x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário
    Entrada
    15/08/2016
    Local
    Barbacena/MG
    Agradecimentos: 0

Preciso de opinião urgente!!!!

Olá, caros colegas, me registrei hoje, porém já acessei o fórum varias vezes para tirar duvidas. Há tempos venho querendo comprar minha caminhonete 4x4 diesel, e agora me apareceu uma oportunidade muito boa.
    Uma Ranger LIMITED 05/05, motor 2.8, ela está muito conservada, 116 mil KM, aparentemente original, praticamente único dono (conferi no sistema, foi do mesmo dono até janeiro de 2016), preciso de opiniões sobre o que conferir antes de concretizar o negócio. Desde já agradeço.

-wp_20160815_11_47_21_pro.jpg
    -wp_20160815_11_54_35_pro.jpg
    -wp_20160815_12_08_07_pro.jpg
    -wp_20160815_12_11_29_pro.jpg
    -wp_20160815_12_14_34_pro.jpg-wp_20160815_12_14_45_pro.jpg
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Agradecimentos: 3
    Esse modelo é excelente, o melhor das ranger antigas, pega sem medo (MOSCA BRANCA DE OLHOS AZUIS). O motor não dá dor de cabeça.
    Não sei bem o que olhar mas esse modelo não tem pontos críticos como os 3.0.
    o motor com essa quilometragem tá novinho,
    Leva em um mecânico que entende de ranger (ou carro diesel) e veja se tem algo anormal.

Informa aí quanto vai pagar???????w
    Ranger XLT 2.8 2004/5

Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Agradecimentos: 10
    Boa noite amigo. Pelo o que vc relata, vc precisa saber se ela cabe na garagem. Se não couber compre e dps aumente a garagem!

Usuário Avatar de Francisco Casal
    Entrada
    11/03/2014
    Local
    São Marcos/RS
    Agradecimentos: 10
    Antes que eu esqueça, faça o negócio o qnto antes pois deve ter penca de futuros donos querendo comprar, então boa sorte. Depois de negociada mande seu numero de whatsapp que lhe adicionamos ao grupo dos rangeiros!! Abraço

Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Olá! Sou tão suspeito a falar quanto o Junior84, pq também tenho uma ranger 04/05 (2.8, mecânica com bomba injetora, e lataria das 3.0 que foram até 2008).

Se você quer uma caminhonete de manutenção mais barata, devido a esse motor 2.8 que é muito muito bom, e não dá "côro" nos mecânicos (pelo menos não tanto quanto os eletrônicos), vai nela mesmo. Mas se você quer uma mais moderna e até um pouco mais forte e econômica no km/L de diesel, então pula um pouco os anos e pega uma 3.0.

Mas devo dizer que essa limited aí é uma verdadeira relíquia. Limited two tone. Imagine que esse modelo 2.8, 05/05 foi disponibilizado por apenas poucos meses! Não, minto, dias! A ranger 2.8 deu lugar ao motor 3.0 eletrônico em 24/01/2005.

Então além de ser limited, apenas um dono (segundo o que disse), é um raro modelo que só foi fabricado por 23 dias! rsrs

O que precisa olhar:

futucando parada
    - abre a tampa do motor, veja se o motor está "melado" de óleo, olha lá embaixo no carter também. Motor "melado" ou "babando" é sinal de juntas não muito boas e serviço proximo a precisar ser feito.
    - tenta averiguar se não é "um carro torto". Verifica as pontas de solda na lataria, nas portas da cabine, se ainda são "pontinhos" originais ou se já não são "bolinhas de prensa" mas protuberâncias de máquina de solda.
    - lataria em geral, um dono não muito cuidadoso pode ter deixado enferrujar
    - ítens de segurança e manutenção de emergência: macaco, e chaves de roda. A "chave de roda" da caminhonete é composta de 4 partes: 3 varetas que se encaixam e a chave de roda em si que é tanto chave de roda para as rodas da caminhonete quanto chave que encaixa na ponta dessas três varetas para baixar o pneu. Tem também um triângulo, mas acho que isso é o de menos.
    Por falar nisso, se você for olhar o carro com tempo, talvez uma atividade "divertida" pra você fazer seria simplesmente abaixar e levantar de novo o estepe. Pode ser uma grande dor de cabeça na verdade, mas um aprendizado pra você e pro vendedor! kkkk Pessoal parece não se dar bem com esse elevador de estepe da Ranger. A minha o dono antigo trocou a original por uma de Nissan Frontier e adaptou a ponta da vareta.
    - 4x4: já vi que tem a caixa de tração, mas pelas fotos não dá pra ver se o cardã pequeno está no lugar. Vai pra baixo da caminhonete e veja se o cardã menor tá lá. Vão ser dois: um cardã gigantesco que vai pro eixo traseiro, e um cardã menorzinho, que vai no eixo dianteiro. Muita gente quando tem problema no 4x4 arranca o cardã e joga na carroceria! rs
    - folgas nos cardãs: geralmente uma folga é normal então esse ítem não é lá tão importante. A minha tem uma folga bem grande no traseiro que incomoda, mas não chega a prejudicar o sistema. Então não se acanhe. Vai lá embaixo e gira (na mão mesmo) os dois cardãs pra frente e pra trás pra sentir o tanto que eles "giram em falso". Girar em falso, é OK. Já se "moverem pros lados" pode ser problema. Isso você consegue testar com mais clareza com o carro em movimento, a seguir.
    - pneus: torça pros pneus atuais e feiosos dela estarem no final da vida útil: pois assim você pode conseguir um bom desconto e ainda colocar um lindo jogo de BF KO ou KO2. Suas medidas originais são 245/70/r16.
    - manuais: é pra ter um manual do proprietário e um manual de manutenção. Note que esse manual, assim como toda a caminhonete que só foi fabricada de setembro/2004 até janeiro/2005, é bem raro! E ele é uma mistura entre os manuais da 2003-2004 e das 2005-2008, por isso depender dos outros manuais só vai te dar confusão!
    - documentação: fique de olho, se estiver algum dizer de 'alienação' no documento é que ela é atrelada a uma dívida. no ato da venda o vendedor tem que jurar de pé junto que vai quitar essa alienação -- a menos que você esteja comprando ela pra herdar pagamentos pendentes!
    - multas: pega renavam chassis e placa e consulta no site do detran do seu estado! pode te dar dor de cabeça ao transferir!
    - chaves: veja se tem a reserva. Acredito que não seja seu caso. Não foi o meu caso. Mas se a caminhonete tiver o sistema PATS, é muito chato tirar cópia reserva se você tiver apenas uma chave. Concessionária cobra mais de 200 em uma chavinha.
    - batente da suspensão dianteira. Dificilmente uma ranger ainda tem ele, mas é algo bem barato de corrigir e melhora muito o conforto na caminhonete. se já tiver o batente com borracha no lugar, ponto pra ela!.
    -20160721_172035.jpg
    Batentes soltos

-20160723_222502.jpg
    batente instalado, escondido lá atrás da homocinetica (aqui a caminhonete está suspensa por macacos, o batente fica encostado na bandeja da suspensão)

-20160723_222333.jpg
    vista mais clara do batente. Caminhonete ainda suspensa.

Mas de novo, se não tiver os batentes, é coisa barata pra se colocar!

- Barulho da suspensão traseira. Nessas caminhonetes é normal barulho de "nhéco-nhéco" na suspensão traseira, que é feixe de molas, então não se atine muito a isso. Abra a tampa de trás (e nisso já testa se os trincos estão direitinho), desatarracha só a ponta da capota marítima, e sobe na caminhonete. Dá uma reparada no nhéco-nheco, mas não deve ser algo de se preocupar muito não.
    - retrovisores elétricos: bota o carro pra funcionar ou vira a chave pra a posição de instrumentos (que quase nenhum proprietário de ranger sabe que existe) e testa os retrovisores. baixo cima, lado e outro.dos dois lados
    - alavanca de ajuste de altura: quebram com certa frequencia na ranger e não é tão facil de achar/trocar não. busca no google images pra ver como é se estiver na dúvida
    - faróis e pisca e lanternas
    - luzes do painel (é um saco trocar essas luzes! mas a moçada tem feito isso por aqui rsrs)

bora pilotar
    - esse motor é talvez o último diesel "de presença", não tenho certeza do 3.0, mas uma das desvantagens (na minha opinião) do 3.0 contra a 2.8 é que 3.0 não aceita pente na turbina pra "piar" rsrs. Ele vai balançar o carro ao ligar, ao acelerar e ao desligar também!. Não espere muito conforto de carro pequeno nesse diesel, não vai achar.
    - ar condicionado: gelar um pouco é bom né? se esse ítem não tiver funcionando... não sei, imagino que seja uma bomba esperando pra explodir na sua mão, geralmente se gasta muito pra consertar e possa ser realmente um motivo pra você esquecer da caminhonete.
    - controle do ar condicionado: isso aqui não é bem um item a verificar mas instruções de como verificar! o ar condicionado só é ativado em algumas posições da chave de comando! Na dúvida, as opções A/C e A/C MAX mantêm o ar condicionado funcionando.

Note que até esse ponto, você só ligou ela. rsrs

- 4x4! Agora sim você tem que sair do lugar pra testar! Se você conhece a região onde está olhando a Ranger, já vai com um local planejado pra levar a caminhonete. Você quer achar um moro ou rampa, de grama de preferência, pra fazer um teste bem bobinho no 4x4.
    - O botão do 4x4 está no painel, entre a chave de ignição e o toca-cd, você pode ver ele na segunda foto que disponibilizou!
    - Nao tente sair com a caminhonete engatado o 4x4 desde o início! não, isso é começar mal, muito mal com ela! rsrs Fazer curva com 4x4 engatado vai "travar" ela no solo, se manobrando, passando a impressão de que o sistema "engripou". 4x4 dela foi feito pra solo de pouca aderência, então vai sair do estacionamento no 4x2, sem muita moda.
    - Vai até a tal rampa, de modo a tentar subir ela "de ré", justamente pra sentir que ela vai derrapar. Ela vai derrapar e você não consegue subir a rampa.
    - Ainda parado, engate o 4x4 High (não se preocupe com o 4x4 low, se o high funciona o low vai funcionar também -- e o 4x4 low requer uma boa lida no manual pra entender como ativa e desativa ele, não vou entrar nesses detalhes aqui!)
    - Agora dê ré para subir a rampa. Não deixe a roda de trás patinar com muita velocidade, pode ser que demore um pouco pra a luva do 4x4 entrar no lugar então, sempre que engatar o 4x4, é preciso o carro andar um pouco pra a efetiva conexão acontecer.
    - Subiu sua rampa? 4x4 aprovado! Agora é hora de desativar.
    - Do mesmo jeito que o 4x4 demora engatar, também pode demorar desengatar. Ande um pouco pra frente e mais um pouco pra trás (NUNCA VIRANDO A DIREÇÃO pra não forçar nem travar tudo)
    - daqui pra frente vai só de 4x2.

4x4 pronto, mais passeio
    - Trem de força. Todo carro turbo tem também um "turbo lag". Se você tem uma ladeira pra subir tipo de 2.a ou 3.a marcha, não precisa ser nada muito inclinado, mas que tenha uma boa distância. no pé do morro, estica bastante. Carro diesel você pode pisar até o assoalho, não é como os gasolina, não. Você vai sentir no início uma força, mas, só uma força. De repente, vai entrar um demônio na caminhonete e você sente ela puxar mais ainda! É o turbo trabalhando.
    - Presta atenção que é motor diesel, mais baixa rotação. 3000RPM pra ela já é muita coisa. A rotação de torque máximo nela é aproximadamente 1800RPM. A 120/hora ela vai, de 5a marcha, estar a 2500RPM.
    - Nesse passeio você já pode ir sentindo os barulhos que te incomodam ou não.
    - A turbina dessa caminhonete, salvo ter sido trocada, é TGV. Ela "entra" em diferentes rotações do carro. Não sei porque estou falando isso, vai ser difícil discernir durante a olhada que der no carro! kkk
    - balanceamento de cardãs: procura uma rodovia e pega uns 80-100 por hora por uns segundos, pelo menos. Não precisa 120. Repara ao atingir 80 se começa a vibrar tudo. Se for, é sinal de cardã com folga indesejável ou sistema mexido e fora de balanceamento: isso pode te dar uma boa dor de cabeça pra consertar

Cara, acho que se ela tiver com todos esses itens citados 100%, você pode pagar até uns 3 mil acima da FIPE que tá fazendo um ótimo negócio. Nem chora. rsrs
    Claro, vá ver a caminhonete sabendo qual o preço FIPE dela. Tem muita gente louca pra achar uma dessas pra comprar! (Se eu já não tivesse a minha XLT 04/05, eu ia nela, fácil!)

Consumo da minha, mesmo motor dessa aí, em melhor condições possíveis, 600km de asfalto duplicado, uns pedágios pra pagar apenas, deu 10.4km/L. Pra comparar, meu Fiesta 1.3 gasolina (1995) fez 16.7km/L no mesmo trecho.

Bom, e é isso. No mais, boa sorte na sua possível aquisição!!!
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

Usuário
    Entrada
    17/08/2012
    Local
    Belo Horizonte/MG
    A propósito, acho que esse tópico deveria ser mudado pro fórum Ford. rsrs
    A minha graúda
    Ranger XLT4x42004/20052.8 PowerStroke + TGV (tudo colorido!)

Usuário
    Entrada
    15/08/2016
    Local
    Barbacena/MG
    É gente, a negociação ta um pouco agarrada, o cara quer 42 conto, mas eu tenho um audi A3 que o bichinho não quer pegar no negócio (kkkk). Vou ter que vender meu carro rápido se quiser ficar com esta. Do outro lado tem a patroa botando areia no negócio, falando que é carro velho (to enrolado).

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 128
    Citação Postado originalmente por Maximus386 Ver Post
    ...Do outro lado tem a patroa botando areia no negócio,... (to enrolado).
    Realmente, vc tá enrolado!!! rsrsrsrsrs

Usuário Avatar de Mazaropi-RJ
    Entrada
    25/05/2007
    Local
    Niterói/RJ
    Muito Obrigado pelas dicas, avenger... !!!
    CJ5 1969 Original - Sem nome
    CJ5 1958 AP 2.0 MI - Mazaropi
    ZJ 1998 LX 5.9

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 128
    Se o autor do tópico me permitir..., agora vou (só) palpitar:
    Colega Maximus386, analise as dicas dadas e negocie essa Ranger, que é bom negócio...!
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    15/08/2016
    Local
    Barbacena/MG
    Obrigado pelas dicas, em especial ao avenger pelo tutorial, hehehe. Vou ver se sabado agora eu pego ela e olho esses por menores que o avenger comentou. Depois posto mais detalhes.

Usuário
    Entrada
    21/02/2009
    Agradecimentos: 2
    Deu uma aula mesmo avenger.. Eu estou vendo uma 2003 XLT CD. Vou levar amanhã pro bombista e mecânico ver. Eu já vi estragado a cruzeta do diferencial traseiro 100,00 dana, disco dianteiro gasto 250,00 hiper, ar não gela 300-1500 rsrs. Pneu bom, falta o defletor da hélice do radiador 250,00 no ML. E o 4x4 faz um barulho na frente. 700 o semieixo ou 600 se for cardan. A fipe é 33.900,00. Se estivesse tudo ok valia fipe? Tô pegando por 31.000,00. As peças com 2mil compra tudo e eu mesmo troco. Será que é bom negócio?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 18
      Última resposta: 18/05/2013, 10:26
    2. Preciso de ajuda URGENTE!
      Por HenriqueJr no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 02/03/2008, 09:33
    3. Respostas: 33
      Última resposta: 21/11/2006, 11:36
    4. Respostas: 1
      Última resposta: 14/04/2005, 20:37

Tags para este Tópico