x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 32

Fiz Uma Tabela No Excel, Onde Coloquei As Varias Relações Possivel, Para Meu Caso.
    Quem Quiser Usa-la, é Só Alterar Os Valores E Aproveitar A Formula
    O Diametro Do Pneu Deve Ser Colocado Em Polegadas .
    EU TB LEVEI EM CONTA A CAIXA DE TRANFERENCIA, SE NORMAL OU REDUZIDA.

Tabela

Em Anexo A Tabela (tive Q Zipar Pra Aceitar!!!)
    Como calcular a velocidade real de qualquer carro.... Arquivos Anexos

Usuário
    Entrada
    31/07/2005
    Agradecimentos: 0
    eu até concordo com o cálculo e com a lógica existente. Na verdade eu criei o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=25744 , sem saber da existencia do presente, justamente com o objetivo de calcular a velocidade final do veículo levando em consideração as principais variáveis: motor (rpm), caixa, diferencial e pneus.

Fiz o cálculo e cheguei ao mesmo resultado com ambas as formas de calcular, ou seja, meu jeep, com motor de opala, caixa de cinco marchas do opala com 5ª overdive (relação 0,84:1), diferencial 43/8 (5,375) e pneus argentinos 700/16 (80 cm), deveria chegar a 100 km/l a 3000 RPM.

Na prática não ocorre. Como disse FHC, na prática a teoria é outra.

Acho que deve haver alguma outra variável.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Não sou expert no assunto.pela fórmula que eu tenho seu pneu não tem 80 cm de diametro.
    700 de altura da borda : 7,00 x 25,4= 177,80
    16 polegadas ; 16x25,4 = 406,4
    O diametro do pneu seria 2 vezes a borda mais uma vez o diametro da roda
    (177,80 x 2) + 406,4 = 762 mm ou 76,2 cm

[ ]´pode estar aí a diferença.

Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário
    Entrada
    31/07/2005
    Agradecimentos: 0
    peguei esta medida no endereço eletrônico www.fate.com.ar, peneus de caminhonete modelo super agarre. lá indica que o diâmetro externo seria de 806 mm, com variação de 1,5%, mas acho que a melhor forma de chegar a uma conclusão é pegar uma fita métrica e medir. eheheh

De qualquer modo, vou fazer o cálculo com a medida sugerida.

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Lobo dos Morros Ver Post
    peguei esta medida no endereço eletrônico www.fate.com.ar, peneus de caminhonete modelo super agarre. lá indica que o diâmetro externo seria de 806 mm, com variação de 1,5%, mas acho que a melhor forma de chegar a uma conclusão é pegar uma fita métrica e medir. eheheh

De qualquer modo, vou fazer o cálculo com a medida sugerida.
    Não sou expert no assunto.Eu prefiro acreditar na formula do que numa informação de um site.Outro detalhe, não se esqueça que qualquer desgaste no pneu altera a conta.E mais isso se o pneu não tiver "barriga".Estiver quase explodindo de tanto ar dentro.Ele apoiado no chão, com o peso do jeep não tem essa altura.
    Tem diversas variáveis.Essas contas ou qualquer outra são meramente de referencia.
    []´

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Sergio, é bem por aí.

O Personal Calculator Tabajara tá mais próximo da realidade. Simplesmente compara um pneu com o outro. Só não diz que a conta só vale pro pneu zero, e que vc tem de medir o diâmetro do pneu de tempos em tempos, principalmente no nosso caso, onde a diferença entre um pneu zero e um pneu careca pode chegar a mais de 15 mm.

Bora fazer umas contas: um pneu 31" zero tem diâmetro (d) de 31" (óbvio ) = 78,7 cm. O comprimento da circunferência do pneu, ou seja, a distância que ele percorre em uma volta, é de PI (3,14) x d. Isso dá cerca de 2,47 m.

Depois de uns tempos, gastamos 5 mm de banda do pneu. então o diâmetro passa a 77,7 cm e o comprimento de circunferência vai para 2,44 m.

Isso dá uma diferença de indicação de velocidade de 1,2%

Mas antes tinhamos um pneu de, sei lá, 73 cm de diâmetro, originalzinho do carro. O comprimento de circunferência dele é de 2,29 m.

Isso já dá uma diferença de indicação de velocidade de 7,2% em relação ao novo pneu zero e de 6,7% com o pneu meia vida. E o que é pior: para menor!!!

O velocímetro capta o número de rotações da transferência (em carros 4x4) ou do câmbio (em carros 4x2) e, com base no diâmetro de pneus originais do carro, indica a velocidade do carro. Isso é o tal coeficiente W que colocamos nos Totem ou Compass da vida, quantas voltas o cardan dá por metro percorrido. Nada a ver com a rotação do motor, mas sim com a relação do câmbio, arraste aerodinâmico, atrito, perdas, diabo a dez. E tudo vai pro vinagre se uma roda sai do chão... Por isso que a gente corige odômetro a cada referência de planilha...

Trocando em miúdos, basta subtrair de 1 o resultado da divisão do comprimento da circunferência do pneu original pelo do pneu instalado e multiplicar por 100 para ter o percentual de diferença de indicação do velocímetro. Se der mais de 7%, cuidado!!!! Você pode estar sendo multado

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Sergio, é bem por aí.

O Personal Calculator Tabajara tá mais próximo da realidade. Simplesmente compara um pneu com o outro. Só não diz que a conta só vale pro pneu zero, e que vc tem de medir o diâmetro do pneu de tempos em tempos, principalmente no nosso caso, onde a diferença entre um pneu zero e um pneu careca pode chegar a mais de 15 mm.

Bora fazer umas contas: um pneu 31" zero tem diâmetro (d) de 31" (óbvio ) = 78,7 cm. O comprimento da circunferência do pneu, ou seja, a distância que ele percorre em uma volta, é de PI (3,14) x d. Isso dá cerca de 2,47 m.

Depois de uns tempos, gastamos 5 mm de banda do pneu. então o diâmetro passa a 77,7 cm e o comprimento de circunferência vai para 2,44 m.

Isso dá uma diferença de indicação de velocidade de 1,2%

Mas antes tinhamos um pneu de, sei lá, 73 cm de diâmetro, originalzinho do carro. O comprimento de circunferência dele é de 2,29 m.

Isso já dá uma diferença de indicação de velocidade de 7,2% em relação ao novo pneu zero e de 6,7% com o pneu meia vida. E o que é pior: para menor!!!

O velocímetro capta o número de rotações da transferência (em carros 4x4) ou do câmbio (em carros 4x2) e, com base no diâmetro de pneus originais do carro, indica a velocidade do carro. Isso é o tal coeficiente W que colocamos nos Totem ou Compass da vida, quantas voltas o cardan dá por metro percorrido. Nada a ver com a rotação do motor, mas sim com a relação do câmbio, arraste aerodinâmico, atrito, perdas, diabo a dez. E tudo vai pro vinagre se uma roda sai do chão... Por isso que a gente corige odômetro a cada referência de planilha...

Trocando em miúdos, basta subtrair de 1 o resultado da divisão do comprimento da circunferência do pneu original pelo do pneu instalado e multiplicar por 100 para ter o percentual de diferença de indicação do velocímetro. Se der mais de 7%, cuidado!!!! Você pode estar sendo multado
    É isso aí.Pra se ter certeza da velocidade correta, só com aquela rodinha acoplada atrás.

Em jipe quase tudo é no mais ou menos, se tratando de instrumentos de painel.
    []´

Citação Postado originalmente por Nuvo Ver Post
    dae povo...

tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... )...

uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

a fórmula é a seguinte:

apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

1a. - 27,60 km/h
    2a. - 49,19 km/h
    3a. - 76,49 km/h
    4a. - 112,60 km/h
    5a. - 139,18 km/h
    Ré - 30,63 km/h

as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

1a. - 11,13 km/h
    2a. - 19,83 km/h
    3a. - 30,84 km/h
    4a. - 45,40 km/h
    5a. - 56,12 km/h
    Ré - 12,35 km/h

(para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

qualquer dúvida é só perguntar...

(achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)
    não sei como se anexa um arquivo aqui no forum, mas se vc me pedir em pvt eu tenho varias tabelas prontas pra calcular velocidade.....
    é só colocar os dados e sai a velocidade......

Se vc quiser anexar os arquivos aqui na mensagem, clique em R.R. e depois clique no botão modo avançado. Será apresentada uma nova tela com vários ícones e com um campo de texto maior pra vc digitar.
    Se vc olhar mais para baixo, verá que tem outro botão chamado Gerenciar Anexo. Pronto: é só clicar nele e anexar os arquivos.
    Caso vc não consiga, me mande em PVT que coloco eles aqui.

Um abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

teste.....não sei se consegui anexar.......

Como calcular a velocidade real de qualquer carro....

Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    teste.....não sei se consegui anexar.......
    Galera, MHO isso só serve como curiosidade. Não para medir a velocidade de um veículo.
    Se você não tem um velocímetro (obrigatório) pra que vai ter um conta-giros (útil)?
    Os velocímetros (todos eles) que equipam os nossos carros apresentam erros grosseiros, não só pelas variantes (pressão, desgaste, arrasto) como pelo sistema intrínseco (aí, alguém vai comentar sobre precisão dos velocímetros/odômetros digitais... mesma eca).
    Na verdade não há instrumento que não dê erro (aí se incluem os conta-giros). Até os radares da polícia são falhos por não levarem em conta certas variantes como: temperatura, umidade e refração do ar; "shape" da superfície refletora; etc.
    Os cálculos matemáticos são precisos em si apenas. Na prática, para essa finalidade, não. Esqueçam as tabelas, giros e diâmetros de pneus.
    É chato dizer isto, mas o que se faz na aula da faculdade com fórmulas e calculadoras, tem pouca aplicação na prática... pelo menos nestes casos.
    Qualquer pequeno erro no tacômetro ou no diâmetro resultará em grandes erros na determinação da velocidade.
    Porquê?!... Porque estaremos partindo de grandezas menores para apreciação de grandezas bem maiores.

Levem o carro para a estrada e, num trecho reto, procurem manter uma velocidade constante (aí velocímetro/conta-giros funciona) e quando passarem por um marco de quilometragem acionem o cronômetro. Passem vários marcos e travem o cronômetro. Pronto, é só calcular e aplicar a correção ao instrumento. Façam várias verificações em velocidades diferentes. Mesmo que a distância entre um ou outro marco não esteja tão correta, este erro é bem menor que aquele dos instrumentos ou, pior ainda, dos cáculos.

Ah!... Aquela roda de bicicleta, posicionada atrás do veículo (usada nos testes da 4 rodas) funciona sim. O princípio é o mesmo dos marcos da estrada.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem