x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
  • #1
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    Chassi ou não chassi?




    Amigos,

    Muitos 4X4 de hoje em dia, e de antigamente também, a começar pelos Jeeps Cherokee e Grand Cherokee, passando pelos novos Pajero Full e chegando até a tradicional Land Rover com o Discovery3, utilizam a estrutura de chassi integrado ao monobloco e esta parece ser uma tendência para novos 4X4.
    As indústrias alegam maior resitência, maior dirigibilidade, conforto e redução do número de peças e manutenção. Tudo a despeito de ser muito mais fácil de ser fabricado por processos robotizados...
    O que vocês acham. Chassi integrado à carroceria está com esta bola toda ou a boa e velha combinação chassi+carroceria ainda é mais resistente?
    Jimny 4All

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Faça uma experiencia.Levante um carro no macaco e tente abrir e fechar as portas dele.Isso é o monobloco.
    faça o mesmo com um veiculo com chassis.Veja a diferença.
    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Faça uma experiencia.Levante um carro no macaco e tente abrir e fechar as portas dele.Isso é o monobloco.
    faça o mesmo com um veiculo com chassis.Veja a diferença.
    Cherokee Sport (monobloco), Ranger CD (chassi), e Samurai (chassi), Por acaso, já tinha feito esse teste nos 3 e todos ficam com as portas desalinhadas. O Samurai na rampa de medição de RTI, a porta abre mas não fecha. O Ranger CD me pareceu ser o mais rígido entre os três.
    Esse teste não é conclusivo! Dependendo dos modelos testados o resultado pode se inverter.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    965
    Agradecimentos: 0
    Puxe um carro pesado com um carro feito com chassi e outro com monobloco, o monobloco vai sair todo torto, o chassis não, mas o teste da porta mtas vezes funcionam

  • #5
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Nesse ponto, ainda sou conservador.....prá 4x4... CHASSI !!!

    []´s

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    965
    Agradecimentos: 0
    Eh claro ursinho do nero, 4x4 tem q ser Chassis!!!!!!!

  • #7

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Faça uma experiencia.Levante um carro no macaco e tente abrir e fechar as portas dele.Isso é o monobloco.
    faça o mesmo com um veiculo com chassis.Veja a diferença.
    Cherokee Sport (monobloco), Ranger CD (chassi), e Samurai (chassi), Por acaso, já tinha feito esse teste nos 3 e todos ficam com as portas desalinhadas. O Samurai na rampa de medição de RTI, a porta abre mas não fecha. O Ranger CD me pareceu ser o mais rígido entre os três.
    Esse teste não é conclusivo! Dependendo dos modelos testados o resultado pode se inverter.
    Num macaco se um veículo com chassi tiver dificuldade de abrir as portas, ou tem algo errado ou então "eta chassizinho de me#d%".
    Alguns com monobloco podem ter dificuldade outros não.
    Em geral a carroceria de um veículo com monobloco torce mais do q a de um com chassi, isso é indiscutível.
    []'pra serviço pesado chassi
    [/b]
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    53
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Os 4x4 com monobloco tem a transferência mais baixa que os com chassi, especiamente a Cherokee em relação ao Wrangler.
    Para trilhas leves e uso urbano o monobloco tem a vantagem de ser mais leve que o chassi + carroceria, mas para trilhas mais pesadas que envolvem torções fortes da suspensão eu não usaria monobloco.
    Pelo que conclui de outro topico a sua duvida e entre Cherokee e Wrangler, se vai fazer trilha pesada o Wrangler e melhor mas se vai usar muito no asfalto ou trilhas leves a Cherokee e melhor.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #10
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Fala Tannuri,

    Meu voto é pelo chassi. Ainda acho mais versátil...
    Este tópico não tem nada a ver com o outro. Este é só para levantar discussão mesmo e não para uma eventual decisão

    []s
    Jimny 4All

  • #11
    Minha Cherokee que é monobloco em qualquer torção abre a fecha as portas normalmente.
    Mesmo na rampa de RTI de 20 graus com um RTI na casa dos 850...
    Tanto um como o outro quando bem feito são bons.
    Ambos tem que torcer ou vão quebrar.
    Fazer um chassis de forma robotizado é muito mais fácil que um monobloco.

  • #12
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    50
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1
    Ambos tem que torcer ou vão quebrar.
    Muito bem colocado Wallace...A questão não é se torce, mas se distorce bem, sem deixar sequelas como desalinhamentos, ruídos, fissuras, etc. e tal

    []s
    Jimny 4All

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade