
Postado originalmente por
Cavalcante
Sergio, é bem por aí.
O Personal Calculator Tabajara tá mais próximo da realidade. Simplesmente compara um pneu com o outro. Só não diz que a conta só vale pro pneu zero, e que vc tem de medir o diâmetro do pneu de tempos em tempos, principalmente no nosso caso, onde a diferença entre um pneu zero e um pneu careca pode chegar a mais de 15 mm.
Bora fazer umas contas: um pneu 31" zero tem diâmetro (d) de 31" (óbvio

) = 78,7 cm. O comprimento da circunferência do pneu, ou seja, a distância que ele percorre em uma volta, é de PI (3,14) x d. Isso dá cerca de 2,47 m.
Depois de uns tempos, gastamos 5 mm de banda do pneu. então o diâmetro passa a 77,7 cm e o comprimento de circunferência vai para 2,44 m.
Isso dá uma diferença de indicação de velocidade de 1,2%
Mas antes tinhamos um pneu de, sei lá, 73 cm de diâmetro, originalzinho do carro. O comprimento de circunferência dele é de 2,29 m.
Isso já dá uma diferença de indicação de velocidade de 7,2% em relação ao novo pneu zero e de 6,7% com o pneu meia vida. E o que é pior: para menor!!!
O velocímetro capta o número de rotações da transferência (em carros 4x4) ou do câmbio (em carros 4x2) e, com base no diâmetro de pneus originais do carro, indica a velocidade do carro. Isso é o tal coeficiente W que colocamos nos Totem ou Compass da vida, quantas voltas o cardan dá por metro percorrido. Nada a ver com a rotação do motor, mas sim com a relação do câmbio, arraste aerodinâmico, atrito, perdas, diabo a dez. E tudo vai pro vinagre se uma roda sai do chão... Por isso que a gente corige odômetro a cada referência de planilha...
Trocando em miúdos, basta subtrair de 1 o resultado da divisão do comprimento da circunferência do pneu original pelo do pneu instalado e multiplicar por 100 para ter o percentual de diferença de indicação do velocímetro. Se der mais de 7%, cuidado!!!! Você pode estar sendo multado
