde que vendi meu 4X4, há mais de 3 anos. Espero, em breve, voltar a rodar com um 4X4.

    Saudações à todos!

  • #1556
    Citação Postado originalmente por GARCIA/SP Ver Post
    Tio Eddie e demais amigos, boa tarde.

    Acompanho este tópico há alguns dias - com muito interesse - e dele estou absorvendo informações importantes para uma possível futura aquisição de uma Full GLS (3.0 ou 3.5 V6) do final dos anos 90. Fiquei sem frequentar o fórum ativamente por muito tempo, desde que vendi meu 4X4, há mais de 3 anos. Espero, em breve, voltar a rodar com um 4X4.

    Saudações à todos!
    Bem vindo!

    Garcia, se consumo e velocidade na pista não forem impeditivos, sugiro a 3.0 V6 12V SOHC, ela é um pouco mais fraca que a 3.0 V6 24V DOHC e que a 3.5 24V DOHC, porém beeeem mais simples e mais robusta. Despeja torque em baixa na casa de 2500rpm e não quebra.

    A minha (3.0 V6 12V SOHC tem 148 cv no documento) tem manitenção igual ou inferior a carro popular.
    Viaja tranquilamente sem forçar a 110-120 e vai a 140-160 se socar o pé, mas roca mais de boa na casa dos 100km/H.

    Qualquer coisa, só chamar.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #1557
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tio Eddie Ver Post
    Bem vindo!

    Garcia, se consumo e velocidade na pista não forem impeditivos, sugiro a 3.0 V6 12V SOHC, ela é um pouco mais fraca que a 3.0 V6 24V DOHC e que a 3.5 24V DOHC, porém beeeem mais simples e mais robusta. Despeja torque em baixa na casa de 2500rpm e não quebra.

    A minha (3.0 V6 12V SOHC tem 148 cv no documento) tem manitenção igual ou inferior a carro popular.
    Viaja tranquilamente sem forçar a 110-120 e vai a 140-160 se socar o pé, mas roca mais de boa na casa dos 100km/H.

    Qualquer coisa, só chamar.

    []s

    Grato pela dica, Eddie! Estou de olho numa 3.0 V6 24V DOHC. Vamos ver se sai negócio. Quero ver se esta semana consigo fazer um TD nela, e dar uma fuçada geral, com critério.

    Abraço!

  • #1558
    Minha pouca experiência sobre consumo de 6cc

    Itens de verificação obrigatória: Sensor MAF, Sonda lâmbda, TPS. No caso da Pajero 3.0 V6 12V SOHC o TPS influencia diretamente a troca de marchas!

    Itens de troca obrigatória na compra: Velas (por velas da especificação do carro) cabos de vela. Verificar a bobina e se preciso trocar

    Trocar filtro de combustível e ver ponto de ignição, que deve andar levemente avançado para a alccolina com 27% de etanol. (para carros a gasosa que aceitam até 10% de alcool na mistura)

    Limpeza e lubrificação se necessário de TODOS os sensores + verificação, limpeza e se necessário reforço do aterramento do carro

    Toco de madeira atrás do acelerador assumindo que os demais componentes estejam ok

    Sensores de temperatura e válvula termostática influenciam, mas menos que o MAF

    Abasteci a Pajero (dia 02/02) apó as trocas de bobina, tampa do distribuidor, velas, limpeza, teste, limpeza do aterramento e nova regulagem do TPS. Rodei 43km na cidade no anda e para, trajetos curtos e o ponteiro da gasolina quase nem se mexeu. Ainda é muito, mas muito cedo para qualquer impressão, mas deverá dar algum resultado.

    Abraços
    Arquivos Anexos
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #1559
    Salve galera,

    Rodei o primeiro tanque após as trocas de tampa de distribuidor, bobina (e no meio do caminho o rotor que chegou)
    Mas descobri que estava com um cabo de velas zoado, dando fuga de corrente.
    Mesmo assim, sai de uma média de 3,0km/L de consumo urbano para 3,85km/L - de novo, consumo 100% urbano em trajetos curtos e cheios de lombadas.

    Isso dá um ganho de 28,3% de economia.

    Sei que o consumo ainda é alto, mas os números apontam ser este o caminho.

    Considerando que uso pneus 235/85R16 (3,68% mais altos que os originais 265/70R16) e bagageiro do tamanho do teto.

    Comprei um jogo novo de cabos de vela, falta chegar, e pretendo em breve trocar o jogo de tuchos hidráulicos que estão batendo feito doidos. Assim zero a manutenção preventiva/corretiva e espero mais um ganho no consumo.

    Abraços
    4X4 Brasil
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #1560
    Atualizando,

    Cabos de velas trocados.
    Havia um ruim, que foi substituido, e ao trocar descobri mais um quebrado, logo havia um cilindro falhando.
    Comprei um jogo de tuchos hidráulicos (a caminho) e farei a substituição assim que chegarem.
    Com os tuchos novos passarei a usar óleo para motor a diesel, provavelmente o lubrax top turbo 15w40.

    Ah, atrasei o ponto do distribuidor. Aprendi que há um plug que deve ser aterrado para se mexer no distribuidor. Não conferi o ponto com a pistola, mas deve estar na casa de 3 gaus BTDC, ou seja próximo ao que diz o manual.

    Fiz a troca dos cabos de vela com 1/4 de tanque rodado, e o rendimento do segundo quarto está sensivelmente melhor.

    Aos poucos atualizo os números e as impressões quando trocar os tuchos.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jipão super preparado
      Por Marcio Rossetto no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 13/05/2013, 18:39
    2. Jipão 59 vermelhão-lindo
      Por jipmica no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 29/08/2010, 19:47
    3. Jipão Argentino
      Por niva91 no fórum Humor
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/09/2009, 18:07
    4. Jipão quase comprado
      Por dougMG no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 10/01/2009, 13:43
    5. To comprando um JIPÃO.
      Por leomichetti no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 7
      Última resposta: 07/02/2005, 15:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade