No caso de carros, continuam sendo carros, e nesse ponto dispensam o sistema de freio inercial pois embora sendo rebocados não deixam de ser carros. Assim como as carretas que apoiam o carro pelo eixo dianteiro pois o peso de sustentação não ultrapassa os 750kg. Porém é desconsiderado o peso inercial do conjunto pois as resoluções que apontam esses casos ainda possuem "brechas" no quesito peso vazio e peso sobre o eixo. O eixo que continua no piso é desconsiderado da capacidade de carga desse tipo de reboque.
Para o towbar é obrigatório apenas o acoplamento de segurança por corrente, ligação elétrica repetidora e que o veículo tracionado fique em ponto morto, volante livre e sem nenhum ocupante em seu interior. Por ser vago demais, abre espaço para a falta de cuidado tipo:
- Veículo trator pelo menos com 50% a mais de massa que o veículo tracionado;
- Não colocar bagagem, principalmente solta no veículo tracionado;
- Fazer paradas periódicas para verificação de segurança de pneus e rolamentos;
- Manter sinalização de veículo rebocado;
- Ficar atento para a capacidade máxima de tração do veículo trator. Tem carros que o limite é de 800kg e tem gente que puxa jipe de 1200kg em towbar!
Coisas assim causam acidentes graves.