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Convex Datacenter
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  • #25
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    EU FIZ!!!
    Acredito que o conhecimento somente tem valor se repassado, então abaixo seguem detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
    Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
    Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
    Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
    Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
    Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
    Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
    2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
    Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.

  • #26
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    EU FIZ!!!
    Acredito que o conhecimento somente tem valor se repassado, então abaixo seguem detalhes do Booster que instalei num motor MWM 2.8 SPRINT:
    Usei um solenoide, de ar condicionado do Santana, com tres "bicos", marca Valeo, comprado na concessionária VW por R$ 65,00.
    Ele foi instalado na "mangueirinha" que liga a turbina na valvula wastegate.
    Foi feita uma ligação eletrica, num botão tipo "avião caça", (R$ 45,00, achei mais baratos mas de qualidade inferior), instalado ao lado dos botões que acionam os vidros eletricos.
    Esse botão, ao ser acionado, fecha o solenoide, fazendo com que a valvula não abra e a pressão da turbina chega a 26 PSI (quase 1,9kgf/cm2).
    Desligado, a turbina chega a 20 PSI (1,4kgf/cm2), pressão normal p motor 2.8 com bicos maiores.
    Fiz com um especialista em ar condicionado, pois foi o unico que apostou comigo nessa idéia.
    2 horas de trabalho e mão-de-obra de R$ 100,00, que inclui mangueirinha maior, fios, presilhas, etc..
    Ficou forte, com a vantagem de poder reduzir a pressão quando não preciso de desempenho.
    Sim...mas o que vc fez não tem compresor tipo 'booster""...exatamente com eu pensei após ler este tópico....basta ter um sistema (como este que vc fez) que bloqueie automaticamente a wastegate......acho que assim fica bom.....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #27
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    Booster # Blower

    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Sim...mas o que vc fez não tem compresor tipo 'booster""...exatamente com eu pensei após ler este tópico....basta ter um sistema (como este que vc fez) que bloqueie automaticamente a wastegate......acho que assim fica bom.....
    Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
    Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
    O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
    Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
    Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
    O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.

  • #28
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    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
    Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
    O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
    Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
    Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
    O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.

    humm , legal minha duvida sempre foi a selenoide ,essa de ac deve funcionar.... manda umas imagens da valvula e instalação ...


    Christian

  • #29
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Booster é diferente de Blower, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
    Compressores são chamados de BOOSTER, há vários tipos deles, tipo mecanico (Blower das mercedes Kompressor e Ford Fiesta) ou a ar, como a turbina.
    O "Booster" ou "OVERBOOST" a que me refiro é como é chamado o sistema presente originalmente em carros turbos fabricados pela Fiat, Mitsubishi, Audi e outras, cuja função precipua é elevar por alguns instantes a pressão da turbina.
    Tambem é usado em carros turbinados, evitando que destracionem em razão do excesso de pressão numa arrancada forte.
    Meu compressor é uma turbina, é booster, instalei um overboost, para acresecer momentaneamente a pressão.
    O sistema de bloqueio que instalei não é automatico, é elétrico e aciono quando desejo.
    Foi isso mesmo que eu entendi colega...quando falei "automaticamente" quiz dizer....sei lá...heheh que era acionado de dentro da viatura e quando vc necessitasse......KKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...é isso.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #30
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    Citação Postado originalmente por Christian Ver Post
    humm , legal minha duvida sempre foi a selenoide ,essa de ac deve funcionar.... manda umas imagens da valvula e instalação ...




    Christian

    Logo postarei fotos.

  • #31
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    Antes tarde do que nunca...

    Caros,
    Desculpem a minha demora, abaixo seguem fotos do booster num T4.
    Nestas o solenoide ligado por mangueiras ate a valvula de alivio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Booster em motor diesel-dsc01659.jpg   Booster em motor diesel-dsc01657.jpg   Booster em motor diesel-dsc01656.jpg  

  • #32
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    + fotos

    Abaixo seguem fotos do botao de acionamento do booster, tipo "caça".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Booster em motor diesel-dsc01651.jpg   Booster em motor diesel-dsc01652.jpg   Booster em motor diesel-dsc01654.jpg  

  • #33
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    + outras fotos

    Aqui sao fotos dos manometros, de turbo em cima e de oleo abaixo.
    A ultima foto mostra uma cinta de amianto instalada na saida da parte quente da turbina, no inicio do escape, que ajuda a diminuir a temperatura no compartimento do motor, pois o reservatorio de expansao do radiador fica do mesmo lado do escape, nos T4s 2.8 SPRINT.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Booster em motor diesel-dsc01655.jpg   Booster em motor diesel-dsc01649.jpg   Booster em motor diesel-dsc01650.jpg   Booster em motor diesel-dsc01660.jpg  

  • #34
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    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Ninguem mais pois o booster?
    Achei um kit barato, R$ 130,00, completo, inclusive com botão "caça", to pensando.
    srgrande
    Parabéns. Ficou muito boa a instalação. Estou pensando em colocar na minha Hilux, para utilização esporádica, quando necessária, pois uso só 0,8Kg no máximo no turbo.
    Apenas uma pergunta: não há necessidade de um relé para acionamento da válvula do AC do Santana?

    Você conhece o sistema utilizado pela Pajero que abre momentaneamente a bomba injetora, chamado EPR (ou qualquer sigla semelhante), proporcinando um empurrão bem razoável? Estou pensando em usar junto com o Booster em questão, juntando aumento de combustível e carburante. Alguém conhece esse sistema?

    abraços

    abraços

  • #35
    Usuário Avatar de beni-rj
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    Booster em motor diesel

    Citação Postado originalmente por beni-rj Ver Post
    srgrande
    Parabéns. Ficou muito boa a instalação. Estou pensando em colocar na minha Hilux, para utilização esporádica, quando necessária, pois uso só 0,8Kg no máximo no turbo.
    Apenas uma pergunta: não há necessidade de um relé para acionamento da válvula do AC do Santana?

    Você conhece o sistema utilizado pela Pajero que abre momentaneamente a bomba injetora, chamado EPR (ou qualquer sigla semelhante), proporcinando um empurrão bem razoável? Estou pensando em usar junto com o Booster em questão, juntando aumento de combustível e carburante. Alguém conhece esse sistema?

    abraços

    abraços
    Por favor onde escrevi equivocadamente "aumento de combustível e carburante" leiam: aumento de combutível e comburente.
    Desculpe.
    abrçs

  • #36
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    Citação Postado originalmente por beni-rj Ver Post
    Por favor onde escrevi equivocadamente "aumento de combustível e carburante" leiam: aumento de combutível e comburente.
    Desculpe.
    abrçs
    Não foi instalado nenhum rele, apenas um positivo no painel e um aterramento no cofre do motor.
    Esqueci de dizer que o solenoide tem 3 bicos, fica aberto o tempo todo, enviando pressãp p a wastegate.
    Quando quero mais pressão, aciono o booster que fecha o solenoide.
    Funciona normalmente, inclusive "abro e fecho" o booster com a turbina cheia, para testar, e o manometro demonstra imediatamente a variação de pressão.
    Não sabia que o Pajero tinha um sistema desse, será que é parecido com o da valvula LDA da bomba injetora?
    No meu T4, os bicos com vazão maior garantem o aumento de combustivel, cujo excesso é expelido pelo escape.

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