x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 61
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Agradecimentos: 0

Pneu Yokohama Geo EXPLODIU !

Caros amigos do fórum,

Gostaria de relatar um fato ocorrido comigo e que sirva de alerta. Cerca de 3 meses atrás, em plena BR-040 perto de Juiz de fora, em um trecho perfeitamente asfaltado, o pneu traseiro direito do meu veículo um Suzuki GV, um Yokohama Geolanda 032 simplesmente explodiu do nada, abrindo um rasgo na lateral interna do pneu, sem absolutamente nenhum obstáculo na pista ou qualquer tipo de choque.

Obviamente, substituí o pneu pelo estepe e por precaução, mandei revulcanizar o pneu danificado para não arriscar ficar parado na estrada caso o estepe furasse.

Solicitei à Yokohama uma análise do pneu, nem tanto para efeito de garantia, mais para ver a resposta, porque em 99% dos casos o fabricante simplesmente tira o dele da reta e ponto final.

Recebi a seguinte resposta do departamento técnico:

"Corte lateral de origem acidental, causado por impacto contra obstáculo/objeto na pista. Reparação lateral não recomendada

Conforme Termo de Garantia, estragos causados por defeitos na estrada, por obstáculos ou escombros, tais como cortes, furos, bolhas, rasgos, quebras de carcaça por impacto, deformações, sinais de roçamento dos flancos, deterioração da carcaça, entre outros, não serão indenizados por não se tratarem de defeitos de fabricação. Reparações laterais não são recomendadas. A carcaça está comprometida e não é reparável.
    Evitar impacto contra obstáculos/objetos na pista. Pneu não apresenta defeito de fabricação.

Gustavo Loeffler / Walmyr Montenegro Junior"

Ou seja, o procedimento padrão de falar que foi um choque com um obstáculo e pronto. Que fique por isso mesmo.

Não estou nem aí pelos quase R$ 700 do pneu, mas não gostei da resposta afirmando que o dano foi por impacto, o que não foi.

Moral da estória, perdi a confiança na marca e volto para a Michelin, que em 18 anos de uso da marca nunca tive um pneu que explodisse nem em estrada nem em condições de off-road. Minha primeira e última compra de pneus Yokohama.

Acredito que o pneu seja bom, e não cabe a mim discutir o porque do acontecido, mas... Se a resposta fosse outra qualquer, como "infelizmente não conseguimos identificar a causa e portanto não poderemos substituí-lo" ou "o pneu aparentemente não apresenta defeito, mas como forma de compensar o transtorno, oferecemos 0,5% de desconto na compra de um substituto" ou "como o pneu sofreu revulcanização e isso não é recomendado, a garantia foi invalidada", eu teria ficado com a marca. Mas a afirmação do jeito que foi feita foi ofensiva, tratei como se estivessem me chamando de mentiroso. E isso eu não perdoo. Bem, azar o deles, deixaram de vender um jogo de pneus para a minha Mercedinha.

Alguma sugestão de algum modelo específico para substitui-lo ?
    4X4 Brasil Razão: inclusao de informação

Se serve de consolo BFG também explode (explodiu um 33" dianteiro comigo na estrada).

Um bom alerta para todos!

[]s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Tio Eddie,

Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Só complementando:

Segundo a Guidon Barra (RJ), revenda de pneus (excelente por sinal) me disse que a Yokohama apenas fotografou o pneu. Nem foi para laboratório !

Além disso, no local onde houve o furo, o pneu foi revulcanizado !!!! Seria impossível eles saberem exatamente se houve ou não defeito de fabricação, fato que comentei com o diretor da Guidon, que concordou comigo. Só por técnica mediúnica é que poderiam ter dado um laudo !!!!

Notem que nunca pedi a garantia do pneu, e sim quis saber as causas. E sei que não houve choque.

É aquela coisa, aqui o consumidor está lascado sempre. Se fosse lá no Japão certamente a coisa seria bem diferente.

Citação Postado originalmente por Martin Melcop Ver Post
    Tio Eddie,

Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.
    Martin,

Concordo que todos os pneus podem apresentar problemas e tirando a durabilidade, os BFG MUD KM1 foram de longe os piores pneus que já usei.

Isto é minha opinião pessoal.
    Não pretendo convencer ninguém disso nem denegrir a marca.

Abraços

Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Certamente Tio Eddie !

Todos nós somos jipeiros experientes e sabemos que isso pode acontecer. Minha crítica não é quanto a marca nem o pneu, e sim a respeito do "laudo". Meu primeiro 4x4 foi de 1994 ! Me considero até novato perto de vocês hahaha !

Somente fiquei chateado com o que eles falaram. Os pneus até podem ser bons, e essas coisas podem acontecer com qualquer marca, mas.... bem, pelo menos levo ao conhecimento da turma o que aconteceu e como trataram o caso.

A PIRELLI também não atende aos seus clientes!!!

Se isto servir de consolo, a Pirelli não age melhor, também não está nem aí para seus consumidores! A explicação para esta afirmação segue abaixo:

Eu fui usuário dos pneus Pirelli por cerca de 20 anos, desde os meus primeiros carros, ainda 4x2, e, ao ter que escolher para meu Niva anterior um jogo de pneus novos, optei pelos Pirelli Scorpion S/T. Isto ocorreu em Março de 2000, e, de fato, os pneus se revelaram robustos e duráveis. Eram na medida 225/70 R16 e duraram cerca de
    60.000 Km, tendo ainda sulcos quando os troquei, tanto que os vendi a um conhecido que os queria para uso na areia (pneu largo e com sulcos rasos). Para substituí-los, escolhi novamente os Scoprion S/T, baseado em minha boa experiência com eles. Mas desta vez comprei pneus mais estreitos, na medida 205/80 R16, medidas mais próximas às originais (175/80 R16), esperando que, devido ao fato de serem mais estreitos, durassem um pouco menos, algo em torno de 50.000 a 55.000 Km. Mas, para minha surpresa e decepção, estes pneus, da mesma marca de tipo que os anteriores, acabaram aos 35.000 Km!

Entrei em contato com a Pirelli, tentando descobrir qual era o problema, pois sempre fiz rodízio dos pneus a cada 10.000 Km, e também zelava pelo alinhamento da direção. Argumentei junto à Pirelli que um pneu destinado ao Defender 90 (são estas as medidas dos pneus originais do Defender 90), que pesa quase o dobro do Niva, deveria durar no Niva muito mais do que estes míseros 35.000 Km, ainda mais tendo em vista o seu alto custo (R$400/cada!). Também tentei obter apoio da Casa Fernandes, de quem eu comprava pneus há cerca de 30 anos (e meu pai antes de mim!). Em ambos os casos, obtive total indiferença, respostas educadas me informavam que era impossível que os pneus Pirelli apresentassem defeito de material (justificando o desgaste excessivo), não se dispuseram a analisar o caso, nem sequer a examinar os pneus! Como se isto não bastasse, um amigo meu, que tinha um Niva 98 e havia comprado, um mês depois de mim, um jogo de pneus idênticos aos meus (e fui eu quem o levou até a Casa Fernandes para comprar estes pneus!) já havia rodado cerca de 30.000 Km com seus pneus, que ainda estavam em perfeito estado! Ele ainda rodou muito mais com eles, vendendo o carro este ano ainda com os mesmos pneus Pirelli Scorpion S/T, que, quando o carro foi vendido, já tinham rodado mais de 75.000 Km!

Portanto, fica claro que também a Pirelli, a despeito de sua fama, tambem não está nem aí para seus clientes, mesmo em um caso gritante de pneus com defeito de fabricação (possivelmente no composto de borracha), no qual deveria ter interesse em averiguar o que houve, para que o problema não mais se repetisse.

Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1
    Usei Yokohama geolander at em uma toyota bandeirantes e os pneus se desintegraram em coisa de 20.000 km. Não consegui nada com a revenda e fabricante. Segundo eles o problema era o carro. Diziam que era problema de alinhamento, empeno de eixo, uso, etc. Só para constar faço rodízio de pneus, alinhamento e todos os cuidados básicos de quem realmente gosta de carro. Acabou que desisti desses pneus e comprei 4 bf at que estão comigo "somente'' a 80.000 km ainda com 3mm de sulco. vou trocar somente agora. Fica a pergunta: será que o problema era a viatura ou meu modo de condução?

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    AFS E TIO EDDIE

Aconteceu EXTAMENTE ÍSTO COMIGO só que com os FAMOSOS BF GOODRICH A/T 33" X12,5" X 15" .

Comigo aconteceu com APENAS 4 pneus destes com kilometragem em torno dos 20.000 km , ELES EXPLODIRAM APÓS SOLTAREM A BANDA DE RODAGEM E ROMPEU O PNEU DE UM LADO A OUTRO NO SENTIDO TRANSVERSAL DO PNEU , OU SEJA FICOU COMO SE TIVESSE CORTADO O PNEU COM UM GRANDE FACÃO E EXPÔS TODA A CABELEIRA DE MALHA DE AÇO PARA FORA .

Ísto aconteceu num espaço de tempo de uns 6 meses .

BF GOODRICH " NUNCA MAIS NA MINHA VIDA " .

Toda esta revolta tb por causa do atendimento , pois levei os pneus na autorizada da marca , mandaram para BELO HORIZONTE para análise e o RESULTADO FINAL : " MAL USO DO PNEU " .

EM TODAS AS 4 SITUAÇÕES ESTAVA A +- 110 KM/H EM UM ASFALTO EXTREMAMENTE LISO .

SEM COMENTÁRIOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ÍSTO É BRASIL GENTE

Seria algo parecido com isso no bf at?

abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pneu Yokohama Geo EXPLODIU !-2010-11-18-20.13.17.jpg  

GoodYear

Um pneu GoodYear (dianteiro esquerdo) "explodiu" comigo numa rodovia, rodando a cerca de 100km/h. Na verdade, parece que a banda soltou (como os piores recapados!) deixando a armação exposta e danificando parachoque, paralama e outras coisas menores. Na loja, o representante da GoodYear, ao ver o pneu, identificou um defeito (eu tava lá pra comprar um novo!). Depois de algumas fotos e alguns orçamentos, pagaram pelo estrago e pneu perdido.

Não uso mais essa marca, mas pelo menos o serviço pósvenda foi eficiente.

Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Difícil opinar, pois até agora praticamente todas as principais marcas de pneus apresentaram problemas similares vide as ultimas postagens.

Nestes casos de problemas extremos como os de explosão e pneus que partiram ao meio, os amigos saberiam informar o DOT(data de fabricação/validade dos pneus)?

Imagino que este possa ser um dos problemas, considerando que alguns pneus para utilitarios em medidas especificas tem um giro menor nas revendas e mesmo que estejam novos quando da compra...já podem estar "velhos" pelo tempo em estoque ou desde a produção no pais de origem sendo que muitos são importados.

Outro fator que pode influenciar são em pneus como os BF AT que tem uma grande durabilidade e costumam rodar mais de 60mil km...porém em uma viatura que roda pouco(menos de 15mil por ano), o tempo que levaria para completar os 60mil km poderia superar o prazo de validade DOT...Considerando que o prazo de validade médio de um pneu é de 5anos...

Seria um fator determinante o prazo de validade para os casos citados?

Os experts que me perdoem se falei alguma bobagem, mas acho importante citar a validade dos pneus neste tópico pois muitos não conisderam este fator, principalmente nós offroaders(EU) que muitas vezes compramos pneus de 2a. mão para uso imediato ou para recape.

Abrs
    4X4 Brasil
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem