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  • #37

    BAIXA OU ALTA???




    CARO Getúlio Vogetta,

    SEJA BEM VINDO À DISCUSSÃO

    SE ESSE O ANTIGO CORAÇÃO DO "PANZER"...

    PEUGEOT 1.9 4Cil XUD-9A

    *QUAL É O NOVO CORAÇÃO?? DE BAIXA OU DE ALTA ROTAÇÃO???

    *QUAIS SÃO AS FORÇAS OCULTAS Q AGEM NO MOTOR PEUGEOT 1.9cc 4Cil XUD-9A????

    *O XUD É DE BAIXA OU ALTA ROTAÇÃO???

    [ ]'S MUITO CURIOSOS
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
    CS 2007 e CD 2006

  • #38
    Joel,

    Não foi difícil não. Não precisa cortar nada, cabe certinho no cofre. Logicamente precisa reforçar e readaptar os suportes do coxim do motor. Se a suspensão estiver em bom estado e com o número correto de lâminas, tbém não precisa mexer. Ô que foi um pouco mais trabalhos (para o torneiro), foi refazer a flange para acoplar a caixa de redução do jeep no câmbio mazda (ranger, F1000 HSD) que, devido ao comprimento do conjunto não pude utilizar a caixa de transferência da ranger (encostava no diferencial) e fazer uma luva com estrias internas e externas para acoplar a primeira engrenagem da caixa de red. do jeep no eixo primário do câmbio mazda, que é mais fino que o eixo do câmbio do cj. Estou utilizando esta mecânica a 2 anos e meio, o jeep é o único veículo da família e eu faço alguma trilazinha ou levantamento de percurso de passeios para o CSPOR, quase todos os finais de semana sem ter o que reclamar, é só alegria. Vou tirar umas fotos e postar no perfil, mas vai demorar um pouco.

    abraços.

  • #39
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Hudson Buck
    Elmer,

    Posso te garantir que o maxion 2.5 não usa "glow plug" desde o segundo semestre de 2001, que é o ano de fabricação do otor que esta no meu cj. Inclusive os manuais novos no site da international nem mencionam mais estas velas. Palavra de quem tem o motor rodando. Ah, ele pega com um toque rápido na partida, no inverno, depois de uma semana parado, sem precisar de nenhum pré-aquecimento. Não tenho o que reclamar do motor.

    abraços.
    Valeu pela dica Hudson, como eu disse antes a grande maioria dos motores que chegam na minha Retífica já vem completamente desmontados e o manual que eu tenho já vai fazer 10 anos, é de 1996 quando a International ainda era Iochpe Maxion.

    Assim que puder faz um tópico do seu Jeep, deve ter muitas adaptações interessantes pra mostrar pra gente.
    1 abraço. 8)

  • #40
    Só pra que não fique mau entendido: Os motores a que nos referimos como de baixa rotação, são na verdade os de média rotação ou de médio regime de rotação, acho que o termo é esse. Então existe ainda os de baixo regime de rotação. Acho que aqueles antigos FNM usavam motores desse tipo, a maioria deve ser pra uso estacionário e marítimo eu acho...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #41
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Então existe ainda os de baixo regime de rotação. Acho que aqueles antigos FNM usavam motores desse tipo, a maioria deve ser pra uso estacionário e marítimo eu acho...
    FNM tinha giro maximo de 2000 rpm !!!!

    Motores GE (de locomotiva) HDL 16-cilindros desenvolve 6250 HP e roda a 1050 rpm, tendo vita util media de 20 anos.

    Para rotaçoes maiores existem ainda os motores 2T ciclo diesel, os mais modernos estao sendo desenvolvidos para o uso aeronautico.


    Ciclo Diesel:
    2T
    1º tempo:
    - Compressão (janelas fechadas). Ar aspirado para dentro do cárter;
    - Entrada de ar (válvula de retenção);
    - Combustão (janelas fechadas).

    2º tempo:
    - Descarga (janela de admissão fechada);
    - Lavagem e admissão (janelas abertas).




    4T
    1º tempo: curso de admissão
    - A árvore de manivelas gira 180° (meia volta);
    - O êmbolo se desloca do ponto morto superior (PMS) para o ponto morto inferior (PMI);
    - A válvula de admissão é aberta permitindo a entrada do ar no interior do cilindro.

    2º tempo: compressão
    - A árvore de manivelas gira mais 180° (completando 1 volta);
    - O êmbolo se desloca do ponto morto inferior (PMI) para o ponto morto superior (PMS) comprimindo o ar e aumentando a temperatura no interior do cilindro;
    - A válvula de admissão é fechada, tornando o cilindro completamente vedado.

    3º tempo: trabalho
    - O bico injetor pulveriza o combustível no interior do cilindro que se inflama com o calor do ar comprimido;
    - A queima do combustível libera uma grande quantidade de calor, e esta, por sua vez, aumenta a pressão dos gases no interior do cilindro;
    - O êmbolo é empurrado do PMS para o PMI devido a pressão resultante da combustão;
    - A biela transmite o movimento do êmbolo para a árvore de manivelas;
    - A árvore de manivelas é forçada a girar mais 180° (meia volta).

    4º tempo: escapamento
    - A árvore de manivelas gira mais 180° (completando 2 voltas);
    - O êmbolo se desloca do PMI para o PMS, permitindo a saída dos gases queimados;
    - A válvula de escapamento é aberta permitindo a saída dos gases queimados.





    valeu

  • #42
    Aí dero,

    LEMBRO-ME DE MOTORES A DIESEL 2T EM ÔNIBUS DA VIAÇÃO COMETA QUE FAZIAM A PONTE RIO-SÃO PAULO NOS ANOS '70.

    ESSE MOTORES ERAM SENSACIONAIS TRABALHANDO COM SEUS CARACTERÍSTICOS BLOWERS (COMPRESSORES A CORREIA).

    O SOM DELES É INCONFUNDÍVEL

    AINDA EXISTEM MUITOS EM FUNCIONAMENTO...

    [ ]'S SAUDOSOS
    Atenciosamente, Joel Alves
    S10 - 2.8 diesel eletronic 4X4
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  • #43
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    Joel,

    Ja q estamos falando de motores hi e low, segue

    para matar as saudades:

    GM Coach chamados Morubichaba (modelo PD 4104), usados pela Viaçao Cometa em 54.



    Aos 18 de março de 1954 foi apresentada a nova frota da linha São Paulo - Rio de Janeiro composta por 30 ônibus norte-americanos GM Coach modelo PD-4104, batizados de MORUBIXABA - chefe das tribos indígenas brasileiras. Moderníssimo para a época, com design revolucionário, carroceria de alumínio, janelas panorâmicas, vidros rayban, suspensão a ar dianteira e traseira, ar condicionado, motor diesel traseiro transversal de 6 cilindros, 2 tempos e 211 cv. Foi o ônibus de maior sucesso no Brasil nas décadas de 50, 60 e iníco dos anos 70.






    O roteiro:

  • #44
    Citação Postado originalmente por JOEL ALVES
    LEMBRO-ME DE MOTORES A DIESEL 2T EM ÔNIBUS DA VIAÇÃO COMETA QUE FAZIAM A PONTE RIO-SÃO PAULO NOS ANOS '70.
    Ainda mais recente que isso são os motores Detroit Diesel usados nos caminhões Chevrolet...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #45
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    Uma duvida me ocorreu, se os 2T sao mais potentes e menos complicados mecanicamente falando, entao pq ainda se investem nos 4Tdiesel?

    Se for questao de controle de poluiçao (como nos ciclo otto) ja nos EUA é usado catalizador ha muito tempo nos diesel...


    valeu

  • #46
    Alguns motores Detroit 2T têm uma característica interessante: Eles não têm uma bomba injetora distribuidora como nos motores convencionais e sim uma por cilindro, assim se acontece algum problema com algum cilindro, é possível desligar a injeção desse cilindro e também desconectar a biela do pistão através de uma janela no bloco. Esse motor pode funcionar com um cilindro a menos sem problema. Isso é muito interessante pra embarcações, um motor que não para e li em algum lugar que a marinha brasileira tem muitos deles.
    Lá no USA a maioria dos ônibus também usam esse motor, é fácil perceber pelo ruído característico, o mesmo que era usado no caminhão Chevrolet D60 se não estou enganado.
    Só não sei se os usados nos caminhões também são assim...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #47
    Citação Postado originalmente por dero
    Uma duvida me ocorreu, se os 2T sao mais potentes e menos complicados mecanicamente falando, entao pq ainda se investem nos 4Tdiesel?

    Se for questao de controle de poluiçao (como nos ciclo otto) ja nos EUA é usado catalizador ha muito tempo nos diesel...
    Porque os 4 tempos são mais economicos e pela poluição também.
    Lembrando que mesmo os 4 tempos já tem tido dificuldade de atender as novas normas de poluição.
    Normalmente se usam os 2 tempos para ter melhor relação potência desempenho e ou para grande confiabilidade.
    Tem alguns lugares que mesmo os 2 tempos a gasolina já estão sendo proibidos.

  • #48
    Banido
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    Os motores diesel decolaram, literalmente. Até hoje não havia sido registrado um caso de sucesso comercial na transposição de um motor automobilístico para a aviação. Os motores a gasolina adaptados limitam-se hoje à classe dos ultraleves e a pequenos protótipos. Mas a empresa alemã Thielert Aircraft Engines não fez por menos: está lançando um motor diesel para aviação.



    Além de ser o primeiro motor diesel aeronáutico de série, seu conceito veio da indústria automobilística. Obviamente que a maioria das peças teve que ser reconstruída com materiais mais leves. Mas o projeto básico é automobilístico.

    É quase unânime entre os engenheiros da indústria automobilística que a solução mais promissora para motores que poluam menos está, a curto prazo, nos motores a diesel. Mas até agora eram pequenas as apostas em que se conseguisse levar os duráveis e pesadões motores diesel para a aviação.

    A empresa afirma que o principal atrativo do novo motor, além da durabilidade natural dos motores a diesel, é o custo de manutenção, 70% menor do que os motores equivalentes a gasolina. Ele é mais barato de operar, é mais durável e mais seguro dos que os motores a gasolina, além de dar maior autonomia às aeronaves.

    Batizado de Centurion 1.7, o motor diesel para aviação já foi submetido a 10.000 horas de testes, das quais 1.500 horas em vôo. O motor turbocomprimido de quatro cilindros, quatro válvulas em linha e injeção direta do tipo "common-rail" alcança 135 Hp de potência. A seco ele pesa 117,5 quilos, alcançando 134 quilos em ordem de marcha.


    fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.b...o=010170030916


    valeu

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